A criação de mais vilas e concelhos era uma perspectiva e um anseio do Poder Local que se ansiava antes do 25 de Abril de 1974. Hoje à luz dos estudos nacionais e internacionais que na altura desconhecíamos, já se equaciona e se reflecte dos aspectos positivos e negativos. Perante realidades actuais de vivência do território nacional e que os últimos 50 anos acentuou, as dúvidas são imensas. A população portuguesa foi "empurrada" para o Litoral, decorrendo daí imensos problemas de várias ordens. Exemplos actuais, são por exemplo a reformulação do mapa das freguesias na Capital. Problema Nacional, será todos os Estudos, reflexões, discussões, que terão de se fazer quanto ao que pretendemos da Regionalização. O que pretendemos do Ordenamento do Território, do que pretendemos da Lei, em trabalho, que é a Lei dos Solos. A cartografia de todo o território nacional, que ainda falta muito para estar completa. Assim temos dúvidas quanto aos Parabéns. Dividir ou agregar administrativamente o território? O Paradigma mudou. Será sempre fácil dar os parabéns. Gostaríamos que o País discutisse as nossas interrogações. Reflexões precisam-se. Ninguém está impedido de o fazer. Ter ou Ser?
3 comentários:
Saúdo a freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo pela sua elevação a vila.
Parabéns aos fregueses da vila da CQD
A criação de mais vilas e concelhos era uma perspectiva e um anseio do Poder Local que se ansiava antes do 25 de Abril de 1974.
Hoje à luz dos estudos nacionais e internacionais que na altura desconhecíamos, já se equaciona e se reflecte dos aspectos positivos e negativos.
Perante realidades actuais de vivência do território nacional e que os últimos 50 anos acentuou, as dúvidas são imensas.
A população portuguesa foi "empurrada" para o Litoral, decorrendo daí imensos problemas de várias ordens.
Exemplos actuais, são por exemplo a reformulação do mapa das freguesias na Capital.
Problema Nacional, será todos os Estudos, reflexões, discussões, que terão de se fazer quanto ao que pretendemos da Regionalização. O que pretendemos do Ordenamento do Território, do que pretendemos da Lei, em trabalho, que é a Lei dos Solos. A cartografia de todo o território nacional, que ainda falta muito para estar completa. Assim temos dúvidas quanto aos Parabéns. Dividir ou agregar administrativamente o território?
O Paradigma mudou. Será sempre fácil dar os parabéns. Gostaríamos que o País discutisse as nossas interrogações. Reflexões precisam-se. Ninguém está impedido de o fazer. Ter ou Ser?
Enviar um comentário