segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cadela colhida por comboio da FERTAGUS


Maria João Robalo fez-me chegar às mãos a seguinte denúncia:


DESCARADA E IMPUNEMENTE NA FRENTE DOS NOSSOS OLHOS... E NÃO HÁ NINGUÉM QUE PONHA COBRO A ISTO.


Hoje [domingo] às 9h03m o comboio da Fertagus que entrava na estação de Corroios na direcção Roma-Areeiro, com 2 fiscais de linha a observar há algum tempo uma cadelinha que corria desorientada pela linha, atropelou-a deliberadamente, houve tempo para para a salvar, o comboio não vinha com muita velocidade pois já estava a chegar à estação, não abrandou os fiscais apesar dos gritos de quem assistia, riram e nada fizeram.

O Comboio que vinha em sentido contrário travou e não a atropelou, o outro poderia ter feito o mesmo.
A cadelinha foi apanhada pelas patinhas dianteiras, que foram amputadas imediatamente, ainda se arrastou para fora da linha, foi chamado o canil que a recolheu, a Veterinária correu para lá, mas nada havia a fazer, estava viva, espertinha mas desfeita do peito para baixo.
Tudo isto foi presenciado pela nossa amiga Joanne Gonçalves que vai apresentar queixa ao apoio a cliente da Fertagus.
E nós?? O que poderemos fazer para mostrar a nossa mágoa?
Vão alegar que os comboios não podem pôr em risco as pessoas e travar bruscamente.
Tudo tretas, a Joanne pode reconhecer os fiscais que riram e nada fizeram.
Justiça para esta cadelinha!!!!!!



15:23 - Resposta da FERTAGUS

"[...] A Fertagus lamenta desde já este infeliz incidente.
Registamos a ocorrência e estamos a efectuar as averiguações necessárias com vista ao apuramento das eventuais responsabilidades.[...]"

7 comentários:

Anónimo disse...

a fertagus lamenta???
pois so lamenta pk o incidente foi tornado publico porque senao era completamente indiferente!!!
e os fiscais secalhar mereciam qe metessem tambem as pernas deles debaixo do comboio para saberem o qe doi!!sim porque nao estamos a falar de um boneco estamos a falar de um ser-vivo inracional!!
os fiscais realmente so servem mesmo é para passar multas aos pobres porque estupidez no cerebro tem a mais e massa cinzenta tem mto pouca(estou-me a referir aos dois qe assistiram ao acidente e ainda se riram...so nao se esqueçao qe deus descança mas nao dorme, e essas duas avestruzes mais a outra qe conduzia o comboio ainda vao ter a vossa parte!!
justiça!!

Isabel Magalhães disse...

A publicação da resposta da FERTAGUS é apenas a título informativo e como complemento da notícia.

Anónimo disse...

Eu também penso que esta sensibilidade é muito importante, pena não pensarem que os fiscais têm famílias, filhos dependentes do salário que auferem mensalmente. Por isso estas crianças que poderão ficar sem pais a auferirem salários e que poderão até destruir casamentos e lares não merecem uma melhor ponderação e acção diferente?
Não sei se quem pensa em fundamentalismos é sensível a famílias que se podem destrutorar. Pensem e interroguem primeiro os visados depois emitam opiniões

Anónimo disse...

Não sei se é do vosso conhecimento mas o próprio PAN – Partido pelos animais e pela Natureza de Almada (Sociedade de defesa dos animais) aceita e entende a explicação e exposição da Fertagus quando afirma em comunicado publicado no site que : “A Fertagus apresentou como justificação para o sucedido, em comunicado tornado público a 31 de Janeiro, os constrangimentos técnicos que dizem respeito à possibilidade de imobilizar na totalidade um comboio, dificuldade que se traduziu não apenas no atropelamento da cadela mas também na impossibilidade de os dois vigilantes de serviço na estação acederem à linha no sentido de resgatar o animal.” (http://pan-almada.blogspot.com/2011/02/comunicado-do-pan-almada-cadela.html)

Mais ainda, tenho uma amiga que trabalhou na Fertagus durante dois anos e lembro-me de ela referir que a empresa sempre promoveu uma política de respeito pela vida e dignidade dos animais e já protegeu e salvou muitos animais que apareceram abandonados nas estações. Há, até, nas instalações do Parque de Material de Coina, por exemplo, um canil que alberga actualmente, seis cães abandonados que são alimentados e tratados.
Não se esqueçam que todos somos inocentes até provas do contrário.

Carolina Albetraz

Anónimo disse...

Gostava que as pessoas antes de criticar quem quer que seja, pensem que têm telhados de vidro.
Estamos a falar de uma cadelinha que estava desorientada na linha do comboio e que ao tentar salvá-la os fiscais de linha punham em risco não só a sua vida como a vida de todos os passageiros que iam nesse mesmo comboio.
Se fosse um cavalo na linha o maquinista de certeza que o via, mas estamos a falar de uma cadelinha bebé.
Garanto-vos, e porque tenho amigos na fertagus, a visibilidade dos maquinistas é reduzida a esse ponto, eles não vêm objectos pequenos!
Acho um disparate dar tanta importância a este assunto, quando em média por mês pelo menos uma pessoa morre nas linhas de comboio, isso sim é preocupante.
Para vossa informação, numa estação de comboio, há muito tempo apareceu uma cadela abandonada, que por ser nova e gostar de brincadeira metia-se com os clientes da fertagus.
A cadela foi adoptada pelos funcionários das oficinas que durante anos a alimentaram. À pouco tempo a cadela, por já ter alguma idade, ficou bastante doente, creio que com o tumor no útero, muitos dos funcionários da fertagus juntaram-se e pagaram uma operação, bastante cara, para salvar a cadelinha.
Hoje, é graças a eles que ela se mantém viva, com saúde, alimentada e bastante feliz.
Depois de ler todos os comentários feitos em relação a este assunto, sinto-me bastante indignada, se eu fosse nesse comboio e como estava a chegar a uma estação, estaria de pé para sair, o maquinista ao efectuar uma travagem estaria a por em risco a minha vida, e estamos a falar de uma pessoa, cada comboio leva em média 100 pessoas são 100 vidas em risco por uma cadela que foi abandonada na linha.
E o dono? A cadela não era abandonada como insistem em dizer, tinha dono (mais uma coisa que não sabiam!)
E outros donos de cães (normalmente raça pitbull) que fazem atrocidades ao ponto de os treinar para matar, seja quem for, cortam o rabo, cortam as orelhas, mantêm-nos presos a cordas para fortalecer os dentes! Isso sim é atroz.
Para aqueles que ainda acham que não têm telhados de vidro, porque é que cada vez que vêm um cão abandonado na rua não o adoptam e o trazem para casa? Dá trabalho? Dá despesa? Não têm espaço? Muitas são as desculpas!
Garanto-vos que o maquinista não viu a cadela porque se a tivesse visto, e não pondo em risco as vidas dos passageiros teria evitado toda esta situação.
Mais uma coisa, tenho pena que a pessoa que lançou toda esta polémica no facebook não se chegue à frente e dê a cara...
As autoridades já tentaram saber quem era, mas a senhora, pufff... sumiu! Que conveniente!

Sofia Martins

Anónimo disse...

A senhora Sofia acha que todos os outros comentadores são disparatados por prezarem uma vida ainda que de um animal. E mais, a sra Sofia garante que o maquinista não viu a cadela. Temos, portanto, o maquinista a informar a sra Sofia. Não satisfeita, a sra Sofia mistura alhos com bugalhos; vem falar de lutas de cães, de telhados de vidro, de cães abandonados e de pessoas que não levam para casa os animais de rua. Tem tanto a ver como a Torre Eiffel. Quem não sabe o que dizer diz disparates. Isto para aproveitar o adjectivo usado pela sra Sofia.

CMC disse...

Esses motoristas, maquinistas e tudo o mais relacionado com a fertagus, que segundo eles (fertagus)são altamente profissionais e qualificados, mas penso que lhes falta a qualificação mais importante ou seja respeito pelas pessoas, e refiro-me á velocidade que estes motoristas de autocarros circulam dentro das localidades. Será que as nossas autoridades não vêem isso??
TENHAM RESPEITO PELAS PESSOAS, VISTO NÃO TEREM QUALQUER RESPEITO PELOS ANIMAIS.
ESSES TIPOS É QUE DEVIAM SER TODOS ATROPELADOS.