segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nobre admite ser alvo de desprezo por aceitar convite - Portugal - DN

Nobre admite ser alvo de desprezo por aceitar convite - Portugal - DN

"Foi uma decisão muito difícil", admite Fernando Nobre

Fernando Nobre considerou hoje que aceitar o convite do PSD para ser candidato independente do partido a presidente da AR foi uma decisão que pode ser incompreendida. No Facebook já há reacções negativas.

"Foi uma decisão muito difícil. O país vive uma situação dramática, os tempos que nos aguardam são espinhosos e duros, estamos carecidos de rumo e é preciso encontrar plataformas de entendimento que nos permitam abrir os caminhos do futuro", refere o cabeça de lista por Lisboa do PSD na sua página da rede social Facebook.

Fernando Nobre considera que o facto de se manter como independente não o "livra da responsabilidade de contribuir para o futuro colectivo", adiantando que poderá ser alvo de "muitas incompreensões", de críticas "e até de desprezo de muitos".

No entanto o antigo candidato independente à Presidência da República, que recolheu cerca de meio milhão de votos, adianta que vai manter a sua "autonomia e independência".

Apesar disso, os comentários na sua página já são muitos.

O candidato pelo circulo de Lisboa anunciado hoje por Passos Coelho na sua página do facebook adiantou estar já a preparar um programa que submeterá aos futuros líderes parlamentares, "para gerar mais consensos, para reforçar o regime e a Democracia, para abrir novas oportunidades de auscultação e diálogo com os cidadãos".

12 comentários:

Anónimo disse...

Os que lhe confiaram o voto nas presidenciais estão tão «contentes» que foi preciso fechar a página do Facebook por causa da «alegria» com que se manifestaram .

Anónimo disse...

Acima de tudo somos todos seres humanos. Acusar, desprezar, ingratidão, passar de bestiais a bestas, virar a casaca e mais uma série de "atributos", fazem parte da nossa, talvez, génese. Por muito que estudamos a História talvez, não muitos, conhecerão como era o nosso "ser" nos séculos XV,XVI ou XVII. Na nossa contemporidade sabemos que muitos de nós "praticam" a economia paralela, a cunha, o pedido, o "bajular" as "ajudas" exteriores a "nós". Motivos haverá vários, que filósofos, antropólogos, sóciólogos investigarão.De qualquer forma, sabemos que a assimiliação de "príncipios básicos" começa na família, na nossa infância e adolescência e mais tarde quando começamos a trabalhar. Assim esses "príncipios" que todos sabemos os nomes, (justiça, o contrário de inveja, austero, disciplina, moderação nos nossos sonhos, trabalho consciente, etc.) para nós, terão para além da precisão de análise dos cientistas, "focalização" na nossa instrução, cultura, iliteracia, o não saber trabalhar em grupo.
Assim Fernando Nobre poderá ter desiludido a grande parte daqueles que votaram nele, que acreditam que o País tem "viabilidade" e pode ser governado sem estar "enfeudado" completamente aos partidos. Sabemos todos que cidadania precisa-se, que movimentos de cidadãos precisam-se, que terá de haver "mais vida" para além dos partidos. Mas F.N. é também português e como tal esta posição não deve "deslustrar" toda a sua vida como cidadão, mas também sabemos que não é "político", que tem as suas convicções e como tal em consciência tomou esta decisão. Desiludiu-nos ? decerto que sim, mas a sua utopia é igual à nossa.
Não podia ser "igual" a M.L.Pintassilgo. Agora estas "personalidades" que estão no meio de nós e acreditam que não são os partidos o princípio e o fim da Política, devem de facto ser "altamente" coerentes. Mas pensamos nós, que para além da coerência não devemos esperar que apareçam com "totais valores" que talvez, só as dinvindades possuem.
A discussão temos de ser também nós a fazê-la e a procurar. Anarquismo? Socialismo? Nem um nem outro nunca existiram. Agora o que existe é uma imensa manipulação de conceitos, de ideias, de valores que nos levam a descrer do Homem. Soluções? Procurar primeiro a instrução, a seguir a cultura, estar aberto a todas as ideias, do anarquismo ao socialismo, mas duvidar sempre, duvidar dos propósitos de alguns "iluminados" ( "talvez" C. Bildeberg, ou "outras correntes, senhores do Mundo"), duvidar, mas acreditar que por muitas desilusões que tenhamos, haverá ser mulheres e homens íntegros, mas nunca encará-los como salvadores, mas sim como iguais a nós, Humanos.

Anónimo disse...

Afinal os vendidos não estão só em Oeiras...O PSD de Passos Coelho é só anedotas. O Relvas, o Menezes, o Luzinha, o Chamuça, o Pêpê, os Vereadores com pelouros em Oeiras. UMA VERGONHA. E agora inventam o é pró Nobre...GARGALHADA

Isabel Magalhães disse...

Ontem no telejornal, Miguel Sousa Tavares comentou o assunto; foi sucinto e claro. A ver vamos se não terá razão.

Isabel Magalhães disse...

O anónimo das [12 de Abril de 2011 00:23] anda atrasado nas notícias concelhias. Então não está a par do PS 'verde alface' em Oeiras, das avenças camarárias a conhecidos militantes socialistas? Olhe que não está no segredo dos deuses, está tudo publicado no site da câmara e foi publicado aqui via 'Oeiras Sindical'.
'Quem tem telhados de vidro...'

s silva disse...

O das 22:23 gosta de se ler, só pode. Tanto lugar comum, tantas aspas, um «comentário» maior que o artigo, muita parra pouca uva...

Anónimo disse...

Anónimo das 22.23

Tão comprido não dá para ler. Cansa. Encurte.
Maria da Fonte

Isabel Magalhães disse...

Resposta [11 de Abril de 2011 22:23]


Pela sua extensão, um 'artigo de opinião' tem pouco cabimento numa caixa de comentários. O Oeiras Local está receptivo à participação dos leitores com artigos da actualidade, ou outros, de interesse generalizado, desde que os mesmos se enquadrem na linha editorial. Para o efeito deve ser usado o e-mail do blogue.

Anónimo disse...

Resposta [11 de Abril de 2011 22:23] em 12 de Abril de 2011 14:13

"Oeiras Local está receptivo à participação dos leitores com artigos da actualidade..." mas se forem pequenos.

Isabel Magalhães disse...

Está a ver como percebeu o que eu escrevi?
O Oeiras Local não é um 'site' para alojamento de 'Teses'; é um blogue não subsidiado e somos nós que ditamos as regras.
O caro anónimo tem como opção criar um blogue - há vários alojadores grátis disponíveis - onde poderá publicar tudo o que quiser (inclusive a Lista Telefónica de Lisboa) mesmo sem recurso a corrector ortográfico ou revisão gramatical.

Anónimo disse...

Ó dona Isabel
Ás 16h25 não sou o escritor. Olhe que ele não vai perceber. Em todo o caso a Sra. tem razão.

Isabel Magalhães disse...

Resposta [12 de Abril de 2011 23:08];

Ah! Era uma aquiescência e eu interpretei como crítica. Queira desculpar, sim?

Fica então a informação para o leitor das [11 de Abril de 2011 22:23].