sexta-feira, 15 de setembro de 2006

Marginal sem carros



Caros Munícipes e Visitantes,

Segundo notícias publicadas, quer pelo "Jornal da Região - Oeiras", Série II, N.º 48, Ano X 11 a 17 Setembro 06, quer pelo boletim "Oeiras Em Revista", n.º 89 Ago06, comunico que no próximo domingo, 17 de Setembro, a Estrada Marginal vai estar encerrada ao trânsito automóvel, entre Caxias e a Praia da Torre, das 10h00 às 13h00.

Esta iniciativa insere-se no âmbito da associação da Câmara Municipal de Oeiras à Semana Europeia da Mobilidade e ao Dia Europeu Sem Carros.

Segundo a autarquia, o objectivo é "despertar consciências para a importância da mobilidade alternativa e promover a prática desportiva num ambiente saudável."

imagens: digitalização das publicações referenciadas. CLIQUE PARA AMPLIAR.

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Olá J.B.

Primeiro quero agradecer-te estares a 'Guardar o Templo' enquanto estou ausente pois o problema que me mantinha afastada mantém-se.

Segundo, obrigada pela notícia aqui divulgada. Vou fazer o possível para estar presente como nas vezes anteriores.

Um abraço e mais uma vez obrigada. :)

I.

Unknown disse...

Cara Isabel,

Não há nada a agradecer. É um prazer contribuir para este espaço.
Lamento é saber que o problema se mantém.

Bons passeios!

p.s.: As Festas da N. Sra. do Cabo têm sido boas?

bjs,

Isabel Magalhães disse...

Olá ZT;

tenho aproveitado pouco as Festas da Freguesia...

estive na Exposição de Arte Contemporânea - que já tinha visto na inauguração em Colares por se tratar de uma exposição itinerante - e fui a uma Conferência sobre Cidadania que tinha o Professor Saldanha Sanches como convidado.

à Feira ainda não fui... nem para provar uma fartura. :)

acho que estou em 'repouzo' depois de muitos meses de trabalho.

tenho saudades.

um abraço.
I.

Anónimo disse...

Estive nesta Marginal Sem Carros e deixem-me que vos diga, isto não tem nada a ver com o "Mexa-se Na Marginal"... foi uma pobreza franciscana: não havia animação nenhuma, ninguém a fazer aquela publicidade que no "Mexa-se Na Marginal" costuma haver (distribuição de comidas e bebidas, chamadas de atenção para problemas sociais, palcos com ginástica)...

Muito menos gente do que em Junho, também, provavelmente porque muitos já sabiam que aquilo ia ser a pobreza que foi. Assim não vale a pena fazer iniciativas destas. Venham muitos "Mexa-se Na Marginal", que isso é que é giro!

Unknown disse...

Caro anonymous,

Não participei em nenhum dos eventos, como tal pouco posso dizer sobre o assunto. Nem estou seguro de que se possa fazer uma comparação. São eventos distintos, com contextos políticos e sociais muito diferentes.
Um é da exclusiva responsabilidade da CMO. O outro advêm da ligação desta a um projecto europeu que ultrapassa fronteiras.

Acredito no seu testemunho. Pelo menos até agora ainda não tive outro.
Se o que diz é verdade, acho lamentável a pouca adesão do público.
Esta adesão é fundamental para que se continuem a promover eventos da mesma natureza e a sensibilizar os cidadãos para a gravíssima questão ambiental.

É que por enquanto é uma questão de escolha... ainda se pode optar... mas um destes dias pode não ser! E depois não vale a pena "Chorar sobre o leite derramado"...

Tanto quanto sei, Oeiras emparceirou com 46 vilas e cidades portuguesas e cerca de 808 cidades europeias que aderiram à iniciativa, que se repete todos os anos por esta altura, e que se configura assim num projecto europeu de grande dimensão e relevância e não num simples evento local (peço desculpa se estes dados não estiverem certos, mas agora não tenho modo de os confirmar).

É claro que a animação é sempre um elemento motivador.
Mas mais motivador deveria ser o nosso sentido de responsabilidde para com o espaço que ocupamos e para com o ambiente.
A animação deve ser encarada como um mero elemento subsidiário.

Eu, se tivesse podido participar, a 'minha' animação fazia-a eu. Levava o meu iPod cheinho de jazz... para andar por ali a ouvir a música da minha preferência... :) , a máquina fotográfica para tirar milhares de fotografias de pontos de vista que me são normalmente inacessíveis :) e... não queria saber de mais nada!

Cumprimentos,