quinta-feira, 3 de setembro de 2009

Marcos Perestrello (PS) em entrevista


Jornal da Região - De há alguns meses a esta parte, tem vindo a efectuar visitas a várias instituições e organismos do concelho. Que realidade encontrou?
Fui sempre muito bem recebido e senti uma forte vontade das pessoas em serem ouvidas e voltarem a acreditar num projecto e numa liderança renovada para o concelho. Percebi que muitas coisas positivas de Oeiras se devem ao altruísmo e competência de muitas mulheres e homens. Constatei que da parte da Câmara tem havido uma visão errada do que devem ser as prioridades de investimento do município. Considero que muitas vezes as opções se revelam pouco pensadas e estudadas e por isso redundam em ineficácia e falta de resultados. É difícil compreender que um município gaste mais de cinco milhões de euros nas bancadas de um estádio municipal e deixe sem resposta inúmeras solicitações de instituições sociais a necessitar de equipamentos e financiamento para actividades dirigidas, por exemplo, ao reforço do apoio social aos nossos idosos.

JR - Seja como presidente da câmara ou como vereador, aceitaria trabalhar com Isaltino Morais? Que pelouro(s) estaria disponível para assumir e que competências delegaria em Isaltino Morais?
Estarei sempre empenhado em garantir as condições de governabilidade do município e, nessa medida, serei sempre promotor de soluções que a assegurem. No entanto, por todas as razões que apontei, se for eleito sem maioria absoluta, não tenciono propor nenhum pelouro ao dr. Isaltino Morais.

JR - São já conhecidas algumas propostas da sua candidatura para melhorar a qualidade de vida dos oeirenses. Uma das áreas mais críticas é a mobilidade. Que soluções propõe para melhorar este problema?
(...) Oeiras não avançou e a única coisa que ficou foi a marca de falhanço que representa a paralisia e decadência do projecto SATUO neste mandato. As nossas propostas são ambiciosas e procuram responder aos problemas identificados pelos estudos de mobilidade no concelho. Faltam transportes e infra-estruturas que permitam a circulação rápida das pessoas dentro e para fora do concelho a qualquer hora do dia. Vou empenhar-me para que Oeiras consiga o alargamento da A5 entre os nós da CRIL e da CREL, libertando os nossos munícipes da asfixia de trânsito neste troço nas horas de ponta. Por outro lado, julgo que é fundamental integrar nos planos de expansão do metropolitano a ligação da linha vermelha a Algés, Miraflores, Linda-a-Velha e Carnaxide. Esta medida, que tem óbvias vantagens ambientais ao maximizar a utilização de transporte colectivo, põe-nos no centro de Lisboa em 20 minutos.

26 comentários:

Anónimo disse...

Acessibilidades, ... comecemos por aqui e por hoje.

A grande, a esmagadora maioria dos Residentes/Votantes no Concelho de Oeiras conseguem ter o "poder de compra" necessário e suficiente que LHES permita serem Autónomos na "BIG CITY"!!!
Ou seja, preferem deslocar-se nos seus meios próprios para Lisboa ou Cascais, em vez de utilizarem os transportes públicos.
Arrogância, ... Snobismo,... Parvoíce, ... pouca cultura ambiental, efeitos de estufa, Comodismo, Mau "Smell" do vizinho de carruagem, etc,...???
Na minha modesta opinião (sem documentação factual), talvez 20 ou 30% dos que actualmente "provocam engarrafamentos no trânsito", possam enquadrar-se nestes factores anteriores ...

Então e os restantes 70 ou 80%??
--Serão burros e/ou gostam de estar envolvidos em trânsito desnecessário?

Alguém, com bom senso, acredita que num dos Concelhos do País com maiores e melhores qualificações académicas, maior poder de compra, maior estabilidade no emprego, etc, ... (a nível de ... indicadores de censos) seja Masoquista e queira perder tempo ... desnecessariamente?

Pessoalmente, não acredito!

Outrossim, acredito que a falta (ainda insuficiente para as necessidades da metrópole "City") de alternativas de transporte público, a necessidade de deslocações, na hora, para fora da Área Metropolitana, a facilidade de locomoção para pessoal qualificado que se tenha de "desdobrar" diariamente em sucessivas "visitas" a locais/lugares (até fora da AMetropolitana), recomendam a ... autonomia pessoal de transporte, sob pena de ... visitarem a Família, em casa, ao ... Fim de Semana!!!
Também a insuficiência, ainda, de outras alternativas de transporte público para localizações que "saiam fora" dos eixos principais e até mesmo já nos secundários, condicionam a mobilidade de ... pessoal técnico.

De duas uma. Ou:

1. - Passamos (os que puderem) a trabalhar em casa via Rede Internet - e deixamos de provocar engarrafamentos de trânsito, mas obtemos melhor qualidade de vida;
2. - Continuamos a acreditar na capacidade ilimitada do Estado (Governo e Autarquias) para "fazer estradas de "algures para nenhures", onde todos pagamos ... nos impostos (que terão de continuar a ... aumentar) e em novos futuros engarrafamentos nessas novas vias (veja-se e continue a monitorizar-se o IC19)

A terceira Via, à PORTUGUESA - Não deixamos QUE, os ELEITOS, AUTORIZEM mais Moradores automobilizados para ... Oeiras!!!!

a) Marquês D`o Bairroquejáfoi Pombal

Pedro disse...

Estranho ...(não...), são propostas típicas de um «puto», que não sabe nada da Vida.

Mais um advogado (tal qual Isaltino em 1985 ...) a querer governar-se, governando algumas coisas em Oeiras.

Fala de generalidades, sem saber nada sobre a realidade social de todo o concelho de Oeiras, e de cada uma das suas 10 freguesias.

Isabel Meireles é igual, e quem se lixa é o POVO de todo o concelho de Oeiras.

Isaltino está fora de questão, só deve é ir cumprir a sua pena de prisão, e arrepender-se daquilo que fez em 25 anos de roubar este concelho e apenas favorecer amigos e grupos de interesse.

Anónimo disse...

Perestrello apresenta-se claramente como o candidato mais forte, como o único que pode derrotar Isaltino. Vou confiar nele.

Anónimo disse...

Caro Pedrito,

e Salva Terra de Magos...o que me dizes?!

Clotilde Moreira disse...

Pergunta ao Marquês D`o Bairro que já foi Pombal:

Esqueceu-se de mencionar as não acessibilidades / falta de transportes públicos da gente que não tem carro ou que não pode andar com eles todos os dias. Há um número significativo de pessoas a viver (morar, trabalhar etc.)nestas 10 freguesias que têm dificuldades e perdem muito tempo em se deslocarem pela falta de ligações.

Até coisas simples como haver em cada Freguesia, em local central, uma informação do que há de transportes a CMO nunca conseguiu concretizar mesmo fornecendo-lhe ideias e base de trabalho... Claro que vou continuar a insistir...

Clotilde

Anónimo disse...

O Pedrito quer muito a eleição do Vereador do BE mas a malta vai votar no Marcos para dar força ao IODA.

O Cu de Oeiras disse...

Para mim o maior problema - um dos maiores problemas, pois há muitos -, um dos muitos maiores problemas da governação é quem se arranja para a fazer; ou antes, quem consegue convencer as pessoas a deixarem alguém fazer-lhes isso.
Resumindo: é bem sabido que as pessoas mais empenhadas em governar são, ipso facto, as menos capazes para o fazer.
Resumindo o resumo: aquele que consegue ser feito governante, não devia, de modo algum, ser deixado exercer o cargo.
Resumindo o resumo do resumo: as pessoas são um problema.
E a situação que encontramos é a seguinte: uma sucessão de dirigentes que gostam tanto de pândega e conversações decorrentes do poder que muito raramente reparam que não o têm.
E algures nas sombras – quem?
Quem poderá governar, se aqueles que nisso se empenham não o devem fazer?

Anónimo disse...

O blogue está a ficar resumido a "copy, paste" de artigos. O sindroma Meirelles está a assombrar o "OL"

Isabel Magalhães disse...

Os caminhos da blogosfera são vastos e estão à distância de um clique...

Anónimo disse...

É assim mesmo, D.ª ISabel. Quem não gosta da Meirelles, paciência.Agora aquela gente do PS que anda com o Marquitos? E então, há uma candidata À AM que é bipolar...já não bastava o hoteleiro!

AFS disse...

Anónimo 3Set 2h37

Concordo consigo que há muita gente comodista. Mas sem pormenorizar demasiado, posso dar-lhe o meu exemplo. Durante os anos em que estudei/trabalhei em Lisboa, usei em 95% das vezes transporte público, autocarro+metro. Normalmente, demorava uma hora de LaV até Lisboa. No metro eram apenas 10 minutos. O autocarro variava, mas era o restante tempo.

Actualmente, trabalho noutro concelho nosso vizinho. Vou de carro, porque o tempo que demoraria de transportes seria 4 a 5 vezes superior, mesmo não apanhando trânsito. Precisamos de transportes rápidos, que sejam rentáveis e que compensem.

Mesmo hoje, para ir a Lisboa, é mais fácil levar o carro do que comprar bilhete na Vimeca (caro!) e depois metro. Havendo o metro até ao concelho de Oeiras, acredite que muita gente não hesitaria. Os transportes rodoviários são super falíveis e as pessoas não estão para isso. O metro é mais rápido, mais cómodo e menos poluente.

Agora há que ver que o Metro nunca cá chegará antes de 2020, no mínimo, portanto... É uma boa ideia. Apenas.

___________________

Pedro, 3Set, 6h56:

Levanta-se cedo, homem! Comentar blogs antes das 7h da manhã é obra. Quanto a ser um puto ou não, qual é o problema? Os mais velhos são sempre melhores? A experiência é tudo?

E ser advogado? Aí estamos lixados: os três maiores candidatos à CMO são licenciados em Direito.

Só faltou o argumento "é um forasteiro que vem conquistar Oeiras e tirá-la aos nativos"...

__________________

Anónimo, 3Set, 14h56

Isto não é uma redacção e ninguém nos paga para produzir notícias. Se não gosta, não venha e não comente. Agradecemos.

Anónimo disse...

Que ninguém tenha dúvidas:só há um voto útil (mesmo que desejado e consciente) nestas eleições - votar em Marcos Perestrello! Não se pode correr o risco de ter, durante 4 anos, mais do mesmo: incompetência, compadrio, corrupção. O concelho de Oeiras merece melhor, uma governação séria, com ética, técnicamente competente e socialmente responsável.

Isabel Magalhães disse...

André;

Se calhar o 'Pedro' veio da 'night!

Isabel Magalhães disse...

comentário [4 de Setembro de 2009 0:18]


'A cada anónimo sua verdade'... que é o mesmo que dizer 'a cada anónimo sua raquel'! lol

AFS disse...

Isabel,

Também pensei nisso, mas é igualmente deprimente vir da night comentar blogs ;)

Isabel Magalhães disse...

André;

Por vezes a night dá insónias... até serve de treino para as directas! ;)

Isabel Magalhães disse...

André;

Por vezes a night dá insónias... até serve de treino para as directas! ;)

Anónimo disse...

Parabens Marcos Perestrello pela entrevista.
Até que enfim que alguém chama os bois pelos nomes.
É que existem por esse país fora municipios do interior bem mais pobres do que Oeiras que dão a este último autenticas lições de solidariedade social, sendo muitos até do PSD.
Marcos Perestrello diz e bem que é mais importante apoiar IPSS's que assistam idosos carenciados (e há muitos em Oeiras) do que andar a gastar milhões em estádios municipais que ainda por cima só servem para jogar futebol e organizar concertos da "pesada".

Anónimo disse...

Está tudo dito. A imaginação deste rapazola é tão grande que até promete o que já está feito ou em vias de concretização. Alguém informa o Marquito que o Centro de Saúde de Algém já está em fase de concurso e que o Centro de enfermagem de Queijas abre em Setembro. A qualidade deste JS é muito baixo e com gaffes destas não há dúvidas que o voto de ambição e desenvolvimento só tem um destino: Isaltino Morais.
Luis M Mendes

Anónimo disse...

Ao Pedro,

E a obra, o desenvolvimento? quem foi o responsável? Isaltino Morais, pois claro.

Já agora esclareça-me uma coisa, se souber: isto de andar a prometer o que já está feito ou em vias de conclusão é só burrice ou pura demagogia à Ps? Viva Isaltino Morais, Viva Oeiras...Mais à Frente

Anónimo disse...

Estão aflitos. Quem anda a destruir os cartazes do PS com o desespero?

Anónimo disse...

Em relação ao hospital de Oeiras, o que acham da ideia?

Anónimo disse...

Em relação ao hospital de Oeiras, o que acham da ideia?

Anónimo disse...

Caro Anónimo de 4/9/2009 as 23,00 hrs
Olhe que o seu candidato preferido (tio Isal Tino) que tem um sobrinho taxista na Suiça foi sentenciado a 7 anos de prisão por corrupção, abuso de poder, fraude fiscal e branqueamento de capitais (fora o que se sabe mas não se conseguiu apurar por falta de provas...)!
Assim é preciso ter muito descaramento e falta de vergonha na cara para vir dizer que ele é um "autarca-modelo".

Modelo só se for na roubalheira ao contribuinte !...

Anónimo disse...

Caro Anónimo de 4/9/2009 as 23,00 hrs
Olhe que o seu candidato preferido (tio Isal Tino) que tem um sobrinho taxista na Suiça foi sentenciado a 7 anos de prisão por corrupção, abuso de poder, fraude fiscal e branqueamento de capitais (fora o que se sabe mas não se conseguiu apurar por falta de provas...)!
Assim é preciso ter muito descaramento e falta de vergonha na cara para vir dizer que ele é um "autarca-modelo".

Modelo só se for na roubalheira ao contribuinte !...

Anónimo disse...

Marcos Perestrelo, agarra a oportunidade e que sejas o novo Presidente da Câmara Municipal de Oeiras.
Ainda ninguém perguntou a Isaltino o seguinte:
Se for eleito Vereador se aceitaria o cargo?
Eu acho que se Isaltino perder, ele desaparece do concelho, pois não terá dinheiro para pagar as promessas a muita gente, nomeadamente as dividas.
Nem o que roubou, chegará!