quarta-feira, 12 de julho de 2006

VIDA

Portugueses premiados
Projecto combate transmissão da SIDA de mães para filhos




Quatro projectos portugueses de combate à SIDA em África foram este ano premiados pela Fundação Glaxo Smith Kline das Ciências da Saúde. O maior prémio - 40 mil euros - foi para um projecto em Cabinda.
SIC

______________________________________________________________________________________


Com o serviço de cuidados materno infantis a funcionar há muitos anos, o hospital de Cabinda é o local escolhido para um projecto liderado por dois portugueses, empenhados em reduzir a percentagem de casos de transmissão de SIDA de mãe para filho. Uma tarefa complicada que passa por avaliar em permanência a eficácia dos medicamentos anti-retrovirais.

A ideia serve de exemplo para outras organizações. São seguidas por ano cerca de 400 mulheres grávidas de Cabinda. A terapêutica é comum, os testes têm uma técnica invulgar.

Prémio ajuda a divulgar técnica de combate

O prémio agora atribuído vai servir para formar técnicos locais que vão promover depois em Angola a nova tecnologia de combate à propagação da SIDA.

Um dos prémios atribuídos no ano passado permitiu já ampliar um projecto de sensibilização e prevenção em Cabo Delgado no norte de Moçambique.

Apesar de a fundação Aga Khan promover também o desenvolvimento social mais abrangente na educação e na agricultura, o futuro continua a depender da eficácia no combate à SIDA.

Os projectos com assinatura portuguesa são pequenas ajudas a um continente em risco. A propagação da SIDA em África ameaça tornar-se irreversível.

http://sic.sapo.pt/online/noticias/vida/20060711portuguesespremiadosnocombateasida.htm

Nota:
O IHMT - Instituto de Higiene e Medicina Tropical, Rua da Junqueira, em Lisboa, tem uma biblioteca de consulta pública com inúmeros volumes sobre o assunto SIDA em África.

São volumes com suporte fotográfico, e cujas imagens exigem um estômago forte, mas que demonstram que a doença tem contornos mais graves e distintos do que acontece na europa e na américa do norte.

Sem comentários: