segunda-feira, 10 de julho de 2006

Não é o que parece ser!

Não! Não se trata de uma rua de um bairro social de alguma freguesia do concelho de Oeiras.

Também não se trata de um novo morador no momento da chegada ou de um morador antigo de mudança para novas paragens, com a mobília à espera de ser acondicionada na camioneta da transportadora.

Trata-se apenas de alguém, cansado de ter a garagem ocupada pelos trastes visíveis nas fotos, e que resolveu depositá-los no passeio ao lado de casa, na passada tarde de sábado do dia 1 de Julho, sem ter, sequer, avisado os serviços de recolha de objectos de grande volume, gratuitamente disponibilizados aos munícipes pela CMO.

Acresce que os citados trastes permaneceram no local até à manhã do dia 4 do corrente mês, data em que foram recolhidos depois de algum morador mais atento ter resolvido chamar quem de direito.

Espera-se que o espaço agora libertado numa das garagens do nº1 da Av. D. Pedro V, na freguesia de Linda-a-Velha, possa servir o fim a que se destina.

É que na zona há muito quem tenha que deixar a viatura na rua onde o estacionamento é cada vez mais escasso.

Fotos: IM

21 comentários:

Unknown disse...

É pá!

Confesso que a princípio pensei que se tratava duma qualquer viela em Bagdade, após um atentado bombista.
Depois notei a falta de pedaços de corpos espalhados pela calçada e vi que estava enganado.

E eu é que sou o 'mau da fita' por de vez em quando chamar a atenção das pessoas para a cada vez mais premente necessidade dum comportamento cívico e responsável, respeitador do espaço público, espaço comum que é de todos.

Bom post e bem documentado, para quem tiver dúvidas.

bjs,

Anónimo disse...

Está com muito sentido de humor, repare-se na disposição dos objectos na via pública, causa um choque ao transeunte, fá-lo questionar e interrogar-se do «porquê» de tal situação.
Não posso deixar de me rir com a situação que aqui nos trouxeram, está muito bem esgalhada, é o surrealismo a nascer em Oeiras! Bravo! Subsidios já e em força para apoiar o momvimemnto oeirense do surreal.
Fico a aguardar anciosamente por mais obras.
Antonio Bento

MoonWolf disse...

LOL...

Realmente, só posso rir com estas atitudes... Está anunciado por todo o lado que existem recolhas de lixo de grandes formatos, sendo unicamente necessário ligar para a respectiva autarquia... Indicar o local, e combinar o dia para que, conforme a escala de serviço, não fiquemos com o lixo dos outros, à nossa porta, por tempo indefinido...

Este serviço é GRATUITO....

Anónimo disse...

Eu cá acho que isto foi alguma senhora recém-divorciada que pôs cá fora as tralhas que o ex-marido nunca mais vinha buscar...

Anónimo disse...

Eu pensei que fosse o estaleiro a dar início ao centro de saúde de Algés.

Isabel Magalhães disse...

Algés fica um pouco mais abaixo...

aqui em Linda-a-Velha temos Centro de Saúde.

Faltam Médicos de Família para - se não estou em erro - uns milhares largos de utentes, mas temos um óptimo centro com boas instalações.

O que não temos agora é o "MoveOeiras" a passar lá à porta.

É pena, fazia um enorme jeito aos cidadãos séniores e aos que transportam crianças.

Anónimo disse...

Mas também se está a estudar um moveOeiras para todo o Concelho. Ou será que li mal aqui há tempos no Jornal da Região?

Unknown disse...

Caro Anónimo,

Será que ainda tem esse JR e me pode dar a referência? Nº do jornal e/ou data e no. pág., se possível? Para que isto não passe de um boato?

É que acho - sinceramente - uma notícia dessas extremamente importante e merecedora de destaque aqui no nosso O.L., pelo que gostaria de a dar, mas devidamente fundamentada e documentada. Como tenho o hábito de guardar todos os JR's que me chegam pelo correio, iria à procura dela.
É que não me recordo de a ler, mas a verdade é que por vezes leio o jornal em diagonal e pode-me ter escapado...

Antecipadamente grato,

Cumprimentos,

Isabel Magalhães disse...

......... não sei se leu mal! leu? :)))

mas enquanto se estuda e não estuda, a população sénior e as crianças ficaram privadas do transporte.

lembrei-me agora que não há um autocarro que faça o percurso do Centro de Saúde aos Correios, e só a título de exemplo.

suponho que tb terá lido no mesmo jornal e/ou no Jornal de Oeiras, que toda a oposição votou contra a suspensão do citado transporte até que se fizesse um estudo de viabilidade.

acresce que foi passado à população da freguesia um 'atestado de menoridade mental' ao ser-lhe comunicado por circular da cmo afixada nas paragens do MoveOeiras que o citado autocarro estava "avariado" - as aspas são minhas.

de lembrar tb que o autocarro era pago com os impostos - os seus, os meus, os de todos... os que pagam claro!

por último, caro anónimo, se tiver notícias do autocarro - que segundo consta está com um 'new look' - faça o favor de vir dizer aos leitores. :)

as minhas saudações digitais.

Anónimo disse...

Infelizmente não sei do autocarro. Quanto ao JR também já não o tenho mas a Isabel Magalhães faz-me recordar que nesse mesmo jornal vinha de facto a posição dos demais vereadores da Câmara sobre o assunto.
Mas de certeza que o JR tem arquivos.

Anónimo disse...

Também lá vinha que a freguesia de linda-a-velha recolheu mais de 6.000 assinaturas a favor da carreira "moveoeiras".

E pergunto eu como é que há um presidente de câmara neste Portugal de Abril que se dá ao luxo de ignorar seis mil assinaturas?

é o AUTISMO no seu melhor!

Anónimo disse...

Pelos vistos o moveOeiras continua a ser mais importante ...

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo;

............ gostariamos muito que desenvolvesse o seu comentário.

eu poderia deixar aqui alguns alvitres:

mais importante que o 'SATU' que anda 'cheio de vazio', que cria poluição visual e sonora e já obrigou 'muitos' moradores a venderem os apartamentos e as moradias com o consequente prejuízo, porque não há como escamotear que o 'satu' lhes passa 'dentro' das varandas?

mais importante que as estátuas porque transporta os mais necessitados da freguesia, séniores e crianças em idade escolar? - os números estão publicados na carta do Dr. José Barroco, presidente da junta de freguesia de Linda-a-Velha;

mais importante que as verbas gastas em fogo de artifício?

Estou certa que terá mais exemplos para nos dar.

As nossas saudações digitais.

Anónimo disse...

estou totalmente de acordo e peço desculpa se foi entendido de outro modo... mas estou um pouco revoltado!

o que vejo nesta nova direção da Junta é muito dinamismo... mas quando olho para a minha zona não vejo esse dinamismo !

1º Um parque (Aventura) ao abandono
2º Segurança, apesar de não ser muito inseguro, por vezes sente-se a falta dela
3º Tanta coisa para unir os condominos... em vez das energias renovaveis (que é um projecto demasidao ambicioso para a nossa junta) porque não resolver o problema dos grafittis... porque não linpar os nossos prédios e por exemplo colocar paines para os grafitteiros !
4º a acrescentar o esse problema as ruas estão degradadas... melhores estão em qualquer bairro, buracos que no passeio quer na estrada
5º As arvores... pois... têm vindo a morrer e a CMO faz o favor de as cortar.. mas então e as novas ? (fica a zona ainda com pior aspecto)

Isto são alguns dos prolemas que encontro e que são da competencia da junta (excepto o 2º acho) ...

Mas memo assim já agora queria felicitar a direcção por esse tal dinamismo ! Mas sem duvida que têm de afinar algumas coisas !

Isabel Magalhães disse...

Caro anónimo;

obrigada pela sua resposta pois a 'falar' é que as pessoas se entendem.

Não sei se me conhece ou se sabe que não faço parte da junta de freguesia de linda-a-velha.

Posto isto, vou enviar o seu comentário a quem de direito mas, e tanto quanto me é dado entender do que diz, há mais pontos que não são da competência da junta - o corte de árvores e replantação, por ex.

grata pela sua participação, esperamos poder continuar a tê-lo como leitor.

saudações digitais.
IM

Anónimo disse...

Quanto à recolha de lixo de grandes formatos acho importante referir a minha experiência pessoal no inicio de Junho passado: os meus avós mudaram de casa, e como em qualquer mudança (principalmente de um casal de idosos que morava num quarto andar sem elevador) ficaram muito móveis velhos para trás. Telefonei pessoalmente para os serviços competentes da CMO a avisar da colocação dos móveis e a pedir para os recolherem. O lixo só foi recolhido pela câmara UMA SEMANA DEPOIS e recebi em casa uma factura de mais de 80 EUROS para pagar.

O que me incomoda é que pessoas que se preocupam com este problema telefonam para a CMO e pagam a recolha do lixo, como eu tive de fazer (apesar da recolha ser anunciada como gratuita)enquanto outros deixam o lixo à espera que o venham buscar. O Mundo é realmente dos espertos...

Isabel Magalhães disse...

Cara leitora,

a leitura do seu comentário suscitou-me dúvidas;

colocaram os objectos de grande formato no passeio e só depois telefonaram à CMO ou contactaram os respectivos serviços e combinaram dia e hora em que os objectos seriam postos no local por eles indicado?

Aguardamos o seu esclarecimento no interesse de todos nós.

Obrigada pela sua participação.

Saudações digitais.

Anónimo disse...

Cara Isabel,

Telefonámos para os serviços de recolha na manhã em que iniciámos a mudança, não julgámos que fosse necessário combinar uma data. Nem poderia ser de outro modo, deixando a colocação dos objectos para outro dia, pois seria impossível retirar os objectos sem o elevador da empresa de mudanças.

Primeiro foi-nos dito que demoraria um dia e que tínhamos de pagar. Claro que pagar não era a questão, o que nós queríamos era que os móveis não ficassem no meio da rua! No dia seguinte os móveis continuavam lá (e com eles todo o incómodo que a situação causou aos vizinhos). Voltámos a contactar os serviços e não nos conseguiram explicar o motivo e a situação arrastou-se durante cerca de uma semana, até finalmente, recolherem os móveis.

Cumprimentos

Isabel Magalhães disse...

Olá Cátia,

eu entendo... foi o que me pareceu!

mas, e por experiência própria, quando substituí uma maq de lavar, primeiro telefonei para a cmo e só quando me avisaram coloquei o dito objecto na rua...

e claro... não paguei nada, mas a lei tb pode ter mudado entretanto.

desculpe que pergunte... tentou esclarecer o assunto com os respectivos serviços?

saudações digitais.

Anónimo disse...

Tentei esclarecer o atraso da recolha, ao que parece a camioneta de recolha estava avariada.

O motivo da factura, segundo nos disseram, foi a quantidade de objectos.

Cumprimentos e continuação de bom trabalho

Isabel Magalhães disse...

Bom dia Cátia;

bom... uma avaria de um veículo acontece...

qto ao argumento que lhe deram para a factura... pois, não sei...! :)

Obrigada pela sua colaboração.

saudações digitais.