domingo, 5 de agosto de 2007

Oh mãe, está ali uma vaca...

.
Oeiras tem estes momentos fascinantes, irreais. São inesperados rasgos, súbitas visões que nos fazem gostar ainda mais e cada vez mais dela.
Por mais urbana e citadina que pareça ser, de quando em vez somos surpreendidos por uma imagem bucólica, rústica e rural, apesar de incongruente no densamente urbanizado espaço que ocupa, que nos transporta no tempo qual Máquina de H. G. Wells e nos sugere o que Oeiras seria no passado.

Foi o que me aconteceu ontem.
Seguia eu muito descansado pela Rua Machado de Castro, ali para os lados de Nova Oeiras, quando me deparei com este quadro incomum. Senti-me transportado para um passado recente. Um tempo em que Oeiras estava prenhe de quintas, azinhagas e arvoredo, no seu ser saloio, e o betão e o alcatrão apenas existiam no porvir.

Por momentos, como se um nevoeiro me tivesse envolvido, talhando a visão ao derredor, as urbanizações esfumaram-se no vácuo em torno do meu ser e fiquei só eu. Eu e Oeiras.

Esta Oeiras:


Momentos destes são cada vez mais raros. Tenho pena.


imagens: © josé antónio - comunicação visual 2007 / CLIQUE PARA AMPLIAR
.

11 comentários:

Isabel Magalhães disse...

.


Acho que vejo duas! :)

.

Unknown disse...

.

EHEH

Mas para o 'puto', desde que veja uma é sempre uma, mesmo que esteja lá uma manada com cinquenta... AHHAH

bjs

.

E disse...

Lembro que será em Setembro que se decidirá em reunião de câmara o projecto imobiliário para os terrenos da fundição de oeiras, havendo especulações que indicam ser um investimento de 115 milhões de € para esse local. Também por essa data já se saberá o que vai acontecer à VLN em Carnaxide.

Unknown disse...

.

Olá DC,

E eu lembro que será dia 15 de Setembro pelas 9h30 a visita guiada à Fundição de Oeiras, promovida pela Espaço e Memória - Associação Cultural de Oeiras.

A entrada é livre e a concentração para a visita é frente à entrada das instalações. Para mais informações consultem a Junta de Freguesia de Oeiras e São Julião da Barra.

Para muitos Munícipes esta poderá ser MESMO a única e ÚLTIMA oportunidade de ver o principal, o maior, exemplar da História da Indústria em Oeiras.


Por outro lado, "desculpe a ignorância do macaco"... :)
O que é a VLN ?

Abraço,

.

Isabel Magalhães disse...

.

J.A.;

Segundo o GOOGLE:

Iniciativa
Conclusão da Via Longitudinal Norte (VLN) - trata-se de uma estrada que permitirá ... entre outras, as localidades de Carnaxide, Queijas ou Linda-a-Velha. ...


[]
I.

Unknown disse...

.

Obrigado Isabel,

Afinal é 'só' mais uma estrada.

Pensei que fosse alguma super-urbanização...

bjs

.

Anónimo disse...

Portugueses,

Após leitura atenta do post e visualização das fotos ilustrativas, deparei com um equívoco do autor do post, certamente por lapso ou talvez desconhecimento... não, não são vacas... talvez cheguem a ser, mas há data das fotos aqui disponíveis não passam das "apelidadas" vitelas.
Assim como o cachorro "está" para o cão adulto, assim a vitela (há também quem lhes chame bezerro!) "está" para a vaca.
Fica a anotação, a bem das vacas!!

Silvério.

Anónimo disse...

OH SILVÉRIO, ÉS MESMO UM CALHORDAS!
ENTÃO NÃO PERCEBES QUE O TÍTULO É UM TROCADILHO, TÁ-SE MESMO A VER, E QUE PARA OS MIÚDOS TANTO LHES FAZ...
É SEMPRE VACA, CÃO, PORCO OU CAVALO MESMO QUE SEJA VITELO (E NÃO VITELA - ESTA É A CARNE DO VITELO), BEZERRO, CACHORRO, LEITÃO, BÁCORO OU PÓNEI OU OUTRA COISA QUALQUER.
AS CRIANÇAS NÃO FAZEM ESSAS DISTINÇÕES ENTRE AS IDADES DOS ANIMAIS E NÃO TÊM VOCABULÁRIO PARA ELAS.
ÉS MESMO UM CALHORDAS!

Anónimo disse...

Portugueses,
Caro Marcelino,

Bem vindo ao nosso Oeiras Local!!
Nem sei como começar... dado que fui prendado com uma enorme onde de entusiasmantes elogios, que desde já agradeço e retribuo em dobro!!!
Pena é que V/Exa. não perceba nada de puericultura... pelo que me abstenho de quaisquer comentários, com um perfeito anormal e ignorante como o Marcelino demonstra ser!

Cumprimentos, e desde já lhe desejo as melhoras desse humor... anda terrível!!

Silvério.

Unknown disse...

.

Caro Marcelino,

Em primeiro lugar, bem vindo a este espaço.

Tenho estado ausente pelo que não tenho passado por aqui para saber o que tem acontecido. Voltei hoje após um longo périplo por terras de Oeiras em busca de elementos e documentos históricos que mereçam destaque. Encontrei alguns e assim que possível, procurarei aqui deles dar recado.

Agradeço-lhe a defesa que na minha ausência fez do meu post. A sua perspectiva coincide com o objectivos do mesmo.
O amigo, é caso para dizer, acertou na 'mouche'.
De facto o título é apenas uma brincadeira. Que glosa aquilo que as crianças dizem quando se deparam com um animal, tenha este a idade que tiver.

Os 12 primeiros anos da minha vida, passados na província — Trás-os-Montes e Alentejo —, envergonhariam qualquer um e não seriam merecedores de referência se eu não fosse capaz de distinguir uma vaca dum vitelo. E já agora de certos BOIS que por aqui aparecem com o único fito de marrarem connosco.

Volte sempre e diga de sua justiça.

Para finalizar... Calma, não nos estiquemos, que não vale a pena.
O destino dum TOURO é morrer na arena... quer ele queira quer não.

Cumprimentos,

.

Anónimo disse...

Portugueses,

Venho com o presente lamentar os comentários que por vezes, mas sempre de forma concertada, são inseridos a jeito de "simples" comentários, mas com objectivo muito bem vincado!!
Refiro-me concretamente ao comentário supra, vindo de alguém com responsabilidades acrescidas em blog, que por mais de uma vez insultou, ao nível de arruaça, a minha pessoa.
Este senhor, não tendo a ombridade de me responder directamente, tem, sempre que lhe é possivel, de arranjar forma e meio de "atacar" os meus comentários.
Recordo aqui tempos idos, em que o citado cavalheiro, usou e abusou de palavrões e faltas de educação, que felizmente há muito não vemos no Nosso Oeiras Local!!!
Pensei até que esse tipo de ataque tivesse sido irradicado em blog, mas infelizmente este senhor insiste em manter nível de conversa raso, ao qual eu não devo, nem vou responder!!! Não merece!!
Para terminar, para que fique registado, embora não saiba se este meu comentário vai ser apagado pelo visado, declarpo aqui, conforme visivel pelos factos, uma vez mais, que este senhor tem a necessidade de protagonismo, lança canas, apanha foguetes, enfim, o foguetório que se regista, sem grande interesse para a Nossa Oeiras!!
Finalizando, como tenho feito até aqui, não irei responder a novos ataques, não tenho tempo, mas responderei sempre ao diálogo, à discussão, à temática de interesse a que o Nosso Oeiras Local tem hábito.

Cumprimentos.

Silvério.