sábado, 2 de setembro de 2006

Rua 7 de Junho de 1759


Da caixa de comentários: "(...) Excelente trabalho. Estou à algum tempo cá por Oeiras, e este blog têm servido para eu ir conhecendo os "cantos à terra". Mas ainda não descobri aonde fica a Casa das Queijadas de Oeiras. Qual é a morada/rua/localização? (...)"

Este comentário suscita duas questões. Uma, a morada da Casa das Queijadas de Oeiras; outra, a localização da rua. Porque me parecem ser do interesse geral dos nossos Munícipes e Visitantes, aqui ficam as respostas:
A Casa das Queijadas de Oeiras fica no N.º 28A da RUA 7 DE JUNHO DE 1759. Está muito perto do restaurante O Pombalino, com o qual partilha o espaço de esplanada.
O mapa que aqui apresento ajuda a situar a rua (clique para ampliar). Mas como tem algumas ligeiras incorrecções no desenho, eis uma descrição:
A rua considerada fica exactamente por trás da Câmara Municipal de Oeiras e liga a R. Marquês de Pombal ao Pelourinho de Oeiras. Para quem se desloque para a Vila desde a estação de Oeiras, seguindo pela Desembargador Faria, após passar o Palácio do Marquês e a CMO (lado esq.) entra pela R. Marquês de Pombal (a da Junta de Frequesia), e é logo a primeira rua à esquerda.
Atenção que a rua não admite trânsito. Há que deixar os carros ali próximo e ir a pé. Mas a distância é curta, assim como a própria rua.

Já agora, aproveito para deixar aqui algumas notas curiosas a respeito desta rua:
O espaço/pátio actualmente usado como esplanada, era em tempos conhecido por PÁTIO DA RATA. Não por lá existirem representantes dessa espécie de roedores, mas porque nele habitava uma família, cujo apelido desconheço, e que tinha RATA como alcunha.
O edifício onde se situa o restaurante O Pombalino, foi o primeiro teatro que existiu em Oeiras. Era o TEATRO TABORDA, e ficou com este nome por ter sido inaugurado por essa insígne figura das nossas artes dramáticas.

imagem: © cv comunicação visual

5 comentários:

E disse...

Obrigado pela explicação. Lá passarei.

Unknown disse...

Não há nada a agradecer.

Boa passagem por lá!

Cumprimentos,

Filipa disse...

Olá, boa tarde!
Vamos estar no sábado dia 10 de Março de 2007, das 10h às 13h na esplanada da Casa das Queijadas para quem quiser receber Shiatsu. Nada como 15 minutos de descontracção para continuar o fim de semana em pleno.

Somos a Mar Energético, terapias corporais, e podem contactar-nos através de: 21 005 10 98 / 91 959 90 36 / 93 446 90 40/ info@mar-energetico.pt.

Esperamos por vós para nos conhecerem :)
Filipa Silva

celso cleto disse...

teatro taborda é de facto no actual restaurante pombalino e foi inaugurado em 1884 no mes de outubro. com a presença do proprio taborda

Unknown disse...

Caro Celso Cleto,

Muito obrigado por pormenorizar com informações que eu desconhecia.

Apenas sabia, por informação do Dr. Jorge Miranda, historiador local, que o Taborda tinha ali inaugurado um teatro, e que por este facto o mesmo ficou com o seu nome.

Ouvi também comentar que há bem pouco tempo ainda eram reconhecíveis estruturas pertencentes ao teatro (não sei se ainda existem).

Cumprimentos