No
Portugal Diário, a PCMMontijo alerta para os problemas ambientais de Faias
e o
Diário Económico avisa que Bruxelas já está a pagar a Ota.
Aeroporto da Portela num dia de nevoeiro à espera de melhores dias.
Portugal Diário, a PCMMontijo alerta para os problemas ambientais de Faias
e o
Diário Económico avisa que Bruxelas já está a pagar a Ota.
Aeroporto da Portela num dia de nevoeiro à espera de melhores dias.
4 comentários:
Caro DC;
Por favor esclareça-me se na OTA não há nevoeiro ou se as condições irão permitir levantar e baixar mesmo que haja.
*** I.
psd - Acredite que não há ironia na pergunta; só quero ser elucidada.
É pá, Isabel, eu passei lá na semana passada e garanto-lhe que não havia nevoeiro, estava um dia lindo de sol e até tirei algumas fotografias com o telemóvel.
eheheh
Quanto às condições, elas existem. Só que há excepções.
Houve uma altura no ano passado ou no ano anterior que a Portela esteve fechada devido a um nevoeiro muito compacto. Nestas condições, pode-se dizer que temos visibilidade muito reduzida. É raro isso acontecer. Mas acontece. E pode acontecer na Ota. E isso é que é o tal "sério problema"!
Os opositores à Ota dizem que não pode ser. Pode acontecer no Rio Frio(Poceirão&Faias são mesmo ao pé) com nevoeiros de irradiação alimentados por uma camada de ar quente húmida vinda do Tejo a Norte ou do Sado a Sul em condições de pouco vento e baixa temperatura terrestre. Mas na Ota não.
Portanto, existem sempre condições (tirando essa de 1 num milhão) de as aeronaves poderem aterrar e descolar. E se não der, vão para o Porto ou para Faro (se não estiverem também fechados).
A explicação técnica é que uma orientação especifica de uma pista não pode ser utilizada em condições CATIII - visibilidade reduzida. A outra ao lado já pode. Portanto a Ota pode ser utilizada para aterragens e descolagens em CATIII. Porque têm duas pistas.
Incrível, não é? "Esqueceram-se" de referir isso no debate porque querem trocar uma coisa que acontece 1 vez num milhão por um crime ambiental e risco elevado de colisão com aves. Mas também "esqueceram-se" de dizer que há mais nevoeiro no Rio Frio. Mas isso não convém dizer. Mas eu digo:
Média de dias de nevoeiro por ano: Ota - 8,7;
Rio Frio - 16,8
DC;
Agradecida por me ter elucidado sobre todos estes pontos.
Assim sou levada a concluir que a oposição à OTA será mesmo no âmbito da engenharia, i.e. aterros e muros, dado que a distância às outras opções é equivalente e haverá sempre o risco de 'desviar' o turismo da capital.
Gostaria, ainda, de referir o comentário do Miguel Sousa Tavares - um socialista - no telejornal da noite da passada 3ª feira, em que dizia que ainda ninguém lhe explicara porque não a Portela...!
Um bji.
I.
Essa de desviar o turismo da capital não me convence, Isabel. O que vai acabar por acontecer é a Portela tornar-se em mais um espaço da cidade de Lisboa, urbanizável, além de a Ota poder trazer mais passageiros (leia-se turistas) para a capital e para o país.
Eu nunca percebi os argumentos do sector do turismo. Parece-me que falta ali qualquer coisa, tipo eles dizerem o que aconteceu lá fora em casos semelhantes. Acho que são uns pessimistas por natureza. Se calhar têm pena de não ficarem com as assistentes de bordo e pilotos como clientes nos seus hotéis.
Pois... já não é a mesma coisa :-)
Enviar um comentário