terça-feira, 19 de setembro de 2006

conferência "Oeiras: Arquitectura Tradicional"


Decorreu ontem, segunda-feira, a última conferência do ciclo "Diálogos em noites de Verão", organizada pela Associação Cultural de Oeiras ESPAÇO e MEMÓRIA, na aprazível esplanada da Casa das Queijadas de Oeiras, e podemos dizer que o ciclo fechou com chave d'ouro.

A mesma foi proferida pelo Arq. José Manuel Fernandes, o qual tem uma vasta obra publicada, sobretudo de investigação no âmbito da temática da arquitectura tradicional.

Ao longo da excelente palestra, o arquitecto José Fernandes, possuidor duma imensa capacidade de comunicar e prender a atenção, conduziu a vasta assistência ao longo de variados tópicos que incidiram especialmente na definição e distinção dos espaços construídos, urbanos e rurais, e na sua articulação, e na distinção conceptual entre arquitectura erudita e vernácula, e os imensos pontos de contacto entre estas modalidades.
Falou também da adaptação da tradição construtiva do centro-sul de Portugal e adaptação daquela a funções fabris, militares, religiosas e lúdico-residenciais, mantendo-se sempre um jogo de elementos que as integram num mesmo e similar conceito construtivo e arquitectónico.
Abordou ainda as características materiais e formais da arquitectura da região saloia e o contexto geográfico e cultural desta arquitectura.
Para finalizar, mostrou alguns exemplos de casos de recuperação e da tentativa de diálogo da arquitectura tradicional com a arquitectura contemporânea.

Seguiu-se então o habitual espaço para diálogo, muito participado, o que denota o enorme sucesso desta conferência.


Para encerrar o "Programa de Verão 2006" da Associação Cultural de Oeiras ESPAÇO e MEMÓRIA, teremos no dia 30, sábado, a visita guiada "Passeio Marítimo", que terminará com um almoço-convívio no Inatel.


O balanço destas iniciativas, de momento provisório, é extremamente positivo, e a ESPAÇO e MEMÓRIA está de PARABÉNS.

Esperamos ansiosamente por mais iniciativas, que certamente virão aí!

imagem: © cv comunicação visual 2006

Sem comentários: