terça-feira, 3 de maio de 2011

O PDM de Oeiras

No Oeiras Actual de Abril vem uma notícia sobre “Sessões de esclarecimento – Oeiras prepara revisão do PDM”. Esta notícia indica a temática e os oradores, não indica que estas sessões são por convite, portanto para uma assistência seleccionada. Os temas a tratar são de alta importância de acordo com os seus oradores. Serão exposições daquilo que entendem teoricamente que será o desenvolvimento de uma terra.

Mas o que eu gostava era que se reflectisse sobre o uso abusivo dos solos pelos calhaus e betão. Quem terá coragem de indicar a quantidade de imóveis que continuam a surgir e qual a solução face à sua não utilização. Quem encontrará solução para os muitos prédios degradados que apodrecem nas nossas Freguesias sem que ninguém tome uma atitude? Para quando uma solução para obrigar os proprietários a cumprirem a manutenção do edificado? E a mobilidade? Não seria um tema para reflectir sobre as falhas em transportes?

Oeiras tem coisas boas, é verdade. Mas talvez fosse mais humano promover “acções/seminários temáticos” nas várias freguesias ouvindo o que está errado, o que faz falta e as propostas para melhorar e actuar.

Às vezes parar as grandes “acções” e centrarmo-nos na correcção do que existe poderá também fazer com que fiquemos na História.



Maria Clotilde Moreira / Algés


Publicado hoje no Correio dos Leitores do JO

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

O e-mail que recebemos de uma associação de moradores também não trazia a informação que se destinava apenas a convidados.