terça-feira, 2 de fevereiro de 2010

O bom aluno

Opinião


2010-01-29


Durante algum tempo, foi contrariado que Teixeira dos Santos desempenhou nas TV e jornais o papel de vilão que lhe coube no "casting" da derrapagem das contas públicas. Via-se-lhe na cara que preferia o papel de "técnico competente", o homem que matara o Liberty Valance do défice e deixara o herói ("Já o fiz antes e sei como fazê-lo") ficar com os louros e com a rapariga.

Aos poucos ganhou o gosto à coisa e o actor acabou por se transformar na personagem. Só um "político competente", e não um "técnico competente", teria, sem corar, previsto para 2009 um défice de 2,2% e, depois, perante os factos, corrigir o tiro para 5% para, no final do ano, o corrigir de novo para 8,7% e, uns dias depois, no momento da apresentação do OE, o recorrigir ainda mais uma vez para 9,3%, disparando culpas em todas as direcções, da crise internacional às agências de "rating" (faltou o aquecimento global). Agora, Teixeira dos Santos diz-se "disposto a abdicar de parte do seu salário, se for necessário". Entretanto, e para já, vai "abdicando" dos salários alheios. Ninguém pode acusá-lo de que não aprende depressa.

4 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Votaram neles agora aguentem...

José Fernando O. Neves disse...

Concordo plenamente, Isabel. Aquele Sr. que está à frente do Banco de Portugal alinhou na farsa que foi a destituição de Santana Lopes, com o "déficit previsional" de 6,6%...Teixeira dos Santos começou o ano de 2009 a dizer que o déficit seria de 2,2% do PIB e acabou em 9,3% (desconfio que com a cosmética estatística será mais). Onde pára Vítor Constâncio? Apenas se ouve para dizer que os impostos devem ser aumentados! Nem uma palavra contra a incompetência de Sócrates e Teixeira dos Santos! Onde pára Cavaco Silva? Onde pára a má moeda? Só falta acusarem Santana Lopes do descalabro financeiro de 2009! Haja vergonha...porque não há!

Isabel Magalhães disse...

Caro José Neves;

O Constâncio também se ouve a dizer que "não fazia ideia". Como é que o Presidente do Banco de Portugal pode - leia-se: "tem a lata" de - dizer que não fazia ideia??!!

Eu nem sou grande fã de Revista mas só me lembro da Ivone e do Camilo:

Este país é um colosso...

José Fernando O. Neves disse...

Cara Isabel, se me permite eu termino o que V. começou: este país é um colosso...está tudo grosso, está tudo grosso...Correcção: Sócrates, Teixeira dos Santos, Vitor Constâncio e e Cavaco estão GROSSOS, mais os que votaram neles! Bem, confesso que estava um pouquito "grosso" quando votei Cavaco...