quinta-feira, 21 de setembro de 2006

visita guiada a Nova Oeiras

A preservação do Património não passa apenas por vetustos edifícios, muitas vezes decrépitos e arruinados, que nos fazem sonhar com tempos de antanho.
O património edificado mais recentemente, que muitas vezes não percebemos, é também ele relevante e também ele deve ser compreendido e defendido.
Nomeadamente por representar um ideal de vida, com qualidade, que o tempo, e o poder, se encarregaram de contrariar.
É o que acontece com a urbanização conhecida por NOVA OEIRAS, situada a poente do Concelho de Oeiras, quase no seu limite.

Esta urbanização, projectada pelo Arq. Luis Cristino da Silva com paisagismo do Arq. Gonçalo Ribeiro Telles, enquadra-se excepcionalmente bem no que atrás dissemos.
É uma urbanização construída nos finais dos idos anos 50 e princípios dos anos 60, que sintetiza um conceito de qualidade de vida que, infelizmente, não teve continuação e se perdeu (para sempre?).
Quem conhece a zona, sente ao percorrê-la o extremo equilíbrio entre edifícios habitacionais e áreas de lazer (actualmennte muito danificadas). É uma zona onde, sem dúvida, apeteceria viver. Se ainda estivesse tal como foi projectada.
Constantes e sistemáticos atropelos urbanísticos têm adulterado o projecto inicial, asfixiando uma urbanização que, acima de tudo, pretendia respirar.

Aceite o convite para conhecer e compreender melhor este conjunto urbano ímpar, quer em Portugal quer no mundo, convite feito pela Ordem dos Arquitectos que, no próximo dia 30 de Setembro, promove uma visita guiada, conduzida pelo Arq. José Manuel Fernandes.


Do site da Ordem dos Arquitectos - Secção Regional Sul:
Ciclo «Obra Aberta»
30 de Setembro - 15h
O arquitecto José Manuel Fernandes guia uma visita ao Conjunto urbano de NOVA OEIRAS de Cristino da Silva e Gonçalo Ribeiro Telles
Local de encontro: frente ao posto dos CTT de Nova Oeiras/ zona Pedonal coberta
Inscrições: 60 pessoas
21.3241140/5
secretaria2@oasrs.org

imagem: Google Earth © 2006 - Clique para ampliiar

Sem comentários: