domingo, 18 de setembro de 2011

Alguns ganham pequenas fortunas

De vez em quando aparecem umas informações sobre quanto ganham umas certas pessoas. Algumas delas até vão à TV periodicamente explicar que os portugueses têm mesmo de apertar o cinto (e também nestas presenças devem ganhar alguns Euros). São advogados, engenheiros ou economistas com bons empregos e que, fazendo parte de administrações de importantes empresas, ganham bom dinheiro por estarem presentes nas várias reuniões. Estas reuniões de administração são pagas muitas vezes a mais de três mil euros. Ora num dos casos documentados aconteceram 22 reuniões anuais nas várias empresas pelo que teria recebido cerca de 80 mil euros. Mas se as empresas forem do PSI-20 as suas presenças podem atingir valores mais altos.

Estas informações são publicadas na comunicação social mas muitas vezes passam despercebidas à maior parte das pessoas. No entanto, há alguns atentos que as vão coligindo e fazem o favor de ir divulgando aproveitando as redes sociais.

Se estes senhores recebessem menos talvez as empresas pudessem contratar mais funcionários e, portanto, ajudar a baixar o desemprego. E com estes novos funcionários as empresas poderiam deixar de obrigar a cumprir horários desumanos que muitos têm de aceitar para assegurar o salário.

Claro que se não ocorressem estes rendimentos escandalosos não haveria quem comprasse carros de alta cilindrada ou fizesse depósitos fora de Portugal como vamos sabendo pelos jornais.


Texto integral






Maria Clotilde Moreira

Publicado hoje no Publico nas Cartas à Directora


5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Pequenas!?



Tenha um dia bom!

Anónimo disse...

Clotilde Moreira,

Concordo consigo a 100%. É uma vergonha os salários e as mordomias que esses senhores andam para ai a receber. Uma vergonha tanto maior quanto os sacrificios que se pedem aos portugueses. É por isso que no PCP defendemos desde sempre a igualdade de classes, e agora finalmente começam a ouvir-nos, cidadãos que já perceberam que este modelo do capitalismo selvagem não funciona.

Pedro Correia

Anónimo disse...
Este comentário foi removido por um gestor do blogue.
oeiraslocal disse...

Há quem insista em vir ao OL ser «indelicado» com as Sras do blogue e isso tem alguns efeitos imediatos para os autores de tais «comentários».

1º Deixa ficar muito mal colocada a sra que os deu à luz porque visivelmente não soube ensinar;

2º Deixa ficar mal os autores dos comentários porque mostra a incapacidade de aprenderem o que em casa não lhes foi ensinado;

3º E por último, mostra a falta de carácter de tais criaturas obviamente anónimas como se impõe!

amigo da onça disse...

«a sra que os deu à luz»

Gostei do eufemismo. Eu chamo-lhes outra coisa mas não quero que o meu comentário seja «excluído». eh eh eh!