quarta-feira, 3 de fevereiro de 2010

Assembleia de Freguesia de Algés

Voltando a Janeiro último



No passado dia 21 de Janeiro, teve lugar no Palácio Ribamar a 1ª Assembleia da Freguesia de Algés que iniciou os trabalhos só 15 minutos depois da hora indicada (21h00). Começaram pelas necessárias acções de tomada de posse de novos elementos face a desistências e à eleição do membro da Mesa em falta.



Todas as forças políticas expuseram as suas preocupações, o que gostavam de ver feito ou corrigido, ao que o Presidente do Executivo respondeu, esclareceu, informando do ponto de situação da delegação de competências, das verbas inscritas, de alguns projectos sociais…



Por proposta de Carlos Coutinho da CDU, e aprovado por unanimidade, vai ser criado um observatório para ajudar a fazer um levantamento de edifícios degradados ou devolutos com vista a sensibilizar a Câmara para a sua aquisição tendo por finalidade o arrendamento jovem.



Foi agradável registar a harmonia com que decorreu e as muitas intervenções dos vários membros desta Assembleia no sentido de todos contribuírem para uma Freguesia onde seja agradável viver. Fazemos votos para que este sentimento de “Servir” a nossa Freguesia seja uma constante.

3 comentários:

João Salgueiro disse...

Boa noite Clotilde;

Nos próximos dias irei trazer ao OL em forma de mapa de seguimento (que irei actualizando) dos reparos/propostas efectuadas na Assembleia com a contagem do tempo que mediar entre a apresentação dos(as) mesmos(as) e o tempo que demoraram a ser resolvidos(as) ou a resposta que obtiveram das entidades competentes.

Veremos (e mediremos) até que ponto a tão apregoada "Delegação de Competências" funciona ao serviço da resolução dos problemas do dia a dia dos Algesinos e não para pequenas ou grandes obras de fachada.

Decorridas cerca de 2 semanas e dos vários reparos efectuados verifico que (apenas) um deles foi solucionado: o calcetamento (passados 4 meses das eleições) dos buracos abertos para colocação do cartaz fixo do candidato do movimento IOMAF (o único neste sistema de retenção) junto da rotunda do Alto de Algés.

Os semáforos redutores de velocidade na Avª Fernão Lopes (sentido ascendente) em Miraflores, sistema de redução de velocidade na aproximação de veículos vindos das várias vias de acesso à rotunda do Alto de Algés e as marcações horizontais de estacionamento na Rua Quinta da Formiga na mesma zona, entre outros problemas levantados sobre a nossa freguesia, aguardam resolução (ou perspectiva de) e serão questionados na próxima assembleia.

Se os sistemas de redução de velocidade automóvel exigirão um estudo mais aprofundado já as marcações horizontais me parece (mais um no Alto de Algés) disparate não estarem ainda concluídas.

JS

Clotilde Moreira disse...

João
Obrigada pela informação.
Um problema que me está a preocupar é o aumento de carros sem estacionamento. Já viu o mar de carros na entrada de Algés na rotuda do Joaquim Chaces?
Conhece os carros deixados nas curvas da baixa de Algés? Os carros na Calçada do Rio? No principio da Av da Republica?

Eu estou disposta a ajudar a fazer um levantamnto. Algés está a ser asfixiado. Se há um fogo...

Clotilde

Anónimo disse...

Já que está a ser dado enfase aos trabalhos desenvolvidos na última assembleia de freguesia de Algés, quero igualmente deixar o meu testemunho do que vi e realçar com muito agrado a presença da anterior presidente da junta de freguesia na bancada do PSD, estando certo que o seu contributo será valioso tendo em conta o conhecimento que tem da freguesia e dos processos que certamente deixou pendentes, parecendo-me que a equipa que a acompanha ser composta por indivíduos aparentemente empenhados e com capacidades para fazerem um bom trabalho por Algés, esperando igualmente que os demais autarcas das outras forças estejam imbuídos do mesmo espírito. Do Carlos Coutinho também não tenho dúvidas do seu sentido de responsabilidade e da sua capacidade, nunca recorrendo à demagogia tantas vezes utilizada nestes foruns.