
A simpática e sapientíssima Dra. Alexandra de Carvalho Antunes proporcionou-nos na segunda-feira à noite, na sempre agradável esplanada da Casa das Queijadas de Oeiras, um momento cultural sobre a história de Oeiras, simultaneamente profundo no saber e descontraído no tom.
A conferencista abordou a temática das casas que, ao longo da Costa do Sol e, em particular, no Concelho de Oeiras foram construídas com intuítos de veraneio, das quais podemos ainda apreciar inúmeros e magníficos exemplares.
A Dra. Alexandra Antunes fez um périplo começando por explicar o surgimento do hábito de veranear junto às zonas ribeirinhas que, em Portugal, nos seus primórdios na segunda metade de oitocentos, tinha o objectivo exclusivo de proporcionar tratamento marítimo — vilegiatura à beira-mar -, isto é, as razões prendiam-se apenas com a saúde. Os banhos de mar não eram feitos por prazer mas como terapia.
A partir dos finais do séc. XIX este objectivo meramente terapêutico é alterado, e as famílias deslocam-se para as zonas ribeirinhas da Costa do Sol sobretudo com objectivos de lazer. Nesta, este fenómeno é muito evidente entre 1880 e 1920, período em que se assiste à construção de imensos edifícios dedicados principalmente ao veraneio marítimo.
Estima-se que no nosso Concelho de Oeiras existam ainda cerca de uma centena de edifícios enquadráveis na tipologia considerada.
Não será demais referir a importância histórica e cultural dos mesmos e a necessidade da sua preservação.
Esta conferência, como todas as que temos referido ultimamente, integra-se no programa de verão da Associação Cultural de Oeiras ESPAÇO e MEMÓRIA.
Para os possíveis interessados aqui fica um resumo dos eventos nos quais ainda podem participar no mês que vai começar, Setembro:
dia 2 - 9h.30, sábado - visita guiada - Palácio Marquês de Pombal (inclui a Capela).
dia 4 - 21h.30, segunda - conferência - Os Faróis de Oeiras e da Barra do Tejo.
dia 9 - 9h.30, sábado - visita guiada - Quinta de Cima do Palácio Marquês de Pombal.
dia 11 - 21h.30, segunda - conferência - Os Primórdios do Desporto Associativo em Oeiras.
dia 16 - 9h.30, sábado - Circuito Histórico da Medrosa e Areeiro (Quartel da Medrosa; Bateria de São Gonçalo; Monumento a Gomes Freire de Andrade; Bateria do Areeiro; Fábrica e Quinta de São Pedro).
dia 18 - 21h.30, segunda - conferência - A Arquitectura Tradicional em Oeiras.
dia 23 - 9h.30, sábado - Passeio Marítimo (Feitoria Militar; Porto de Recreio; Forte das Mercês; Motel; Forte do Areeiro; Enseada de Sto. Amaro; Forte das Maias).
INFORMAÇÕES - Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra - 21 441 64 64
imagem: © cv comunicação visual