segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

A nossa actual realidade

Ruben Valle Santos - Responsáveis a julgamento



Uma frase em que se condensa toda a nossa actual realidade:

"Entre 1985 e 2000 a economia portuguesa cresceu acima da média do ritmo da União Europeia; entre 2001 e 2008, cresceu a metade da velocidade do resto do bloco".
("Os Portugueses", Barry Hatton, correspondente em Portugal da Associated Press)

Resta acrescentar:

De 2008 para cá, tudo piorou. Como bem sabemos.

Não há como desmentir esta dolorosa realidade.

5 comentários:

Anónimo disse...

Para mim é claro; a entrada no Euro e a consequente perda de competividade do pais são as responsáveis pela miséria a que chegámos, caminho que comesou a ser traçado exactamente no final do século passado.

Pedro Correia

Isabel Magalhães disse...

Começou a ser traçado e o sócrates continuou... Contribuiu bastante com o compadrio, o desgoverno, o esbulho, o que mais se sabe e o que ainda está para se saber.

Anónimo disse...

É verdade, mas não deixemos de abrir nesse espaço de tempo um pequeno (parêntesis), para recordar os governos de Durão Barroso e Santana Lopes que também deixaram marcas profundas. Só o legado de ministro Portas inclui o rombo dos submarinos (+ de 1000 milhões) os Pandur (alguém se lembra destes carros do exército que vieram substituir as velhas Shaimit?) que custaram cada um para cima de 300mil euros e foram em número de 200?? E já nem vou falar dos milhares de milhões em contrapartidas financeiras contratualizadas para Portugal e que até hoje nunca chegaram. O que chegou foi a noticia da prisão de altos executivos destas empresas por subornos para a concretização destes negócios. Destes ruinosos negócios lembro ainda que os famosos submarinos só podem atracar na base do Alfeite, em mais nenhum porto do continente e ilhas (será que isto foi visto no caderno de encargos?).

Pedro Correia

Anónimo disse...

Não se esqueçam dos subsídios para deixar de produzir, que começaram a escassear por volta do ano 2000... lembrem-se do esbanjamento do Cavaco e não culpem tudo nos governos do PS, até porque desde 2000 houve também governos do PSD.

Isabel Magalhães disse...

Comentário [27 de Dezembro de 2011 16:32];


Porque é que não vai para Paris estudar Filosofia? De certeza que os trezentos e oitenta e tal milhões da conta offshore chegam para pagar os estudos a tão fiel apoiante.

:D