terça-feira, 31 de maio de 2011

Os algerozes

Os algerozes são canos de escoamento das águas da chuva dos telhados de modo a evitar a sua infiltração nas paredes dos prédios, encaminhando o seu fluxo para a rede de águas pluviais ou ligando a umas caleiras a nível do passeio que desaguam no asfalto mantendo os passeios sem água adicional em dias de chuva. Normalmente são construídas no interior das paredes dos prédios, mas quando se danificam a solução adoptada tem sido a colocação de tubos fixados nas fachadas e mantendo as ligações anteriores ao nível dos passeios.

Mas parece que é complicado fazer-se a ligação dos algerozes modernos (exteriores) aos anteriores encanamentos ao nível dos passeios e, assim, com muita frequência, em dias de muita chuva somos surpreendidos por caudais abundantes de água que nos encharcam os pés. Isto podia evitar-se se os fazedores das obras tivessem a sensibilidade necessária ou os conhecimentos técnicos suficientes para manterem as ligações iniciais. E, claro, se existisse fiscalização que percebesse porque não se devem deixar as saídas dos algerozes de qualquer maneira.



Texto e imagem: Maria Clotilde Moreira / Algés

(Artigo publicado hoje no Correio dos Leitores do JO)

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Na mesma linha de incómodo dos cidadãos podemos também mencionar os aparelhos de ar condicionado, instalados nas janelas e paredes dos edifícios, que despejam a àgua sobre quem passa.

Clotilde Moreira disse...

Tem toda a razão. Às vezes é cada pingo gelado que nos cai na cabeça.
Clotilde