terça-feira, 20 de setembro de 2011

Ainda "As árvores de Santo Amaro de Oeiras – reunião"

Da caixa de comentários:


Leite Pereira deixou um novo comentário na sua mensagem "As árvores de Santo Amaro de Oeiras – reunião":

àrvores em Santo Amaro

Pelos anos 90 era eu chefe de divisão dos espaços verdes foi efectuado um levantamento, que deveria cobrir todo o concelho, relativamente às árvores existentes, sua classificação, seu estado fitossanitário, compasso entre as mesmas, local e distância às casas e, posteriormente o Gabinete de Estudos executou um programa informático onde toda a informação foi colocada e ficava georeferenciável. Sei que por falta de verbas o levantamento não foi concluido mas as freguesias de Santo Amaro, Oeiras e pelo menos uma outra que me mão recordo ficaram com o levantamento concluido. Este trabalho era efectuado no verão por um grupo de arquitectos paisagistas e coordenado pela arq. Paisagista Isabel Torres pessoa muito competente e que tive o prazer de a ter como minha sulalterna e as verbas para o efeito constam do orçamento da CMO . Desse estudo concluiu-se que grande parte das árvores de Santo Amaro estavam doentes e deveriam ser abatidas, criteriosamente, isto é, não abatê-las todas de seguida, pois nem todas estavão doentes. Pelas fotografias que me foi dado ver verifico que há ruas em que as árvores foram abatidas na sua totalidade mas os "tarolos" ficaram. Não me admira quando temos como vereadora uma ex-secretária que não tem qualquer preparação para o exercício deste cargo. Gostaria de saber o que vai suceder quando começarem a tirar os ditos "tarolos" e os muros das vivendas vierem atrás. Em meu entender esta operação deveria ser efectuada com algum critério e devidamente coordenada com a divisão das obras municipais para logo após o abate de uma árvore as raízes serem retiradas o passeio reposto e nova árvore adequada ao local plantada. Como desabafo, pois não gosto de que se apropriem do trabalho que a minha equipe efectou e, foi o Rui Freitas que chamou a atenção para tal há dias a propósito, ou melhor sem propósito, foi falado na SIC com o Isaltino e o Lisboa sobre os vinhos de Carcavelos e sem qualquer ligação a este assunto falaram no tal estudo dando a entender que o mesmo era recente. Para não ser desagradável direi que é feio apropriarem-se do trabalho efectuado por outros.
Em Conclusão: A maioria das árvores está doente mas tem que haver um critério e coordenação entre serviços para que se proceda ao seu abate e não abter as existentes numa rua inteira conforme vi numa fotografia (só se foi fotomontagem)



Publicada por Leite Pereira em OEIRAS LOCAL a 19 de Setembro de 2011 14:54

10 comentários:

RAQUEL disse...

Já naquela altura tinhamos ditadores e engenheiros técnicos a mandarem em arquitetos, infelizmente.
Com sorte ainda te reformaste com um belo rendimento, sem nunca teres estudado.Se quisessem muitos como tu na CMO eram apanhados, pois têm cursos falsos, mas não interessa o caso, agora passaste a analista do sistema, com a benção dele, como é óbvio.

Antónia Milho disse...

Olha a RAQUEL! Então filha, correu-te bem o parto? Já lá vão quê? dois anos? Como o tempo passa a correr! Deve estar grande a cachopa e até aposto que lhe deste o nome de Isaltina em homenagem ao Padrinho.

Isabel Magalhães disse...

Bom dia, "Raquel";

Seja bem aparecida. Longtime no see! Nós gostamos de a ver por cá mesmo que não seja tempo de campanha. Apareça "menina" que o humor relativiza as coisas...

Anónimo disse...

A Isabel Mata Torres, mais competente que o Lisboa, foi despachada para nao lhe fazer sombra.

Anónimo disse...

O eng.º Leite Pereira raramente comprava fora. O arq.º Lisboa so sabe dar trabalho para fora. é muita estranha a ligação da DEV com a Parques e Jardins, de linda a velha e com o gabinete de caldeira cabral e elsa severino. Arquitetos paisagistas na cmo? 30!
Jardineiros! 200!

Leite Pereira disse...

Anónimo de 21/9 às 18H09
A Arq. Isabel Torres por quem tenho amaior consideração e, inclusivamente é agora tia por afinidade de uma sobrinha minha não se encontrava na CMO quando o Lisboa foi nomeado. A Isabel Torres nessa altura era chefe de divisão em Cascais. Enquanto esteve na DEV comigo era quem me substituia nos meus impedimentos o que demonstra a confiança que nela tina.

ANONIMO de 21/9 às 18H14

Sempre entendi que tendo a CMO viveiros que as plantas a utilizar deveriam ser as dos viveiros camarários até porque na altura quem os dirigia era a Eng.ª Paula Pedro que no meu entender foi uma óptima colaboradora. No entanto, também eram adquiridas árvores fora. A construção de novos espaços verdes eram efectuados pelo pessoal da CMO pois é no meu entender o trabalho nobre. Por falta de pessoal para construir e manter as manutenções eram dadas fora e julgo que os resultados não foram maus. Não sei se ainda presta serviço nos viveiros.

Um desabafo: tenho pena que estes dois anónimos não se identifiquem
Gostaria de referir que sou eng. agr.ºpelo Instituto Superior de Agronomia e o comprovativo encontra-se no meu processo individual pois sem ele não poderia exercer funções como técnico superior na CMO. Também para esclarecer alguém mal intencionado quando fui para a CMO a minha categoria profissional era o topo da carreira técnica e fiz um requerimento para vencer como técnico e não como dirigente. Antes de ir para a CMO fui Chefe de Divisão durante 8 anos na administração central. Seria bom que aqueles que querem chamuscar alguém que o façam com a sua identificação como eu o faço e não sob um pseudónimo qualquer.

Anónimo disse...

Querida Raquel, arquitetos ou ARQUITONTOS, como a Menina????

Anónimo disse...

A Sra. Eng. Ana Paula presta serviço nos viveiros. Os jardineiros da CMO continuam a construir embora se vá dando cada vez mais fora. Mas está a chegar ao fim, nao ha dinheiro. O foguetório acabou.

Isabel Magalhães disse...

Já que alguém mencionou a Parques e Jardins de Linda-a-Velha [21 de Setembro de 2011 18:14], um grande cartão de visita desta empresa é o canteiro da Praceta António Enes. Amanhã vou lá fotografar e publico ficando desde já o convite para que classifiquem o dito trabalho.

Tenham uma boa noite.

Anónimo disse...

A afinidade entre a P & J e alguns funcionários da cmo deveria ser questionada.