terça-feira, 2 de novembro de 2010

A importância de ser cidadão de Oeiras


Ser cidadão de Oeiras tem a sua importância. Trata-se de um Município de excelência ganhador de muitos prémios: melhor para se trabalhar, pelo ‘Great Place to Work Institute Portugal’; e melhor para se viver. Também prémio Turismo Portugal 2008 e prémio atribuído pelo Instituto Fontes Pereira de Melo pelas boas práticas no âmbito da acção social e da família, e grande prémio da APEC em Comunicação e ainda Oeiras está entre os 10 melhores Municípios na disponibilidade dos serviços online. Isto é uma muito pálida ideia dos prémios e distinções para não falar nos novos clusters tecnológicos de Oeiras sendo o Taguspark sócio fundador. E houve também um Grupo de Reflexão Estratégias para pensar os novos desafios que o futuro nos aponta.


Esta importância também devia responsabilizar o cidadão de Oeiras no comportamento das pequenas coisas do seu dia-a-dia mas, infelizmente, assiste diariamente à prática de atitudes censuráveis como não apanhar os dejectos dos seus animais, colocar o lixo fora dos contentores ou estacionar nos locais proibidos pondo em perigo o acesso em caso de acidente, sentindo-se uma ausência muito acentuada de qualquer autoridade que fiscalize e sensibilize o cidadão para práticas de cidadania. Muito da “excelência” de Oeiras está a ficar embaciada pelo mau comportamento de muito dos seus habitantes. Porque não apostar na mudança?


Maria Clotilde Moreira / Algés
in Correio dos Leitores, JO, desta data

7 comentários:

Anónimo disse...

De acordo, D. Clotilde. E as torneiras do mercado de Algés? É responsabilidade é do município de excelência, nao é dos munícipes.

Isabel Magalhães disse...

Clotilde;

Em 1974 eu tive ESPERANÇA num Portugal mais fraterno, mais bonito, com pessoas mais civilizadas, criadas sem a opressão da ditadura. Várias décadas depois, com mais informação, com outros meios e recursos constato que nós somos o problema.

Anónimo disse...

Cada vez fico mais boqueaberto com a admiração que a D. Clotilde tem com Isaltino Morais e a sua trupe...O OL perde credibilidade e isenção com artigos sistemáticos destes no blogue e em jornais regionais.
Já deve andar tacho prometido no ar...

Isabel Magalhães disse...

Resposta 20:15;

Eu fico boqueaberta é com as pessoas que sabendo ler não sabem interpretar o que está escrito.

Quanto à credibilidade do OL não se preocupe. Preocupe-se antes com a sua dificuldade em dar a cara e assumir as bacoradas que escreve.

Passe bem!

Clotilde Moreira disse...

Realmente é uma pena ainda existirem pessoas que parece que sabem ler mas não compreendem o que lá está.
Clotilde

Anónimo disse...

Este anónimo deve só ter as tais novas oportunidades ou então era da independente. Como já disseram, não compreender os textos é muito complicado.
De Tercena

Palhaço Batatinha disse...

deixo aqui uma reflexão: O Concelho de Oeiras foi considerado o melhor concelho para se trabalhar. Mas será a autarquia de oeiras a melhor para se promoverem acções em favor dos munícipes e manter os seus colaboradores motivados e "actualizados"? Alguém quer adivinhar? O prémio será "Um dia de trabalho na CMO."