terça-feira, 16 de novembro de 2010

Linda-a-Velha, 2010 (30)


Hoje, por volta das 18:30



Av. D. Pedro V, próximo do Centro Comunitário

Ontem, à mesma hora, a situação era idêntica o que significa que não tem havido recolha.








Rua Actor António Silva, esquina com a Rua Bernardo Santareno

Ontem à mesma hora já havia imenso lixo espalhado no chão à volta das ilhas ecológicas.







Largo Maria Lamas (poente)



Clique para ampliar


Quando estava a fotografar disse-me um morador: "É pena que não tivesse fotografado hoje de manhã o lado nascente. As ilhas estiveram vários dias a transbordar e havia montes de lixo no chão".

Como já aqui escrevi recentemente, o que se tratava de casos pontuais está a tornar-se regra. O que é que se está a passar com a recolha dos RSU em Linda-a-Velha?


Imagens: IM

16 comentários:

Clotilde Moreira disse...

Isabel,
Hoje a taça do 1º lugar está em Linda a Velha. Mas já me disseram onde há lixo aos montes aqui em Algés. Logo que possivel vou lá ver.
Há um grande problema que é da maneira como as pessoas largam o lixo muitas vezes à volta, depois os gargalitos entopem com facilidade e ninguem está preparado para empurrar o lixo. Depois não há fiscalização, sensibilização da população e talvez, também não haja carros de recolha sificientes.
Aqui está uma matéria para uma tese de mestrado desses drs. que têm subsidio para isso.
Clotilde

Isabel Magalhães disse...

Não me parece que as aberturas sejam assim tão estreitas. Claro que não cabe lá uma saca de 200 kgs de lixo mas os sacos domésticos passam sem problema.

Nestes casos concretos da vila de L-a-V as ilhas estão muitos dias sem serem despejadas e os moradores são PORCOS. Não há como dizer de outra forma - São PORCOS!

Perante uma ilha a transbordar eu procuraria outra ou voltava para casa com os saquinhos. No chão, JAMÉ!

Muito deste lixo também é proveniente de lojas. Assisto diariamente a empregados que despejam caixas com lixo ao lado dos contentores. Que fazer? Pedir à CMO que providencie protocolos por correio para sensibilizar os cidadãos e os comerciantes. Procedimento seguinte: actuar onde mais dói - o bolso - com a multa correspondente.

Para grandes males grandes remédios!

Anónimo disse...

A explicação é tão simples como isto:

NEGÓCIO!

A SUMA (do grupo Mota-Engil) já tem 5 carros alugados e facturados à CMO porque os que são propriedade desta estão estão em manutenção à espera de verba...

Primeiro os espaços verdes e agora a recolha de lixo. No fim de festa dos IOMAFIOSOS nada como uma boa política de terra queimada.

Agora que o imobiliário deixou de fazer girar os
milhões (veja o que aconteceu com o leilão-deserto-os lotes do Almarjão/Linda-a-Velha)e o amigo dono do Solplay não dá uma mão viram-se para as únicas áreas que ainda fazem soar o 'pilim' de forma intensa: os espaços verdes e a recolha de lixos.

A aposta na cultura, reconhecida, é uma das maiores cortinas de fumo deste executivo sobre os grandes negócios, com prejuízo para todos os Oeirenses, que se fazem neste Concelho.

José Quintela/Caxias

Anónimo disse...

O que é que diz o vosso presidente da junta de freguesia?

Anónimo disse...

Numa fotos da rua António Silva vêem-se muitos garrafões de plástico, não há um café, uma pastelaria, um restaurante nessa rua?

Anónimo disse...

Parte da resposta está aqui:

http://oeiras-sindical.blogspot.com/2010/11/desagregacao-operacional-da-dvm.html

Anónimo disse...

O Presidente de Linda-a-Velha é um verbo de encher. Tomara ter "um bocadinho assim" da pró-actividade do de Carnaxide (Jorge Vilhena) ou de Barcarena (Vitor Alves). Linda-a-Velha tem o que merece.

Anónimo disse...

A próxima reunião pública da CMO é para apróxima semana. Vão lá e perguntem ao Sr. Presidente pk é k a frota municipal de recolha de lixo está encostada. Antecipo a resposta: c/a verborreia k o carateriza vai dizer k os concursos sao demorados (se sao deveriam faze-los + cedo), k o serviço de recolha está em reestruturação (é verdade, mas é para colocar os amigos)e k os serviços estão a resolver o problema (mentira: sem dinheiro à vista a VOLVO, a MAN, a DAF, a MERCEDES não reparam nada).

Anónimo disse...

Recebi, no correio, uma circular da CMO, assinada pela Zalinda Campilho, em que solicitava às pessoas o favor de depositarem os recicláveis limpos e espalmados nos contentores respectivos, para ocupar menos espaço. O conteúdo da circular era que a acumulação de lixos na freguesia de Linda-a-Velha era da responsabilidade da população, logo a CMO nada mais podia fazer do que "educar" a população! Porém só ultimamente se tem verificado a acumulação de tanto lixo e por todo o concelho, a recolha está a falhar e os serviços a enxotar a água do seu capote!

Anónimo disse...

A sra Zalinda devia documentar-se, informar-se estudar um bocadinho antes de dizer bacoradas. Lavar as embalagens tem maior custo em água do que o que se recupera com a reciclagem.

Anónimo disse...

A Sra. Zalinda deveria informar pk é k acabaram as campanhas de sensibilizaçao k tinham como público alvo os municipes. A gestao do setor do lixo deve estar entregue a incompetentes.

Anónimo disse...

OEIRAS MAIS À FRENTE. Aonde? Em quê? Na incompetência, no desleixo.

Anónimo disse...

Teresa Zambujo, José Eduardo Costa, Ferreira de Matos voltem, perdoem-nos porque pecamos.

Isabel Magalhães disse...

Resposta [18 de Novembro de 2010 11:55];

Deixe-me fora dessa história porque eu voto PSD! ;)

Anónimo disse...

Boa notícias: a CMO já "despediu" a SUMA. Já foram reparados alguns carros. Esperemos k a recolha de lixos volte à normalidade, muito embora ñ saiba se a normalidade já é a abundância de lixo fora dos depósitos se a deficiente recolha. Parabéns a quem na CMO conseguiu desencantar dinheiro para pagar as reparações.

Anónimo disse...

O amigo do Solplay deve estar mal de finanças e já tem ordenados em atraso a todos os trabalhadores do Ginásio.
Segundo uma reportagem da SIC feita no local há dias, todos os empregados temos um ou dois ordenados em atraso.