terça-feira, 14 de fevereiro de 2012

Novas unidades hoteleiras avançam em Oeiras para acomodar turismo de negócios - Local - PUBLICO.PT

Dormidas no concelho têm aumentado

Novas unidades hoteleiras avançam em Oeiras para acomodar turismo de negócios

14.02.2012 - 11:39 Por Inês Boaventura
A procura turística em Oeiras, concelho onde há duas unidades hoteleiras em construção e outras sete em estudo, aumentou 94,1% nos últimos anos. Os números foram divulgados pela câmara municipal, cujo vice-presidente sublinha que "existem condições para que o turismo empresarial continue a prosperar".

Entre 2003 e 2011 as dormidas no concelho aumentaram de 70.000 para 136.000. Já o número de hóspedes, segundo a autarquia, subiu 75,5% em igual período.

Em comunicado divulgado esta terça-feira, a Câmara de Oeiras admite que se verificou "alguma diminuição do número de hóspedes nos últimos três anos, fruto da crise económica" mas garante que "a redução do custo/noite por quarto permitiu captar mais dormidas e aumentar o tempo médio de permanência".

Portugal, Espanha, Reino Unido, França, Alemanha, Brasil, Holanda, Itália, Estados Unidos da América e Bélgica são os principais países de origem dos turistas que escolhem o concelho de Oeiras.

Segundo a autarquia, está neste momento em curso a construção de duas novas unidades hoteleiras: um hotel de charme de cinco estrelas em Paço de Arcos e um outro de três estrelas em Alfragide. Além disso há sete outros projectos em estudo.

"O turismo em geral e o turismo de negócios em particular constituem uma área estratégica para o desenvolvimento oeirense", afirma o vice-presidente da Câmara de Oeiras em comunicado. Paulo Vistas acrescenta que para o crescimento desta área terá contribuído a criação de parques empresariais no concelho

Apesar da conjuntura económica, o vereador está convencido de que "existem condições para que o turismo empresarial continue a prosperar em Oeiras". Isto, diz, "tirando partido da sua boa oferta hoteleira, localização ribeirinha, acessibilidades privilegiadas e do forte e diversificado tecido empresarial".


7 comentários:

Anónimo disse...

E com o fantástico Centro de Congressos da Quinta da Fonte, que só tem betão e tijolo e está parado há um ano mas mesmo assim vai custar uns bons milhões à CMO em indemnizações, vamos ter ainda mais progresso...

Anónimo disse...

A CMO não tem de pagar nada em indemnizações. A CGD é que é a responsável pelos atrasos.

Anónimo disse...

Que números tão avassaladores! Como mero Municipe nem sequer estava á espera desta... Espantado, é o meu estado de espirito com esta noticia. Um aumento de praticamente 100% na procura turistica em Oeiras é Obra, de quem? Do nosso Autarca pois claro.
Estes números arrepiam o mais pragmático dos eleitores e dos municipes. Uma subida em contraciclo com o que se passa em Portugal, na Europa e até mesmo na toda poderosa Alemanha!

Municipe Oeirense

Leite Pereira disse...

Finalmente com a construção de mais unidades hoteleiras o SATU vai passar a dar lucro!!!!!!!!!!!1

Isabel Magalhães disse...

Caro Leite Pereira;

O SATU a dar lucro? Deus seja louvado!

Com tanto lucro pode ser que a CMO nos devolva parte do que nos leva no IMI que está a atingir valores incomportáveis para uma significativa parte dos munícipes.

Anónimo disse...

Os turistas estão cada vez mais interessados em Oeiras, especialmente
para visitarem toda a estrutura do SATUO. Reparem que as colunas têm diversos capiteis.

Munícipe de Oeiras-Portugal disse...

Dormidas em 2011, em unidades hoteleiras, foram de 373/ dia, isto é,não chega a 1% da população de Oeiras,Portugal, que dorme todas as noitinhas neste concelhito da nossa santa terrinha.
Dizia o Kim Il Tino quando chegou ao poder na terra do Marquês pelos anos de 80 do século passado que a Oeiras "d'Ele" iria contestar o predomínio turístico da terra cascaense, ali ao lado.
Muito pouco, muito pouco, camarada Tino...
Como é bom viver nessa terrinha, amigo oeirense dessa Ásia tão distante, outrora visitada pelos nossos navegadores, mas bem viva na memória de alguns nossos conterrâneos.
Saudações fraternais deste

Munícipe de Oeiras, Portugal