sexta-feira, 22 de junho de 2007

Artigo de opinião publicado pelo socialista António Barreto no Jornal "Público", sobre o perfil ditatorial do seu "camarada" José Sócrates.

Com a devida vénia ao Jornalista Rui Freitas



"ENFIM, SÓ

«A saída de António Costa para a Câmara de Lisboa pode ser interpretada de muitas maneiras. Mas, se as intenções podem ser interessantes, os resultados é que contam. Entre estes, está o facto de o candidato à autarquia se ter afastado do governo e do partido, o que deixa Sócrates praticamente sozinho à frente de um e de outro. Único senhor a bordo tem um mestre e uma inspiração. Com Guterres, o primeiro-ministro aprendeu a ambição pessoal, mas, contra ele, percebeu que a indecisão pode ser fatal. A ponto de, com zelo, se exceder: prefere decidir mal, mas rapidamente, do que adiar para estudar. Em Cavaco, colheu o desdém pelo seu partido. Com os dois e com a sua própria intuição autoritária, compreendeu que se pode governar sem políticos.
Onde estão os políticos socialistas? Aqueles que conhecemos, cujas ideias pesaram alguma coisa e que são responsáveis pelo seu passado? Uns saneados, outros afastados. Uns reformaram-se da política, outros foram encostados. Uns foram promovidos ao céu, outros mudaram de profissão. Uns foram viajar, outros ganhar dinheiro. Uns desapareceram sem deixar vestígios, outros estão empregados nas empresas que dependem do Governo. Manuel Alegre resiste, mas já não conta. Medeiros Ferreira ensina e escreve. Jaime Gama preside sem poderes. João Cravinho emigrou. Jorge Coelho está a milhas de distância e vai dizendo, sem convicção, que o socialismo ainda existe. António Vitorino, eterno desejado, exerce a sua profissão. Almeida Santos justifica tudo. Freitas do Amaral reformou-se. Alberto Martins apagou-se. Mário Soares ocupa-se da globalização. Carlos César limitou-se definitivamente aos Açores. João Soares espera. Helena Roseta foi à sua vida independente. Os grandes autarcas do partido estão reduzidos à insignificância. O Grupo Parlamentar parece um jardim-escola sedado. Os sindicalistas quase não existem. O actual pensamento dos socialistas resume-se a uma lengalenga pragmática, justificativa e repetitiva sobre a inevitabilidade do governo e da luta contra o défice. O ideário contemporâneo dos socialistas portugueses é mais silencioso do que a meditação budista. Ainda por cima, Sócrates percebeu depressa que nunca o sentimento público esteve, como hoje, tão adverso e tão farto da política e dos políticos. Sem hesitar, apanhou a onda.
Desengane-se quem pensa que as gafes dos ministros incomodam Sócrates. Não mais do que picadas de mosquito. As gafes entretêm a opinião, mobilizam a imprensa, distraem a oposição e ocupam o Parlamento. Mas nada de essencial está em causa. Os disparates de Manuel Pinho fazem rir toda a gente. As tontarias e a prestidigitação estatística de Mário Lino são pura diversão. E não se pense que a irrelevância da maior parte dos ministros, que nada têm a dizer para além dos seus assuntos técnicos, perturba o primeiro-ministro. É assim que ele os quer, como se fossem directores-gerais. Só o problema da Universidade Independente e dos seus diplomas o incomodou realmente. Mas tratava-se, politicamente, de questão menor. Percebeu que as suas fragilidades podiam ser expostas e que nem tudo estava sob controlo. Mas nada de semelhante se repetirá.
O estilo de Sócrates consolida-se. Autoritário. Crispado. Despótico. Irritado. Enervado. Detesta ser contrariado. Não admite perguntas que não estavam previstas. Pretende saber, sobre as pessoas, o que há para saber. Deseja ter tudo quanto vive sob controlo. Tem os seus sermões preparados todos os dias. Só ele faz política, ajudado por uma máquina poderosa de recolha de informações, de manipulação da imprensa, de propaganda e de encenação. O verdadeiro Sócrates está presente nos novos bilhetes de identidade, nas tentativas de Augusto Santos Silva de tutelar a imprensa livre, na teimosia descabelada de Mário Lino, na concentração das polícias sob seu mando e no processo que o Ministério da Educação abriu contra um funcionário que se exprimiu em privado. O estilo de Sócrates está vivo, por inteiro, no ambiente que se vive, feito já de medo e apreensão. A austeridade administrativa e orçamental ameaça a tranquilidade de cidadãos que sentem que a sua liberdade de expressão pode ser onerosa. A imprensa sabe o que tem de pagar para aceder à informação. As empresas conhecem as iras do Governo e fazem as contas ao que têm de fazer para ter acesso aos fundos e às autorizações.
Sem partido que o incomode, sem ministros politicamente competentes e sem oposição à altura, Sócrates trata de si. Rodeado de adjuntos dispostos a tudo e com a benevolência de alguns interesses económicos, Sócrates governa. Com uma maioria dócil, uma oposição desorientada e um rol de secretários de Estado zelosos, ocupa eficientemente, como nunca nas últimas décadas, a Administração Pública e os cargos dirigentes do Estado. Nomeia e saneia a bel-prazer. Há quem diga que o vamos ter durante mais uns anos. É possível. Mas não é boa notícia. É sinal da impotência da oposição. De incompetência da sociedade. De fraqueza das organizações. E da falta de carinho dos portugueses pela liberdade.»

in Público

22 comentários:

Unknown disse...

.

O SÔR SOUSA É ALDRABÃO, VIGARISTA E MENTIROSO !"

.

J. César disse...

Todas as iniciativas para promover Oeiras, são excelentes. No entanto permitam que faça a seguinte pergunta: Não acham que no OEIRAS LOCAL, se escreve mais sobre Sócrates que sobre Oeiras? Sem qualquer julgamento de valor sobre o conteúdo ou o interesse dos ditos artigos e, sobretudo, sem a mínima intenção de dar lições a quem quer que seja, penso que Oeiras merece muito mais e melhor.

Isabel Magalhães disse...

Embora entenda que há reformas que são necessárias, o Sr Pinto de Sousa centrou-as no prejuízo aos mais carenciados em benefício dos rapazes do Largo dos Ratos.

Algumas das conquistas sociais a que tivemos direito nas últimas décadas estão agora em risco ou foram já revogadas.

Veja-se a taxa moderadora do SNS a aplicar ás crianças com menos de doze anos que até agora estavam isentas.

Veja-se o caso do apoio à maternidade, o direito a atestado médico que os Funcionários Públicos tinham para tratar de ascendentes ou descendentes dependentes, e que no caso dos Professores, com a nova Lei das Carreiras os vem prejudicar na progressão pois só os atestados por licença de maternidade não são descontados.

Felizmente nem todos os socialistas são estúpidos. É o caso do António Barreto.

Anónimo disse...

Tem de se cortar nos benefícios de uns para dar a outros... pergunto o porquê de menores de doze anos estarem isentos... justificação, existe??? Se o jovem for filho de agregado abastado deverá estar isento? Fica a questão...
Funcionários Públicos?? Não se queixem por favor ou então venham para empresas privadas...

Isabel Magalhães disse...

Ao anónimo das 13:21



E eu pergunto o porquê de TODAS as IVG estarem isentas da taxa moderadora. Não creio que só isente as famílias menos 'abastadas', donde que há isenção para reduzir/diminuir a taxa de natalidade mas não há isenção para tratar/prestar cuidados de saúde às crianças cujas mães/pais decidiram pela NÃO IVG.

Isabel Magalhães disse...

Caro J. César;

Não posso deixar de lhe dar razão, mas tanto quanto eu saiba o Concelho de Oeiras - vulgo os seus cidadãos eleitores e pagantes - tb são afectados pelas medidas do PM de Portugal, logo, nunca é demais dizer/divulgar 'até que a voz nos doa' as promessas não cumpridas pelo Sr. Sousa e feitas em tempo de campanha eleitoral, mais todo o desgoverno que cada vez nos arrasta mais para o fundo.

Quanto a OEIRAS, se tiver 'mais e melhor' e quiser colaborar... a porta está aberta. :)

Saudações digitais.

I.

oeiras local disse...

Para o anónimo das 13.21


A avaliar pela sua pergunta é contra aa medidas de política social. Diga lá se também é contra o ensino grátis e obrigatório até ao 12º ano da escolaridade.

J. César disse...

Folgo em saber que me dá razão...Mas não compreendi a sua agressividade em relação ao meu post. Todavia permita que lhe diga que a utilização do nome de Oeiras como bandeira político/partidária não me agrada. Oeiras não é, nem do PSD, nem do PS, nem do PC...Mas sim dos Oeirenses. Aceite as minhas sinceras saudações... que nada têm a ver com a analogia dos dedos, e muito menos com os dígitos.

Unknown disse...

.

Caro J. César,

No banner do lado esquerdo encontra o endereço de e-mail do Oeiras Local.

Como por várias vezes temos dito o mesmo é para ser utilizado pelos nossos visitantes, quer para fazerem sugestões, quer para enviarem artigos para publicação (que serão publicados ou não após avaliação editorial pela Administração para garante da valência dos mesmos).

Caso tenha matérias que queira ver aqui tratadas ou textos que queira publicar, S.F.F., envie para o referido endereço.

A BEM DE OEIRAS!

Grato pelo seu interesse,

Post scriptum: O Oeiras Local é um blog 'privado', independente de qualquer instituição, mas não é um blog 'elitista' e 'exclusivista' ou 'partidarizado'. Reeitero o convite frequentemente feito aos visitantes, no sentido de enviarem para publicação as vossas matérias (textos, fotos, videos, etc.).

Cumprimentos

.

Unknown disse...

.

Caro Anónimo (23 Junho, 2007 13:21)

As suas afirmações são no mínimo uma tolice...

"... pergunto o porquê de menores de doze anos estarem isentos... justificação, existe??"

INCENTIVO À NATALIDADE, diz-lhe alguma coisa ?

"... Funcionários Públicos?? Não se queixem por favor ou então venham para empresas privadas......"

... Que as há aos montes e a oferecer emprego à ganância... PARVO !

Deixe de ser BESTA !!!

Aprenda a reflectir e a pensar. Eu sei que não é fácil, mas não é impossível... excepto para os infelizes que têm Sindroma de Down. Será o seu caso ?

Passe bem (com a sua mediocridade intelectual).

.

Isabel Magalhães disse...

Caro J. César;

Não sei a que agressividade se refere mas aceito que haja 'espíritos' mais sensíveis.

Quanto ao resto do seu comentário, fiquei a saber que não tem 'mais nem melhor' para nos oferecer, apenas uma tentativa de crítica destrutiva.

Aceite também as minhas saudações democráticas.

J. César disse...

Se considera que uma simples observação em relação ao conteúdo do Blog é "uma tentativa de critica destrutiva", então a conclusão é simples...A Isabel Magalhães, não tolera e não aceita opiniões divergentes das suas.
Quanto à sua leviana afirmação em como eu não tenho, "NEM MAIS, NEM MELHOR PARA OFERECER" a um Blog dedicado a Oeiras que se diz, não 'elitista' não 'exclusivista' ou 'partidarizado' (sic José António), permita que lhe diga, parafraseando Fernando Pessoa:
“Que ser Oeirense não é uma ambição minha.
É a minha maneira de estar aí".
E como tal, saiba que não lhe reconheço o direito de gostar mais de OEIRAS...do que eu!!!
Saudações...(simplesmente)

oeiras local disse...

«Ele» há cada um que até parecem três. Então um gajo, que seja natural ou residente no Concelho de Oeiras, se for militante ou simpatizante de um partido, não pode ter um blogue que se chame Oeiras qualquer coisa?
Isto até parece coisa do «Bentinho & Cª» achar que o Oeiras Local é alguma instituição oficial.

Isabel Magalhães disse...

J. César;

Ah! É um 'concurso' para saber quem gosta mais de Oeiras. Está bem. Pode levar a taça... a menos que prefira a bicicleta. :))))

Tenha uma boa noite.

Unknown disse...

.

Ou talvez o cavalheiro prefira levar um balde cheio de m...

Este 'césar' (com minuscúla) está a ter nestas últimas intervenções uma atitude claramente provocatória e atentatoriamente desestabilizadora. Como diz o olopoes ... até parece coisa do «Bentinho & Cª»..."

Não vou tão longe.
Mas que indubitavelmente de quando em vez aparecem aqui comentadores que ao invés de comentarem o tema dos posts, o que seria natural e desejável, se limitam a fazer crítica ao blog, lá isso aparecem. XÔ!

E que isto indicia uma acção objectivamente concertada, indicia. Uma acção com o propósito claro de 'acabar' com este blog, Oeiras Local.
Provavelmente quem está por trás desta campanha pensa que pela exaustão vai conseguir acabar com o blog. Desenganem-se - PALHAÇOS ! -, ainda têm que comer muito pão para acabar connosco.

Só nos falta a certeza de quem está por trás desta campanha.

Isaltino Morais ?

Emanuel Martins ?

Sabujos ao serviço de algum dos anteriores ?

Outros ?

Seja quem for, uma análise cuidadosa do registo de IPs dos comentadores permitirá fazer uma estatística, comparando IPs e horas, para saber quem são os ditos (os próprios cliquem no contador, que logo vêm aparecer as informações... só falta a cor das cuecas que usam...)

GUARDADO ESTÁ O PEDAÇO...

Post scriptum 1: Na verdade, neste momento, já temos uma ideia bastante aproximada de quem é a alimária. Fuck you, asshole !

Post scriptum 2: Sobre 'ser oeirense' recomendo uma visita e leitura atenta dos posts mais antigos do blog REMEMORAR OEIRAS.

Beijinhos e Abraços para quem é merecedor

.

Anónimo disse...

Country : France (Facts)
State/Region : Champagne-Ardenne
City : Villers-aux-Bois

Unknown disse...

.

Ora aqui está um comentário deveras curioso (e críptico q.b.).

Ocorre dizer... começou a SILLY SEASON !!

Ou será que isto é uma mensagem em código do sôr bento a comunicar aos grunhos onde é que está neste momento e onde o podem contactar !? ;)

.

J. César disse...

Admito que hesitei em responder às acusações de que sou alvo, mas o vosso método é de tal maneira escabroso que me sinto obrigado a fazê-lo, com a calma necessária e ponto por ponto.
1 - Olopes...Obviamente que todos os Oeirenses militantes ou simpatizantes são livres de criar um Blog, mas nesse caso, por uma questão de honestidade intelectual, deveriam chamar-lhe Oeiras Laranja, Rosa ou Vermelho.
2 - Quanto ao José António tenho a dizer-lhe que não lhe ficam bem as vociferações, ofensas, insinuações e falsas acusações que proferiu em relação à minha pessoa. Penso que devia guardar e utilizar o talento, que até tem, para outras matérias. Saiba que nada tenho a ver, nem de perto nem de perto nem de longe, com as pessoas ou instituições às quais faz referencia. Quanto ao blog "Rememorar Oeiras" pode crer que sou um recente leitor, e que apreciei imenso a sensibilidade do seu post "In memoriam".
3 - O corajoso Anónimo seguiu à letra o pedido de denunciação, e fez-me lembrar velhos e odiosos métodos, que sempre combati.
4 - Em relação à SILLY SEASON e ao sôr Bento...Deixem-me rir com os vossos fantasmas e traumas.

Post scriptum: Como não tenho nada para esconder e sempre me responsabilizei por todos os meus actos e atitudes, vou enviar um mail privado a todos os protagonistas deste blog para que não fiquem dúvidas sobre a minha sinceridade e idoneidade.

E viva Oeiras!!!

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo 'J. César';

Tb eu hesitei antes de lhe responder dado considerar que o meu último comentário [24 Junho, 2007 00:35] tinha encerrado a 'nossa' não questão, mas partindo do príncipio que toda a 'carta' tem resposta, e embora o seu último comentário não me seja pessoalmente dirigido, mas porque tece considerações no 'ponto 1' sobre gestão, direitos e obrigações - a tal 'honestidade intelectual' que invoca - venho apenas dizer-lhe o seguinte, embora esteja certa de que não lhe dou nenhuma novidade.

Este "Oeiras Local" a que vou chamar (IM) nasceu a 13.05.2006 depois de um primeiro "Oeiras Local" (JJCM) criado e registado um ano antes (maio 2005) pelo Sr. Joaquim José de Carvalho e Melo ter sido misteriosamente apagado pelo gestor substituto, Sr. Pedro Faria, pessoa que desconheço em absoluto. (Os factos estão descritos nos primeiros posts deste O.L. não constituindo significante relevância para este comentário.)

Durante os 12 meses que completou de vida esse Oeiras Local (JJCM) atingiu as três dezenas de colaboradores (de que fiz parte por convite expresso do próprio logo desde o início) e certamente que esses colaboradores abarcavam um espectro político muito mais alargado do que o dos agora sete colaboradores do O.L. (IM) e nunca, friso, nunca, lá vi/li qq alusão à falta de 'honestidade intelectual' do Sr. JJCM, e à necessidade de substituir o título do blogue ou de lhe acrescentar as cores do arco-íris.

Assim, e passando por cima de alguns adjectivos menos 'simpáticos' com que me foi brindando, fica a sua opinião, que disso não passa, uma mera opinião, a que tem obviamente direito.

Continuação de um bom domingo.

Isabel Magalhães.

Unknown disse...

.

sr. j. césar,

Em primeiro lugar gostava que me indicasse onde é que estão, no meu comentário, as "vociferações, ofensas, insinuações e falsas acusações que proferiu em relação à minha pessoa".
Leia de novo o meu comentário, S.F.F. Para lhe poupar algum trabalho adianto que escrevi "comentadoreS". Repare no plural.
Se se sentiu atingido pelo que eu disse talvez seja porque acertei na 'mouche'...

Sobre a sua opinião de que "... por uma questão de honestidade intelectual, deveriam chamar-lhe Oeiras Laranja, Rosa ou Vermelho", informo-o de que tenho DOIS blogs que incluem o topónimo Oeiras no título, concretamente "Rememorar Oeiras" e "Olharapo de Oeiras", além dum Forum de debate designado "OeirasReminiscente" e algumas páginas de fotografias com títulos que também incluem "Oeiras".
Como não tenho nem filiação nem opção partidária (mas não sou politicamente neutro), o que me esforço por reflectir nestes meus espaços virtuais, segundo a sua 'norma' como é que eu os deveria nomear ? Qual a cor para os adjectivar ?
"Qualquer-coisa Oeiras Sem Cor", talvez !?

E vem o sr. falar de 'fantasmas'... Repare nos seus, que não é capaz de aceder a uma página ou site na Internet sem atribuir, nem que seja à força, uma 'cor' partidária ao mesmo.
Olhe que essa mentalidade herdada do PREC, quer à esquerda quer à direita, não faz sentido e é desinteligente e irracional numa sociedade que se deseja moderna e constituída por indivíduos bem formados.

Quanto ao seu ponto 4, vejo que conhece bem o sôr bento... ou que quer dar a entender que conhece... para ser capaz de relacionar aquela subtileza a propósito da mensagem criptografada com o dito sr.
Mas até talvez não o conheça e isto tenha sido apenas um tiro no escuro.
Vou-lhe dizer a verdade.
O sôr bento não é nem um fantasma nem um trauma, antes pelo contrário. É bem real e é uma espécie de bobo da corte a quem por vezes é aqui dado tempo de antena para fazer 'show off'. Divirto-me imenso a ler as coisas que ele escreve. Rio a bandeiras despregadas. Desejo-lhe longa, próspera e saudável vida porque preciso dele para me animar. Qual fantasma qual carapuça !

"... vou enviar um mail privado a todos os protagonistas deste blog ..."
O frete é seu, mas olhe que são MUITOS e-mails...
É que 'protagonistas' são TODAS as pessoas que de algum modo estão relacionadas com a vida do Oeiras Local. Colaboradores, leitores, comentadores... veja o contador no banner lateral esquerdo !
Isso é que vai ser um fartote de e-mails !
É mais simples e menos trabalhoso escrever as informações que quer dar a seu respeito no seu perfil do blogger.
Mas o sr. é que sabe... Boa sorte ! (que bem vai precisar)

.

Isabel Magalhães disse...

Caro leitor 'J. César';

O "Oeiras Local" acusa a recepção do e-mail por si enviado e reafirma que não existe qualquer questão pendente.

Toda a 'questão' é uma 'não questão'; a caixa de comentários de um blog serve para que os leitores e os colaboradores comentem se assim o entenderem. Apenas isso.

Saudações.

Isabel Magalhães

Anónimo disse...

Grande tema este... só disparates e insultos... devem continuar!!