quarta-feira, 17 de fevereiro de 2010

Oeiras: Urbanização atingida por deslizamento não tinha plano de contenção de talude

Oeiras, Lisboa, 16 fev (Lusa) - A urbanização de Algés, Oeiras, que foi atingida segunda feira à noite por um deslizamento de terras não tinha plano de contenção do talude da encosta, revelou hoje fonte da autarquia.

"O deslizamento de terras ocorreu devido à chuva que os terrenos não absorveram e as terras abateram-se sobre os prédios, alcançando o primeiro andar [nas traseiras da urbanização] e alastrando-se sobre uma zona avarandada", disse hoje à agência Lusa a vereadora das Obras Municipais da Câmara de Oeiras, Madalena Castro.

Madalena Castro explicou ainda que "o projeto de contenção do talude ainda não tinha sido recebido pela Câmara de Oeiras" e que, perante "esta ocorrência, o projeto desta obra terá de ser reavaliado pela autarquia".

12 comentários:

Anónimo disse...

E onde estão o Presidente e o Vice Presidente da Câmara?...

Clotilde Moreira disse...

Fiz bem, quando andei no Alto de Algés,(Segunda-feira, Fevereiro 15, 2010- Algés – 2010 - 13 - Um passeio pelo Alto de Algés) não me ter aventurado por terras desconhecidas senão podia dar algum trambolhão. Mas gostava de saber exactamente onde fica este deslisamento.

Clotilde

Oeiras Net disse...

Pelas imagens da televisão pareceu-me a urbanização do Páteo da Colina.

http://www.pateodacolina.com/websites/pateodacolina/?

Do lado oposto a uns tantos metros temos a situação que aqui já se falou (do parque urbano) e que se não actuarem poderá ir pelo mesmo caminho.

Cumps.

AFS disse...

Clotilde,

O Oeiras Net respondeu à sua dúvida. É, de facto, nessa urbanização que fica perto da fronteira entre LAV e Algés, na Rua João Chagas, junto ao Holmes Place / Modelo Bonjour.

Vi a versão televisiva da reportagem na TVI com a vereadora Madalena Castro a prestar as declarações citadas no post.

Isabel Magalhães disse...

Como sou leiga em "Planos Camarários" não sei se uma urbanização sem plano de contenção de talude já tem, ou ainda não tem, licença de habitação, i.e. se os prédios atingidos pelo deslizamento estavam ou não habitados.

Anónimo disse...

todos os apartamentos estão habitados comprados a preços caríssimos à somague responsável pela (porcaria) de construção

Isabel Magalhães disse...

Quando vi as fotos do João Salgueiro (Parque Urbano) creio ter escrito que me ocorreu que também os prédios aparentavam correr risco.

José Fernando O. Neves disse...

Mais uma vez a CMO sacode diz que é nada com ela. É como no caso do encerramento dos parques infantis: culpados não há, nem internamente? Onde pára a fiscalização municipal?

Anónimo disse...

Quando se arranjam vereadores sem qualquer preparação técnica para o peloro de que são responsáveis o resultado está à vista. Ela era tão só secretária do presidente! ! !

Anónimo disse...

Secretária do Presidente ? Só isso ? Então a dita vereadora a certa altura teve de deixar esse cargo, sabe-se lá porquê, mas não tenham pena, pois foi para O Tagus Parque pela mão do presidente,para um lugarzão chorudo...e claro, acabou por vir a ser vereadora. De funcionária da Câmara, passou a vereadoa. Isto...não é para qualquer um. Não é, não. Ela vereadora, o seu marido a fazer parte da administração do dito Tagus Parque. E é assim que vai o nosso país. Uns a passarem fome e grandes dificuldades, outros há que nem emprego têem e coitados deles e de nós que nada podemos fazer perante tanta injustiça e falta de pudor. O Páteo da Colina ? Vejam a resposta habilidosa da dita senhora.

Anónimo disse...

Eu não sou muito adepto dos blogs apenas porque acho muito indigno as pessoas a coberto do aninimato, tudo escreverem, tudo denunciarem. Contudo, tenho que reconhecer da grande vantagem destas novas inventonas, pois só desta forma vamos sabendo muito particularmente dos podres de alguma gentalha, designadamente daqueles que nos governam e até mesmo daqueles de maior proximidade, como sejam a câmara e a freguesia.

Anónimo disse...

Nos jornais locais não vimos estas notícias nem estas imagens. Blogues como este fazem um bom serviço às populações .