sábado, 30 de abril de 2011

PONTUALIDADE

Universidade Técnica de Lisboa

Faculdade Motricidade Humana – Cruz Quebrada



Na passada 5ª feira – 28 de Abril – decorreu a Cerimónia de Atribuição do Grau de Doutor Honoris Causa, a título póstumo, ao Professor Noronha Feio e a Cândido Oliveira, que estava marcada para as 15h30.

Imaginem! Às 15h30 mesmo começou a cerimónia. A Cerimónia decorreu de uma forma muito calma, os oradores souberam transmitir toda a história destas duas figuras. E começou à hora marcada.

No Desporto a hora da partida é para se cumprir para que a chegada aconteça.



(Houve excepções: dois convidados chegaram meia hora atrasados)

A política rasteira do deita-abaixo

A tarefa de Pedro Passos Coelho é gigantesca, mas tem de se fixar num único objectivo: criar laços de empatia com os Portugueses. E ignorar tudo o resto, que não passa de esterco.

Esses laços de empatia ganham-se falando verdade e (...)

Segue em O Homem, produto de si próprio

sexta-feira, 29 de abril de 2011

Bilhetes de Oeiras

Freguesia de Linda-a-Velha

Hoje há mudança de 'Gerência' na Fundação Marquês de Pombal.

Jornadas Luso-Cubanas



Jornadas Luso-Cubanas que terão lugar na Livraria-Galeria Municipal Verney/ Col. Neves e Sousa, no próximo fim-de-semana.




Livraria-Galeria Municipal Verney
Divisão de Cultura e Turismo
Câmara Municipal de Oeiras
Rua Cândido dos Reis nº90-90-A
2780-211 Oeiras
Tel: 21 44083 29/ Ext: 51505

quinta-feira, 28 de abril de 2011

Site que divulga gastos de dinheiro publico foi suspenso

Site que divulga gastos de dinheiro publico foi suspenso


Online desde dia 25 de Abril, o site (www.despesapublica.com) ficou esta quarta-feira com a conta suspensa, por razões ainda desconhecidas.

Por: Marcelo Brites


O site Despesa Pública (www.despesapublica.com) foi lançado propositadamente no Dia da Liberdade, 25 de Abril, com o lema "Saiba onde, como e por quem é gasto o dinheiro dos contribuintes", que disponibiliza todos os contratos por ajuste directo que estão a ser feitos diariamente por entidades públicas, cruzando informação com a data de criação das empresas contratadas.

"Seguindo as pisadas de outros projectos semelhantes em Portugal (transparencia-pt.org, desactualizado), Espanha (GastoPublico.es) e um pouco pelo resto do Mundo, este projecto pretende disponibilizar de forma simples, organizada e detalhada a despesa do Estado", refere a equipa do site, num comunicado enviado à agência Lusa.

Numa primeira fase, o Despesa Pública está a recolher os dados dos ajustes directos (feitos sem recurso a concurso público) publicados no site de contratos públicos online do Governo (www.base.gov.pt) e os dados das empresas constantes no site de publicações do Ministério da Justiça (http://publicacoes.mj.pt).

De acordo com um texto que era apresentado no site, podia-se ler que se aproveitou "para tratar e armazenar a informação recolhida de forma estruturada, para que seja possível o cruzamento dos dados provenientes das diferentes fontes".

O facto do lançamento ser dia 25 de Abril "é um primeiro passo deste projecto, estando previstas não só a distribuição livre e em formatos abertos da informação que serve de base a este site, bem como a integração de outro tipo de despesa por parte das entidade públicas", refere o grupo de cidadãos que criaram o site.

"No futuro também contamos disponibilizar uma API [aplicação informática] para a integração com outros sites", acrescenta.

No total, o portal tinha reunido até há cerca de uma hora cerca de 202 mil ajustes directos feitos nos últimos anos, no valor global de 8,1 mil milhões de euros, a que corresponde um valor médio de 40 mil euros por contrato ou adjudicação.

Segundo o Relatório 2010 das Contratações Públicas em Portugal, divulgado em Janeiro pelo Governo, 92 por cento das adjudicações do Estado no ano passado foram feitas por ajuste directo.

Em valor, o ajuste directo correspondeu a 35 por cento das adjudicações, enquanto os concursos públicos representaram 34 por cento e os concursos limitados por qualificação prévia 31 por cento.

Relatório de visitas, Abril 23, 2011

Oeiras Local


Visits

Total ...................... 301,199
Average per Day ................ 161
Average Visit Length .......... 2:42
This Week .................... 1,129



Page Views

Total ...................... 570,962
Average per Day ................ 287
Average per Visit .............. 1.8
This Week .................... 2,009

quarta-feira, 27 de abril de 2011

Reunião Pública da CMO – 27/Abril/2011






Às 15h45 quando cheguei fui informada, por pessoas que já lá estavam, que iria começar tarde (?) pois estava a decorrer uma apresentação. Estas reuniões públicas estão marcadas desde o princípio do ano para as 16h00. Claro que nunca começam a horas mas estar à mesma hora a decorrer outra reunião… Bem, pelas 17h00 saíram, endireitaram-se as cadeiras, arrumaram o equipamento da apresentação e começou a sessão da CMO.

Deram logo a palavra aos inscritos que não passavam de meia dúzia e chegou a minha vez:


- Perguntei se já haveria uma perspectiva para a abertura do café/esplanada do Jardim de Paço de Arcos e quando cortariam as folhas secas das palmeiras aqui.


A resposta deu-me alguma esperança: depois de se cumprir os regulamentos dos concursos sem êxito, foi adjudicado a um restaurante e estão a ser iniciadas obras de modernização de instalações, mas vai ter esplanada. Quanto às palmeiras parece que houve avaria na plataforma elevatória mas o Sr. Presidente interveio para pormenorizar como podem ser cortadas as folhas das palmeiras de abano.


Vamos a ver se é ainda neste fim de Primavera que vamos tomar um café na esplanada do Jardim de Paço de Arcos.

Estado adjudicou contratos a empresas que não existiam - Portugal - DN

Estado adjudicou contratos a empresas que não existiam - Portugal - DN

Uma pequena nota

A Liberdade conquista-se e os Direitos adquirem-se. E quem, por mau carácter e/ou falta de educação, vem assiduamente destratar e insultar os colaboradores do Oeiras Local e até mesmo os outros leitores/comentadores que 'cometem o delito de ter opinião diferente' perdeu, há muito, o direito a comentar neste espaço. Às 'características' supra junta-se a estupidez de insistir - à exaustão - e não perceber o que é básico; neste espaço não há lugar para cretinos obtusos ressabiados. Pelo cansaço não nos vencem mas, de facto, não há pachorra para tanta anormalidade.

Os comentários continuam sem moderação e a CESTA SECÇÃO é de grande capacidade.

terça-feira, 26 de abril de 2011

18 – Algés – 2011

Assembleia da Freguesia de Algés



Só hoje pela manhã estava afixada na porta da Junta de Freguesia e começou a ser colocada nas vitrinas a convocatória da próxima Assembleia de Freguesia. O edital 2/2011 que tem a data de 19 deste mês, parece que só chegou à Junta no fim da manhã de 5ª feira e só hoje está a ser possível afixar. Parece que desta vez houve má organização que originou este atraso em chegar à Junta para proceder à sua divulgação Bem de qualquer maneira a próxima Assembleia terá lugar na Av. da República no Centro Cultural e não na Sala de exposições do Palácio Ribamar como é costume. Se calhar a CMO precisa da Sala e não despachou a tempo o pedido para a Assembleia.

Recordações de Abril

Recordo o telefone a acordar-nos antes das sete: liguem a TV. E foi um desvario entre ficar em casa, levar a filha à escola, ouvir as notícias e mais telefonemas. Depois acompanhar tanta coisa nova e viver cantando a Esperança.

As multidões podiam, enfim, gritar a alegria que ia começar; batiam-se palmas às fardas, beijavam-se os Amigos que chegavam de longe. E as cantigas foram o pão das nossas almas. Muitos continuaram nos seus postos de trabalho mas apoiando os que de perto foram ajudar a Revolução a tomar corpo, a organizar-se, a estabilizar.

Vieram os partidos e vieram as eleições livres! Muitas outras se seguiram em que o Povo, muito Povo foi escolhendo miragens de promessas – quase sempre pouco cumpridas – promessas renovadas e adiadas, embaladoras com desculpas "não nos deixam fazer, mas continuem connosco que agora é que é?" E o Povo levantando-se tem obrigado que se cumpra alguma coisa. Porém continua muito longe o pão que esta liberdade nos poderá dar.

Apesar de tudo valeu a pena. Tem valido a pena mesmo neste momento em que parece que estamos num buraco; valeu a pena o Abril de 1974 porque Vos posso dizer: continuem - como diz o Poeta - "… agora ninguém mais cerra as portas que Abril abriu!"

segunda-feira, 25 de abril de 2011

25 de ABRIL de 2011

Abril Sempre! ajudem a Esperança de Abril de 1974 a ser hoje uma realidade.






As Portas que Abril Abriu!


Era uma vez um país

onde entre o mar e a guerra

vivia o mais infeliz

dos povos à beira-terra.

Onde entre vinhas sobredos

……….

agora ninguém mais cerra

as portas que Abril abriu! (Ary)

domingo, 24 de abril de 2011

Mas que LATA!


A LATA DO PS

OTELO ARREPENDIDO

Domingo, 24 de Abril de 2011

Otelo arrependido foi entregar-se à PIDE, mas a antiga sede é hoje um condomínio, residentes tiveram de chamar a polícia



http://imprensafalsa.com/226387.html

E agora quem veste Sócrates?

.



Faleceu Bijan Pakzad, segundo noticia da pág 10 da revista Pública de hoje referindo que entre os clientes se encontrava José Sócrates. Em noticias anteriores em MD Fórum, e pode ser visto na foto da net, referem que o nosso primeiro-ministro seria cliente desta loja. Claro que nem tudo o que aparece na net é verdade, mas lá que associam esta loja ao nosso primeiro-ministro…

O voto entre bananas

No Espaço Público do jornal Público de 19 de Abril, José Vítor Malheiros faz um conciso mas profundo relato do que se está a passar no nosso País. Muitos portugueses, pelo seu voto, foram responsáveis por estes políticos estarem tanto tempo a fazerem maus governos. Deram-lhes uma força que eles não merecem. E ao darem este espaço a determinados partidos esvaziaram outras forças politicas que poderiam ter serviço de travão. Também alguma comunicação social tem silenciado críticas e propostas que, ao serem divulgadas a tempo poderiam ter acordado e esclarecido para este descalabro. Agora trancas à porta?

Diz o articulista que no espectro político parece que só haverá a alternativa entre bananas e aldrabões acrescentando “Há algo que não se pode abdicar: do protesto, da denúncia e da voz”.

É verdade. Devemos e podemos precaver que no futuro não volte a acontecer esta vergonha, pois há quem disse e continue a dizer NÂO, que apresentou e batalhe ainda por outras soluções, proponha outros caminhos que têm sido silenciados e ignorados, mas que se tiver uma forte representação no Assembleia da República poderá obrigar a que os submissos militantes dos partidos do arco do poder não se tornem salteadores e usurpem a República.



Maria Clotilde Moreira / Algés


Publicado hoje nas Cartas à Directora do jornal Público

sexta-feira, 22 de abril de 2011

PÁSCOA 2011

O OEIRAS LOCAL deseja-lhe uma PÁSCOA FELIZ!



Imagem da net

quinta-feira, 21 de abril de 2011

Produtora de Sabonetes

A Isabel Sousa, licenciada em Engenharia Biológica e doutorada em Biotecnologia, é munícipe de Oeiras e está a lançar-se no mercado como produtora de sabonetes. Já «exportou» para a Noruega e para a «Madeira» através da sua loja na net.
Faça uma visita ao site e, já agora, umas encomendas. Se puder divulgue pelos amigos.

terça-feira, 19 de abril de 2011

Alteração do PDM de Oeiras: Sessões de esclarecimento

Associação Moradores Casal da Amoreira - Carnaxide



Caros amigos,

Pedimos a vossa atenção para a notícia que anexamos, divulgando um conjunto de Sessões de Esclarecimento promovidas pela Câmara Municipal de Oeiras no âmbito do processo em curso de revisão do PDM de Oeiras, que vão ocorrer durante os meses de Abril e Maio:

1. "Oeiras, Revisão do PDM no contexto da actividade autárquica", 21/04, 21h, Auditório da Biblioteca Municipal de Oeiras, com Isaltino Morais e Miguel Amado;

2. "Cultura, Lazer e Turismo em Oeiras", 28/04, 21h, Edifício da Piscina Oceânica, com Carlos Magno e Francisco Pinto Balsemão;

3. "Oeiras, Espaço-Cidade", 04/05, 21h, Edifício Atrium, com Graça Dias e Paulo Correia;

4. "Oeiras, Ambiente e Meio Urbano", 11/05, 21h, Edifício Atrium, com José Manuel Viegas e Francisco Ferreira;

5. "Oeiras, Espaço de Competitividade", 12/05, 21h, Edifício Atrium, com Nuno Crato e Augusto Mateus.

Com os melhores cumprimentos,

A Direcção da AMCA-C






Nota - Não há [sessão] hoje dia 21.4.2011. Mas a presença é por convite e este adiamento terá já sido comunicado aos convidados.
Clotilde

A garrafa e o violino

Noticias na net divulgam duas situações que serão representativas do nosso Mundo. Um vídeo “La botella de plastico” mostra-nos uma experiência: uma garrafa de plástico foi deixada, de propósito, no chão junto a um caixote, na zona dos cafés num Centro Comercial e, durante uns bons minutos, uma quantidade de pessoas passam indiferentes. Até que um jovem apanha a garrafa e coloca dentro do caixote. Esta atitude é saudada com uma ovação monumental dos envolvidos nesta experiência.

A outra é o desafio lançado por Joshua Bell um dos maiores violinistas do mundo, executando peças musicais consagradas num instrumento raríssimo, um Stradivarius de 1713, estimado em mais de 3 milhões de dólares. De calças de ganga e boné, toca durante 45 minutos, numa estação de metro de Nova York, e a multidão passa indiferente; apenas uma mulher terá parado, ouvido e cumprimentado o violonista. No Symphony Hall de Boston, há lugares que podem custar 1000 dólares para ouvirem este músico.

Tanta coisa que devia chamar a nossa atenção e colaborarmos para que seja corrigida ou intervir no momento ou simplesmente cumprirmos as regras de cidadania. O nosso comportamento tem de ser um exemplo, seja na deposição correcta do lixo nos respectivos caixotes, seja não abandonando os monos sem avisar os responsáveis para a sua recolha, seja apanhar os dejectos de quem tem cães, ou não fazer barulho principalmente fora de horas, ou estacionar correctamente. E participarmos na informação aos responsáveis das anomalias detectadas. Só colaborando poderemos exigir que a nossa terra seja um exemplo. Enfim: ser cidadão seja na apanha da garrafa ou no saborear de um som de violino.



Maria Clotilde Moreira / Algés



Publicado hoje no Correio dos Leitores do JO

A melhor venda do século


Leilões.net

domingo, 17 de abril de 2011

Estafeta Cascais Oeiras Lisboa


Hoje dia 17 de Abril de 2011 disputou-se na marginal a 72.ª edição da estafeta Cascais Lisboa.

O Atleta do Centro Comunitário de Linda-a-Velha, Artur Santiago, foi o grande vencedor nos 20 km livres onde também estiveram presentes Jacinto Pereira e Luís Almeida.



Na foto da esquerda para a direita: Luís Almeida, Artur Santiago e Jacinto Pereira.

Social Laranjinha: PSD vê aprovadas as suas propostas na Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, apesar dos votos contra do IOMAF e CDU

Social Laranjinha: PSD vê aprovadas as suas propostas na Assembleia de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, apesar dos votos contra do IOMAF e CDU

Acerto de contas!

Ninguém fala claramente sobre quem são os responsáveis pela situação em que nos encontramos e muito menos sobre a medidas de punição a aplicar. Onde estão os fundos atribuídos a quem desmantelou as pescas? Quem recebeu os subsídios e qual o seu destino? O mesmo no que toca à agricultura e pecuária e até aquela história de abatermos as vacas leiteiras porque havia leite a mais! Quanto milhões vieram e quem os guardou? Porque não se investiga?

E a falência dos bancos e as SLN que enriqueceram alguns? Porque temos todos de estar agora a pagar o enriquecimento e a incompetência consentida de meia dúzia? E onde foram buscar o dinheiro que alguns aplicaram fora do País, por exemplo em resorts, para onde foram residir?

Porque se criaram tantos institutos e fundações e se encheram os seus quadros com familiares e partidários que consomem fundos e pouco produzem?

Também sabemos que a Justiça actua tão devagar que nunca nada chegará ao fim, nem os responsáveis serão devidamente punidos. Mas face à grave situação e à imagem que estamos a dar ao mundo é hora de ter coragem de obrigar quem criou este descalabro a acertar as contas com os portugueses trabalhadores que estão a empobrecer.


Maria Clotilde Moreira / Algés



Via Cartas à Directora do jornal Público de hoje

Protesto contra as condições do canil municipal de Oeiras

Evento público


Hora
Sábado, 14 de Maio · 14:30 - 17:00

Local
Frente à C M Oeiras

Criado por
OeirasPets, Maria João Abreu



Mais informação

Este protesto surge depois de um ano de conversações entre a Câmara Municipal de Oeiras e um grupo de munícipes que tentou, por todas as vias de diálogo e cooperação, conseguir condições de bem-estar para os animais capturados pelo canil municipal de Oeiras.

Foram várias as sugestões que fizemos no sentido do Município de Oeiras ser também à frente nas questões que se prendem com o bem-estar animal.

. Pedimos que parassem com o abate de animais e que optassem pela esterilização dos mesmos;

. Pedimos que nos deixassem entrar no canil municipal para, através do nosso voluntariado, conseguirmos encontrar donos para os animais capturados;

. Pedimos para que, de uma vez por todas, se termine a obra (infindável) do canil de Vila Fria, para que os animais deixem de estar no matadouro, local esse que não apresenta as menores condições para lá manter os animais... pedimos, sugerimos, oferecemo-nos, pedimos, sugerimos, oferecemo-nos. Os resultados foram sempre os mesmos: blá blá blá.

Resolvemos por isso avançar para um protesto onde mostraremos a nossa indignação. Contamos com todos aqueles que gostam de animais e até com os que não gostam, pois a esterilização é a única forma eficaz de controlar as populações de animais domésticos e errantes.

DIA 14 DE MAIO JUNTE-SE A NÓS E VENHA PROTESTAR contra uma autarquia que diz de si própria ser: "Mais à Frente"; "Marca o Ritmo; "Inova"... Quem é mais à frente, goste ou não de animais, respeita-os, e Oeiras tem que aprender a fazê-lo.

sábado, 16 de abril de 2011

Cidadania para quê? Quem nos ouve?




(05/2009)


Em maio de 2009 trouxe aqui ao OL umas fotos a propósito do estacionamento abusivo numa das pracetas do Alto de Algés. Mais precisamente na Rua Quinta da Formiga.


E-mail, vários, para a câmara de Oeiras. Mais recentemente um novo email para um dos jovens vereadores mais activos do executivo com o mesmo alerta apesar de este não ter o pelouro, apenas porque pensei que o seu dinamismo e polivalência fizesse chegar a mensagem a quem de direito. Nada.


O problema coloca-se porque o estacionamento abusivo condiciona a circulação dos camiões de recolha de RSU e em caso de emergência/sinistro como esta noite se viu.



Hoje um fogo deflagrou numa das garagens de um prédios e os bombeiros tiveram dificuldade em aceder ao local. As fotos têm cerca de 1 hora.


Numa das fotos é visível um carro estacionado em cima do passeio bem ao lado do incêndio...


Só tenho a lamentar que por mais apelos que enquanto munícipes e cidadãos façamos se esteja sempre à espera de alguma tragédia que funcione como 'acelerador' para a resolução dos problemas.



Há anos que a minha amiga Clotilde vem chamando a atenção para o estacionamento abusivo em muitas zonas de Algés que dificultarão o acesso dos bombeiros em caso de sinistro.


Aqui está um bom exemplo.


quinta-feira, 14 de abril de 2011

Portugal - www.webrails.tv - Estação de Olhão

Depois de Praia de Quarteira, e Vila Real de Santo António termina em Olhão uma passagem pelo Algarve dos Caminhos-de-ferro rumo a Faro e Vila Real de Santo António, ver as automotoras UDD na Estação de Olhão.

Para ver em First to Play na http://www.webrails.tv


--
Olhão - Museu Fotográfico de Olhão - http://bit.ly/gRAky8
--
Portugal's Douro Valley Sustainable Tourism Initiative tourists. http://bit.ly/g4AnhN
--
Dia 16 estreia em Tv "Pare, Escute, Olhe" - http://bit.ly/igpqy4
--
Apontamentos - Linha do Corgo - http://bit.ly/hR3ojg
--
Lusa - Linha do Douro: Associação transfronteiriça iniciou a limpeza da linha que ligava o Porto a Salamanca - http://bit.ly/eXoHox
--
GeoCaching - Inserido no projecto "A ver passar os Comboios" Projecto GeoGare - http://bit.ly/aPTJ7H - Para descobrir em Chaves o "Museu do Comboio de Chaves" - http://bit.ly/hX9DAk
--
Modelismo - Estão abertas inscrições para workshops de modelismo ferroviário na ComboiosElectricos.com - http://bit.ly/cFwirt
--
Spain - Sumários da revistas especializadas Boletín nº 7 - Março - 2011 - http://bit.ly/ete1UH
--
Spain - 06/04/2011 actualizada a "Spanish Railway News" - http://bit.ly/f3Ccr6
--


Informações recolhidas e compiladas por http://twitter.com/webrails





O domínio webrails.tv tem o apoio de http://www.comboiosElectricos.com .
--
http://twitter.com/webrails
http://www.webrails.tv



Via Rui Ribeiro

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Torres Vedras: Ruivaco-do-oeste devolvidos ao rio

Torres Vedras: Ruivaco-do-oeste devolvidos ao rio


Nados e criados na Cruz Quebrada - Dafundo.

Primeiro contacto técnico do FMI - Opinião - DN

Primeiro contacto técnico do FMI - Opinião - DN



por Ferreira Fernandes

Hotel Tivoli? Daqui, do aeroporto, é um tiro... Então o amigo é o camone que vem mandar nisto? A gente bem precisa. Uma cambada de gatunos, sabe? E não é só estes que caíram agora. É tudo igual, querem é tacho. Tá a ver o que é? Tacho, pilim, dólares. Ainda bem que vossemecê vem cá dizer alto e pára o baile... O nome da ponte? Vasco da Gama. A gente chega ao outro lado, vira à direita, outra ponte, e estamos no hotel. Mas, como eu tava a dizer, isto precisa é de um gajo com pulso. Já tivemos um FMI, sabe? Chamava-se Salazar. Nessa altura não era esta pouca-vergonha, todos a mamar. E havia respeito... Ouvi na rádio que amanhã o amigo já está no Ministério a bombar. Se chega cedo, arrisca-se a não encontrar ninguém. É uma corja que não quer fazer nenhum. Se fosse comigo era tudo prà rua. Gente nova é qu'a gente precisa. O meu filho, por exemplo, não é por ser meu filho, mas ele andou em Relações Internacionais e eu gostava de o encaixar. A si dava-lhe um jeitaço, ele sabe inglês e tudo, passa os dias a ver filmes. A minha mais velha também precisa de emprego, tirou Psicologia, mas vou ser sincero consigo: em Junho ela tem as férias marcadas em Punta Cana, com o namorado. Se me deixar o contacto depois ela fala consigo, ai fala, fala, que sou eu que lhe pago as prestações do carro... Bom, cá estamos. Um tirinho, como lhe disse. O quê, factura? Oh diabo, esgotaram-se-me há bocadinho.

terça-feira, 12 de abril de 2011

MADRUGADA DA POESIA

MADRUGADA DA POESIA NA BIBLIOTECA OPERÁRIA OEIRENSE

(Rua Cândido dos Reis, 119 – Oeiras)



DIA 13 de MAIO 2011 a partir das 21h00



INSCREVA-SE JÁ!

(tel: 21 442 66 91. Fax: 21 442 13 77)


TRAGA OS SEUS AMIGOS


Todos os anos, no mês de Maio, a Bibioteca Operária Oeirense organiza a MADRUGADA DA POESIA, um lugar de encontro de todos quantos amam a poesia, a gostam de dizer ou ouvir dizer e a querem partilhar.

De poemas de autoria dos próprios ou de escolhas de poetas outros se fazem estas Madrugadas que têm atraído muitos amantes do género.



Haverá surpresas!

Tempos confusos

Não está fácil o dia a dia de muitos portugueses. E no meio das notícias das muitas desgraças que estão e vão continuar, aparecem verdadeiros escândalos de nomeações e ordenados e outros gastos de pessoas que deviam dar o exemplo de contenção. Todos precisam de fonte de rendimento para sobreviver mas os que se aproveitam deste desnorte e se infiltram em altos cargos está a tornar-se escandaloso.

E depois falta dinheiro para contratar pessoal em muitos serviços públicos incluindo mesmo hospitais e escolas sem esquecer a limpeza urbana. Também o apadrinhar contratos privados sem regras e sem horários leva muitas pessoas a viverem na incerteza. Está-se a criar uma sociedade de jovens sem futuro e de pais angustiados.

Também em Oeiras, por vezes caiem-nos e-mails sobre acumulações e nomeações com remunerações muito boas e esta rede, que hoje nos mantêm informados, vai demonstrando que os tempos confusos estão por todo o nosso País.

Mas nem tudo é desanimador. A C M Oeiras tem um bom programa de música clássica que irá animar vários palcos das nossas freguesia já em Abril e Maio. Também a animação desportiva leva muitos Munícipes a juntarem-se em grandes eventos e os programas de visitas e conferências incluindo as Bibliotecas são muito apelativos. Mas estas coisas boas não podem fazer esquecer que há muito por corrigir mesmo aqui ao pé da nossa porta.


Maria Clotilde Moreira / Algés


Artigo publicado hoje no Correio do Leitor do JO

A Frase do Dia!

Sócrates foi considerado o melhor Sogro do Ano.

Deixou tudo à nora!


Já foi formalizado o pedido de ajuda a Portugal...

segunda-feira, 11 de abril de 2011

Nobre admite ser alvo de desprezo por aceitar convite - Portugal - DN

Nobre admite ser alvo de desprezo por aceitar convite - Portugal - DN

"Foi uma decisão muito difícil", admite Fernando Nobre

Fernando Nobre considerou hoje que aceitar o convite do PSD para ser candidato independente do partido a presidente da AR foi uma decisão que pode ser incompreendida. No Facebook já há reacções negativas.

"Foi uma decisão muito difícil. O país vive uma situação dramática, os tempos que nos aguardam são espinhosos e duros, estamos carecidos de rumo e é preciso encontrar plataformas de entendimento que nos permitam abrir os caminhos do futuro", refere o cabeça de lista por Lisboa do PSD na sua página da rede social Facebook.

Fernando Nobre considera que o facto de se manter como independente não o "livra da responsabilidade de contribuir para o futuro colectivo", adiantando que poderá ser alvo de "muitas incompreensões", de críticas "e até de desprezo de muitos".

No entanto o antigo candidato independente à Presidência da República, que recolheu cerca de meio milhão de votos, adianta que vai manter a sua "autonomia e independência".

Apesar disso, os comentários na sua página já são muitos.

O candidato pelo circulo de Lisboa anunciado hoje por Passos Coelho na sua página do facebook adiantou estar já a preparar um programa que submeterá aos futuros líderes parlamentares, "para gerar mais consensos, para reforçar o regime e a Democracia, para abrir novas oportunidades de auscultação e diálogo com os cidadãos".

Repórteres de imagem foram empurrados pelo motorista e seguranças de José Sócrates

domingo, 10 de abril de 2011

Ouviram-se os primeiros assobios socialistas já de madrugada - JN

Ouviram-se os primeiros assobios socialistas já de madrugada - JN


01h47m

O militante socialista Rómulo Machado quebrou o discurso de unidade em torno do secretário-geral do partido, José Sócrates, acusando-o de levar Portugal à bancarrota, o que lhe valeu os primeiros assobios do XVII Congresso Nacional do PS.

"Entendo que, e tenho pena que não esteja aqui o nosso secretário-geral, porque gosto de dizer estas coisas na presença das pessoas, o primeiro-ministro que nos conduziu a esta situação e que conduziu Portugal a uma situação de bancarrota não tem condições para nos fazer sair dela", afirmou o militante socialista, resultando as suas palavras num coro de assobios dos poucos congressistas que ainda resistiam na Exponor, em Matosinhos, já ao início da madrugada deste domingo.

No final da intervenção, o responsável pelos trabalhos e presidente do partido, Almeida Santos, disse apenas: " Não faço nenhum comentário porque o camarada tem como militante socialista o direito à sua opinião".

Mal subiu ao púlpito, o militante fez questão de "protestar" contra a forma como decorreram os discursos, com "muitíssimas" intervenções de camaradas da "nomenclatura com uma chocante desigualdade na atribuição dos tempos".

"O congresso não pode ser transformado num comício. Um congresso de um partido democrático deve ser sobretudo um momento alto de debate e confronto de ideias e não de aclamação de um líder", criticou.

Poucos minutos depois, Almeida Santos encerrava o segundo dia de congresso, cumprindo a promessa, à 1 hora da madrugada.


A POSE DO PRIMEIRO-MINISTRO

Henricartoon



sexta-feira, 8 de abril de 2011

quinta-feira, 7 de abril de 2011

Vila da Cruz Quebrada-Dafundo

PARABÉNS!






A partir de hoje já é Vila da Cruz Quebrada-Dafundo


Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo


Digam lá como fica melhor!

Espelho meu...


Como é que ele fica melhor a olhar Prós...? Olhar Prós ??? Nem sabe dizer "Para os..." e nem sabe dizer PORTUGUESES....

Veja o vídeo

quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Marginal em Oeiras

A Marginal que bordeia o nosso Município e que na Freguesia da Cruz-Quebrada/Dafundo se chama Av. Ivens, não está sob da alçada directa da Câmara Municipal de Oeiras: tem gestão própria (é o que me dizem com frequência). Pois é: mas o Executivo Camarário devia pressionar os responsáveis no sentido dos semáforos estarem devidamente visíveis e não na degradação em que se encontram até com luzes fundidas.

Dado o movimento que esta via tem também o seu piso devia estar bem limpo de areia e não como se encontra, muitas vezes, junto aos Socorros a Náufragos. E de quem é a responsabilidade do aspecto lodoso do chafariz velho em Paço de Arcos e do estado das palmeiras com tantas folhas secas do Jardim daquela Freguesia? Não será da Autarquia?

E as ervas nos passeios, e as escorrências de alguns dos muros não deviam ser reparadas com frequência para melhorar o aspecto desta via. E como irão resolver o problema do estacionamento no acesso junto da Escola Náutica? Por quanto tempo vai continuar o caos perigoso desta prática?

A Marginal não é da responsabilidade directa da Câmara mas a segurança das condições de mobilidade talvez tenham a ver com os seus responsáveis.



Maria Clotilde Moreira / Algés



in Correio dos Leitores, JO, 5.4.2011


Papoilas Saltitantes: Obama de Massamá


Papoilas Saltitantes: Obama de Massamá

Na sua recente biografia do líder do PSD, Felícia Cabrita, apelida Pedro Passos Coelho de “Obama de Massamá”! É verdade, tem mesmo um capitulo inteiro dedicado a este facto. A principio pareceu-me uma comparação um pouco forçada, pois Pedro Passos Coelho, talvez devido ao seu lado “queque”, parece-me ligeiramente mais pálido e anémico que o Presidente dos Estados Unidos. Mas depois de pensar um pouco percebi. A designação refere-se não ao Pedro Passos Coelho actual, mas sim a Pedro passos Coelho daqui a algum tempo, depois de passar alguns meses no governo. Nessa altura de certeza que o líder do PSD estará muito mais “queimado” senão mesmo completamente “solariado”!... Espertalhona esta Felícia, que mais uma vez me surpreendeu pela sua capacidade visionária.

terça-feira, 5 de abril de 2011

segunda-feira, 4 de abril de 2011

Corrida Sempre Mulher

.


.

A Câmara Municipal de Oeiras associa-se pelo 2º ano consecutivo à organização da “Corrida Sempre Mulher”.

A 2ª edição deste evento no Concelho de Oeiras volta a ser constituída por uma corrida/caminhada não competitiva na Av. Marginal (partida e chegada em Stº Amaro de Oeiras), de apoio aos desígnios da Associação Portuguesa de Apoio à Mulher com Cancro da Mama (APAMCancroMama).

Esta iniciativa tem prevista a participação de 6.000 mulheres e irá realizar-se no próximo dia 10 de Abril, entre as 10h00 e as 12h00.

Mais informações e inscrições em www.corridasempremulher.com.

Posto de Atendimento ao Cidadão muda de instalações

O Posto de Atendimento ao Cidadão da Câmara Municipal de Oeiras, situado em Linda-a-Velha, vai mudar de instalações.
Até agora situado no Largo do Mercado, fechou as portas no dia 01 de Abril de 2011, pelas 12.30h.
O novo espaço, situado na Rua Luís de Camões, permitirá umas melhores condições de atendimento a todos os Munícipes que procuram apoio e informações respeitantes aos serviços e actividades desenvolvidas pelo Município, bem como tratar de vários serviços que se efectuam habitualmente nas Lojas do Cidadão.


O novo espaço entrará em funcionamento no próximo dia 04 de Abril de 2011.


Para mais informações – www.cm-oeiras.pt

Morada: Rua Luís de Camões, 60 A

Telefone: 214 141 151
Horário: 09.00h – 12.30h
14.00h – 17.30h



Via JFLAV

domingo, 3 de abril de 2011

Assinar a ILC - Contra o ACORDO ORTOGRÁFICO

Assinar a ILC

30 sequestrados em roubo armado

30 sequestrados em roubo armado


A noite já ia longa para as cerca de trinta pessoas que jantavam na cervejaria e marisqueira O Pontão, em Linda-a-Velha, Oeiras. Até que a boa disposição à mesa foi interrompida com o partir de uma porta de vidro por parte de dois homens armados – seguiram-se momentos de terror, com clientes e três funcionários sob a mira de uma pistola e de um revólver. Ao fim de um minuto, com ameaças às vítimas, fugiram com a gaveta da caixa registadora – roubaram mil euros.

(...)

sábado, 2 de abril de 2011

Exposição de Pintura


Clique na imagem para ampliar

CATA LIVROS

Onde as portas e as janelas dão para o livro





www.catalivros.org

Apresentação do novo sítio

5 de Abril, 15h, na Biblioteca Municipal de Oeiras

Debate sobre a alteração de horário da carreira 76 da CARRIS

Participei, hoje à tarde, no debate que decorreu no Centro Intergeracional sobre as alterações introduzidas pela CARRIS aos horários da carreira 76, promovido pela Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo.

De forma resumida, a Carris passou a disponibilizar desde o dia 5 de Março apenas 2 autocarros, em vez dos 3 anteriores, a realizar o trajecto da carreira 76.

Esta alteração implicou uma redução drástica no número de carreiras diárias e no aumento de tempo entre elas, com um nítido e directo prejuízo dos utentes.

A prova de que esta alteração não serve os interesses dos utentes deste serviço foi a grande afluência de população e não só, que com as suas intervenções manifestaram o descontentamento geral e unânime.

(...)