quarta-feira, 24 de fevereiro de 2010

Da caixa de comentários

SOS Oeiras 24 de Fevereiro de 2010 12:38

"Canil Municipal de Oeiras"

Eu bem dizia que Oeiras queria acabar com os cães na rua... fosse lá como fosse.
1º Oeiras sugeriu a recolha de detritos dos animais e colocou sacos em todos os locais. Depois, os sacos desapareceram e os suportes ficaram danificados. Multa-se quem não apanha o detrito? Ou multa-se quem não cumpre com a promessa? Agora apanham-se animais fora de horas que têm dono.

Publicada por SOS Oeiras em OEIRAS LOCAL a 24 de Fevereiro de 2010 12:38



18:53 - A pedido de dois leitores publico aqui a m/ resposta ao comentário supra:

Isabel Magalhães disse...

Caros SOS Oeiras;

Um pequeno preâmbulo: Eu não sou 'suspeita' porque gosto de cães, tenho cães e empenho-me na protecção dos errantes, abandonados e mal tratados. Mais ainda, respeito os seres vivos.

Posto isto, ninguém pode invocar leis se não cumprir essas mesmas leis. Os cães (e gatos) com dono não podem passear-se livremente na via pública. Ponto final.

É muito cómodo adoptar uma atitude 'free spirit', abrir a porta ao cão e deixá-lo ir sózinho tratar do assunto da higiene e exercício físico. Não importa que seja nos jardins públicos, nos passeios de todos nós, na porta do vizinho do lado...

Espero ter sido suficientemente clara.

Continuem connosco.

5 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Caro SOS Oeiras;

Tem a resposta no post.

Anónimo disse...

Cães apanhados pela CMO? Gostaria de saber o que está errado. É século de mudar a perspectiva. Temos de estar atentos ao chineses, não vá aparecer por aí chops shois.
Ser amigo dos cães é compreender que ele não é um humano, pelo que por mais educado que esteja não se comporta da mesma maneira. Assim, ou temos condições para o ter 24 horas por dia, acompanhando-o como ele merece, ou então não o mandamos vir de França. Pensamos que chegam de campanhas de sensibilização, será que não têm custos? Também nós não gostamos que nos estejam sempre a alertar, a sensibilizar, a chamar a atenção. O simples chichi no pneu do vizinho, no caixote, no estabelecimento,na porta da rua, na árvore, deve continuar? Já é altura de reflectir sobre os animais domésticos, não basta dizer que gostamos mais deles do que dos nossos irmãos de raça. Pensamos que a CMO também tem gasto muitos recursos nos alertas, o dinheiro vem de algum lado. Não chega dizer que o nosso concelho é modelo, temos todos de assumir as nossas responsabilidades.

Gosto do seu blog.

Oeiras Net disse...

Não consigo concordar com esta opinião. Compreendo mas não concordo. Porquê encostar-nos à existência ou não dos tais sacos. É nossa obrigação deixar a rua limpa. Qual é o inconveniente de ter um ou mais sacos presos na trela e sempre que necessário (diga-se, sempre que não existir a alternativa falada) usa-los.

E "Oeiras acabar com os cães"? São gastos milhares de euros dos contribuintes em áreas caninas. Raramente vejo municípios que tenham estes equipamentos. (Estou apenas a referir onde é que o nosso dinheiro é utilizado mesmo sabendo que são investimentos apenas dirigidos aos possuidores destes amigos)

Quanto a apanharem cães (que me faz um pouco de impressão porque já assisti) com dono desconhecia. Não concordo como é óbvio mas mesmo com identificação ou chip? Nem fazem contacto com os donos? Imagine que o seu cão com identificação foge: nesta situação até é boa política caso seja feito o contacto com o dono.

Este tema têm pano para mangas ;)
Cumps. a todos.

Isabel Magalhães disse...

Claro que este tema não se esgota em meia dúzia de linhas. É 'apenas' mais um tema que mostra o caos vigente e a falta de civismo.

Clotilde Moreira disse...

Este problema não existia se cada dono de um animal tivesse respeito tanto pelo animal como pela socieade onde vive. Muitos animais são abandonados porque numa determinada altura o dono não está para ter trabalho; muitos animais não estão registados, não têm coleira identificadora e, custa-me muito dizer, mas também tem de se tomar medidas quanto aos animais vadios.
Clotilde