quinta-feira, 25 de fevereiro de 2010

REUNIÃO PUBLICA DA CMO – 24 Fev. 2010

PAÇO DE ARCOS – O JARDIM


Já muito tenho reclamado pelo abandono deste Jardim. Ontem na reunião pública da CMO tornei a perguntar quando é activado o café e quando são cortadas as palmeiras que o bordeiam junto à Marginal em frente daquilo que se chama a praia velha.

Senti da parte de todos uma certa sensibilização que me deu esperança que “agora é que vai”. Pela voz do Presidente foi confirmado que é mesmo preciso actuar na melhoria urgente do aspecto das palmeiras.

Quanto ao Café, informou que os regulamentos em vigor (não sei se são da CMO ou do Governo) obrigam a concursos públicos que têm corrido mal pois os ganhadores depois desistem e tudo tem de se começar de princípio. Porém, o que já está a decorrer, se não tiver um final feliz, dará então possibilidade à CMO de intervir e decidir para um ajusto directo.

Vamos aguardar que o Jardim volte a ter vida para todos aqueles que o continuam a procurar até só para tomar uma bica.

3 comentários:

Anónimo disse...

Porque não há turismo no concelho de Oeiras,já que tem um estuário e estará inserida na Costa do Sol ? Muito haveria que refletir a quem cabe as maiores responsabilidades. Há uns anos com a participação de um jornal fez-se umas jornadas com a CMCascais. É um desperdício, tanta riqueza que se perde dia a dia. Se convidassem técnicos espanhóis das mais diversas áreas, com a intenção de compatibilizar o Turismo com a geografia, tirando partido de tantas pontencialidades e só com uma única condição, não repetir erros urbanísticos que em muitos sítios de Espanha foram feitos, decerto que em 5 anos transformavam o deserto, a escuridão, numa Costa do Sol com brilho, com vida e proporcionando riqueza a centenas de pessoas e empresários.
O que pode fazer a CMO ? Decerto muito mais do que tem feito. Solicitar colaboração das entidades públicas mais ligadas ao Turismo e fazer deslocar a Espanha dois ou três técnicos, para estagiar umas semanas e recolher e aprenderem com os organismos espanhóis e depois estudarem e adaptarem as ideias à nossa realidade. Finalmente chamar os diversos agentes e com os nossos organismos ligados ao Turismo, implementarem um conjunto de directrizes que iriam provocar a dinâmica a desenvolver. Também as diversas Câmaras espanholas têm muito para ensinar.
É só analisar os números e perceber porque a Espanha é um dos pricipais destinos mundiais.
Tudo a propósito de Paço de Arcos. De imediato, talvez um concurso de ideias junto a especialistas, por exemplo arquitectos,paisagistas e urbanistas e compatibilizar a Marginal, as praias, o Jardim e os equipamentos, não descaracterizando a matriz histórica. Apenas uma sugestão.

Anónimo disse...

POR AMOR DE DEUS, meu caro anónimo que me antecede, acha que para a Câmara de Oeiras exemplos de Espanha são dignos de os seguir ? Isso é pensar "pequeno". Agora a inspiração e exemplos a seguir provém dos Estados Unidos da América. Nem os técnicos da câmara se sujeitavam a fazer uma pequena deslocação. Eles estão habituados a voos mais altos. a isso os habituou o seu presidente. VOOS MUITO, MUITO ALTOS.

Quanto à necessidade de arranjo do jardim municipal de Paço de Arcos e o estado das suas palmeiras, só é necessária vontade política, mas essa, agora, como antes, só é notória quando se tratam de grandes projectos.

Vamos esperar, para ver.

Clotilde Moreira disse...

Meus caros anónimos

Sabem o que eu peço para o Municipio de Oeiras? Apenas que conservem, reabilitem, tapem os buracos, limpem as ribeiras, consolidem os caminhos existentes, aproveitem todos os imóveis que ainda não cairam para habitação jovens, para habitação da 3ª idade, para residências assistidas... etc etc etc mas não façam mais nada enquanto o que existe não estiver como novo.
Clotilde