domingo, 22 de maio de 2011

Fora do nosso Município aconteceu…

Tomatina



A notícia corre, corre como se se tratasse de um acontecimento importante. Em Braga gastaram 10 toneladas de tomate numa “batalha” de alegre (?) convívio, esborrachanda-os em cima de amigos e desconhecidos e sujando bem sujo o espaço público.

Há pessoas incrédulas por se ter estragado um bem alimentar quando há ainda fome quase à nossa porta, mas foi esclarecido que além de Espanha fazer isto há muito tempo, as nossas 10 toneladas são excedentes que iriam para o lixo e assim sempre serviu para algumas coisa pois teriam sido pagas aos agricultores!

Não consigo saber a verdade de tudo isto mas continuo com muitas interrogações e dúvidas: não seria possível fazer um preço mais barato para as pessoas comprarem mais e fazerem saladas maiores? Não poderiam fazer doce de tomate e até exportar? Não se poderia promover sumo de tomate às crianças das escolas? E os gastos em água para as pessoas se lavarem e lavarem o local da brincadeira - por um lado os litros de água de um bem que deve ser preservado e por outro o seu custo.

Tinham-me ensinado que não se brinca com comida mas pelos exemplos que vou vendo deve já estar fora de moda.

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Também me ensinaram que não se brinca com comida...

Choca-me sempre que o façam, principalmente agora em época de crise e de tantos carenciados.