terça-feira, 31 de maio de 2011

PS NÃO!

Vote onde a sua consciência lhe diz que deve votar, mas pelas alminhas não vote PS!



http://www.psnao.org/

25 comentários:

Anónimo disse...

PS não! PCP sim!
Eu voto no PCP, um partido responsável, um partido que merece uma oportunidade para governar Portugal. Um partido moderno assente numa história longa de combate politico. Um partido solidário, social onde acreditamos que partilhar e didvidir os recursos que temos são o futuro para Portugal.
Vota PCP
Pedro Correia

Oeiras 4EVER disse...

Vota PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD PSD

Rui Freitas disse...

Caro Pedro, cá nos encontramos de novo. E é com o habitual respeito que lhe vou contar este "segredo": eu já militei no PCP, sabe? Há muiiiiitos anos...
Pronto; vou contar-lhe outro "segredo": sabe porque lá estive pouco tempo e porque saí? Eu explico; exactamente porque fui bastas vezes criticado por querer acabar com os pobres, não com os ricos (na altura designados por fascistas) e se há outra coisa que ali aprendi, é que partilhar e dividir são (eram, nessa altura) atitudes raramente praticadas, embora propaladas à exaustão.
Está - como disse há uns dias - no seu pleno direito democrático de defender e votar no PCP; até de propagandear as benesses prometidas. Mas não diga que é um "partido moderno" (que não é), antes que tem (é verdade) "uma história longa de combate político". Segure o seu eleitorado, tal como o faz Jerónimo de Sousa, e já pode dar-se por satisfeito no dia 5 de Junho.
Felicidades!

Clotilde Moreira disse...

4 EVER e Rui
Eu compreendo o Pedro Correia. Não se pode colocar muita força nos que acabaram com a nossa produção. Temos de ter travão: quem começou a chamar a atenção para o caminho que estavamos a ir? Muito teriamos que assinalar de bom que tem sido proposto MAS que não interessa...
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Ai credo! Se o PCP voltasse a ser governo fazíamos outro 25 de Novembro! Eu acho que os militantes comunistas podem acreditar nisso tudo - "partido moderno, solidário, que partilha e divide" - o povo é que não acredita; já não estamos em 1974 (e mesmo aí muitos havia que sabiam a verdade). Há Internet, redes sociais, a grande maioria sabe o que são as ditaduras comunistas. Eu sei! na década de 80 até vi ao vivo - durante uma infindável semana - a miséria e sofrimento em que viviam os Polacos sob o jugo da KGB da potência invasora.
Não insulte a minha inteligência, por favor, Pedro!

Isabel Magalhães disse...

Oeiras 4EVER;

PSD PSD PSD... ;)

(Tenho que sugerir ao Google a vantagem do texto com cores...) :D

Isabel Magalhães disse...

Rui;

Já conhecia o seu "segredo" porque o Rui não faz disso segredo; tem a transparência de admitir o 'logro' e a razão de ter 'batido com a porta', como muitos outros, aliás! Ainda assim, é sempre bom que se saiba como as coisas são 'vistas de dentro'...
Muito mal estaríamos com o PCP no governo. Ainda não me esqueci o que foram os anos do Gonçalvismo e o que os dois 'Xicos' fizeram ao País! E como dizia a Sra. minha Avó 'Mais vale só meia sardinha em Liberdade!'

Isabel Magalhães disse...

O que a Clotilde defende é uma atitude moderada que nada tem a ver com a realidade das ditaduras comunistas. E desculpar-me-á se disser que o 'nosso' amigo Pedro Correia de moderado tem muito pouco (a avaliar pelas 'prestações' com que nos brinda).

Um dia hei-de escrever aqui sobre a minha experiência de 10 dias na Rússia, ano 2000, numa viagem de 2.000 kms de barco entre S. Petersburgo e Moscovo. Infindáveis 'toneladas de quilómetros' de bosques de bétulas e aquelas almas nem uma cama fabricavam; importavam da Rep Checa e ficavam longos meses à espera. Lá como cá, com o desgoverno Sócrates, usava-se/usa-se o dinheiro na máquina da Propaganda.

Anónimo disse...

Caro Rui,

Antes de mais Obrigado pela simpatia demonstrada. É sempre bom uma pessoa assumir o seu passado, a mudança também faz parte do caminho da vida e isso é positivo porque significa evolução, boa ou má, só o tempo o dirá, mas a vida não é uma linha recta, tem curvas cruzamentos etc. O Rui politicamente virou mais á direita, presumo, e isso não tem mal nenhum. Assimilou ideias mais à esquerda que sentiu que com elas não se identificava e então redireccionou ou teve uma evolução no seu pensamento politico. Respeito e até posso "perceber" o seu comentário, embora discorde dele.
Primeiro não sei porque ser militante ou exmilitante do PCP tem que ser um segredo, acho que tem que ser um orgulho! Depois talvez porque, e como bem diz, esteve lá pouco tempo, talvez não tenha tido a verdadeira percepção da essência doutrinária que norteia o PCP. É certo que também neste partido há muito propagandista a quem lhe falta base doutrinária e que lança chavões básicos que só têm primarismo e que são muitas vezes responsáveis por alguma falta de credibilidade da mensagem do partido. Teria muito gosto em convidá-lo para algumas reuniões informais onde iria constatar que a realidade doutrinária de hoje é bem diferente da de outros tempos. Considero também o PCP um partido moderno, onde começa a ser notório um rejuvenescimento da sua base de apoio, basta ir à Festa do Avante, ou ver muita juventude nas ruas que hoje se identifica com o PCP.
O PCP é um partido da verdade, dizemos alto e bom som não à troika, não queremos troikas nem FMIS nem fundos nem capitalistas selvagens. Não queremos que o dinheiro seja algo abstracto que ninguém saiba bem o que é. Milhões que servem para pagar outros milhões num ciclo que não tem fim e que alimenta o capitalismo selvagem dos Estados Unidos por exemplo. O que queremos é voltar aos campos, voltar às fábricas, manter a base operária como motor de desenvolvimento. Queremos acabar com a precaridade, a desigualdade um mundo mais justo e igual. Tão simples. Não tenho dúvidas que o PCP é a melhor solução de futuro e acho que quem quer que ganhe as eleições deve procurar uma maioria com o PCP e assim o futuro estará mais bem assegurada.
Por termino com um não ao abanar os fantasmas do passado, também no Estado Novo ensinavam às criancinhas que os comunistas comiam criancinhas ao pequeno almoço, os mitos criam-se, há que superá-los e ler a essência doutrinária!
Pedro Correia

Anónimo disse...

Clotilde,

É cá das minhas, infelizmente os fantasmas de outros tempos, os mitos, afastam as pessoas de caminhos mais justos onde a igualdade e a solidariedade são valores de primeiro plano.

Pedro Correia

Anónimo disse...

Isabel Magalhães,

O 25 de Novembro é um mito. Foi uma fabricação uma falácia que só serviu para infligir uma estocada fatal numa altura crucial ao PCP. Infelizmente se o PCP com tamanho apoio popular tivesse tomado as rédeas a este pais hoje não estariamos no estado (não estado) em que estamos. E olhe nem os professores seriam avaliados da maniera selvagem que este governo quer.

Pedro Correia

Anónimo disse...

Seguindo Darwin vou evoluir votando no Partido dos Animais.

Isabel Magalhães disse...

"O 25 de Novembro é um mito" e eu sou a Branca de Neve...

E por falar em professores, sabe quanto ganhava no ano 2000 uma Professora Universitária, já a meio da carreira, numa Universidade de Moscovo? Oito mil escudos! E não, a vida não era barata em Moscovo. Esta Professora era a guia de espanhol no cruzeiro de que falei anteriormente e aceitou trabalhar todo o verão a troco de comida e gorjetas. Estes cruzeiros são um consórcio entre o governo russo e uma empresa francesa. Os barcos, são construídos na Rep. Checa.

Sobre a falta de Liberdade hei-de escrever numa outra ocasião...

Anónimo disse...

Isabel,

Um salário não é tudo. E a saúde? E o ensino? E a cultura? E a qualidade de vida? E a igualdade? E a partilha? E já agora o desemprego? pois, não existia. E o crime? pois, não existia (droga violação etc). Numa sociedade mais igualitária a distribuição é mais igual, mais justa. O salário base pode ser mais baixo, mas se somarmos todos os benificios o salário não será assim tão baixo. A história que menciona é com certeza verdade, mas não dramatize o episódio! Porque no mundo do grande capital as coisas são bem piores para quem nada tem.

Pedro Correia

Isabel Magalhães disse...

Pedro; Já vi que me quer passar atestados de menoridade... :)))

Onde é que não existia crime? Se está a falar da Rússia puseram duas bombas em S. Petersburgo enquanto eu lá estive, uma delas na estação de televisão. Certamente uma forma sui generis de manifestar apoio ao governo. :)

Um dos guias locais (não os do navio) roubou os turistas de um autocarro inteiro - cobrou US$10 a cada um para ver algo que estava já incluído no 'tour'.

Crime e roubos na rua era 'à vontade'. Pelo menos a Recepção do navio e os quatro guias avisavam, diariamente, para termos cuidado mas acresce dizer que os passageiros não tinham autorização para andarem sozinhos - só podíamos ver o que 'eles' nos deixavam ver. Alertaram mesmo para falsos Táxis com motoristas que roubavam e sequestravam...

Droga e alcool à vista de todos...

Qualidade de vida? Os apartamentos cedidos pelo estado eram entregues sem cozinha e sem sanitários, apenas um buraco de esgoto em cada uma dessas divisões.

Para comprar uma cama, a tal que era feita na Rep. Checa, a lista de espera ultrapassava os 8 meses e era necessário comparecer diariamente e esperar numa fila para actualizar a posição. Quem não actualizava perdia a vez... No dizer do guia era um trabalho a seguir ao trabalho.

Um apartamento de duas assoalhadas poderia albergar 10 pessoas de famílias diferentes. Tenho fotos de barracas em propriedade horizontal nos arredores de Peterhof que posso publicar.

Se "Um salário não é tudo" agradeço-lhe que partilhe a fórmula. Eu vivo do meu trabalho e sem ele não posso fazer face às minhas despesas.

Sobre as pessoas endrajosas das aldeias (com esgotos a céu aberto) que vinham vender flores, frutos silvestres e pedir dinheiro ao cais falamos noutra oportunidade. Sobre a construção do canal de Moscovo também podemos falar...

Isabel Magalhães disse...

Ainda um detalhe que me foi contado pela guia: Abria um Banco. As pessoas depositavam as poupanças e um dia iam lá tratar de qualquer assunto e não havia Banco. Tinham mudado de sítio - para parte incerta - sem avisar ninguém.

Anónimo disse...

Isabel Magalhães,
Eu também estive na Russia e em outros paises da ex União Soviética bem antes da era Gorbatchov e a experiência que tive foi diamentralmente oposta à que descreve, posso descrever-lhe num texto longo e detalhado episódios e práticas bem positivas que presenciei, mas também acho que estar a esgrimir episódios positivos contra episódios negativos que tem para contar é chover sobre o molhado.
Creio que a sua experiência está um pouco "enfabulada" e penso também que tem uma pequenina má vontade para com o PCP, creio que são os mitos feitos à volta do partido que depois exponenciam opiniões negativas sobre a doutrina.

Pedro Correia

Fernando Lopes disse...

Olá Isabel
Hoje não resisti a comentar …até porque como me dizia há já algum tempo a malta dos ”comentários” gosta é da política. Estive por essas bandas de que falou ainda no tempo da CCCP “Союз” e vi coisas boas e coisas menos boas. Quando a Isabel lá foi já o ex- aparatchique Ieltsin (mais conhecido pelo bêbado e apalpa secretárias) tinha escavacado tudo o que havia e vendido ao desbarato o resto a magnates, como o abramovitch, que se fizeram de um dia para o outro a subornar. Quanto às casas de madeira (datchas) observei que havia velhas e novas. São as casas tradicionais. Quanto ao 25 de Novembro em Portugal tenho uma suspeita de que a troika já lá andava.
Já agora estive na Grécia há uns dias e sabe o que é que a guia nos disse em castelhano quando passámos em frente do parlamento grego “esta es la casa de los ladrones” – lamentável na pátria da democracia. Lá (como cá) havia um governo conservador que conduziu ao caos, sendo substituído pelo PASOK (PS local) é o que se vê. Claro que não é esta a democracia que nós, os gregos e até (!) os árabes sonham. Quanto aos PCs já não comerem criancinhas - não há dúvida, visto que os cipriotas (que têm um rendimento per capita superior ao nosso) até escolheram um presidente comunista. VOTEM BEM.
Fernando Lopes

Isabel Magalhães disse...

Lucky me! Estava à espera do costumeiro chavão 'falta de conhecimentos / ignorância e tal' e afinal apenas 'efabulei'...
A minha 'pequenina má vontade para com o PCP,' - e desculpe que o corrija - é, sim, uma GRANDE má vontade contra TODAS as ditaduras que em vez de me tirar objectividade ainda a potencia. Eu estou habituada a ver 'com olhos de ver' não só por índole mas também por formação profissional e o que descrevi anteriormente também é fruto da informação dos 4 guias russos, pessoas com ideologias distintas que complementaram o que vi e analisei.
Que a sua 'visão' seja diferente da minha outra coisa não seria de esperar. No seu partido quem não concorda é convidado a sair.

Isabel Magalhães disse...

NB - O sistema não publicou o comentário abaixo pelo que foi necessário recorrer à transcrição da notificação recebida por e-mail.


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "PS NÃO!":

Isabel Magalhães,

Como muito bem diz, a sua informação é baseada naquilo que 4 guias Russos lhe contaram, para mim não basta ouvir 4 guias descontentes para formatar uma opinião sobre um sistema politico. Imagine que um Cubano vinha a Lisboa e falava com 3 revisores da CP e ainda com o máquinista, com certeza que o Cubano ia para Cuba dizer que os profissionais com quem falou desprezavam o mundo capitalista, que eram explorados, mal pagos e que em Cuba é que as situações laborais eram justas. Se o cubano fosse na TAP para Cuba e falá-se com um hospedeiro poderia estranhar como tão invejável profissão era no mundo capitalista uma exploração do trabalhador como em Cuba ninguém imaginaria. Imagine este cubano quando ficar a saber que o desemprego em Portugal é uma calamidade e que a saúde como a educação vão passar a ser pagas e bem pagas pelo povo.
Com isto quero demonstrar-lhe como uma pessoa que queira muito ter uma determinada opinião basta ouvir pessoas certas e tem essa opinião, mas se ouvir pessoas erradas a opinião muda. Os guias Russos que ouviu estão para o capitalismo como os trabalhadores da CP estão para o comunismo.
Posto isto também não lhe vou aqui descrever a minha fantástica e dática visita a Cuba, mas teria muito gosto em um dia partilhar com a Isabel as minhas vivências na Rússia e em Cuba!

Pedro Correia



Publicada por Anónimo em OEIRAS LOCAL a 3 de Junho de 2011 19:41

Anónimo disse...

Isabel Magalhães,

"NB - O sistema não publicou o comentário abaixo pelo que foi necessário recorrer à transcrição da notificação recebida por e-mail"

"Publicada por Anónimo em OEIRAS LOCAL a 3 de Junho de 2011 19:41"

Não percebo essa introdução com imputações ao sistema e em me identificar como anónimo quando eu me identifico com clareza.

Pedro Correia

Isabel Magalhães disse...

O Pedro Correia 'esqueceu-se' de parte do que eu escrevi e que transcrevo em negrito:

'o que descrevi anteriormente também é fruto da informação dos 4 guias russos, pessoas com ideologias distintas que complementaram o que vi e analisei.'

E aqui me deixo porque esta conversa não leva a nada. Se o PC vem repetindo o mesmo discurso desde a primeira metade do século XX como é que iria agora mudar?

Anónimo disse...

Isabel Magalhães,

Onde se lê " a minha fantástica e dática visita a Cuba" não será dática mas didática.

E ainda podemos falar na China, onde milhões de pessoas estão a sair da pobreza extrema, num projecto onde a doutrina encontrou a sua evolução natural para melhor.

Pedro Correia

Isabel Magalhães disse...

Para o sistema - leia-se BLOGGER - todos os comentários são anónimos desde que feitos com nome / nick não registado.

Quando se comenta comm um nome associado a uma conta de email válido é esse nome que aparece antes do comentário.

Anónimo disse...

Isabel Magalhães

Olhe para a China! Veja a monumental mudança que está a acontecer! A China é hoje um pais em que o sucesso reside na sua base operária. Onde o povo encheu as fábricas e produz, onde a riqueza gerada permitiu tirar muitos milhões de pessoas de pobreza extrema! Mas veja também as mudanças que se operam em Cuba, onde Raúl Castro deu um contributo na evolução da doutrina.
Se me falar em ditaduras como a da Coreia do Norte, ai concordo, mas não podemos generalizar, como em todos os regimes os maus exemplos existem. Neste caso da Coreia trata-se de um regime feudal que usa a capa do comunismo para ser aceite, mas pessoalmente sou contra.

Pedro Correia