quarta-feira, 13 de setembro de 2006

rampas, parques e parquímetros


Há muito tempo que eu reclamo o arranjo da rampa de acesso do Lg. Henrique de Paiva Couceiro (estação de Oeiras) ao Picadeiro e ao Jardim Municipal.

Trata-se de um acesso muito utilizado por constituir um excelente atalho entre o jardim e a estação.

Na altura em que referi a necessidade de dotar aquela encosta de um acesso, falei mesmo do perigo que constitui percorrê-la, porque em determinadas alturas costuma estar cheia de mato alto e denso e tem apenas um singelo candeeiro, que dá pouca iluminação, potenciando a ocorrência de assaltos.
Sugeri que o declive fosse dotado duma escadaria, eventualmente com patamares intermédios equipados com bancos, dos quais se poderia usufruir a magnífica vista sobre o jardim e a encosta de Sto. Amaro. Sem esquecer, é claro, as rampas para deficientes.

Aquilo com que hoje me deparei poderia deixar-me entusiasmado, ante a perspectiva de que a autarquia tivesse finalmente decidido resolver aquele problema e tornar a rampa mais segura e prática.
Por volta das 16h., ao passar lá perto, verifiquei que está a ser construída uma escadaria com degraus de madeira que descem por ali abaixo. Fiquei, como é óbvio, satisfeito por isso.

Contudo, lembrei-me da polémica dos parquímetros já AQUI comentada e tendo em conta que o Picadeiro é um 'apetitoso' e apelativo local para parquear, ocorreu-me se a dita escadaria não terá alguma coisa a ver com o assunto.

Procurei a habitual placa de obra na qual se descreve a natureza da intervenção, mas não a encontrei em lado algum.
Assim, todas as especulações são permitidas.
E a que deixo aqui é se não estará a autarquia a pensar transformar o PICADEIRO num PARQUE DE ESTACIONAMENTO? PAGO, é claro...

imagem: © cv comunicação visual 2006

3 comentários:

Anónimo disse...

E se estiver, acha mal que um parque feito de raiz, em condições, não deveria ser pago?

Acho mal que seja pago o estacionamento nas ruas junto da Fundição de Oeiras, como agora a Parques Tejo decidiu fazer, mas se for feito um parque novo junto ao antigo picadeiro, penso que será de toda a justeza taxá-lo, desde que a tarifa mensal seja apetecível (barata) para os utilizadores da linha da CP.

Não sejamos mais papistas do que o Papa; aquele terreno tem andado ao abandono desde o 25 de Abril (andei lá de chaimite no dia da criança em 1974, a segurar uma G3 com um cravo) e se não for para criar mais equipamentos para o Jardim Municipal, ao menos que seja para fazer um estacionamento.

Bem feito era fazerem ali um silo com vários pisos, que vencesse o desnível entre o terreno e o largo da estação.

Unknown disse...

Caro anónimo,

Essa é precisamente a ideia que tenho sugerido.
Aproveitarem aquele espaço para um enorme silo de estacionamento que, naturalmente, não me repugnaria nada que fosse pago.
Nisso estamos de acordo.

O que me incomoda, é esta invasão de parquímetros por todo o lado, em artérias próximas da estação. Que se configura como uma nítida 'caça-níquel', pois aos automobilistas não é dada qualquer alternativa. Por exemplo, um bom e eficaz serviço de transportes públicos.
Não sei se usa estes regularmente. Eu utilizo-os diariamente (Stagecoach) e garanto-lhe que são péssimos a todos os níveis, a começar logo pelos horários (e os atrasos e supressão não avisada de carreiras...) para não falar da péssima qualidade do material circulante (camionetas velhas, a cair de podres, que avariam constantemente) e, já agora, da má qualidade de alguns motoristas que devem julgar que transportam sacos de batatas e não pessoas (particularment grave com idosos e deficientes).

No caso do Picadeiro, como referi, não vi nenhuma placa que indique a natureza da obra e, como eu disse, assim todas as especulações são possíveis. Conhecendo como conheço a autarquia onde moro há 37 anos, avancei com uma suspeição. E agora vou esperar para ver o que vai ser feito...

Cumprimentos,

Anónimo disse...

Entretanto o helvético vai comprando casas no Algarve com quadros...