segunda-feira, 31 de janeiro de 2011

Cadela colhida por comboio da FERTAGUS


Maria João Robalo fez-me chegar às mãos a seguinte denúncia:


DESCARADA E IMPUNEMENTE NA FRENTE DOS NOSSOS OLHOS... E NÃO HÁ NINGUÉM QUE PONHA COBRO A ISTO.


Hoje [domingo] às 9h03m o comboio da Fertagus que entrava na estação de Corroios na direcção Roma-Areeiro, com 2 fiscais de linha a observar há algum tempo uma cadelinha que corria desorientada pela linha, atropelou-a deliberadamente, houve tempo para para a salvar, o comboio não vinha com muita velocidade pois já estava a chegar à estação, não abrandou os fiscais apesar dos gritos de quem assistia, riram e nada fizeram.

O Comboio que vinha em sentido contrário travou e não a atropelou, o outro poderia ter feito o mesmo.
A cadelinha foi apanhada pelas patinhas dianteiras, que foram amputadas imediatamente, ainda se arrastou para fora da linha, foi chamado o canil que a recolheu, a Veterinária correu para lá, mas nada havia a fazer, estava viva, espertinha mas desfeita do peito para baixo.
Tudo isto foi presenciado pela nossa amiga Joanne Gonçalves que vai apresentar queixa ao apoio a cliente da Fertagus.
E nós?? O que poderemos fazer para mostrar a nossa mágoa?
Vão alegar que os comboios não podem pôr em risco as pessoas e travar bruscamente.
Tudo tretas, a Joanne pode reconhecer os fiscais que riram e nada fizeram.
Justiça para esta cadelinha!!!!!!



15:23 - Resposta da FERTAGUS

"[...] A Fertagus lamenta desde já este infeliz incidente.
Registamos a ocorrência e estamos a efectuar as averiguações necessárias com vista ao apuramento das eventuais responsabilidades.[...]"

Implacável vigilância


Implacável vigilância

Diário da Manhã

O comportamento do Governo na campanha presidencial foi vergonhoso.

  • 0h30

Por: António Ribeiro Ferreira, Jornalista

Promoveu e alimentou calúnias e infâmias contra Cavaco Silva, com a conveniente cumplicidade de uns tantos palhaços e de um numeroso bando de idiotas úteis. Para culminar a sua actuação, impediu milhares e milhares de portugueses de exercerem o seu direito de voto na vã esperança de aumentar a abstenção e assim poder levar o seu triste candidato a uma mais do que improvável segunda volta.

Como tudo falhou, resta-lhe espalhar por aí que, afinal, o grande vencedor de dia 23 acabou por perder e ficou ferido na sua credibilidade para exercer em pleno o seu mandato. Perante este quadro de miséria, não basta decretar tolerância zero ao senhor engenheiro relativo. A bem da Nação, exige-se do Presidente da República uma implacável vigilância.

Taguspark dá aumentos salariais superiores a 10% - Exclusivo CM - Correio da Manhã

Taguspark dá aumentos salariais superiores a 10% - Exclusivo CM - Correio da Manhã

Revela auditoria financeira encomendada pela nova administração.

domingo, 30 de janeiro de 2011

Passatempo de Fotografia



Oeiras 30 dias
- Janeiro 2011

E o 2º lugar vai para:



"À espera que renasça"

Maria Clotilde Moreira / Algés

sábado, 29 de janeiro de 2011

Falemos de lixo – 1

Alguns pingos de recordações



Lixo = a restos da cozinha o chamado “orgânico” (quem tinha quintal com capoeiras, este lixo era muito reduzido pois aproveitava-se parte para alimentação dos animais)



* Por volta de 1944 na Rua Costa Pinto em Paço de Arcos, Concelho de Oeiras cada morador tinha um caixote de madeira onde punha o lixo



e que à noite era colocado na entrada da porta do prédio uns em cima dos outros, conforme o espaço disponível.

Depois pela manhã vinha uma carroça recolher o lixo




O condutor da carroça ia parando na entrada dos prédios, tinha umas falas para o cavalo parar, depois despejava um a um os caixotes para dentro da carroça e com outras falas fazia o cavalo andar.


A carroça foi mais tarde substituída por uma camioneta.


As garrafas, trapos e algum cartão era “recolhido” por umas mulheres que andavam pelas ruas a “apregoar “ - quem tem trapos ou garrafas que queira vender – e por uns tostões levavam este tipo de lixo. Havia o ferro-velho a quem se vendiam móveis e outras coisas que iam sobrando nas nossas remodelações.



* Por volta de 1964, em Algés e como já havia sacos de plástico, o lixo era posto na borda do passeio, à noite, em sacos, ou embrulhado em jornais que os homens das camionetas recolhiam e também alguns moradores deixam em baldes ou outros recipientes que depois recolhiam quando a camioneta passava. Depois vinham os varredores e limpavam o resto.



* A seguir a 1974, aqui na baixa de Algés lembro-me de haver um problema qualquer com a recolha e, o caos de lixo acumulado nas bermas dos passeios era tal, que os bombeiros vieram vigiar umas queimas feitas pelos moradores.



Nota: Às vezes faz bem recordar, apesar de se tratar de lixo … é que já nesse tempo havia a recolha porta a porta da rua, claro.


Imagens: da net


sexta-feira, 28 de janeiro de 2011

Recolha de lixo divide Oeiras

Debate realizado em Queijas evidencia posições divergentes quanto ao futuro do sistema de recolha selectiva porta-a-porta.

aqui

quarta-feira, 26 de janeiro de 2011

E aconteceu a


Assembleia Municipal de Oeiras, em Queijas no dia 24 de Janeiro, 2ª feira,
com o Ponto Único: Debate sobre a Recolha Selectiva de Resíduos Sólidos aqui

Houve várias intervenções do público, das várias forças politicas, algumas respostas e depois o Vereador responsável por este Pelouro fez uma exposição sobre alguns dos inconvenientes que se estão a verificar nalguns métodos adoptados e apontou o que vai ser implementado. De qualquer modo, vai continuar-se a pedir a todos que separem os resíduos sólidos recicláveis (cartão/papel, embalagens/plásticos e vidro) e que os depositem nos locais disponibilizados. A recolha não será porta-a-porta como existia em algumas urbanizações que tinham as suas casas do lixo. Os locais de recolha terão capacidades e aspectos variáveis, de acordo com a envolvente, mas serão colocados de modo a não obrigar os residentes a fazerem grandes deslocações.

Foram dadas informações sobre a actual frota da CMO e as futuras aquisições de mais viaturas e os problemas que a CMO tem em recrutar pessoal para esta área de Serviços: vagas existem; pessoas interessadas: muito poucas.

Penso que seria interessante que a CMO disponibilizasse no seu site a apresentação feita pelo Sr. Vereador. Oportunamente deverá ser possível consultar a respectiva acta.


Segunda-feira, Abril 05, 2010
Oeiras: Comunicado à População sobre o Fim da Recolha Porta-a-Porta aqui
FIM DA RECOLHA PORTA-A-PORTA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS

Quinta-feira, Abril 08, 2010
Oeiras, Lisboa, Lixos e Alguns Tontos aqui
FIM DA RECOLHA PORTA-A-PORTA DOS RESÍDUOS SÓLIDOS RECICLÁVEIS EM OEIRAS

Eleitores-fantasma sao 1,25 milhoes

Eleitores-fantasma sao 1,25 milhoes

terça-feira, 25 de janeiro de 2011

Marie Antoinette



Não têm pão comam brioches!

Via Facebook


Enquanto não há dinheiro

Enquanto não há dinheiro para se concretizar o eléctrico para a Falagueira mesmo quando alguns o baptizaram de metro de superfície, ou para fazer a segunda maior sala de espectáculos do país com capacidade para quatro mil pessoas e o tal viaduto do Alto da Boa Viagem, ou ainda enterrar o comboio ou ligar por desnível o Jardim de Algés à zona ribeirinha e tantos outros “ous” com que se vai entretendo o Município de Oeiras talvez os seus técnicos pudessem estudar um melhor traçado das carreiras de transportes existentes de modo a servir um maior número de pessoas.

É sabido que será impossível termos todos um transporte à nossa porta, mas talvez fosse possível melhorar as rotas que existem, adequar horários, identificar as paragens. Depois poderia partir-se para metas de menos carros em horas de ponta e até tornar estas terras de Oeiras em exemplos de mobilidade.

Poder-se-ia também encontrar formas de ir junto das populações e sensibilizá-las para posturas correctas de cidadania – como os lixos, os dejectos caninos, o estacionamento, o barulho fora de horas – e até obter algumas receitas pela aplicação de coimas como último recurso. E porque não apostar na organização de equipas multidisciplinares integrando moradores para a efectiva conservação e reabilitação da habitação municipal para que estes bairros se mantenham sempre “novos”. A Câmara dispõe de bons técnicos e conhecimentos que poderão dar visibilidade a este Município mesmo em áreas que parecem invisíveis.






Publicado no Correio dos Leitores do J.O. desta data

domingo, 23 de janeiro de 2011

Do Portugal Profundo: A fraude eleitoral da eleição presidencial

Do Portugal Profundo: A fraude eleitoral da eleição presidencial:

"A trapalhada das alterações de local de voto e de mudança do número de eleitor nesta eleição sem prévia comunicação directa aos eleitor..."

sábado, 22 de janeiro de 2011

7 – Algés – 2011

Os buracos – Aqui na baixa de Algés está a ser noticia os buracos reparados. Já se nota a reposição das pedras soltas e de muitas perdidas nos buracos dos passeios. Apesar do empenho, dada a dimensão desta batalha, se calhar só pela Páscoa veremos a obra pronta (isto se entretanto como alguns desconfiavam no passado os buracos não voltarem a nascerem pela calada da noite). Já agora é de assinalar que estes arranjos não deixam areão espalhado o que com vento era um aspecto muito desagradável.



Inesperado – ou talvez não




Nove horas da manhã de hoje, à porta da Farmácia na Av. dos Combatentes. Certamente estaria à espera de tratamento.

Andar de cavalo para burro

Clique na foto para ampliar

quarta-feira, 19 de janeiro de 2011

EPHEDRA

DEPOIS DE UM ANO DE PAUSA NOVO CONCERTO NO BAR
"OS RAPOSOS"
22 de Janeiro às 22h00





O Adamastor: Conferência no Instituto Dom João de Castro

O Adamastor: Conferência no Instituto Dom João de Castro:


"Abaixo transcrevo o convite, que subscrevo, para uma Conferência que irei proferir no próximo dia 27 de Janeiro, pelas 21.15h, no Insti..."

terça-feira, 18 de janeiro de 2011

6 – Algés – 2011

A Polícia em acção


Ia na Rua Damião de Gois – entrada para a Rua da Estátuas – e vi um carro da Policia a bloquear a entrada e a Rua das Estátuas estava livre de carros.



Há quanto tempo não via esta rua sem carros?! A entrada está condicionada pelo sinal






Mas claro como acontece por todo o lado ninguém respeita os sinais. Como já referimos em A Rua dos Empecilhos, Algés - 2010 - 11 (aqui), este local é um verdadeiro flagelo.



Voltemos às 15h00 de hoje. Muitas foram as tentativas de entrar mas o Agente de serviço foi esclarecendo o que dizia o sinal e indicando parques de estacionamento. Claro que as pessoas ficavam espantadas pois assim teriam de trazer coisas na mão.



E vi uma Senhora Agente multar um condutor que tinha o carro estacionado em cima de um traçado que proíbe estacionamento. Faço votos que a policia actue com mais frequência de modo a dissuadir os estacionamentos em cima das zonas assinaladas para melhor fluir o trânsito, como já aqui foi assinalado em 4 do corrente.



Claro que não sou a favor de multas, mas por vezes a falta de respeito pelas normas é tal que só assim se pode assegurar alguma segurança. Também devemos ter em conta que muito deste desleixo terá resultado das autoridades não terem actuado a tempo e horas.

Sugestão aos Bombeiros de Algés

Artigo publicado hoje no Correio dos Leitores, J.O.



Não sei se haverá meios técnicos e financeiros, mas face à indiferença dos perigos que um mau estacionamento pode ocasionar em caso de um incêndio ou outro acidente, sugeria que os Bombeiros de Algés sem aviso prévio, ensaiassem uns simulacros de socorro nas várias ruas que qualquer pessoa vê que estão obstruídas com carros mal estacionados. Claro que tal procedimento deveria ser antecedido de uma informação geral sobre a necessidade de testarem equipamento, homens e meios na Freguesia a qualquer hora do dia. Tais simulacros não necessitariam de grande sirenes. Seria mais testar os não acessos.

Talvez o cidadão, as autoridades incluindo a Policia e Protecção Civil, de uma vez por toda, fossem confrontados com os perigos que uma indiferença instalada e consentida pode ocasionar. Talvez em face dos carros de Bombeiros sem passagem, o “fogo” a crescer e os “figurantes” atingidos, se encontrassem procedimentos e atitudes que nos dessem uma esperança de segurança.

Às vezes são precisos absurdos para abanar a indiferença. Face aos problemas encontrados nestes simulacros já não haverá razão para uns andarem sempre a falar do perigo porque outros estarão atentos à sua resolução. E talvez testar com simulacros idênticos toda a segurança deste Município.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Assembleia Municipal de Oeiras, em Queijas

(Edital 1/2011)



A 1ª Reunião Extraordinária terá lugar no dia 24 de Janeiro, 2ª feira, pelas 21h00 no Centro Social e Paroquial São Miguel de Queijas, com a seguinte Ordem de Trabalho:



Ponto Único: Debate sobre a Recolha Selectiva de Resíduos Sólidos

segunda-feira, 17 de janeiro de 2011

Torneio Tiago Apolónia

O Centro Comunitário de Linda-a-Velha vence por equipas o Torneio Tiago Apolónia na categoria de Cadetes femininos.

A Associação de Ténis de Mesa de Lisboa realizou no Domingo dia 16 de Janeiro nos Olivais o "Torneio Tiago Apolónia" em Homenagem ao nosso atleta internacional Português, recentemente vencedor do “Australian open”, batendo na final o n.º 2 do mundo o Alemão Timo Boll.

Esta prova teve a presença da equipa de cadetes femininos do CCLAV, que brilhantemente obteve o 1.º lugar por equipas. A garra e querer destas atletas em conjunto com a sua equipa técnica levaram de vencida esta competição que se iniciou às 11h da manhã e terminou às 17h e 3om, do mesmo dia.

A nossa aposta no desenvolvimento da modalidade vai no sentido de captar para a nossa escola de formação novos atletas e manter os actuais, seguindo a máxima de orientação do treinador: "O segredo do sucesso está em manter os atletas ano após ano".



Texto: Jacinto Pereira

Ano novo, vida nova

Deixo hoje de colaborar com o OL por razões pessoais. Foi um prazer pertencer a esta equipa, a quem desejo as maiores felicidades.

À Isabel agradeço a oportunidade de participar e à Clotilde desejo a continuação de um trabalho de cidadania exemplar.

domingo, 16 de janeiro de 2011

Relendo Aleixo



Há tantos burros mandando
Em homens de inteligência,
Que às vezes fico pensando
Que a burrice é uma ciência



Vem da serra um infeliz

Vender sêmea por farinha;
Passado tempo já diz:
- Esta rua é toda minha.



Vós que lá do vosso império

Prometeis um mundo novo,
Calai-vos, que pode o povo
Querer um mundo novo a sério.



Para a mentira ser segura

E atingir profundidade,
Tem que trazer à mistura
Qualquer coisa de verdade

sábado, 15 de janeiro de 2011

Moderação de comentários



Para quem foi apanhado de surpresa e encontrou o OEIRAS LOCAL novamente com os comentários moderados agradeça aos que não sabem viver em sociedade nem respeitar o espaço alheio.

Depois dos avisos, depois de lhes serem apagadas as parvoíces que aqui recomeçaram a despejar não nos restou alternativa.

Lamentamos!

sexta-feira, 14 de janeiro de 2011

Pela Marginal

Fui de carro desde Algés até à Parede e vi no Município de Oeiras:

- de uma maneira geral todas as Palmeiras que se avistam estão podadas EXCEPTO as do Jardim de Paço de Arcos que continuam com muitas folhas secas a badalar ao vento

- o café do Jardim de Paço de Arcos continua fechado.

E vi, também, que as luzes dos semáforos da Marginal têm as luzes murchas, especialmente as verdes e algumas apagadas. Sabe-se quando se entra no Concelho de Cascais porque os semáforos estão vivos. È de realçar que, na volta, entrei pela Cruz-Quebrada e os semáforos da linha do ex-eléctrico estão muito bonitas. A CMO não poderia intervir junto dos responsáveis pela Marginal?

quinta-feira, 13 de janeiro de 2011

5 – Algés – 2011

Conclusão da “Última Assembleia de Freguesia”



Quinta-feira, Dezembro 30, 2010,

2010 – Algés – 52



- Pronto com os votos do IOMAF e abstenção das outras forças políticas foram aprovadas as GOP e Orçamento para o ano de 2011.

- Foi referido que apareceram 70 mil Euros de dívida à Segurança Social documento que irá ser entregue a todas as forças políticas que constituem a Assembleia.

- A Comissão para apuramento dos motivos que levam a CMO a não aceitar as contas de 2009 reuniu. Teremos de esperar mais algum tempo para saber as conclusões.



Membros da Assembleia continuaram a desabafar as suas frustrações. É muito difícil a alguns seres humanos não verem concretizadas as suas certezas e pior quando até se fez trabalho gratuito em prol duma continuidade futura que afinal não chegou.



Não os aborreço mais. É pena que os Algesinos não compareçam. Mas realmente – mal por mal – talvez tenha mais interesse acompanhar as novelas da TV.

Manuel Alegre concluiu o 3º ano de Direito por correspondência

Futuro&Tradição: @Revista Sábado - Manuel Alegre concluiu o 3º ano ...: "@Revista Sábado - Carta de Manuel Alegre dirigida ao cunhado António Portugal pedindo-lhe um certificado que dissesse que teria completado ..."

Pensamento da Semana

terça-feira, 11 de janeiro de 2011

Troféu Corrida das Localidades do Concelho de Oeiras

.


No passado dia 8 de Dezembro de 2010 no “G.P. de Carnaxide ” a equipa de Atletismo do “Centro Comunitário de Linda-a-Velha”, fez a sua estreia no prestigiado “Troféu Corrida das Localidades do Concelho de Oeiras” superiormente organizada pela divisão de desporto da Câmara Municipal de Oeiras.

Uma prova digna de passar nas televisões Portuguesas dada a grandiosa participação de atletas dos 6 aos 70 anos, demonstração que é talvez a melhor realização desportiva popular a nível Nacional, é realizada no nosso concelho há quase trinta anos.

Na prova de Carnaxide a equipa do CCLAV, esteve representado com dois Atletas, Pedro Magalhães e Adérito Lopes.

Na prova de dia 9 de Janeiro deste ano no “G.P. de Valêjas” a equipa fez-se representar por quatro atletas:

Jacinto Pereira, Manuel Alves; Rui Agostinho e Luís Almeida, por esta ordem na Foto e da esquerda para a direita.




Texto: Jacinto Pereira

Proposta de inaugurações para 2011

[Artigo publicado hoje no Correio dos Leitores do J.O.]



De todos os lados chovem lamentos sobre a falta de meios para se acabar ou começar grandes obras. Há quem diga que nem há meios para pequenas coisas. E isto é muito mau para o nosso Município de Oeiras. Como será possível sobreviver num Município de excelência sem se fazerem inaugurações? Como manter o rácio de mais inaugurações por mandato? Tudo tem solução, é só utilizar a criatividade que a propaganda dos últimos anos tem incutido nos seus moradores.

Para ajudar sugiro que comecem rapidamente a replantar as muitas dezenas de árvores que cortaram em Algés e que informaram seriam repostas em Dezembro (pensávamos que era de 2010 mas até agora nada vimos). Já não digo inaugurar uma a uma, mas de cinco em cinco, ligada por uma fita, que será cortada ao som de uma banda, depois dos discursos habituais. Até se podia colocar entre as pedras dos passeios umas plaquinhas assinalando a efeméride. E, claro, não esquecer, de reportar estas acções nos sites autárquicos para exemplo de autarquias desertas.

Talvez ainda haja em armazém um pouco de alcatrão e porque não promover uma mega operação de tapar os muitos buracos do asfalto começando aqui por Algés – porta de entrada de quem vem da Capital. E também se podia inaugurar o empenho e o sucesso da autarquia na reorganização dos transportes que ligam as várias freguesias, e também a correcta pressão junto do Ministério da Educação para o preenchimento dos quadros de pessoal das várias escolas. E muito mais coisas que não sendo grandes investimentos podem melhorar a Vida dos que cá trabalham e vivem.


O último post!

Este é o último post da Tiazoca de Oeiras.

A minha vida pessoal e profissional impede-me de participar regularmente no OL, pese embora, e em bom rigor, esta se paute já, ultimamente,
por uma grande irregularidade.

Nestas alturas é habitual dizerem-se coisas especiais mas, não tenho esse dom ou talento.

Refiro apenas, à laia de despedida, que me diverti a fazer “bonecos” que pretendiam apenas ilustrar uma opinião pessoal sobre a realidade. O humor foi a forma que encontrei de expressar essa opinião pessoal e como tal, com direito à livre expressão, tanto como outras em contrário que existem. Liberdade é isso mesmo, e ainda bem que vivemos num país cuja liberdade de expressão é um direito constitucional. Já nos chegou o “tempo do antigamente”.

Acresce ainda que, o humor relativiza as agruras e esta sensação de incómodo que a todos nos assalta, identificada na necessidade sentida de sermos mais saudáveis, transparentes, rigorosos e ainda mais tolerantes enquanto cidadãos. O humor permite entender que a divergência de opinião é saudável e que a tolerância à divergência/diferença é o preço a pagar (e eu pago-o de bom grado) pela liberdade em que vivemos.

Dado que estamos num momento difícil do país, provavelmente dentro em pouco o FMI entrará em Portugal com os desafios e outras tantas mudanças subjacentes, só nos resta assumir, de cara levantada e limpa, se desejarmos ser um “país asseado”, a nossa cidadania.

E…os mais perspicazes dirão: “ E o último bonequinho?” Pois! Sabem… “ não há mal que sempre dure nem bem que nunca acabe!” (é um provérbio muito antigo)

Como no meu primeiro post " Ocas Ocas de beijocas " ou, traduzido, fiquem
bem e façam o favor de ser felizes!

domingo, 9 de janeiro de 2011

4 – Algés – 2011

Os “BONS” exemplos da Câmara Municipal de Oeiras



Na confluência da Rua Conde Rio Maior com a Calçada do Rio todos os dias há maus exemplos de mau estacionamento. Ninguém actua apesar do perigo que representa tais procedimentos. E apesar da CMO, Policia e Junta de Freguesia saberem e terem conhecimento tudo continua a agravar-se.





Hoje, pelas 11h00/12h00 além de muitos carros na Calçada do Rio também um autocarro da CMO esteve estacionado na passadeira de peões no cimo da Rua Conde Rio Maior.



E o Parque da Ribeira estava praticamente VAZIO e até havia lugares no parque de estacionamento selvagem. Acontece é que quem estaciona nestes locais não está para andar – quer o carro à saída da porta ou talvez fosse do campo de futebol.



Palavras para quê – é num Município de Excelência ou serei eu que sou chata?



Imagens: Maria Clotilde Moreira

CONCERTO DE ANO NOVO


ÀS VEZES ACONTECEM COISAS BOAS


Fui ontem ao Auditório Municipal Ruy de Carvalho em Carnaxide ouvir o a Orquestra Câmara Cascais Oeiras. Foi uma coisa muito boa. Não me lembro de ter visto e ouvido a Orquestra toda. Os contactos que tenho tido com estes Músicos é no Palácio dos Aciprestes e aqui em Algés. Mas ali foi toda a Orquestra. Depois o seu Maestro Nikolay Lalov e depois uma VOZ – o tenor Fábio Andreotti e depois as árias e depois a música e depois… a alma lavada e cheia de força. Devia haver todos os dias uma dose desta música para nos alimentar.



Um grande obrigado a todos.

sábado, 8 de janeiro de 2011

3 – Algés – 2011

ÁRVORES



Eu sei que alguns estão à espera que fale nas 7 árvores que foram colocadas esta semana, no passeio da Av. dos Combatentes, em frente do muro do Sport Algés e Dafundo.

Eu sei que alguns estão à espera que mostre espanto por tão grande “façanha”: sete Prunus ali colocadas, anunciadas pela Directora DAE de 20.10.2010 (Relativamente às questões apresentadas, informamos que está prevista a plantação das novas árvores (prunus) na Av. dos Combatentes da Grande Guerra no próximo mês de Dezembro. Quanto às outras questões as mesmas irão ser tomadas em consideração face aos projectos/obras a decorrer.)

Mas, eu quero é que as muitas mais árvores que foram e têm sido cortadas sejam repostas. Será que estão incluídas no “…quanto às outras questões… “? É que há árvores que foram cortadas há quase 10 anos.

Falta ainda virem, oportunamente, rematar as caldeiras. Talvez depois – se calhar só quando colocarem mais árvores - vos trarei alguma foto.

terça-feira, 4 de janeiro de 2011

2 – 2011 – Algés

Estacionar à vista



3ª feira – de manhã – Rua Damião de Góis.








Uma camioneta queria passar, mas estava um carro estacionado indevidamente.








A camioneta aproximou-se mas não podia mesmo passar.







Então apareceu, saindo de dentro da pastelaria, a dona do carro empecilho. Devia estar a tomar café, e apesar de todos os protestos de quem estava a assistir, lá se foi embora calmamente.

Cenas como esta são vulgares. A CMO, Junta de Freguesia e Policia estão informadas dos abusos que são aqui cometidos mas – claro, claro - não pode estar ali um polícia todo o dia.

Mas podia estar mais vigiado e até multar e arranjar algumas receitas.

Já agora: tenho visto alguns polícias por aí.

Escola de Linda-a-Velha sem WC

Artigo publicado hoje nas Cartas à Directora do jornal Público

Na Escola Secundária Professor José Augusto Lucas, em Linda-a-Velha agravou-se este ano a falta de pessoal não docente e, apesar dos esforços da direcção da Escola e da Associação de Pais, o atraso nas autorizações da DREL tem forçado a Escola a manter fechados alguns sanitários por falta de pessoal que assegure a sua manutenção em condições de higiene. O mesmo se tem passado com o fecho de pavilhões que obrigam à não leccionação de disciplinas que podem pôr em risco as avaliações com impacto nas médias de acesso ao ensino superior. E agora? Estamos no início do 2º período escolar: será que o Ministério da Educação encontrará forma de resolver urgentemente este grave problema fruto de uma desatenção constante, apesar dos vários alertas por parte dos responsáveis da Escola? É com fecho de sanitários escolares que se resolve a crise?



Maria Clotilde Moreira / Algés

segunda-feira, 3 de janeiro de 2011

VAMOS CANTAR AS JANEIRAS!

A Biblioteca Operária Oeirense teve a gentileza de nos enviar o seguinte convite:




A BIBLIOTECA OPERÁRIA OEIRENSE tem o prazer de vos convidar a cantar as Janeiras com os grupos



CRAMOL e COMSONANTE (é assim mesmo com m!).



Tudo começa com um concerto na

IGREJA MATRIZ de OEIRAS

DIA 7 de JANEIRO às 21h30




No final iremos todos pelas ruas da vila, cantando as Janeiras!



Quem esteve o ano passado não vai querer perder. Quem não esteve venha juntar-se a nós e vai ver que as vozes de todos soarão alto.



UM BOM ANO 2011!

Livraria Galeria Municipal Verney

Da CMO/Livraria Galeria Municipal Verney/Divisão de Cultura e Turismo recebemos o seguinte convite para a exposição a realizar a 8 de Janeiro de 2011 às 15:00.

Boa tarde,

Enviamos convite para mais uma iniciativa cultural a ter lugar na Livraria Galeria Municipal Verney.

Contamos com a sua visita.

Votos de um excelente 2011.

CMO/Livraria Galeria Municipal Verney/Divisão de Cultura e Turismo.



sábado, 1 de janeiro de 2011

Bom Ano

Oeiras ficava um Município "asseado" se estes "cromos" fossem obrigados a assumir as suas responsabilidades.

Voltei!



Por motivos pessoais e profissionais estive ausente.

Voltei mesmo a tempo do Natal, mas deparei-me com a prendinha no sapatinho: Tinham "atacado" o gmail da Tiazoca, e este tinha sido desactivado. Não podia entrar no blog ...

Huuummmm! O Isaltas e C.ª Ldª. deviam, nas suas conjecturas delirantes, pensar que nunca mais seriam ridicularizados na sua mediocridade, e Oeiras tinha voltado, por fim, à normalidade isaltinica

Sabem... voltei porque VEXAS conseguem inspirar-me para milhares de bonecos, e não é um ataquezito informático que me limita.

Adivinha-se um ano difícil, mas como diria Alexander Herzen "A morte das formas contemporâneas de ordem social deveria alegrar mais a alma que perturbá-la. O assustador, porém, é que o mundo que parte deixa atrás de si não um herdeiro,mas uma viúva grávida. Ent
re a morte de um e o nascimento de outro, muito água correrá, uma longa noite de caos e de desolação há-de passar."

1 – 2011 – Algés

Vamos ao Trabalho




Não se pode ficar agarrado ao passado quando ainda havia a Tamar, mas não se pode calar a indignação pelo desleixo que o corte de árvores tem deixado nas nossas ruas. Disseram que eram repostas em Dezembro mas até agora nada.




Não se pode calar o espanto dos prédios que ameaçam ruir e ainda nada ter sido feito




Depois quando caírem em cima de uma pessoa ou de carros será constituída uma comissão de inquérito que apurará que caiu e talvez será adjudicado um estudo caro para se concluir que já se devia ter agido há muito.




Não se pode deixar de assinalar opções que possam causar problemas a alguém distraído ou falta de protecção para crianças.



Por isso, Algesinos, vamos pegar em lápis e papel, na máquina de fotos, e todos os dias registar de modo sucinto o que de imperfeito encontramos nesta Terra onde vivemos. E depois, fazer chegar à Freguesia e à CMO. Nem tudo o que gostaríamos de ver corrigido será como idealizamos, mas pode ser que alguma coisa aconteça. (Todos temos um Amigo ou um Neto que sabe enviar e-mails).



Não apostem em obras faraónicas mas lutem pelo conserto, pela manutenção, pela reabilitação do que existe. Lembrem-se que as tais faraónicas dão mais consolo aos faraós do que aos anónimos que aqui vivem.

Muito mais poderá ser assinalado, mas vamos ter muitas ocasiões de o fazer.

E as coisas boas? Essas não é preciso apregoar pois são obrigações de uns fazê-las e de outros usufruírem. A Vida devia ser só coisas bem feitas.



Pensamentos:


Viver significa lutar. Séneca

É inútil dizer «estamos a fazer o possível». Precisamos de fazer o que é necessário. Winston Churchill


Melhor lutar por algo, do que viver para nada. Winston Churchill

FELIZ 2011