sábado, 30 de junho de 2007

ASFIXIA DEMOCRÁTICA


Marques Mendes considera que o Governo está a criar um clima de asfixia democrática


O líder do PSD considera que José Sócrates está a executar um projecto de «controlo de poder pessoal», como não se tinha visto em anteriores governos do PS. «Todos os governos têm os seus pecados, mas nunca se viu nada assim e os governos anteriores do PS, com os seus defeitos, não têm nada a ver com o que se está a passar. É um projecto de controlo de poder pessoal do primeiro-ministro sobre a administração pública, os agentes económicos e a comunicação social, em que os comissários políticos, sentindo as costas protegidas, acham que têm condições para punir o delito de opinião», salientou Marques Mendes. »»»

PORTELA + 1


Solução Portela + 1 é a preferida


Estudo Eurosondagem feito para a SIC, Expresso e Rádio Renascença



Segundo um estudo da Eurosondagem feito para a SIC, Expresso e Rádio Renascença, a maioria dos lisboetas quer que o aeroporto se mantenha na Portela. A solução Portela + 1 é a preferida dos inquiridos.



Entre estes, a maioria esmagadora defende que seja construído mais um aeroporto de apoio ao actual. Entre aqueles que entendem que o aeroporto não deve manter-se na Portela, a alternativa que recolhe mais preferências é a construção do novo aeroporto na margem sul do Tejo. Apenas 35 por cento aderem à OTA. »»»

sexta-feira, 29 de junho de 2007

Tudo bem no reino da Dinamarca...


com a devida vénia

Omenagem à hortografia


Francisco José Viegas, Escritor


Asenhora menistra da Educação açegurou ao presidente da República que, em futuras provas de aferissão do 4.º e do 6.º anos de iscolaridade, os critérios vão ser difrentes dos que estão em vigor atualmente. Ou seja os erros hortográficos já vão contar para a avaliassão que esses testes pretendem efetuar. Vale a pena eisplicar o suçedido, depois de o responçável pelo gabinete de avaliassões do Menistério da Educação ter cido tão mal comprendido e, em alguns cazos, injustissado. Quando se trata de dar opiniões sobre educassão, todos estamos com vontade de meter o bedelho. Pelo menos.


Como se sabe, as chamadas provas de aferissão não são izames propriamente ditos limitão-se a aferir, a avaliar - sem o rigôr de uma prova onde a nota conta para paçar ou para xumbar ao final desses ciclos de aprendizagem. Servem para que o menistério da Educação recolha dados sobre a qualidade do encino e das iscólas, sobre o trabalho dos profeçores e sobre as competênssias e deficiênçias dos alunos.


Quando se soube que, na primeira parte da prova de Português, não eram levados em conta os erros hortográficos dados pelos alunos, logo houve algumas vozes excandalisadas que julgaram estar em curso mais uma das expriências de mudernização do encino, em que o Menistério tem cido tão prodigo. Não era o caso porque tudo isto vem desde 2001. Como foi eisplicado, havia patamares no primeiro deles, intereçava ver se os alunos comprendiam e interpetavam corretamente um teisto que lhes era fornessido. Portantos, na correção dessa parte da prova, não eram tidos em conta os erros hortográficos, os sinais gráficos e quaisqueres outros erros de português excrito. Valorisando a competenssia interpetativa na primeira parte, entendiasse que uma ipotetica competenssia hortográfica seria depois avaliada, quando fosse pedido ao aluno que escrevê-se uma compozição. Aí sim, os erros hortográficos seriam, digamos, contabilisados - embora, como se sabe, os alunos não sejam penalisados: á horas pra tudo, quer o Menistério dizer; nos primeiros cinco minutos, trata-se de interpetar; nos quinze minutos finais, trata-se da hortografia.


Á, naturalmente, um prublema, que é o de comprender um teisto através de uma leitura com erros hortográficos. Nós julgáva-mos, na nossa inoçência, que escrever mal era pensar mal, interpetar mal, eisplicar mal. Abreviando e simplificando, a avaliassão entende que um aluno pode dar erros hortográficos desde que tenha perssebido o essencial do teisto que comenta (mesmo que o teisto fornessido não com tenha erros hortográficos). Numa fase posterior, pedesse-lhe "Então, criançinha, agora escreve aí um teisto sem erros hortográficos." E, emendando a mão, como já pedesse-lhe para não dar erros, a criancinha não dá erros.


A questão é saber se as pessoas (os cidadões, os eleitores, os profeçores, "a comonidade educativa") querem que os alunos saião da iscóla a produzir abundãnssia de erros hortográficos, ou seja, se os erros hortográficos não téêm importânssia nenhuma - ou se tem. Não entendo como os alunos podem amostrar "que comprenderam" um teisto, eisplicando-o sem interesar a cantidade de erros hortográficos. Em primeiro lugar porque um erro hortográfico é um erro hortográfico, e não deve de haver desculpas. Em segundo lugar, porque obrigar um profeçor a deixar passar em branco os erros hortográficos é uma injustiça e um pressedente grave, além de uma desautorizassão do trabalho que fizeram nas aulas. Depois, porque se o gabinete de avaliassão do Menistério quer saber como vão os alunos em matéria de competenssias, que trate de as avaliar com os instromentos que tem há mão sem desautorisar ou humilhar os profeçores.


Peçoalmente, comprendo a intensão. Sei que as provas de aferissão não contam para nota e hádem, mais tarde, ser modificadas. Paço a paço, a hortografia háde melhorar.


Francisco José Viegas escreve no JN, semanalmente, às segundas-feiras

quinta-feira, 28 de junho de 2007

ainda não tinhamos dado por issso!

ECONOMIA

Portugal tem um poder de compra 25% inferior à União Europeia

Os portugueses têm um poder de compra 25% inferior à União Europeia a 27, de acordo com as estimativas preliminares referentes a 2006 divulgadas hoje pelo Eurostat. >>>

Mais informação sobre o Festival Sete Sóis Sete Luas

De 29 de Junho a 1 de Julho
• «Hardware + Software = Burros» – Exposição/Instalação de Oliviero Toscani
Filho de um repórter fotográfico do jornal Corriere della Sera, Oliviero Toscani foi director artístico da Benetton durante 18 anos (entre 1982 e 2000), tendo criado uma polémica imagem de marca – associada às causas universais de grande valor moral – desta firma internacionalmente popular.
A sua vontade política e cultural de transformar a comunicação moderna sempre foi explícita, levando-o a realizar trabalhos independentes, e que já foram expostos no Biennale de Veneza e nos museus de Arte Moderna de Roma, Cidade do México, Helsínquia, Frankfurt…


29 de Junho
Nakaira (Grécia/Mediterrâneo) 6 músicos em palco
A banda Nakaira nasceu em 1999 com o objectivo de aliar músicas e danças do Mediterrâneo, influenciadas pelo universo grego e das ilhas do Sul da Europa.
Em Janeiro do ano seguinte lançam o primeiro álbum, intitulado “Músicas a dançar entre Oriente e Ocidente”, pela editora Ethnoworld. É nessa altura que o grupo começa a focar a sua pesquisa estilística nas tradições mediterrânicas, participando em numerosas manifestações nacionais e internacionais, entre as quais se destacam: Lithos, Etna, Étnica, Festival on the Moor (Reino Unido) e o FIMU Festival (França).


6 de Julho
Olly & The Bollywood (França) 7 músicos em palco
Dando-se a conhecer ao mundo da música em Julho de 2004 em dois festivais franceses muito populares (“Festival dês Vieilles Charrues de Carhaix” e “Festival dês Tombées de la Niut de Rennes”), Olly & the Bollywood Orchestra é uma banda que nos faz viajar até ao universo do cinema Bollywoodiano através de um extraordinário e original espectáculo musical e visual, cheio de cores, imagens e ritmos.
No palco, Olly (Ollivier Leroy) entra em cena com Jojo (Mou Mukherjee, muito famosa na Índia pela sua participação nos filmes aí produzidos), apresentando-se como o casal ideal. São acompanhados pela Bollywood Orchestra, composta pelos melhores instrumentistas indianos, de carácter genial e vanguardista.


13 de Julho
Musica Nostra (Baleares) 7 músicos em palco
Música Nostra apareceu em 1981 com o objectivo de investigar, redescobrir, preservar e divulgar a música maiorquina.
Ao longo dos anos a banda tem trabalhado para conseguir devolver a merecida dignidade à música popular, em especial na recuperação do chamado “ball de bot”. Paralelamente a esta acção, o grupo foi enriquecendo a sua essência com temas originais, de carácter inovador, mas nunca esquecendo as raízes da música de Maiorca. Estreia Nacional.


20 de Julho
Dounia (Itália) 5 músicos em palco
Este grupo musical de raízes mediterrânicas distingue-se pela grande voz do protagonista, o palestiniano Faisal Taher, que se presta a misturas inéditas de melodias e harmonias que parecem provir dos quatro cantos do mundo.
Com uma rica experiência de actuações ao vivo – entre as quais se destacam no Rossini Opera Festival (2002), no Womad (2001) e no World Music Festival de Belo Horizonte –, os Dounia propõem um concerto com músicas dos seus álbuns e outras pertencentes à tradição do Médio Oriente.


27 de Julho
Parto Delle Nuvole Pesanti (Mediterrâneo) 6 músicos em palco
Para esta banda, cujo nome significa “O parto das nuvens pesadas”, os temas da viagem e da emigração representam uma espécie de manifesto artístico. Para além das inúmeras digressões e aparições televisivas, um bom exemplo do seu êxito é a participação no Premio Italiano Musica (PIM) como revelação do ano (1999) e no prestigiado Premio Tenco (1998, 1999, 2001).
A crítica italiana definiu o seu último Cd “Il parto”, de 2004, como “etno-autoral”, e que marcou uma viragem na história da música popular e uma experiência de grande originalidade na música italiana. Estreia Nacional.


3 de Agosto
Lautari (Sicília) 6 músicos em palco
Fundada em 1987 em Catánia (Sicília), a banda Lautari, composta por músicos das mais diversas áreas, surgiu com o propósito de pesquisar a preservar o imenso material musical e poético da tradição siciliana. A ideia de sincronizar as várias sonoridades e tipos de folclore popular, levou estes artistas a realizar um mix original e fascinante de diferentes instrumentos, desde os sicilianos (bandolim, bandola, ciaramella e maranzano) a outros como a guitarra rítmica de Calábria, a harpa celta e as percussões africanas. Estreia Nacional.


10 de Agosto
Lombarda (Andaluzia) 6 músicos em palco
A banda Lombarda, de influências tradicionais andaluzas, tem vindo a desenvolver um interessante trabalho de recolha musical na província de Granada. No último trabalho musical do grupo participaram, como convidados, grandes nomes da música espanhola como Enrique Morente e Eliseo Parra.
Os seus concertos são, normalmente, muito variados e conseguem envolver o público em danças e bailes com grande ritmo.


17 de Agosto
Kumenei (Salento) 5 músicos em palco
A palavra Kumenei é originária do vocabulário griko (antiga língua que se falava na região italiana de Salento) e significa “pode ser”.
O grupo é composto por elementos dessa mesma zona, e além das ligações fortes a outros povos do Mediterrâneo, trabalha na tradição da “taranta” (músicas características do Sul de Itália) e das percussões, procurando reinventar ritmos musicais. Com isto, a banda apresenta-se como uma ponte perfeita entre a memória dos tambores das danças de “trance” e o mundo de hoje.


24 de Agosto
Café Aman (Turquia/Grécia) 6 músicos em palco
O nome do grupo inspira-se nos famosos cafés-aman dos XIX e XX de Smyrne, Atenas e Pireo, onde se tocava o rebetiko, música popular urbana daquela época.
O grupo apresenta um belíssimo e animado concerto dedicado às músicas da Ásia Menor, influenciadas pelas culturas musicais dos Gregos, Turcos, Armenos e Judeus, presentes nas grandes cidades da região, como Istambul e Smyrne.
A virtuosidade instrumental e vocal, aliada à diversidade estilística musical apresentada por “Café Aman”, é a característica mais típica de um repertório que na história musical é recordado como o “canto popular urbano de Smyrne” (“Smyrneiko tragoudi”).


31 de Agosto
Rogelio Botanz & Puntos Suspensivos (Canárias) 7 músicos em palco
Rogelio Botanz apresenta um projecto original, baseado na música popular do arquipélago das Canárias, que estudou durante muitos anos.
O percurso da sua carreira conta com actuações em lugares tão diferentes como Cuba, Venezuela, África do Sul, México e França, e em festivais como Atlántica (Gran Canária), com Rita Marley e Jarabe de Palo, no Fórum de las Culturas de Barcelona, com Kepa Junkera, no Festival Timitar em Agadir (Marrocos), com Eliades Ochoa, Jimmy Cliff, Omou Sangare e Cheik Lô.
A sua proposta musical, juntamente com a sua banda “Puntos Suspensivos”, abrange as influências tradicionais Canárias e as letras do cantautor num fluxo de sensações que consegue estimular ao movimento qualquer espectador.

PERMUTA DE PROFESSORES

Com o fim de ajudar milhares de professores que se encontram deslocados longe de casa, um professor de Aveiro está a finalizar a criação de uma página de permutas de locais de trabalho de professores.

Com tantos professores deslocados de suas casas, o mais provável é que se consiga arranjar permutas entre os que querem, no mínimo, ficar mais próximo de casa.

Divulguem o site www.permutas.pt.vu

Não se esqueçam de consultar o despacho que regulamenta as ditas permutas entre professores - Portaria 622-A/92 de 30 de Junho.

terça-feira, 26 de junho de 2007

FESTIVAL SETE SÓIS SETE LUAS

Considerando o interesse em criar um conjunto de iniciativas que continue a projectar a Fábrica da Pólvora de Barcarena e, simultaneamente, proporcionar aos seus munícipes a oportunidade de usufruírem de uma programação cultural regular, a Câmara Municipal de Oeiras promove, no Pátio do Enxugo, a realização de um ciclo de concertos de “world music” integrados no Festival Sete Sóis Sete Luas 2007.

O Festival Sete Sóis Sete Luas, em 2007 na sua XV edição, é promovido por uma Rede Cultural de 30 cidades de 8 diferentes Países: Cabo Verde, Espanha, França, Grécia, Israel, Itália, Marrocos, Portugal.
Realiza projectos de música popular, de teatro de rua, de artes plásticas, com a participação de grandes figuras da cultura europeia e mediterrânea.
Recebeu o apoio da União Europeia com os Programas Caleidoscópio (1993, 1998), Cultura 2000 (1999, 2003, 2004) e Interreg IIIB Medocc (2005), pela dimensão europeia e qualidade cultural do projecto.
Os Presidentes Honorários do Festival são os Prémio Nobel José Saramago e Dario Fo.


Programa
Inauguração - 18h30

29 de Junho
a 1 de Julho
09H / 02H
Hardware + Software = Burros
(Exposição de Oliviero Toscani)

29 de Junho
22H
Nakaira (Grécia/Mediterrâneo)

6 de Julho
22H
Olly & The Bollywood (França)

13 de Julho
22H
Musica Nostra (Baleares)

20 de Julho
22H
Dounia (Itália)

27 de Julho
22H
Parto delle Nuvole Pesanti (Mediterrâneo)

3 de Agosto
22H
Lautari (Sicília)

10 de Agosto
22H
Lombarda (Andaluzia)

17 de Agosto
22H
Kumenei (Salento)

24 de Agosto
22H
Café Amam (Turquia/Grécia)

31 de Agosto
22H
Rogelio Botanz & Puntos Suspensivos (Canárias)



Todos os espectáculos têm entrada livre, de acordo com a limitação do recinto (cerca de 1000 lugares)

EDP DEVE 20 MILHÕES


A EDP deve 20,4 milhões de euros aos consumidores domésticos em virtude de cauções pagas nos contratos celebrados com a Energias de Portugal antes de 1998. Agora, a eléctrica vai ter de elaborar e publicar, até à primeira quinzena de Agosto, listas de todos os consumidores que têm direito a receber a devolução da caução para que estes possam reclamar a mesma num prazo de seis meses....
.

segunda-feira, 25 de junho de 2007

"DIGA DE SUA JUSTIÇA"



Fernando Negrão inaugura espaço "Diga de sua Justiça"
[24-06-2007]


Fernando Negrão inaugura, hoje, dia 25 de Junho, pelas 16 horas, na Praça de Londres, o espaço "Diga de sua Justiça".


Assista ao vivo em http://www.fernandonegrao.net/.


Participe na vida da sua cidade.


O Dr. Fernando Negrão pretende, com a iniciativa, ouvir o maior número de cidadãos. As questõe poderão ser colocadas através de uma webcam e estarão disponíveis no site da candidatura.


Compareça.

FÁBRICA DA PÓLVORA DE BARCARENA

festival sete sóis sete luas


clique nas imagens para ampliar

29 de junho a 31 de agosto
entrada livre

nos dias de concerto visite gratuitamente o
Museu da Pólvora Negra
Aberto 20:30 às 22:30
tel 21 438 1400
www.museudapolvoranegra.com

inf. sector de acção cultural / tel 21 440 8565

carlos.pinto@cm-oeiras.pt

http://www.cm-oeiras.pt/


domingo, 24 de junho de 2007

April in Portugal - Satchmo

.
O prometido é devido... :)



Mais informações sobre este tema podem ser encontradas AQUI

video: © comunicação visual 2007
,

MAIS UM PRÉMIO

Desta vez agradecemos ao PAULO AMARAL do blog "Cruz Quebrada e Dafundo City" a gentileza da nomeação.

O Paulo Amaral tem estado a fazer um excelente trabalho em prol da freguesia onde habita, levantando questões muito pertinentes que estão a ser mencionadas na Imprensa local e não só, as quais fizeram atribuir ao blog que promove a denominação 'Blog bem informado'.

E a nomeação vai para António Balbino Caldeira do blog

"DO PORTUGAL PROFUNDO"

e o blog do Advogado

JOSÉ MARIA MARTINS

sábado, 23 de junho de 2007

GLÓRIA FÁCIL...

Separados à nascença

Haverá uma imensidão de coisas a dizer sobre o processo que José Sócrates moveu contra António Balbino Caldeira. Por exemplo, que José Pacheco Pereira tem absoluta razão quando diz, no Abrupto, que há no primeiro-ministro, "uma indiferença face à honestidade e à verdade, uma política feita de trapalhices e trapacices, um vale tudo para manter o poder, ganhar uns pontinhos, esmagar um adversário, um autoritarismo com os fracos e subserviência para com os fortes, um parecer mais que ser".

Este "autoritarismo com os fracos e subserviência para com os fortes" prova-se, aliás, no facto de de Sócrates ter processado Balbino Caldeira e não ter processado o próprio Pacheco, que considerou Sócrates a atreito a "trapacices" e "indiferente face à honestidade", coisa que nunca vi escrita no Portugal Profundo.

Haverá, volto ao princípio, uma imensidão de coisas a dizer. Uma delas, para já, é que se prova, no fim de contas, que Sócrates e a srª drª DREN Margarida Moreira são personagens feitos da mesma massa: gente burra a quem alguém não deu chá em criancinha.
JPH, 16:52

Macroscopio: O caso Fernando Charrua - por António Marinho Pinto -

Macroscopio: O caso Fernando Charrua - por António Marinho Pinto -


Com a devida vénia ao autor e a Rui Paula de Matos.

JAZZ 2007

.
Caros leitores ditos pessoas que lêem as letrinhas que alinho umas a seguir às outras como se foram pedrinhas numa vã glória de fazer sensato sentido avizinha-se aprochega-se a passos largos galopantes o já tradicional e incontornável e imperdível

Ciclo Internacional de Jazz 2007


Para os muitos apreciadores que sei os há muitos e aos montes ou às carradas ou galeras pejadas e camiões barcos e vapores ou com o meio de transporte que o poder puder cuidado com o poder com licença aqui fica a programada programação até ao momento disponibilizada veiculada pela DASC/DCT - Sector de Acção Cultural da C.M.O.

Adianto que em contacto por mail pois que deitei fora as bandeiras de sinais e o telégrafo que fiz com o responsável Paulo Afonso, no sentido de procurar averiguar e indagando ficar a saber se já estava definido o lugar para o evento, foi esta a resposta que rápida e electronicamente por simplex sistema binário recebi:
"Estão em aberto dois locais - Auditório Municipal Eunice Muñoz, em Oeiras e Aud. Mun. Ruy de Carvalho, em Carnaxide.
Tudo aponta que será em Carnaxide mas só no final deste mês/inicio de Julho poderei afirmar o local exacto.
Existe ainda a possibilidade de ser acrescentado um fim de semana aos já anunciados."

PROGRAMA
21 de Setembro - 22h00
Projecto Edgar Caramelo (Portugal)
Edgar Caramelo - Saxofones alto e tenor, direcção
Vasco Agostinho - Guitarra
Ana Araújo - Piano
Hugo Antunes - Contrabaixo
Bruno Pedroso - Bateria

22 de Setembro - 22h00
Steve Wilson Quartet (USA)
Steve Wilson - Saxofones alto, Flauta
Danny Grissett - Piano
Ed Howard - Contrabaixo
Adam Cruz - Bateria

28 de Setembro - 22h00
Human Feel Quartet (USA)
Andrew D'Angelo - Saxofone alto, Clarinete baixo
Chris Speed - Saxofone alto, Clarinete
Kurt Rosenwinkel - Guitarras
Jim Black - Bateria

29 de Setembro - 22h00
Drew Gress Quintet (USA)
Ralph Alessi - Trompete
Tim Berne - Saxofone alto
Craig Taborn - Piano
Drew Gress - Contrabaixo
Tom Rainey - Bateria


Bilhete à venda a partir de 01 de Agosto de 2007

Preços
Plateia - 8.00 € / Balcão - 6.00 €
(desconto de 20% para - 25 anos e + 65 anos)

Locais de Venda
Loja CMO/Oeiras Parque; Lojas FNAC, ABREU, BLISS e WORTEN, Livraria Bulhosa Oeiras Parque e www.ticketline.pt (Reservas: 707 234 234)
Portal IOL, Portal CLIX, El Corte Inglês, Livrarias Bertrand, Livrarias Almedina, Livraria Letra e www.plateia.iol.pt (Reservs 214 346 304)
No local, nos dias de espectáculo, a partir das 18h00.

Informações - 21 440 85 82 / paulo.afonso@cm-oeiras.pt

Marque na sua agenda!

imagem: © josé antónio 2007 - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

VAMOS DE MAO A PIAO


Sustentabilidade SNS

Sócrates manda calar ministro da Saúde

O primeiro-ministro deu ordens a Correia de Campos para que o estudo sobre a sustentabilidade financeira do Serviço Nacional de Saúde (SNS) não fosse divulgado nem posto em discussão pública.
_____________________________________________________

O documento preconiza medidas impopulares para os próximos dois anos.
A ordem foi dada em Fevereiro, quando Correia de Campos recebeu o relatório final do trabalho que encomendara, um ano antes, a uma equipa dirigida por Jorge Simões (antigo assessor da Presidência da República, de Jorge Sampaio).
...

sexta-feira, 22 de junho de 2007

Artigo de opinião publicado pelo socialista António Barreto no Jornal "Público", sobre o perfil ditatorial do seu "camarada" José Sócrates.

Com a devida vénia ao Jornalista Rui Freitas



"ENFIM, SÓ

«A saída de António Costa para a Câmara de Lisboa pode ser interpretada de muitas maneiras. Mas, se as intenções podem ser interessantes, os resultados é que contam. Entre estes, está o facto de o candidato à autarquia se ter afastado do governo e do partido, o que deixa Sócrates praticamente sozinho à frente de um e de outro. Único senhor a bordo tem um mestre e uma inspiração. Com Guterres, o primeiro-ministro aprendeu a ambição pessoal, mas, contra ele, percebeu que a indecisão pode ser fatal. A ponto de, com zelo, se exceder: prefere decidir mal, mas rapidamente, do que adiar para estudar. Em Cavaco, colheu o desdém pelo seu partido. Com os dois e com a sua própria intuição autoritária, compreendeu que se pode governar sem políticos.
Onde estão os políticos socialistas? Aqueles que conhecemos, cujas ideias pesaram alguma coisa e que são responsáveis pelo seu passado? Uns saneados, outros afastados. Uns reformaram-se da política, outros foram encostados. Uns foram promovidos ao céu, outros mudaram de profissão. Uns foram viajar, outros ganhar dinheiro. Uns desapareceram sem deixar vestígios, outros estão empregados nas empresas que dependem do Governo. Manuel Alegre resiste, mas já não conta. Medeiros Ferreira ensina e escreve. Jaime Gama preside sem poderes. João Cravinho emigrou. Jorge Coelho está a milhas de distância e vai dizendo, sem convicção, que o socialismo ainda existe. António Vitorino, eterno desejado, exerce a sua profissão. Almeida Santos justifica tudo. Freitas do Amaral reformou-se. Alberto Martins apagou-se. Mário Soares ocupa-se da globalização. Carlos César limitou-se definitivamente aos Açores. João Soares espera. Helena Roseta foi à sua vida independente. Os grandes autarcas do partido estão reduzidos à insignificância. O Grupo Parlamentar parece um jardim-escola sedado. Os sindicalistas quase não existem. O actual pensamento dos socialistas resume-se a uma lengalenga pragmática, justificativa e repetitiva sobre a inevitabilidade do governo e da luta contra o défice. O ideário contemporâneo dos socialistas portugueses é mais silencioso do que a meditação budista. Ainda por cima, Sócrates percebeu depressa que nunca o sentimento público esteve, como hoje, tão adverso e tão farto da política e dos políticos. Sem hesitar, apanhou a onda.
Desengane-se quem pensa que as gafes dos ministros incomodam Sócrates. Não mais do que picadas de mosquito. As gafes entretêm a opinião, mobilizam a imprensa, distraem a oposição e ocupam o Parlamento. Mas nada de essencial está em causa. Os disparates de Manuel Pinho fazem rir toda a gente. As tontarias e a prestidigitação estatística de Mário Lino são pura diversão. E não se pense que a irrelevância da maior parte dos ministros, que nada têm a dizer para além dos seus assuntos técnicos, perturba o primeiro-ministro. É assim que ele os quer, como se fossem directores-gerais. Só o problema da Universidade Independente e dos seus diplomas o incomodou realmente. Mas tratava-se, politicamente, de questão menor. Percebeu que as suas fragilidades podiam ser expostas e que nem tudo estava sob controlo. Mas nada de semelhante se repetirá.
O estilo de Sócrates consolida-se. Autoritário. Crispado. Despótico. Irritado. Enervado. Detesta ser contrariado. Não admite perguntas que não estavam previstas. Pretende saber, sobre as pessoas, o que há para saber. Deseja ter tudo quanto vive sob controlo. Tem os seus sermões preparados todos os dias. Só ele faz política, ajudado por uma máquina poderosa de recolha de informações, de manipulação da imprensa, de propaganda e de encenação. O verdadeiro Sócrates está presente nos novos bilhetes de identidade, nas tentativas de Augusto Santos Silva de tutelar a imprensa livre, na teimosia descabelada de Mário Lino, na concentração das polícias sob seu mando e no processo que o Ministério da Educação abriu contra um funcionário que se exprimiu em privado. O estilo de Sócrates está vivo, por inteiro, no ambiente que se vive, feito já de medo e apreensão. A austeridade administrativa e orçamental ameaça a tranquilidade de cidadãos que sentem que a sua liberdade de expressão pode ser onerosa. A imprensa sabe o que tem de pagar para aceder à informação. As empresas conhecem as iras do Governo e fazem as contas ao que têm de fazer para ter acesso aos fundos e às autorizações.
Sem partido que o incomode, sem ministros politicamente competentes e sem oposição à altura, Sócrates trata de si. Rodeado de adjuntos dispostos a tudo e com a benevolência de alguns interesses económicos, Sócrates governa. Com uma maioria dócil, uma oposição desorientada e um rol de secretários de Estado zelosos, ocupa eficientemente, como nunca nas últimas décadas, a Administração Pública e os cargos dirigentes do Estado. Nomeia e saneia a bel-prazer. Há quem diga que o vamos ter durante mais uns anos. É possível. Mas não é boa notícia. É sinal da impotência da oposição. De incompetência da sociedade. De fraqueza das organizações. E da falta de carinho dos portugueses pela liberdade.»

in Público

O Homem, produto de si próprio: 1143. Não é democrata quem assim se diz

O Homem, produto de si próprio: 1143. Não é democrata quem assim se diz


Com a devida vénia ao 'Ruvasa'.

quinta-feira, 21 de junho de 2007

Obras na Torre Soleil / Pingo Doce de Sassoeiros

.
Em 28 ABR 2006, ca. 17:00, duas senhoras que estavam aqui dentro escaparam por uma unha negra de morrerem esmagadas pela placa de betão que se soltou da Torre.


O andaime em montagem, hoje, 21 JUN 2007, 15:40.


Caros(as) leitores, lembram-se de um caso que relatei, sobre a queda duma placa de betão que se soltou da Torre Soleil e se despenhou sobre um automóvel estacionado no parque fronteiro ao Pingo Doce de Sassoeiros (Quinta do Marquês), e que felizmente não provocou vítimas além dos avultados danos materiais?

Na altura foi erigido um andaime na danificada parede da torre, sugerindo que alguma coisa iria ser feita para garantir que não voltaria a acontecer nada do género e que as centenas de utilizadores do parque de estacionamento e os transeuntes, não só clientes do citado supermercado mas também muitos moradores da zona, lojistas e trabalhadores, poderiam por ali circular sem o medo de que o "céu lhes caísse em cima da cabeça"...

Na verdade o andaime ali permaneceu por muito tempo, sem que nunca ninguém tivesse visto qualquer sinal de actividade nele. Não se ouviu um testemunho de alguém que dissesse que nele tinha visto operários a trabalhar.
Eu próprio nunca lá vi ninguém e faço ali compras quase diariamente.
A óbvia conclusão é que o andaime lá foi colocado, certamente por ordem da Protecção Civil, para 'encher o olho' e obstar a qualquer crítica que pudesse surgir de que nada estaria a ser feito.
O andaime lá permaneceu até à sua inexplicável remoção alguns meses depois, sem que tivesse alguma vez sido utilizado.

Agora, espante-se, lá está ele de novo a ser montado!

Hoje, pelas 15:40, ao passar no local, tive oportunidade de constatar que alguns operários estavam a montar o andaime na mesma parede.
Disto faço prova com a fotografia que apresento neste post.

Uma moradora da zona, que conheço de vista, e que por mim passou comentou em surdina "Será que é desta...!?", o que demonstra o espírito dos utentes daquele espaço público.

Também eu coloco a mesma questão e pergunto o mesmo:
Será que é desta?
Será que vamos ver ACTIVIDADE em cima do andaime?
Será que o 'cancro' que mina as placas de betão da Torre Soleil vai ser eliminado de vez?
Será que de agora em diante os frequentadores daquele espaço público vão poder continuar a frequentá-lo em segurança e sem medo de que o "céu lhes caia em cima da cabeça"?


Oxalá assim aconteça.
Eu, vou ficar atento e expectante para ver o desenrolar dos acontecimentos.

imagem: © comunicação visual 2007 - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

quarta-feira, 20 de junho de 2007

Com "comentário"!

A equipa do "Oeiras Local", prega-me esta partida e espera que eu fique calado? Isso é que era! "No way, José"!
É que vocês deixaram-me preocupado, pois se, até agora, apenas os professores eram perseguidos pelo delito de liberdade de expressão, não sei se "amanhã" não "toca" aos jornalistas. Vai daí, decidi "pôr as barbas de molho".
Apaguei (tentei... Ih! Ih! Ih!) o nariz de "pinócrates" com que tinha brindado o Sr. Sousa, não vá ele querer processar-me também.
É que o dinheirito que tenho nas Ilhas Caimão, em Gibraltar, nos Principados do Mónaco e de Andorra podem não chegar para pagar a fiança, quanto mais a indemnização...
Chiça!
Eu não tenho culpa se o Sr. Sousa e "sus muchachos" dizem uma coisa hoje e outra amanhã... Não quero é ser eu o arguido num futuro caso "Sr. Sousa versus Pinhanços Dixit"!
A despropósito: o pessoal "já acordou para a vida" e deu conta do próximo "imposto" sobre a circulação em estradas do IEP? Não que ele vá penalizar os automobilistas, como já disse o "desértico" Lino... Não!
Só não entendo, é como um imposto não penaliza quem o vai pagar???
Deve ser porque sou "muito burro"!

SEM COMENTÁRIOS


Há pouco, num furo de Carlos Rodrigues Lima, o Expresso Online revelou que "José Sócrates apresentou uma queixa-crime contra o blogger António Balbino Caldeira devido ao conjunto de textos que este professor de Alcobaça escreveu" sobre o Dossier (utilização do título de engenheiro e percurso académico do primeiro-ministro).

ACHO QUE JÁ ESTÁVAMOS À ESPERA...


Assembleia da República


PS chumba recomendação ao Governo para estudar hipótese "Portela + 1" (Lusa)


O PS chumbou hoje o projecto de resolução do CDS-PP que recomendava ao Governo o estudo da hipótese "Portela + 1", com toda a oposição a juntar-se aos democratas-cristãos na defesa dessa análise. ...

Conhece este cão?


Foi encontrado ontem, abandonado/perdido na zona dos Moínhos, em Linda-a-Velha. Se conhecer os donos p.f. informe. De momento está alojado numa FAT.

NOTA : Os donos já apareceram. Obrigada a todos os que possam ter manifestado interesse em ajudar.

segunda-feira, 18 de junho de 2007

A Favor da União Zoófila


Uma dica que não podem perder, especialmente aqueles que gostam de animais e se preocupam com o seu bem estar...
Dia 24 de Junho às 16 horas na Aula Magna da Reitoria da Universidade de Lisboa vai-se realizar um Cãocerto com os pequenos violinos da Metropolitana. A entrada são 10€ e revertem a favor da União Zoofila que bem precisa para continuar o trabalho que tem feito ao longo destes anos.
Se não puderem ir ao menos divulguem a iniciativa...era muito bom estar casa cheia para que os amigos de 4 patas possam continuar a viver com alguma dignidade....

Mais um Prémio


Ao meu Amigo e Companheiro Rui Freitas que num acto de pura generosidade resolveu atribuir à equipa do OEIRAS LOCAL este útil prémio, os meus sinceros agradecimentos.

Em tempo de vacas magras, cada vez mais emagrecidas - passe a redundância - pelo desgoverno do Primeiro Ministro Sr. José Sousa, um belo par de tomates não se pode deitar fora. Quem sabe, em breve, teremos de seguir o exemplo dos moscovitas e cavar a nossa pequena horta para ajudar a economia doméstica, tão mal tratada pelo supra citado cidadão Sousa, pago a peso de ouro mais os seus 'muchachos' com os impostos de todos nós.


7.7.07

domingo, 17 de junho de 2007

Regresso de Férias

Praga - Vista da Ponte dos Santos ou Ponte Carlos IV


Estou de volta depois de uns curtos doze dias de férias por Budapeste e Praga com um pequeno desvio de três dias a Paris para ver Arte e regalar os olhos nas montras da cidade luz. Chegada ao início do dia de hoje julgo ser próprio dizer que estou completamente "a leste" da blogosfera, já que durante a viagem nem na net entrei para ler o correio, apesar das facilidades disponíveis nos hoteis.



Aproveitei a viagem para percorrer de comboio a distância de 650 kms que separa Budapeste de Praga e conhecer a paisagem da Eslováquia via Bratislawa. Nas cidades, e durante os vários circuitos turísticos com guia, em autocarro, e também de barco nos rios Danúbio e Moldava, tomei conhecimento do muito que tem sido feito para recuperar as cidades da devastação perpretada pelos ocupantes e retirar das águas dos rios tudo o que durante anos lá foi lançado, desde lixo a sucata industrial.



Estas cidades, renascidas das cinzas do bloco de leste, estão em franca recuperação e extremamente voltadas para o Turismo, com um enorme aproveitamento do potencial da sua paisagem ao longo de rios de reduzida largura, por comparação com o nosso Tejo. Em qualquer das duas, não há um espaço que não tenha uma esplanada, café, bar, ou restaurante, e a animação é total. O custo das refeições nos restaurantes é elevadíssimo e tem incluído o serviço que varia entre 15 e 20%, e mesmo o preço dos alimentos num pequeno supermercado onde entrei por curiosidade e para comprar água, é também muito superior ao nosso. Ao longo dos rios proliferam os espaços de lazer e gastronomia onde se pode marcar encontro com a cozinha típica. Os violinos estão quase sempre presentes e contribuem para um clima de cenário de outros séculos. Nas Igrejas há diariamente concertos de música clássica e actuação de grupos corais, na sua larga maioria com admissão paga.



Apesar de membros de pleno direito da União Europeia desde 2004, a Hungria e a República Checa tem moeda própria. A língua inglesa, embora não desconhecida, é falada por poucos. Face à necessidade de um taxi é preferível entrar num hotel e pedir que chamem um e negociar o preço já que na rua a recusa de ligar o taximetro é uma constante.

quarta-feira, 13 de junho de 2007

sexta-feira, 8 de junho de 2007

Eco-eficiência Doméstica


Veja a QuercusTV ou a EcoCasa se lhe interessam estes temas.

No próximo ano estima-se um aumento de 15% ou mais da factura da luz, gás e água em casa, como contrapartida do aumento do investimento em fontes de energia renováveis (eólicas), aumento do preço do barril de petróleo e na melhoria da eficiência dos ramais de distribuição de água potável ao consumidor final. Este ano, a tarifa eléctrica dos hotéis já foi aumentada 30%.

segunda-feira, 4 de junho de 2007

COMÉDIA FINANCEIRA


clique na imagem para aumentar

GRANDE PREMIO NUCLEOEIRAS 2007


DENOMINADA
"A PROVA DA SOPA"
visto todos os participantes levarem uma Sopa como participação.

QUINTA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2007 - 9.30


INFORMAÇÃO


Tratando-se de uma competição única no panorama das competições de atletismo do Trofeu da Câmara Municipal de Oeiras - Corrida das Localidades, o IIIº Grande Prémio NucleOeiras - Atletismo, que contou com 489 participantes no ano transacto irá contar este ano com cerca de 500 participantes previstos. Por outro lado, sendo uma competição totalmente fora de estrada é de realçar um interesse dos participantes que irão desfrutar duma actividade em pleno contacto com a natureza.Com as respectivas partidas e chegadas num ponto central da parte Norte do Campo principal do Estádio Nacional - Tribuna de Honra, a prova levará os participantes a percorrerem estradas/carreiros pedestres em terra batida em pleno parque florestal usufruindo assim dum evento totalmente diferente das competições semanais em redor da cidade de Lisboa.

Inscrições gratuitas (No local até às 9.30)

Benjamins M/F - Infantis M/F 700 m
Iniciados M/F - Vet M70 1900 m
Juvenis M/F - Juniores F - Seniores F - Vet F - Vet M65 3300 m
Juniores M - Seniores M - Restantes Veteranos Masc. 6700 m

Sendo considerada um das competições do Trofeu com percursos simples e agradáveis.... e


Obrigado desde já pela vossa participação.

DESTA VEZ MARQUES MENDES TEM RAZÃO



Marques Mendes acusa o PS de ter criado um ambiente de medo na Administração Pública e tem razão. Depois da ameaça da mobilidade e do novo sistema de avaliação seria de esperar que o Governo e o PS dessem mostras de independência mas não foi isso que sucedeu, aumentou a prepotência dos directores-gerais nomeados pelo PS, multiplicou-se a nomeação de boys e, como se fosse uma cereja em cima do bolo, o caso da pequena ditadora da DREN impôs a toda a Função Pública um ambiente de medo, agora até falar é perigoso, o recurso a bufos da confiança política leva muitos a voltar a recear, trinta anos depois da ditadura, que as paredes tenham ouvidos.


" As paredes têm ouvidos e mato tem olho. "

domingo, 3 de junho de 2007

MEXA-SE NA MARGINAL

Mais uma boa inciciativa da Câmara Municipal de Oeiras.
Uma manhã para disfrutar de um espaço ao longo do TEJO .

sábado, 2 de junho de 2007

e já cheira a verão...

.
O calor começa a fazer-se sentir, os dias crescem, as férias aproximam-se, a brisa sopra ligeira, sente-se o apelo do mar, esse mar salgado aqui tão pertinho de nós!

Apetece sair e passar o dia fora a fruir as belezas naturais que nos envolvem e que parecem tardar.

Porque não, variar da rotina corriqueira de todos os dias, fazendo uma coisa diferente, e fazer um passeio à vela pelo Tejo!? Sozinho ou em grupo. Com a família ou com amigos ou colegas. Quem sabe, uma viagem comemorativa de algo especial como o fim do ano lectivo, um aniversário, ou outra coisa que lhe ocorra comemorar.

Pois isto é o que propõe a Confiquatro, uma empresa direccionada para as actividades náuticas, em particular a VELA. Qualquer que seja o seu objectivo - ver o pôr-do-sol do meio do rio, beber uma taça de champanhe em boa companhia, observar a paisagem a partir dum lugar privilegiado, apenas deixar-se embalar pelas ondas e acariciar pelo vento, etc. - a Confiquatro tem o que deseja. Desde programas já definidos até programas sugeridos por si de acordo com o seu desejo.

As propostas da Confiquatro podem ser encontradas clicando aqui : CONFIQUATRO, onde pode também fazer o contacto para o que poderá ser um dia inesquecível.

De todas as propostas destaco uma em especial, pela importância histórica que representa para nós, oeirenses: A Rota dos Fortes e Faróis do Concelho de Oeiras. Porque não juntar os seus amigos ou familiares, ou mesmo os colegas de trabalho, e fazer este fantástico passeio à vela, descendo e depois subindo ao longo do litoral do concelho para ver os fortes e faróis da mesma perspectiva dos nossos marinheiros e navegantes? Fica a sugestão.

Bons Ventos!

imagem: © comunicação visual 2006 - CLIQUE PARA AMPLIAR
.

Festas de Oeiras 2007

.

Caros, como todos sabem começaram já as Festas de Oeiras, com a Abertura da Feira, que teve lugar hoje pelas 17 h. no Jardim Municipal.
Até 16 de Junho os Munícipes de Oeiras vão ter muitos motivos para saírem de casa e passarem um momento agradável, quer participando nalgumas das iniciativas, quer simplesmente assistindo.
Pelo que me é dado perceber pelo Programa divulgado no Boletim Municipal e no site da câmara, são muitas as iniciativas e para todos os gostos e idades. Desporto, Exposições, Teatro, Dança, Música, etc., há de tudo um pouco.

Pedindo antecipadamente desculpa a quem possa discordar dos meus critérios de escolha, destaco algumas das actividades e eventos, com particular incidência nos principais espectáculos musicais:

dia 3, dom., 10h00
MEXA-SE NA MARGINAL
Av. Marginal (Praia da Torre - Algés).

dia 5, ter., 22h00
QUIM BARREIROS
Jardim Municipal de Oeiras.

dia 6, qua., 22h00
GNR
Jardim Municipal de Oeiras.

dia 10, dom., 22h00
CAPAS NEGRAS (Fado de Coimbra)
Largo 5 de Outubro, Oeiras.

dia 12, ter., 22h00
CORVOS
Jardim Municipal de Oeiras.

dia 13, qua., 22h00
MALDITO FADO, HÉLDER MOUTINHO (Fado)
Largo 5 de Outubro, Oeiras.

dia 14, qui., 22h00
ANTHONY B. (Reggae)
Jardim Municipal de Oeiras.

dia 15, sex., 22h00
BERNARDO SASSETI E MÁRIO LAGINHA
Casa da Pesca, Oeiras.

dia 16, sáb., 21h30
MARGINAL À NOITE
Av. Marginal (Oeiras - Caxias - Oeiras).

dia 16, sáb., 24h00
FOGO DE ARTIFÍCIO
Porto de Recreio de Oeiras.


Para mais informações clique aqui: Câmara Municipal de Oeiras.
Para ver o Programa completo CLIQUE AQUI.

ATENÇÃO:
O FERIADO MUNICIPAL DE OEIRAS É NO DIA 7 DE JUNHO, NA PRÓXIMA QUINTA-FEIRA.

imagem: Extraída do site da CMO.
.

sexta-feira, 1 de junho de 2007

GRANDE PREMIO NUCLEOEIRAS 2007

NUCLEOEIRAS - 3º GRANDE PREMIO DE ATLETISMO

QUINTA-FEIRA, 7 DE JUNHO DE 2007 - 9.30

INFORMAÇÃO

Tratando-se de uma competição única no panorama das competições de atletismo do Trofeu da Câmara Municipal de Oeiras – Corrida das Localidades, o “ IIIº Grande Prémio NucleOeiras – Atletismo “, que contou com 489 participantes no ano transacto irá contar este ano com cerca de 500 participantes previstos. Por outro lado, sendo uma competição totalmente fora de estrada é de realçar um interesse dos participantes que irão desfrutar duma actividade em pleno contacto com a natureza.

Com as respectivas partidas e chegadas num ponto central da parte Norte do Campo principal do Estádio Nacional - Tribuna de Honra, a prova levará os participantes a percorrerem estradas/carreiros pedestres em terra batida em pleno parque florestal usufruindo assim dum evento totalmente diferente das competições semanais em redor da cidade de Lisboa.

ECO 92

.

Porque hoje é o Dia Mundial da Criança:


E a atitude de cada um também faz a diferença, para melhor ou para pior, isto é, todos contam!





recebido por e-mail

.