terça-feira, 16 de novembro de 2010

Um pormenor do Jamor


Está publicitado o edital que convoca para o próximo dia 20 de Novembro todos os cidadãos para participarem num debate público sobre o Plano de Pormenor da foz do Jamor que envolve também a Universidade Nova cujos técnicos estão a elaborar o plano de pormenor desta área pertença do Grupo SIL.

Este plano de urbanização tem merecido alguns reparos pois a sua mega betonização pode engolir a praia da Cruz Quebrada, alterar a estação, apanhar com torres de 100 metros (mas terá uma marina), e mais uns etcs. No blogue da Liga dos Amigos do Jamor temos, a par de outras informações, recolhido pormenores sobre as quintas daquela zona.

Deve ter sido um local muito procurado havendo hoje ainda possibilidade de se identificar pelo menos cinco quintas, algumas em muito mau estado. O Casal do Esteiro e o Farol, a quinta do Balteiro, a quinta das Biscouteiras, a Capela da Boa Viagem, a quinta da Graça que desde o incêndio de 1993 tem a casa em completa ruína. É nestes terrenos que se ergue o INEF, agora Faculdade de Motricidade Humana.

Talvez os tempos complicados que se vivem conduzam a decisões de bom senso e harmonização urbanística e não à aprovação de obras faraónicas que já abundam neste Concelho.


Maria Clotilde Moreira / Algés


(Artigo publicado no Correio dos Leitores do Jornal de Oeiras desta data)

1 comentário:

Isabel Magalhães disse...

Vai ser um dia complicado; são vários eventos sobrepostos à tarde, mais um de manhã numa associação de protecção animal onde faço algum voluntariado e ainda um jantar.