domingo, 2 de julho de 2006

Oeiras - 1893

Há pouco tempo, ao dar uma vista de olhos por alguns velhos alfarrábios que, como bibliófilo, conservo religiosamente, encontrei uma curiosidade documental referente à história de Oeiras.

Não me detive muito na análise detalhada da mesma nem vou tecer grandes ou elaborados comentários sobre ela. Não sou historiador, nem tenho pretensões de o ser, deixo-a aqui pelo que ela tem de interessante e picaresco.

Talvez ela seja útil a alguém mais versado e mais dedicado a estas coisas da História Local.





De acordo com a página 428 do Tomo II, D-O, do "DICCIONARIO POSTAL E CHOROGRAPHICO DO REINO DE PORTUGAL" de 1893, coordenado por João Baptista da Silva Lopes há 113 anos Oeiras era composta por 243 fogos!! DUZENTOS E QUARENTA E TRÊS...

Como as coisas mudam.

nota: Peço desculpa pela má qualidade das imagens, mas esta resulta da conjugação do estado bastante degradado do volume, nomeadamente na folha de rosto, com a baixa qualidade do 'scanner' utilizado. Melhorá-las implicaria um esforço improfícuo para os propósitos deste post.

imagens: Digitalizações de documentos originais. Clique nas mesmas para ampliar. © josé antónio 2006

2 comentários:

Isabel Magalhães disse...

Olá J.A.

Se há coisa que me deixa 'fula da vida' é sentir um qualquer feudo a respeito de coisas que não assinei.

Assim, o facto de sermos conhecidos e amigos e ambos colaboradores deste Oeiras Local, não pode constituir uma qualquer inibição ao meu direito de aqui vir também como comentadora deixar umas palavras ao que escreves.

Não é porque um qualquer ressabiado da vida resolve vir aqui chatear e mandar umas bocas - porque não tem mais nada para fazer, porque não tem vida própria, porque não tem imaginação para mais, sei lá - que me vou coibir de te dizer sempre que gostar ou não gostar do que escreves.

Também há vida para lá da politiquice!.

Obrigada. Bom post!


Um []

Unknown disse...

Cara Isabel,

É também o meu sentimento e o espírito que me move.
Era o que mais faltava que, por esses motivos que bem apontas, não pudessemos comentar os posts um do outro.

Sobre esse(s) "ressabiado(s) da vida(s)" chamo-lhes VENCIDOS da vida, com a devída vénia ao auto-intitulado grupo de grandes poetas e romancistas. que nada têm a ver com as atitudes destes de hoje.
São 'vencidos' porque a vida os venceu e não lhes resta outra alternativa que não seja expurgar as suas frustrações e incompetências através da raiva e da maledicência. O lugar deles é no sofá do psiquiatra, coisa para a qual não tenho competência.

Agradeço a apreciação do post.
É apenas uma pequena curiosidade histórica.
Gostava que aparecessem mais. Se for encontrando, aqui as irei divulgando.

bjs,