Um ponto de encontro. Um espaço de cultura. Um local onde falamos do concelho de Oeiras, de Portugal e do Mundo.
terça-feira, 12 de setembro de 2006
conferência O Desporto Associativo em Oeiras
Decorreu ontem, segunda-feira, a prevista conferência organizada pela Associação Cultural de Oeiras ESPAÇO e MEMÓRIA, na já incontornável esplanada da Casa das Queijadas de Oeiras.
Subordinada ao tema do Desporto Associativo em Oeiras, foi a mesma proferida pelo Dr. Luís Filipe André, oeirense, licenciado em História, que se encontra presentemente a desenvolver um trabalho de investigação nesta importante área. Importante para o conhecimento histórico-social da vila de Oeiras, nomeadamente.
Foi uma palestra bastante agradável, onde ficámos sabedores das origens e desenvolvimento do desporto associativo ocorrido na última centúria, que culminou na origem da actual e conhecidíssima A.D.O., Associação Desportiva de Oeiras.
O desenvolvimento do tema centrou-se no período que vai de 1906 a 1956.
Neste período dois clubes nasceram e coexistiram (e competiram entre si).
Em 22 de Dezembro de 1906 foi fundado o OFC, Oeiras Foot-Ball Club.
Em 03 de Agosto de 1919 foi fundado o SCO, Sporting Club Oeiras.
O Futebol foi a razão primeira do surgimento destas agremiações, por influência das muitas colónias de ingleses que existiam na Linha de Cascais, e foi o motor para o seu desenvolvimento e continuidade.
Claro que ao longo da vida destes clubes outras modalidades apareceram, como a natação, o ténis de mesa, etc.
O conferencista fez referência aos principais nomes ligados aos clubes, quer aos fundadores e sócios, quer a atletas e técnicos que se destacaram, quer a provas desportivas em que participaram e prémios e troféus que arrecadaram. Deu também muita e curiosa informação sobre os estatutos, diferenças entre estes, os emblemas, as referências na imprena regional e nacional, etc.
Por fim, em 16 de Março de 1956 os dois clubes reúnem-se para debater a fusão e formar um só clube. Assim veio a acontecer e em 21 de Abril de 1956 dá-se a fusão das duas instituições dando origem à A.D.O.
Apenas uma nota curiosa: o sócio N.º 1 do SCO era Serafim Cabral, comerciante da vila de Oeiras.
imagem: © cv comunicação visual 2006
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
Sem comentários:
Enviar um comentário