quarta-feira, 16 de fevereiro de 2011

Ainda o Mercado de Algés

Sempre que se fala no Mercado de Algés somos informados dos grandes projectos que já estão feitos para tornar esta área “apetecível”. Porém ao tentarmos saber um pouco mais sobre os tais projectos ficamos assustados – é o termo – sobre a sua dimensão face à realidade que nos cerca e que incluiria esplanadas, mais lojas, envolventes pedonais… e afinal o que tem sido pedido são obras de conforto e o aproveitamento dos espaços (bancas) vazios.

Ora o que se podia e devia fazer era resolver o problema da erradicação dos muitos pombos que vão sujando tudo incluindo as pessoas que ali circulam. Para fazer obras também não seria preciso grandes soluções. Como há muitas bancas vazias pode-se programar o agrupamento das bancas em exercício e, sectorialmente, ir pintando e melhorando os espaços incluindo a revisão da cobertura para não chover lá dentro tendo em atenção que as últimas obras não terão sido bem feitas e muito ficou por resolver. Há muitos pequenos pormenores que podem ser melhorados sem que sejam precisos grandes estudos ou projectos: é apenas preciso ouvir os utilizadores e sensatamente reabilitar e modernizar o imóvel. Depois, aproveitar as bancas vazias (existem em número apreciável) e como é consensual disponibilizá-las aos produtos biológicos. Está marcada uma visita do Presidente da CMO a esta Freguesia: esperamos que estas pequenas sugestões o impressionem e seja possível começarem já as obras no mercado de Algés. Depois até haverá razão para uma inauguração a rigor.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado no Correio dos Leitores do J.O. de ontem

3 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

'Erradicação dos pombos' - Não faz por menos?! Não bastará reparar o telhado e tapar os buracos por onde eles entram?

Em Paris, visitei numa pequena igreja no bairro do Centro Pompidou e a porta tinha uma rede para evitar que os pombos entrassem.

Clotilde Moreira disse...

Isabel

Erradicar os pombos quero dizer encontrar meios para não deixar os pombos estarem dentro do Mercado. Já aconteceu uma pessoa ser presenteada com um excremento. Talvez a expressão não seja a mais correcta.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Desculpe lá! Era uma 'brincadeirinha'. Claro que a Clotilde como ser sensível que é não queria exterminar os pombos.