domingo, 1 de abril de 2012

Eu estive lá! Em 31 de Março

 
E comigo muitas mil



Todos os presentes trouxeram particularidades do seu dia a dia, da sua vida nas suas Freguesias. Os tambores, os bombos, as gaitas de foles, os acordeões, as bandas de música, Os estandartes dos Centros de Dia, dos ATL, as bandeiras das Freguesias.

O desfile acabou com um grupo “comandado” por uma jovem decidida que empurrava um corta relva. Tirei umas fotos, que a jovem até parou um momento para a fotografia, mas com tanta infelicidade que tudo ficou escuro.

Eu vi a Av da Liberdade cheia, eu vi durante mais de duas horas as pessoas a passarem, juntas tornando aquela avenida num mar imenso de cor, idades, fatos folclóricos. Eu vi uma enchente de cantares até ao Rossio sem se ver o fim lá longe no Marquês. Para mim foram muito mais das 200 mil que anunciam e além daquelas ali havia, há um Portugal disperso do Minho ao Algarve.

As Freguesias sempre nasceram e se fundiram conforme os ritmos das Terras, a mando das condições e movimentos das suas gentes. O que não aceitam é que alguém de fora venha mandar em quem não conhecem e em terras onde nunca foram. Eu estive lá!
Imagens da net

1 comentário:

Gonçalo Pinto Ferrão disse...

Eu também estive lá, mas não a vi! E tenho pena!

Beijos, Gonçalo Pinto Ferrão