terça-feira, 8 de fevereiro de 2011

Desperdícios e Lojas solidárias

.

Com bastante frequência vêem-se móveis, loiças sanitárias e roupas abandonados junto a contentores de lixo, alguns materiais em estado bastante aproveitável que muitas vezes são levados por quem passa antes de serem levantados pela recolha de lixo.

Tem havido algumas instituições neste Município que recebem roupas e brinquedos que, com a ajuda de voluntários, seleccionam e as colocam à disposição de quem precisa e, agora, está formalizado a abertura de Lojas Solidárias onde podem ser adquiridos a preços simbólicos, revertendo os montantes apurados para minimizar problemas dos mais carenciados. Ultimamente a comunicação social local informou que, em Paço de Arcos, a solidariedade irá ser alargada a recuperação de móveis, projecto que esperamos tenha bom sucesso. Gostaríamos de conhecer como se irá proceder à recolha destes bens e como fazê-los chegar à loja, para que não continuem a deteriorar-se à chuva pelas ruas.

Sem tirar os méritos destas iniciativas, o que realmente advogamos são politicas de emprego que possibilitem a cada cidadão ter os meios para adquirir o que precisa revigorando a produção, o comércio e proporcionar mais emprego a outros cidadãos. Claro que solidariedade sempre houve e haverá mas ela terá de ser residual e não atenuantes de problemas de más politicas económicas.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Publicado hoje no Correio dos Leitores do JO

Sem comentários: