quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Ministério Público pediu prisão de Isaltino Morais duas vezes desde Novembro

Justiça

Ministério Público pediu prisão de Isaltino Morais duas vezes desde Novembro

25.01.2012 - 10:50 Por José António Cerejo

Autarca alega que parte do procedimento prescreveu em Novembro  
Autarca alega que parte do procedimento prescreveu em Novembro (Foto: PÚBLICO)


Processo regressou segunda-feira ao Tribunal de Oeiras e já nada impede a juíza de decidir se manda prender o autarca. A questão está em saber se parte dos crimes já prescreveu.

O Tribunal de Oeiras deverá decidir dentro de dias se o procedimento criminal contra Isaltino Morais prescreveu parcialmente a 4 de Novembro, como diz o arguido, ou se o manda prender, como já pediu o Ministério Público (MP) por duas vezes desde Novembro.


Leia mais no PÚBLICO de hoje e na edição online exclusiva para assinantes.


20 comentários:

Anónimo disse...

Logo pela manhã li no jornal papel.Depois vi o jornal de Torcena. Duas fontes, dois sentidos. E sempre "mas fez" "mas faz". Terá sido sózinho? E tudo tão bom que desculpa os erros?
José Mota

Leite Pereira disse...

Li a notícia no jornal. Tem razão a Ministra da Justiça quando diz que há justiça para ricos e para pobres. É inacreditável que se permita brincar com a justiça em que qualquer coisa serve para suscitar uma dúvida e obrigar a uma interpretação e a mais uns tantos recursos. Obviamente que o Isaltino sendo preso ou não sai fica muito mal na fotografia. Foi provada a sua culpa pode não cumprir a pena por prescrição mas não pode em situação nenhuma dizer-se inocente conforme quer fazer crer.

Anónimo disse...

A presunção de inocência é uma das maiores conquistas da democracia e a possibilidade de apresentar recursos é outra, mas este caso já foi um bocadinho longe demais... Isaltino já devia ter fugido num aviãozinho para a Austrália ou então devia desistir dos recursos e entregar-se. Só quem o conhece sabe o delírio que vai naquela mente. Será perigoso deixá-lo solto, mesmo depois de deixar de ser presidente da CMO. Cuidado com a Câmara de Cascais...

Anónimo disse...

Sabemos que o Jornal de TORCENA está ao serviço do IOMAF, contra o povo local.

isto porque quem subsidia o jornal é o Tino e a sua equipa ...

Joaquim Bicicleta disse...

Estaremos condenados ao «rouba mas faz» e ao «não rouba nem faz»?

Munícipe de Oeiras-Portugal disse...

"...o próprio Sebastião José de Carvalho ascendeu ao poder por uma manobra de compadrio, tal como os outros.
O que dava ao país uma aparência de coesão não eram as virtudes básicas dos Portugueses, então muito obliteradas, era a rede de mesquinhos interesses que se tecera em volta da monarquia que os sustentava, e o medo de que a Espanha voltasse a estragar o arranjinho a cada um..." ( in "O marquês de Pombal"- Mário Domingues)

Anónimo disse...

Tanto disparate que aqui se lê. São coisas ditas por gente muito ignorante, que não aceita a justiça que é feita nos Tribunais e não na praça publica, como muitos gostariam. É errado o que a ministra diz, a justiça faz-se e todos podem aceder a ela, agora pode-se dizer é que há pessoas muito ignorantes que não sabem os meios que a democracia põe ao dispôr dos cidadãos para eles se defenderem. É o fenómeno da ilitracia, fenómeno que abunda nos concelhos de Portugal mas não no Concelho de Oeiras, pois é o Concelho que a população mais instruida de Portugal, e tudo porque Isaltino também apostou Forte na educação, Isaltino é um Homem de visão e que começou a construir a casa pelas fundações e não pelo telhado. Isaltino defende-se e defende-se bem. Resultado é a sua inocência, porque só se é culpado de um crime quando se é condenado e se cumpre uma pena, coisa que não aconteceu. Se acontecer então Isaltino será culpado e eu terei a humildade para aqui vir reconhecer culpa no Autarca, mas até lá poupem quem trabalha e quem admira a obra de quem ainda mais trabalha em prol do Concelho de Oeiras.

Municipe Oeirense

Anónimo disse...

Isaltino Morais e a corja que o secunda (gente do IOMAF, do PS e CDU, do PSD laranja-verde... e ainda do BE e do CDS-PP) regem-se todos por essas de interesses de grupo, poder pessoal e das referências criminosas desse Sebastião...

Isaltino Morais tem mesmo por ambição, um dia..., ser reconhecido pelo 2º Marquês de Oeiras do século XX...

Triste sorte a dos oeirenses... por serem governados durante quase 30 anos, por um bando de gente sem eira nem beira...

Isabel Magalhães disse...

Está confirmado; este 'Munícipe de Oeiras' não é de Oeiras. Um munícipe de Oeiras não escreve:

"É o fenómeno da ilitracia" [26 de Janeiro de 2012 16:55].

Quem escreve "ilitracia" é um "ilitrado" de um outro concelho qualquer que anda aqui a armar ao pingarelho. Só pode!

Anónimo disse...

Ao Munícipe de Oeiras

Pelo modo como escreve não lhe tem servido de muito viver em Oeiras. Talvez uma inscrição nas novas oportunidades não fosse má ideia pois daqui a 2 anos tinha o secundário e a licenciatura terminada e, então sim será um verdadeiro cidadão de Oeiras.

Anónimo disse...

Os "donos" deste blogue só colocam as notícias que surgem contra Isaltino?
Independentemente do que os jornais dizem, ou do que o MP peça, a verdade é que segundo a LUSA, há uma decisao de um TRIBUNAL SUPERIOR, queafirma que ainda não transitou em julgado, nem transitará até que a Juíza de Oeiras conheça da prescrição!
O Acórdão da Relação de Lisboa é inequívoco: ainda hoje a decisão não transitou em julgado...

Isabel Magalhães disse...

Este blogue não reescreve notícias; publica-as directamente da fonte.

Não gostam escrevam aos directores dos respectivos jornais.

Tenha um excelente fim de semana.

Leite Pereira disse...

Esqueci-me de assinar . Eu sou o "anónimo" de 27/1 às 00H43

Anónimo disse...

Sendo a iliteracia a condição do iletrado, ou a incapacidade cognitiva de não conseguir perceber e interpretar o que é lido, daquilo que está escrito, temos de admitir que, a qualidade da iliteracia é hoje considerada mais redutora do que não saber ler nem escrever.

Muitos cidadãos e povos analfabetos ou de pouca formação escolar e literacia, são Povos honestos e trabalhadores, pacíficos e com elevado sentido cívico.

Oeiras tem sido considerado (nestes últimos anos da governação de Isaltino Morais…) um concelho de pessoas com maior formação académica, é legitimo perguntar, porque razão então, os munícipes reelegem um autarca condenado por diversos tribunais, que gente será essa a que vive nesse concelho de Oeiras (a antiga terra das eiras…)?

Anónimo disse...

Eu sou licenciado, vivo em Oeiras e deixei de votar no sr. quando foi arguido, muito menos depois de ter sido condenado.
Ainda por cima reconheceu que ficou com dinheiro de "sobras das campanhas, para as quais eu então contribui na medida das minhas posses.

Anónimo disse...

As pessoas do concelho de oeiras sabem de onde vem a grande parte dos votadores no Isaltino.Saõ gente dos bairros que o Isaltino dá tudo em troca dos votos.Todos vcs sabem bem que lá vão levar cabazes e vão buscar de carro os moradores nos dias das eleições .

Leite Pereira disse...

Anónimo de 28/1 às 20H03
Dou-lhe toda a razão. Participei activamente na campanha de 1989 em que pedi férias para estar a tempo inteiro e dirigir as acções externas juntamente com um elemento da JSD. Paguei do meu bolso todas as despesas, pequenos almoços, almoços, jantares, ceias e deslocações e fiquei revoltado quando o dito refere despudoradamente que ficou com as "sobras" da campanha. Como você o fez também não votei nele desde que foi arguido pois entendi que enquanto a situação não estivesse resolvida pelo Tribunal ele não se deveria candidatar. Só que eu era dirigente da CMO e tal atitude trouxe-me amargos de boca. De qualquer modo hoje tomaria exactamente a mesma posição. O dito é apoiado incondicionalmente pelos Jotas, grande parte deles politico dependentes e pela malta dos bairros sociais. Só lamento que até hoje não tenha havido a coragem de lhe dar voz de prisão. E aguardemos pacientemente no que vai dar as PPP e os terrenos que iriam ser cedidos ao IPO, bem como quando se realiza a repetição do julgamento que foi anulado, pois inicialmente a pena era de 7 anos.

Anónimo disse...

Os votos tambem resultam dos lambe botas e bajuladores que circundam o condenado. O tacho garante mutio voto.

Anónimo disse...

SRa. D. Isabel Magalhães,

Se se faz de santa e diz que se limita a publicar, e se o blogue é sobre a atualidade de Oeiras, publique a notícia da Lusa, publique a notícia do Expresso do fim-de-semana e publique a do DN de hoje...
Todas são positivas para o Isaltino e nenhuma delas aparece neste blogue!

Isabel Magalhães disse...

Resposta [31 de Janeiro de 2012 07:15]


O que é que a impede de criar um blogue e publicar tudo isso?