sexta-feira, 30 de março de 2007

O Novo Aeroporto de Lisboa



PSD promove conferência - O Novo Aeroporto de Lisboa: na Ota ou noutro local?
O Partido Social Democrata (PSD) e o Instituto Sá Carneiro (ISC) promovem segunda-feira, 2 de Abril, pelas 10h00, em Lisboa (Hotel Tivoli – Sala Sintra), uma conferência subordinada ao tema «O Novo Aeroporto de Lisboa: na Ota ou noutro local?». ...

6 comentários:

O Cu de Oeiras disse...

Compª Isabel

Espero que sirva para alguma coisa, é que o tempo escassa e se o Governo avançar com a Ota, ficará na História por ter cometido um dos maiores erros do século XXI. Será insustentável suportar esta situação no futuro. Se este projecto for corrigido a tempo, será compreendido por toda a população como tendo sido tomada uma decisão muito digna.

A questão do novo aeroporto de Lisboa é cada vez mais polémica, porque está a criar grande perplexidade, por se pretender construir um aeroporto por 5 mil milhões de euros para um tempo de vida de 13 anos, segundo a própria NAV, Navegação Aérea de Portugal, o que obrigará à construção de um 2º novo aeroporto.

Certamente que existirão outras opções para evitar a solução proposta pela NAER, empresa que está a estudar este projecto. (O único argumento que a NAER invoca para escolher a Ota é o ambiental.)
Espero que a referida conferência a realizar, 2 de Abril, seja demonstrado, da forma mais simples possível, que a proposta que tem sido apresentada é a mais cara, a que tem maior impacte ambiental e aquela que pior serve o país.

A Ota poderá levar a TAP à falência devido às altas taxas aeroportuárias a cobrar, para pagar os elevados custos daquele investimento, tal como aconteceu à Olympic Airlines, no novo aeroporto de Atenas.

Enfim…

Isabel Magalhães disse...

Compº;

Só espero que por teimosia de alguns não se adopte a pior hipotese.

De navegação aérea nada sei mas, do que vou lendo, parece-me um grande investimento em tempo e dinheiro - os aterros, as muralhas - para tão pouca utilização, além da distância a que está da capital do país com os prejuízos que isso implica a vários níveis.

Também li um artigo de alguém que defende o Poceirão mas logo vi um outro do nosso companheiro DC que refere ser inviável por estar na rota de ave migratórias.

A ver vamos...!

E disse...

A minha opinião é esta: Ota é a menos pior de todas as outras. Por isso concordo com o projecto, com um custo de 3,1 mil milhões com financiamento público de 600 milhões.

A NAER invoca outros argumentos que não o Ambiental para escolher a Ota. São centenas de relatórios que estão disponíveis no site deles, e presumo que a maior parte dos intervenientes não se deu ao trabalho de os ler.

A TAP está a favor da Ota porque se ficar na Portela, não têm hipótese de crescer.

Este problema deve ser discutido na óptica de planeamento e ordenamento territorial, ambiental, segurança aérea e estratégia de desenvolvimento do sector da aviação civil comercial em Portugal. O resto é dispensável.

Isabel Magalhães disse...

Caro DC;

Obrigada pelo esclarecimento.

Mas, então, o que me diz de uma obra de tal envergadura e com tãos poucos anos de utilização?

Também já li que a OTA não irá permitir subidas e descidas em simultâneo. É verdade?

Um bji.
I.

E disse...

Isto não é mentira, embora hoje seja os dias das partidas.

Hoje fui dar uma voltinha ao Poceirão e à Ota - foram 20€ em combustível - para (re)conhecer os dois locais e saber o que é que andam a falar. Seguirá quando possível um artigo descritivo dos dois locais e vantagens e desvantagens dos mesmos - numa abordagem limitada e preliminar já que não me pagaram 1 milhão € para estudar as localizações. Bem gostava... Recomendo lerem o artigo da Sirius Março/Abril2007, com uma interessante abordagem ao aeroporto da Ota.

Em resposta à Isabel:
Os anos de operação e as limitações das aproximações à Ota veiculadas à comunicação social no relatório da NAV são dados incorrectos já que a actual organização do espaço aéreo restringe as operações aéreas. É novidade para a NAV (!) realizar aproximações simultâneas, tendo que rever os seus procedimentos e necessitar de rever o espaço aéreo sob seu controlo.

A notícia foi uma cartada jogada fora do baralho para confundir o pessoal e alimentar as vozes mais cépticas ao empreendimento da Ota.

Isabel Magalhães disse...

Caro DC;

Obrigada pelo esclarecimento.

Bji.
I.