sexta-feira, 3 de agosto de 2007

DEMITIDA DIRECTORA MNAA

Demissão no Museu Nacional de Arte Antiga

Directora afastada por incompatibilidades com o Instituto de Museus e Conservação


Dalila Rodrigues, directora do Museu Nacional de Arte Antiga (MNAA), foi demitida do cargo por incompatibilidades com o Instituto de Museus e Conservação (ICM). Foi com "total surpresa" que a ainda directora recebeu a notícia, pela voz de Manuel Bairrão Oleiro, que dirige o ICM, organismo dependente do Ministério da Cultura.



À SIC, Dalila Rodrigues disse ter sempre recebido elogios pelo trabalho realizado no MNAA e apresentou resultados: a receita do museu quadriplicou, em relação ao ano de 2003, (Dalila Rodrigues só tomou posse em Novembro de 2004) passando de 250 mil euros para 1,109 milhões de euros, em 2006. Também o número de visitantes aumentou - em 2003 o MNAA contava com 71,973 mil visitantes; no ano passado 192,452 mil pessoas visitaram o museu.

A directora do Museu de Arte Antiga é a única com cargo equiparado a sub-directora-geral, e é também a única directora de museu nomeada pelo Ministério da Cultura, ainda que por indicação do director do IMC. Por causa do PRACE (Programa de Reestruturação da Administração Central do estado), e da passagem do Instituto Português de Museus (IPM) para IMC todos os directores cessaram as comissões de serviço em Abril, ficando estes organismos em gestão corrente. A comissão de Dalila Rodrigues terminaria em Novembro deste ano.

Esta saída antecipada - e "inesperada", para a directora - acontece, segundo Bairrão Oleiro, porque Dalila Rodrigues mostrava uma opinião divergente da do IMC, nomeadamente no que respeita à autonomia financeira do MNAA e à dependência do Museu (que está nas mãos do IMC, quando Dalila Rodrigues defendia ser tutelada directamente pelo Ministério da Cultura). O director entendeu que "não fazia sentido uma nova comissão de serviço" para a directora do Museu de Arte Antiga e retirou-a do cargo.

Dalila Rodrigues, por sua vez, queixa-se do modelo de gestão vigente no MNAA: no actual modelo, todas as receitas angariadas pelos museus - sejam apoios mecenáticos ou receitas da Loja do Museu - são entregues à tutela, o IMC. Dalila Rodrigues defende que estas receitas sejam usadas pelo próprio Museu.

Dalila Rodrigues vai ficar até final de Agosto à frente do MNAA. A 1 de Setembro o lugar será ocupado por Paulo Henriques, actual director do Museu do Azulejo.

2 comentários:

Nuno Roldão Mendes disse...

Cara Isabel,

Deixei-lhe um desafio no Cais da Linha.

Um beijinho.

Unknown disse...

.

... Paulo Henriques...

Que segundo consta é um péssimo director de museus...

Cumps

.