quinta-feira, 10 de setembro de 2009

Costa e Perestrello querem Lisboa e Oeiras ligadas por metro

Os candidatos do Partido Socialista às autarquias de Lisboa e Oeiras, António Costa e Marcos Perestrello, defenderam esta quinta-feira a ligação por metro ligeiro ao concelho de Oeiras, através da extensão da linha vermelha.

«Oeiras é o único concelho adjacente com Lisboa que não tem já Metro ou não está inserido no plano de expansão do Metro», disse Marcos Perestrello à Lusa.

Perestrello propõe ligar a linha vermelha do Metro ao concelho de Oeiras, a partir da futura estação do Alto do Restelo, a Carnaxide e Linda-a-Velha.

O presidente da autarquia lisboeta, António Costa, que se recandidata ao cargo, considerou a medida «extremamente positiva» para o concelho de Lisboa, nomeadamente pelo impacto que terá no tráfego.

«Muitos dos habitantes de Oeiras que hoje têm que se deslocar para Lisboa em viatura, poderão deslocar-se de metro, com menos carros a poluir, menos carros a ocupar espaço», realçou.

Costa recordou ainda que a autarquia lisboeta deu parecer favorável ao plano de expansão do metro, que prevê a extensão da linha vermelha até ao Alto do Restelo, ponto a partir do qual se pode ligar ao concelho de Oeiras.

Quanto à viabilidade desta ligação, Marcos Perestrello assegurou ter recebido do Metro a garantia de que se trata de um projecto «perfeitamente viável».

«Deve ser um metro ligeiro, porque é indiscutivelmente mais barato. Pode custar até dez vez menos que o metro clássico, embora em casos de zonas densamente povoadas será necessário circular em túnel», argumentou.

O custo médio é de 10 a 12,5 milhões de euros por quilómetro, já contando com a construção de alguns troços em viaduto ou túnel, estimou Perestrello.

«Seria importante que a Câmara de Oeiras se dispusesse ela própria a investir nestas infra-estruturas», afirmou Perestrello.

36 comentários:

Unknown disse...

Concordo plenamente, em vez de terem construído SATUS e insistirem nesse grande tiro no pé e futilidade. (Sim, porque até eu a correr consigo ser mais rápido que o SATU da estação até ao Oeiras Parque!)

Pequena Curiosidade, a malta do staff IOMAF anda um bocado exaltada, o Presidente da CMO com cara de poucos amigos, andavam aqui em Porto Salvo a olharem de um lado para o outro.

Outra curiosidade, lembram-se da polémica dos gastos de fotos aéreas da CMO?

Já repararam no vídeo de campanha do dia 09-09-09 no IsaltiniTB?

Fico feliz que o meu dinheiro de contribuinte seja gasto na campanha de alguém...

AFS disse...

Eu também concordo, mas lá para 2030 conversamos...

Sobre o vídeo: bom marketing, quase me convenceu a votar IOMAF! Quase... ;)

Isabel Magalhães disse...

Estou a lembrar-me de alguns filmes rodados em N.Y. que mostram apartamentos que vibram constantemente devido à proximidade ao metro / comboio sobre viaduto. Há histórias com cenas caricatas de móveis e objectos que abanam, de moradores 'à beira de um ataque de nervos' e de proprietários na tentativa desesperada, e frustada, para arranjarem comprador ou locatário. Hilariante.

AFS disse...

I.,

Acabe-se com metros e comboios então? ;)

Isabel Magalhães disse...

Eu não gostaria de ter um viaduto ao lado da janela do quarto com comboios / metros a passarem continuamente mas em 2030 isso já não me deve incomodar muito. LOL

Unknown disse...

Bom caro AFS, tenho que puxar a braza à minha Sardinha. Por acaso já tentaram chegar a Lisboa vivendo em Porto Salvo... Pois não temos cá nenhum comboio... E o que dizer de quem vive em Queijas e Caxias parte Norte, é complicado.

Acham que o SATU é solução, aquilo foi o maior flop à face da terra.

E para quem já esteve e vive em Nova York, sabe que é a cidade dos filmes e séries... Tem um sistema de metro simples e prático, não é verdade que os vidros vibrem. Quem me derem termos esse sistema em Oeiras 4 linhas, 2 do meio rápidas, 2 da ponta de paragem.

AFS disse...

Isabel,

Faz-se um túnel... Fala-se com o Santana, que é especialista (já prometeu mais dois!).

Unknown disse...

Olhem porque não vários túneis?

A única coisa que critico do Marquês é as multas de 56 km/h que chegam a casa passado quase um ano...

Isabel Magalhães disse...

Makaveli;

Em Manhatan não há problema; o problema está na periferia (onde passei a caminho do aeroporto).
Aqui, o tal metro tem forçosamente que atravessar zonas com forte densidade populacional... exactamente como o SATUO e o que se sabe, e já foi denunciado na TV e na imprensa.

2030, não é? OK eu voto SIM, não se preocupem. ;)

Isabel Magalhães disse...

André;

Mas duvida que o túnel das Amoreiras resultou ou é só porque não morre de amores pelo Santana Lopes? ;)

AFS disse...

Isabel,

Que não gosto do Santana é sobejamente conhecido; que o Túnel resulta, resulta, não sou contra os túneis, estava a falar "a sério", façam-se em Oeiras :)

Isabel Magalhães disse...

makaveli;

Qual é a sua crítica:

1. Que multem quem ultrapassa os 50kms/hora permitidos?

2. Que a multa leve tanto tempo a chegar?

Nós (portugueses) tempos um imenso problema com números; 50 não são 56 ou 60, assim como 17h00 não são 17h30 ou 18h...

Isabel Magalhães disse...

Ah! OK! Resulta.

Pensei que estivesse na 'curte'. ;)

Unknown disse...

Mas porque fazer Externo? Zonas como Porto Salvo são altas pode ser feito um metro subterrâneo.

Penso que Oeiras tem um bom rendimento per capita, ou será que já se endividou até aos joelhos (cotovelos), para fazer um metro decente.
Ainda por cima temos as linhas do comboio(Paço de Arcos, Oeiras, Caxias, Algés).

Sim é um facto que Manhattan é Sub, mas eu defendo esse conceito com o aproveitamento do comboio.

O SATU só defenderia se e só se fosse um modelo tipo à Japão. Magnéticos sem fazerem barulho e a 400km/h :) Obviamente já estou a divagar mas eu não sou Engenheiro Civil, mas que um metro simples e prático era Bem-Vindo era.

Anónimo disse...

O SATU é um excelente projecto, é um projecto muito á frente, demasiado avangarde para o comun cidadão, enfim, é um projecto á japonesa. Quantos paises tem sistemas destes? Poucos, muito poucos. E porquê? Porque é preciso ter um Autarca como ó nosso. E qual é o problema do SATU? Falta de interligação com os outros conselhos, e isso assumo, mas a culpa não deve ser atribuida ao nosso Autarca, mas sim aos politicos dos outros municipios que assim o tentam asfixiar politicamente. Esses politicos sabem bem a má publicidade q um SATU vazio provoca e por isso fazem de propósito para impedr o seu desenvolvimento e criar uma indignação aos eleitores. A isto chama-se manipulação politica.
Palavra que me indigna o jovem candidato do PS vir falar no metro p Oeiras depois de se ter inteirado com os grandes do PS dessa garantia. Mas a algazarra q seria, e os custos, se o Isaltino fizesse um Metro! o que seria aquela gente dos prédios estérica porque lhes faziam tuneis por baixo das garagens! e logo tratariam de encontrar rachas nas paredes para resolverem o problema doméstico da falta de dinheiro para a renovação do apartamento. Estou mesmo a ver o filme todo. Mas essas pessoas dos prédios não se incomodam com o barulho dos carros? E as pessoas por onde passam os autocarros não se incomodam tb? Tem estes residentes mais direitos que outros? Deverão ser uns previligiados? Claro que não, e muitos desses residentes o que querem é dinheiro, indeminizações tudo gânancia. Mas por isso devemos votar no Isaltino Morais, porque o nosso Autarca dá a garantia de pôr os pontos nos iii. Sei também que nesses prédios á grandes divisões de residentes porque muitos se recusam a compactuar com a fraude que poucos pretendem fazer. Sem também por uma amiga que mora nesses prédios que 1 ou 2 residentes com interesses partidários manipulam toda a situação p a imprensa, dando conta de situações que nem nas reuniões de condominios se passam, tudo por ambição politica desmedida.
A solução qual é? É fazer uma adaptação da linha do SATU para receber o Metro e prolongar este projecto por todo o conselho, depois com o afluxo a aumentar baixa-se radicalmente o preço e todos ficamos satisfeitos.

Raquel

Unknown disse...

Cara Isabel. Tinha posto o limitador a 50 km/h...

É impossível manter a menos de 50 km/h na descida. Mas sim lei é lei e verdade seja dita um túnel ou ponte em caso de acidente são perigosíssimos, todo o cuidado é pouco.

Crítico é a demora 1 ano a chegar a multa é obra...

Isabel Magalhães disse...

Makaveli;

400 à hora é bom para ir ao Porto. Aqui chegava antes de partir. ;)

_______________________

Eu tb conduzo no túnel e 'aguento' nos 50, com o pé, porque não há cá modernices...;)

AFS disse...

Peço encarecidamente que NUNCA calem a Raquel:

«Mas a algazarra q seria, e os custos, se o Isaltino fizesse um Metro! o que seria aquela gente dos prédios estérica porque lhes faziam tuneis por baixo das garagens! e logo tratariam de encontrar rachas nas paredes para resolverem o problema doméstico da falta de dinheiro para a renovação do apartamento.»

LOLOL

Unknown disse...

Cara Isabel, parece que a nossa estima colega e amiga Raquel não percebeu o meu 400 km/h...

Raquel quando e como é que o SATU é Japonês? Aquilo é mais lento que um caracol.

Raquel vá falar com as pessoas daquelas vivendas ao pé do SATU o que acham e a quantidade das que deixaram de ser vendidas ou foram por um preço mais baixo.

Aconselho a Raquel a falar do Concelho de Oeiras e não (Conselho) de Oeiras.

Olhe eu sou muito franco, eu mandava o SATU todo abaixo.

Isabel por falar em NY ...

O Ground Zero é de arrepiar ...

Já passaram quase 8 anos ...

Tino Colmeia disse...

Esta Raquel debita a 100 ao minuto. É cada discurso.
Tino Colmeia

Isabel Magalhães disse...

Hummm... a 'raquel' sabe 'bués' de 'soluções', o pior é o português.

Tá nervosa 'raquel'? Fica 'estérica' quando fala do Isaltino...!
Acalme-se, 'chérrie'... olhe a 'atenção' e o 'castrol'! Veja lá se lhe fazem uma 'lacração das trombas'. Cuidado, não deixem que a 'cromem'!

:D

Anónimo disse...

Maqavel,

Toda a gente sabe q hoje aquelas vivendas deixaram de ser para habitação e hoje as vivendas são sedes de empresas, colégios e escritórios que foram vendidas pelos antigos moradores supostamente projudicados com o SATU mas que ganharam milhões com a venda das suas casas para empresas.

Raquel

Unknown disse...

Será que foi dado à Raquel um manual de como defender e responder quando o "nosso" Presidente é falado?

O Manual deve estar inquinado, têm que lançar uma revisão do mesmo, têm muitas gafes e coisas surrealistas.

Pelo menos não fui eu que escrevi... Se fosse comia umas letras...

Isabel Magalhães disse...

Makaveli;

SATUO - Implodir seria uma boa ideia. Convidava-se o 'nosso' primeiro; assim como assim ele já tem experiência da implosão de Troia...

_________

Ground Zero - Uma enorme tristeza. nem gosto de pensar no assunto.

Unknown disse...

Ai sim Raquel, então e o que aconteceu aquele mega empreendimento no Alto Da Loba?

Lembra-se?

Parece que aquilo deu um processo e uma grande indeminização... mas sempre me pode refrescar a memória.

Lembra-se da mata de Paço de Arcos, onde está ela?

Melhor o que dizer da antiga A1 de Paço de Arcos, parece que querem meter lá um Condominio de Luxo ...

É disto que está a falar...

Opá que má lingua que eu sou bolas pá.

Boa ideia, vamos todos pedir ao TIO TIO que construa o SATU à nossa porta, depois vendemos as casas buéréré caras às empresas que só por sinal compram imensas coisas(Pensava que era tudo por aluguer, devo estar enganado).

Isabel Magalhães disse...

Ó 'raquel'!

Colégios? Então e a inspecção anda a dormir ou quê? Não serve para habitação mas as crianças podem aguentar a poluição sonora?!

Deve ser a mesma inspecção que autorizou a área sanitária canina do Jardim das Tílias em LaV. Essa área é paralela ao Parque Infantil e está a 1,5 m de distância. No verão não se aguenta o cheiro nem as moscas (apesar de o pessoal que rega os jardins regar o areão).

Anónimo disse...

Expliquem-me lá o que é o SATU senão uma coisa que o grunho do Isaltino viu na Austrália.
Serviu para mais uns construtores ganaharem dinheiro e o parvalhão do edil ex-M.P. e actual condenado encherem a mula como é costume nesta casa, perdão concelho.
É tempo do Sr., perdão aos SRS. ir para casa e saia de cena para oeiras não ser o exemplo da vergonha neste país.

Anónimo disse...

Cá está um bom projecto para o Concelho. Espero que depois não se fique pela 1ª pedra nem pelo cartaz como aconteceu com quase tudo neste mandato.

oeiraslocal disse...

Oh «Raquel», não me lixe!

Isabel Magalhães disse...

Para o anónimo que deixou o seguinte comentário:


Anónimo deixou um novo comentário na sua mensagem "Costa e Perestrello querem Lisboa e Oeiras ligadas...":

O metro pode ficar para o Costa.
Esta terra está bem assim com pouco menos movimento, qualidade de vida e sem Isaltino.
O miudo do PS nem para a fotografia serve.
Oeiras pode ser concelho de referência estas coisas do progresso fazem aparecer Josés de Sousa, VALES DE ALMEIDA e Paulos Pedrosos....FUJAM....é uma corja pior que a IOMÁFIA.
A propósito viram o video em OFF do nosso primeiro, (...)


Publicada por Anónimo em OEIRAS LOCAL a 10 de Setembro de 2009 23:15

Como certamente imagina eu nunca poderia publicar o seu comentário na íntegra por dois motivos:

1. Porque sofro de claustrofobia e tenho problemas com espaços fechados;

2. Porque tenho cães para criar e faço falta cá fora.



Espero que entenda o meu ponto de vista.

Saudações

IMM

Anónimo disse...

METRO lligeiro, para Oeiras?P Acho que sim... excellente ideia!!!
Pessoall, não vamos ter um SATU, vamos passar a ter dois, do Restello ao Allto de Carnaxide. Já não chega termos um presidente que nos pôs cá um, ainda corremos o risco de termos outro que ainda quer mais. Isabell Meirelles, cada vez gosto mais de si. lloll
A próxima promessa são os corredores para bicllas, em todo o concellho, inclluindo na Auto estrada.
Curto bué estas cenas dos ll em Oeiras. lloll

Anónimo disse...

Os meus caros dispersam-se em conversas completamente despropositadas com a ocasião (artigo).
Acredito, veementemente, que queiram continuar com a política de maledicência por se sentirem órfãos do vosso antigo líder concelhio, a única maneira de conseguirem governar Oeiras.
Porém o artigo, volta de novo a mencionar a luminosidade de que o candidato socialista desfruta. É, afirmo-o sem qualquer tipo de pudor, uma proposta bastante benéfica para os oeirenses, contudo falta mencionar que é uma proposta já afirmada pela secretaria de estado dos transportes, no programa do PS para as legislativas, e mais, é uma proposta já lançada à administração central, (sim porque o único órgão capaz de concretizar planos intermunicipais de transporte é, imaginem, o GOVERNO) em 2001 pelo executivo da câmara, e desde então, se tem efectivado estudos por parte dos governos que desde então se fizeram sentir. Deste modo, ou o Sr. Marcos Perestrello é um mero delegado do Governo, ou então um grande subjugado do PS. Pois divulgar as propostas do PS/Legislativas, é fazer propaganda a José Sócrates e ainda uma falta de prospectiva para o Concelho a que se candidata.
Propostas demagogas, que fazem encher o olho não servem para o nosso município.
Falem sobre a proposta, falaciosa, do artigo.
Cordialmente,
Fernando Reis

Vistas largas disse...

Oeiras e Lisboa vão ser unidas pelo TGV de superfície - 1ª paragem é No Cais dos contentores Mota&Engil e terminus na Cadeia de Caxias, com jeitinho prolongam até Tires , sempre torna mais abrangente o TGV de superfície.

Anónimo disse...

Tanta dor de cotovelo por não serem uns e outros a propor isto do metro.

TONE disse...

"IOMÁFIA"
loooooooooooooooool
5 estrelas!

AFS disse...

Anónimo, 1h15:

Sabe, as promessas que se fazem podem e devem ser criticadas. O problema é que quem não faz promessas, quem não se compromete com nada, está sempre em vantagem, não é?

Há um partido que tem apostado nessa estratégia... É ler as entrevistas, espremer o sumo e... ver que não sai nada :) Por enquanto!

__________________________

Fernando:
Eu li comentários a falar sobre a proposta, quer um resumo? Eu e o Makaveli concordamos com o projecto, a Isabel não concorda com mais transportes em viaduto que retiram qualidade de vida. Se a proposta é demagoga ou não, dá a sua própria resposta: se está de acordo com os planos do Governo, supõe-se que é para concretizar. Sabemos que nem sempre é assim tão claro, mas...

Mas explique-me, por favor, porque é que é falaciosa, até posso estar de acordo.