terça-feira, 31 de agosto de 2010

Linda-a-Velha 2010 (21)

Área envolvente do Jardim das Tílias


Alguém sabe de que estilo é este jardim? Conheço jardins românticos à inglesa, como os de Monserrate, jardins à francesa como os de Versailles mas jardins assim, com este corte, confesso que não sei. No entanto sei - porque assisto todos os meses - que os empregados da empresa Parques e Jardins, de moto próprio ou segundo ordens, metem as serras nos arbustos e cortam o mais rente possível. As pobres lantanas, as escalónias e outros arbustos, cujo nome desconheço, nunca têm flores porque as serras impiedosas não permitem. Este ano escaparam as romãzeiras que também costumam ser cortadas já em floração e até com fruto. O canteiro das imagens é um dos vários de uma zona de jardins permanentemente devastada pelas serras. Num outro local nem os loureiros escapam; são sacrificados como se de sebe de buxo se tratasse.


Dos meus - poucos - conhecimentos do assunto sei que se cortam os arbustos jovens para lhes dar consistência mas, neste caso, trata-se de arbustos já com dez anos. Para lhes dar forma também não deve ser porque assim, a olho nú, a forma escapa-me.


Ficam as fotos para conhecimento. Fica também a pergunta: se a empresa não fiscaliza o trabalho dos empregados qual o papel do Município que alegadamente será quem paga à empresa?



Clique para ampliar


Imagens: Isabel Magalhães

4 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Isabel

Assim como mostra a foto parecem exercicios de corte, talvez ensaios para ver se a "faca" corta bem.
Continue.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Pode crer que continuo. Infelizmente há muito para divulgar... e se há tanto pessoal camarário porque falha a fiscalização?

Anónimo disse...

Falha porque a cmo anda mal gerida.

Anónimo disse...

Um corte muito peculiar, bastante inusitado. Se não visse a foto não acreditaria.