quinta-feira, 21 de junho de 2007

Obras na Torre Soleil / Pingo Doce de Sassoeiros

.
Em 28 ABR 2006, ca. 17:00, duas senhoras que estavam aqui dentro escaparam por uma unha negra de morrerem esmagadas pela placa de betão que se soltou da Torre.


O andaime em montagem, hoje, 21 JUN 2007, 15:40.


Caros(as) leitores, lembram-se de um caso que relatei, sobre a queda duma placa de betão que se soltou da Torre Soleil e se despenhou sobre um automóvel estacionado no parque fronteiro ao Pingo Doce de Sassoeiros (Quinta do Marquês), e que felizmente não provocou vítimas além dos avultados danos materiais?

Na altura foi erigido um andaime na danificada parede da torre, sugerindo que alguma coisa iria ser feita para garantir que não voltaria a acontecer nada do género e que as centenas de utilizadores do parque de estacionamento e os transeuntes, não só clientes do citado supermercado mas também muitos moradores da zona, lojistas e trabalhadores, poderiam por ali circular sem o medo de que o "céu lhes caísse em cima da cabeça"...

Na verdade o andaime ali permaneceu por muito tempo, sem que nunca ninguém tivesse visto qualquer sinal de actividade nele. Não se ouviu um testemunho de alguém que dissesse que nele tinha visto operários a trabalhar.
Eu próprio nunca lá vi ninguém e faço ali compras quase diariamente.
A óbvia conclusão é que o andaime lá foi colocado, certamente por ordem da Protecção Civil, para 'encher o olho' e obstar a qualquer crítica que pudesse surgir de que nada estaria a ser feito.
O andaime lá permaneceu até à sua inexplicável remoção alguns meses depois, sem que tivesse alguma vez sido utilizado.

Agora, espante-se, lá está ele de novo a ser montado!

Hoje, pelas 15:40, ao passar no local, tive oportunidade de constatar que alguns operários estavam a montar o andaime na mesma parede.
Disto faço prova com a fotografia que apresento neste post.

Uma moradora da zona, que conheço de vista, e que por mim passou comentou em surdina "Será que é desta...!?", o que demonstra o espírito dos utentes daquele espaço público.

Também eu coloco a mesma questão e pergunto o mesmo:
Será que é desta?
Será que vamos ver ACTIVIDADE em cima do andaime?
Será que o 'cancro' que mina as placas de betão da Torre Soleil vai ser eliminado de vez?
Será que de agora em diante os frequentadores daquele espaço público vão poder continuar a frequentá-lo em segurança e sem medo de que o "céu lhes caia em cima da cabeça"?


Oxalá assim aconteça.
Eu, vou ficar atento e expectante para ver o desenrolar dos acontecimentos.

imagem: © comunicação visual 2007 - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

11 comentários:

Isabel Magalhães disse...

As 'coisas' que acontecem neste país!

Colocar um andaime numa torre como a da foto custa uma 'pipa de massa'... e vão tirá-la assim, sem que nada aconteça, sem obras feitas?

Ai valha-me Deuzzzzz! :)


***
I.

Unknown disse...

.

Não posso jurar mas o que lá esteve anteriormente permaneceu talvez uns seis meses e, tanto quanto sei, os andaimes são alugados ao dia e, sim, é caro...

Sempre quero ver o que isto vai dar.

Espero é que a torre não caia quando eu estiver dentro do Pingo Doce...

[]

.

TONE disse...

Quer-me parecer que esse andaime não representa mais que uma máscara... um disfarce, para que (como muito bem apontou) se cale o povo!
De estratégias de "areia para os olhos" está o concelho cheio...

O abraço

TONE

Anónimo disse...

Olá a todos,
eu sou uma personagem dos contos dos irmãos Grimm. Queria dizer que conheço as duas senhoras que se encontravam dentro do carro (não somos do mesmo conto... mas trabalhamos no mesmo ramo). Pobres senhoras... a Sra.Cinderela e a madame Capuchinho Vermelho. Deixe-me dizer que a sua história excede excelentes "contos de fadas" (assim como certos comentários...). Os meus Parabéns,
João Ratão

RR disse...

Pois é, quando se publicam posts com opiniões baseadas apenas em informações recolhidas junto de transeuntes e, eventualmente, nas senhoras das caixas do Pingo Doce, corre-se o grande risco de sair muita ASNEIRA.
São estes pseudo artigos de opinião baseados apenas no “diz que disse” que desacreditam os blogs e dão força à ideia de que estes são óptimos espaços para qualquer alma dizer o que lhe passa pela cabeça.
Quem lhe disse que “duas senhoras que estavam dentro do carro escaparam por uma unha negra de morrerem esmagadas pela placa de betão que se soltou da Torre”? Foi a senhora que conhece de vista?
O acidente provocou “avultados danos materiais”? A sério? Qual foi o valor?
Se o autor do texto está mesmo preocupado com o assunto devia telefonar para a Câmara Municipal de Oeiras e tentar informar-se. Senão, fica a sensação de que é mais um a querer brincar ao jornalismo, deliciando-se apenas por ver as suas brilhantes deduções escritas e ao acesso de todos.
Ou será que, com tanta preocupação de o céu lhe cair na cabeça, isto não é mais do que um texto escrito pelo Astérix?

Unknown disse...

.

O sr. rr - é senhor? - não leu o post publicado no dia 28 ABR 2006 nem viu as fotografias que ilustram o mesmo, como bem se nota. Se o tivesse feito teria a exacta dimensão dos estragos.
Não só no carro atingido, mas no prejuízo posterior sofrido pelo supermercado.

Informe-se primeiro antes de vir para aqui dizer disparates.

E para sua informação, quem ia levando com a placa de betão em cima fui eu próprio, que cheguei ao local, a caminho de casa, poucos minutos após ela se ter despenhado. 2 ou 3 minutos antes e eu não estaria cá para fazer o post. Talvez alguém o fizesse por mim...
Parei, observei, fotografei, questionei as pessoas, incluindo bombeiros e polícias e pode crer que fiquei com uma ideia bastante concreta sobre o acontecido.

Quanto ao resto do seu comentário... essa sua ideia de que os blogs são uma espécie de jornais diários que devem ser feitos com o rigor e o profissionalismo dos jornalistas... vá CAGAR !

Isto é um divertimento, e mais nada.
Se no meio do divertimento conseguirmos dar aos leitores algumas informações que lhes sejam úteis, melhor.

A sua atitude de ressentimento contra este post, igual a tantos outros, é que é muito suspeita.
Será o rr por acaso um dos condóminos da Torre que, dizem as más línguas, são pedantes e 'maus pagadores' ? Olhe que se não é, parece...
Ou então é parente de alguém que vive lá...

Vá chatear o Camões !

.

Unknown disse...

.

Só mais uma coisa,

Não vale a pena vir cá como 'anónimo João Ratão' às 21:42 e como 'rr' às 23:32.

O IP - 82.155.209 # / Telepac.pt - é como o algodão... não engana...

.

RR disse...

Já percebi.
1-O sr. José António é uma das senhoras que escapou por uma unha negra
2-As fontes de informação parecem ser “as más línguas”
3-O blog afinal é humorístico

Agora, que tudo está mais claro, agradeço as suas amáveis palavras. Só não irei chatear o Camões porque acho que o homem não tem culpa de toda a porcaria que se faz em língua portuguesa por esse mundo fora. Quanto a ir “CAGAR” também não vou. Já vi porcaria que chegue neste blog.

Felicidades para o vosso... Blog ou Blargh??

Unknown disse...

ontem dia 04-05-2011 grande aparato de bombeiros e polícia junto à torre soleil. Há uma zona na fachada que dá para a entrada do prédio que parece estar a largar mais uma placa de betão. O prédio também tem uma grande "barriga" nma tinta. Para um prédio que foi pintado há pouco tempo, parece deveras estranho "barrigas" na tina.

Isabel Magalhães disse...

Caro leitor 'Luís';

Comentar num post de 2007 é quase garantia de que nenhum visitante irá ler. Lêem os colaboradores porque são notificados por e-mail...

Quanto ao lapsus tecla (ontem dia 4.5.2011) não deve passar disso mesmo, um lapsus tecla, porque hoje, data em que nos deixa o seu comentário, é que é dia 4.5.2011.

Continue connosco.

Unknown disse...

.
Informo que está montado um andaime na parede em causa e que a racha e bossa existentes na dita estão a ser reparadas, como se pode constatar da rua.
Esperemos que fique tudo em condições e que este perigo desapareça.

Cumprimentos,
J.A.B.