quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Apelo à mudança de comportamentos


Tenho lido neste blogue críticas dirigidas ao PSD de Oeiras, à Coligação MAIS OEIRAS, à Dra. Isabel Meirelles, aos candidatos às Presidência das Juntas de Freguesia, às Listas às Assembleias de Freguesia, à Lista para a Câmara Municipal, à Lista para a Assembleia Municipal e aos membros conhecidos que compõem a Candidatura.

Há críticas de pessoas que se dizem do PSD, que tudo e todos criticam, desde as Listas, à Coligação e até a própria Dra. Isabel Meirelles.

Em vez de atacarem a Dra. Isabel Meirelles, candidata à Presidência da Câmara Municipal de Oeiras, deveriam agradecer-lhe o facto de ter aceitado este DESAFIO, quando muitos colunáveis o rejeitaram, com MEDO de levarem uma “banhada eleitoral”.

Em vez de atacarem os candidatos às Juntas de Freguesia deveriam aplaudi-los pela generosidade desinteressada, disponibilizando-se para o combate eleitoral em nome de ideais e de valores que são os pilares duma sociedade que se quer mais justa e fraterna.

Quando o “dossier Oeiras 2009” for publicamente conhecido (as traições, as promessas que não passaram de promessas, as desculpas esfarrapadas, os comportamentos desviantes) quem tiver espinha dorsal virá a este e outros fóruns pedir desculpas a propósito do que disse de Isabel Meirelles e restantes candidatos.

Não conhecia pessoalmente a Dra. Isabel Meirelles, interpelei-a na noite de 20 de Julho de 2009, já a hora ia alta, 11 dias depois da Distrital a ter indicado oficialmente como candidata do PSD (ainda se desconhecia a Coligação). Dei-lhe o meu apoio crítico, como o daria a outro militante credível que tivesse sido designado para travar este “combate”, como o dei a Pedro Simões quando ele decidiu ir para o terreno quando todos já lá andavam e do qual não me arrependo nem me penitencio, sem NUNCA se assumir como candidato ao que quer que fosse.

Disponibilizei-me para colaborar na campanha de Isabel Meirelles, como tantos outros o fizeram, ao contrário de outros tantos que se limitaram a atacar este e aquele, mas sem se prontificarem a lutar pelo PSD que dizem defender. Não pensamos em cargos, em lugares, em mordomias, pusemos as nossas capacidades, as nossas energias ao serviço do PPD/PSD, de Oeiras e de cada uma das suas 10 freguesias.

Garanto que no nosso seio, desde a Candidata à Câmara Municipal, Dra. Isabel Meirelles, aos candidatos às Juntas de Freguesia, NINGUÉM, mesmo NINGUÉM fala em derrota, ainda que TODOS tenhamos consciência da enormidade da TAREFA que nos pediram. Acreditamos em nós, acreditamos nas nossas capacidades, acreditamos que somos a alternativa.

Ao incorporar este projecto passei a conhecer duas pessoas extraordinárias, pelo seu querer, pela sua postura combativa, pela experiência que transmitem aos mais “novos” nestas lides:

A Sra. D. Alda Lima; e
O Dr. José Pedro Barroco.

Relembro que estas duas pessoas estiveram prestes a ser politicamente eliminadas pela Comissão Política da Secção de Algés do PSD, pelo processo insidioso que foi tornado público e ao qual o próprio Carlos Carreiras se referiu na noite de 16 de Agosto último, e que infelizmente NINGUÉM (ou quase ninguém) refere.

Como militante basista do PPD/PSD e candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Queijas pela Coligação Mais Oeiras presto à Dra. Isabel Meirelles, à Sra. D. Alda Lima e ao Dr. José Pedro Barroco a minha pública homenagem pela sua VERTICALIDADE, pelo desprendimento material, pessoal, profissional e familiar, em prol de um projecto em que acreditam, por quererem MAIS e melhor OEIRAS!

O meu apelo a todos os Homens e Mulheres do PPD/PSD, do CDS-PP e do PPM de Oeiras, que acreditem e contribuam para devolver Oeiras ao Oeirenses, mobilizando todos os seus familiares, amigos, vizinhos, as colectividades de cultura e recreio e as associações de bairro neste combate que travamos.

A Dra. Isabel Meirelles não é aquilo que grande parte dos cidadãos critica e ao mesmo tempo deseja que ela seja: POLÍTICA!

Gostariam de vê-la e ouvi-la gritar, perder as estribeiras, insultar este ou aquele, a esbracejar, a chamar desonestos a muitos. Desenganem-se: esta não é a forma de estar na VIDA PÚBLICA da Dra. Isabel Meirelles!

Podemos apontar erros sem insultar, podemos apontar soluções sem gritar, podemos discordar sem usar expressões inflamadas, podemos apontar um rumo, um caminho, com um discurso sereno, calmo, educado, cordato. Tudo isto é ISABEL MEIRELLES!

Eu não tenho especial simpatia por Manuela Ferreira Leite, eu não gosto de Helena Lopes da Costa, eu não gosto de António Preto, eu não morro de amores por José Pacheco Pereira, tenho ESTIMA e ADMIRAÇÃO por Alda Lima e José Pedro Barroco, por estes e muitos outros e por Francisco de Sá Carneiro vou votar PPD/PSD no dia 27 de Setembro e na Coligação Mais Oeiras no dia 11 de Outubro!

Que cada um faça o seu EXAME DE CONSCIÊNCIA e vote em Consciência e Liberdade!

Helder Sá

Candidato à Presidência da Junta de Freguesia de Queijas

Coligação Mais Oeiras PPD/PSD/CDS-PP/PPM

21 comentários:

AFS disse...

Bom, vou comentar apenas a parte que acho mais importante e que se relaciona com outros comentários aqui feitos.

Eu também acho que em política não é preciso esbracejar e gritar, chamar nomes, acusar tudo e todos. Li críticas ao tom educado e civilizado que alegadamente Isabel Meirelles teve na apresentação da candidatura - a que não fui, daí o alegadamente - e não as percebo.

Teresa Zambujo não ganhou a Isaltino, mas não foi por falta de combate, falta de "EU ESTOU AQUI E VOTEM EM MIM PORQUE ELE É ISTO E AQUILO". Foi porque Isaltino tem obra, tem décadas de poder e de influência. Zambujo nunca teve visibilidade e, mesmo assim, ficou a 4% do IOMAF.

Quanto às críticas às listas, elas são legítimas, como são aquelas que se referem às dos outros partidos. É claro que esta é uma declaração de interesses para cerrar fileiras e, como tal, não acrescento mais nada, para além de um desabafo:

MAS NINGUÉM NO PSD GOSTA DA FERREIRA LEITE?????

Open You Eyes disse...

Minha cara, da mesma forma que Vossa Exª ataca os outros candidatos, com piadas e graçolas de indole intelectual, tenha a ombriedade para saber estar com criticas que aqui são feitas por outros comentadores.

Não lhe ficou muito bem sair em defesa da dama ofendida. Deixe os "boys" fazerem esse trabalho por si.

Procure ser um pouco mais isenta e este blog continuará a merecer credibilidade, adjectivo que nos ultimos dias tem estado tanto na ribalta da discussão politica.

Já agora, também sou militante do PSD e não gosto da MFL.

Isabel Magalhães disse...

André;

E eu vou comentar o seu comentário. ;)

Também sou pela elevação e gostei mesmo do tom elevado e civilizado de IM, ontem como em todas as outras vezes em que já tive o prazer de a acompanhar. No entanto, conforme também já escrevi algures - já estou 'zonza' com tanta escrita - há trunfos que não deveriam ser desperdiçados e que podiam/podem ser usados sem baixarias. Digo eu e é apenas a minha opinião como munícipe e eleitora.

Teresa Zambujo cuja campanha tambem se pautou sempre pela elevação pertenceu à equipa que ajudou Isaltino Morais a fazer obra - era a vice-presidente da CMO e subiu quando IM (ai que horror! tantos IM) Isaltino Morais aceitou ser ministro. Isaltino não fez a obra que está à vista sózinho; fê-la com a ajuda das equipas. Convém não esquecer! E se agora - leia-se neste mandato - fez pouca obra foi porque se rodeou de pessoas com pouca qualificação. Mas voltando a T.Z. faltaram-lhe meios e apoios que IAM tinha, e faltou-lhe o apoio das secções do PSD. Eu fiz a campanha de 2005, acompanhei-a e sei que trabalhou arduamente. Mas, eramos pobrezinhos; aqui em L.a.V. tinhamos um único carro de som a dividir com a freguesia vizinha. No entanto isso não impediu de ganharmos a freguesia para o PSD. Se calhar não tinhamos tantos traidores...

Legitimidade das listas - Passo! Não tenho falado do assunto e não vou falar ainda.

Manuela F. Leite - A Sra ganhou a presidência do PSD. Logo, pelo menos os que a elegeram (não foi o meu caso!) hão-de gostar da dela. Am I right? :)

E por hoje chega.

(É hora de levar o cão a regar pinheiros!)

teresa mendonça disse...

É um prazer ler a produção assinada por Helder Sá, candidato de Paço de Arcos a Queijas. Pretende ser Presidente ou aceitou candidatar-se para perder? Acha que conhece melhor a Freguesia e as suas especificidades e necessidades do que a candidata escolhida, LEGÍTIMAMENTE, pela Secção? Se tivesse vergonha perceberia que não servia para uma qualquer freguesia de Secção de Oeiras e que veio para aqui como
arma de arremesso. É um triste e ainda mais vai ficar depois do dia 11 de Outubro. A Propósito, continua a trabalhar na coordenação da levagem dos contentores? Trabalho honesto e dignomas, mais um a soldo do Isaltino. Haja paciência!!!!!!!

Helder Sá disse...

D. Teresa Mendonça (se é aasim que se chama): em primeiro lugar tem de perguntar à sua Presidente de Secção por que é que não entregou as Listas a tempo e horas e foi chantagear o Presidente da Distrital; em 2.º lugar nunca trabalhei na COORDENAÇÃO da lavagem de contentores (quem lhe buzinou aos ouvidos nao me conhece), trabalhei sim como motorista de uma das viaturas lava-contentores; em 3.º lugar não estou a soldo de Isaltino, tenho coluna vertical, penso por mim, não me deixo arrastar por outros como, pelos vistos V. se deixou "embalar" com a canção do "bandido", ou da "bandida". A "sua" legitimidade, a "legitimidade" da sua Secção foi a de, no dia 31/7, proferir uma declaração política na qual se afirmava que para se ser candidato a Presidente de Junta se teria de possuir, pelo menos, o 12.º ano: fique descansada, neste aspecto estou a cumprir as vossa democrática, ainda que INSCONTITUCIONAL, decisão. Parece que o nosso concelho é tão grande que um candidato de Paço de Arcos não possa ser candidato a Queijas (há 16 anos Paço de Arcos e Queijas faziam fronteira). Não sou arma de arremesso de ninguém e muito menos um "triste", estou de bem com a vida, feliz, adoro desafios e uma boa briga, neste caso, eleitoral. Quanto a perder em 11 de Outubro, felizmente a DEMOCRACIA tem destas coisas, com a diferença de que uns sabem perder e outras e outros não. Muito prazer em conhece-la, Teresa (ou será Susana?):

Anónimo disse...

Muito mal se escreve por aqui.
O anónimo das 12h45 escreveu
"ombriedade", será que quis dizer "hombridade"?

Anónimo disse...

Nem é de Queijas? Agora é que o Moscas limpa aquilo e quase nem vai precisar de fazer campanha.

Anónimo disse...

Já falta pouco para o Marcos Perestrello começar a arrumar a casa.

Helder Sá disse...

AFS: segundo os resultados das "Directas" de 2008, 2/3 do PSD não gostam de Ferreita Leite, votaran Passos Coelho e Santana. Eu estou incluído nesses 2/3.

Anónimo disse...

Mas este Helder Sá nem sequer é de Queijas!?!?
Trabalha na CMO nos lixos e é muito amigo do Simões.
Foi colocado em Queijas porque não havia lá mais ninguem e porque o Simões quis continuar a exercer influência junto da Isabel Meirelles à procura de algum tacho.
Onde isto foi parar!?!?

Anónimo disse...

Helder Sá, gosta de uma boa briga? Eu também. Como me parece que não é tolo, sempre lhe direi que as listas da secção de Algés foram legítimamente aprovadas, entregues e introduzidas. A questiúncula CC vs Secção de Algés é muito interessante e não passa pelo concelho de Oeiras. Mas como o companheiro trouxe a história das habilitações literárias, sempre lhe digo que não concordo com o item mas, se eu mandasse, teria explicado aos militantes no dia 31/O7 as razões que levaram às escolhas dos cabeças de lista. Se calhar as pessoas preferiram, mal, proteger a candidata a Algés. "Quem melhor gaba a noiva senão a mãe que a quer casar?". Se o companheiro conhecesse a realidade de algés, da junta e dos comportamentos, compreenderia a razão da escolha. Veremos no dia 11 de Outubro...

teresa mendonça disse...

a resposta a Helder Sá é minha

Isabel Magalhães disse...

A quem se dirigirá o anónimo [4 de Setembro de 2009 0:45]?

Não vejo nenhuma senhora a comentar antes dele...

Anónimo disse...

Social-democratas, deixem-se destas guerras. Mais do que nunca é hora de deixar estas trapalhadas e apoiar os Candidatos do PSD e da Coligação Mais Oeiras, lembrem-se que esses comentários só servem os nossos inimigos politicos.
Força Dra Isabel Meirelles, D. Alda Lima, Dr José Barroco, Sr. Helder Sá e demais candidatos SOCIAL_DEMOCRATAS.

Open Your eyes disse...

É mesmo para Si.

Anónimo disse...

O que se passa com a Secção de Algés é tão somente dor de cotovelo da Helena por ter perdido a distrital, em eleições livres e democráticas, para o Carreiras e esta foi a sua vingança, mas pelos vistos nem a distrital nem a nacional lhe deram ouvidos.
Por isso é tempo de mudança, pôr de lado estas questões pessoais e apoiar os Candidatos do PPD/PSD, CDS e PPM ás autarquicas de Oeiras.

Isabel Magalhães disse...

Pois enganou-se na destinatária. (Obviamente também se enganou na caixa de comentários o que convenhamos já são enganos a mais!)
Resumindo, a avaliar pela forma como se expressa não lhe reconheço capacidade para me dar conselhos ou lições de postura...

Passe bem e não se incomode a responder.

Anónimo disse...

O site do PSD de Oeiras ainda não fez qualquer alusão à candidatura de Isabel Meirelles. Engraçado não é?...O Pêpê e o Júlio Silva podiam dar uma ajudinha para colocar a candidata no site...

Anónimo disse...

cala-te agapito, não me faças falar...

Anónimo disse...

O Sr. Helder Sá que pouca gente de Queijas conhece, excepção para o candidato a vereador que lhe fez o favor de escrever o texto que assina, vem nos diser que aceitou ser candidato a P.J de Queijas, como aceitaria outro lugar a outra qualquer Junta, Camara, etc, por dever de militante da maioria de dois terços do PSD!Sr. Helder Sá por existirem candidatos como o Sr. que se sentem habilitados e competentes? a aceitarem quaisquer cargos politicos REMUNERADOS, que cada vez mais a abstenção sobe e a  credibilidade dos politicos desce.E repare que estou-me nas tintas se o Sr. é motorista dos lixos ou se é cirugião plástico. Não seria melhor começar por baixo, candidatando-se a um lugar numa assembleia de freguesia, para ganhar alguma experiência autárquica e de preferência numa pequena freguesia do interior do Pais?Já agora em que secção do PSD milita porque se não o conheço em Queijas, também nunca ouvi falar de si no partido.Felicidades na mesma.

Um apoiante de Marques Mendes

Open Your Eyes disse...

À Isabel Magalhães:

Pois mantenha-se com essa postura altiva e arrogante, ao nivel dos muitos iluminados que têm passado por aqui. É por essa e por outras que o PSD Oeiras irá ter um resultado humilhante a 11 de Outubro.

Voce pensa que está a prestar um bom serviço ao PSD ? Está enganada minha cara e o tempo há de me dar razão.