quarta-feira, 31 de março de 2010

A imagem do país - Opinião - Correio da Manhã

A imagem do país - Opinião - Correio da Manhã

31 Março 2010 - 00h30
Cozido à portuguesa


Passos Coelho que tenha respeitinho, que o dr. Cavaco e as agências de rating zangam-se se alguém fugir da linha.


Este fim-de-semana, além de dar os parabéns a Passos Coelho pela sua vitória no PSD, o Presidente da República acrescentou que devíamos, gostássemos ou não, apoiar o PEC, pois era 'a imagem de Portugal no estrangeiro que estava em causa'. Para Cavaco, é essencial que o país se porte bem, que dê boa ideia de si, e não mostre ser um país de irresponsáveis! Como há uns anos, é outra vez a história do 'bom aluno' da Europa.

Isto é uma coisa muito portuguesa. Não deve haver país tão sensível à imagem que os outros têm de nós como Portugal. Os portugueses enfurecem-se sempre que alguém diz mal de nós, e adoram ser vistos como um país bom e bonito, cheio de qualidades, muito hospitaleiro, uma espécie de santuário do civismo e da ecologia, e ainda por cima muito cumpridor das suas obrigações. O que importa, para os portugueses, é que os outros tenham 'boa imagem' nossa, o resto é secundário.
Há muitos séculos, os romanos diziam que à mulher de César não bastava ser séria, era preciso ‘parecer’ séria, e a máxima aplica-se em todo o seu esplendor aos portugueses. Não nos preocupamos muito em ser sérios, mas preocupamo-nos muito em ‘parecer’ sérios aos olhos do exterior. Isso nunca foi tão evidente como na verdadeira angústia nacional de demarcação da Grécia. Nos últimos meses, não havia político ou economista luso que não gritasse, aos quatro ventos, que nós não éramos iguais à Grécia! Os gregos eram, obviamente, uma cambada de irresponsáveis e chupistas, enquanto nós éramos apenas umas vítimas indefesas da crise internacional. Tudo o que queríamos era evitar ‘parecer’ gregos, e diríamos o que fosse preciso para fugir desse anátema.

É aliás com enorme sofrimento que vemos as agências de rating, esses verdadeiros oráculos dos nossos dias, a descerem-nos o rating! É terrível, pois isso significa que estamos com 'má imagem' e 'não parecemos responsáveis'. É esta a angústia do Presidente. Crises? Por amor de Deus, 'sejam responsáveis, olhem a imagem de Portugal!', diz Cavaco. E pelo caminho, mata a política e obriga o novo líder do PSD a ter juizinho, não vá ele começar com ideias disparatadas.

Sermos uns meninos bem-comportados, com o bibe lavadinho, muito caladinhos que nem uns anjinhos, para ter boa nota e bom comportamento dado pelos profs de Bruxelas é pois o destino da nação. Passos Coelho que se cuide e tenha respeitinho, que o dr. Cavaco e as agências de rating zangam-se se alguém fugir da linha.


Domingos Amaral, Director da GQ

3 comentários:

Anónimo disse...

Tá demais!!!

Pedro Coimbra disse...

Passei por aqui para deixar votos de Santa Páscoa e para dizer que, acerca de coelhos, vou publicar um post sobre o coelho da Páscoa.

Isabel Magalhães disse...

Caro Pedro Coimbra;

Para si também e todos os seus votos de uma Santa Páscoa.


Depois apareço por lá... para partilhar o coelho. (A leitura, entenda-se, que eu não como coelho.) ;)

Abraço

IM