terça-feira, 4 de julho de 2006



OPINIÃO

Fernando Sobral
O equívoco de Freitas
fsobral@mediafin.pt

Maquiavel tinha razão: um político nunca pode fazer uma aliança com alguém mais forte do que ele próprio. Foi por isso que, durante tanto tempo, foi possível que Sócrates e Freitas do Amaral sobrevivessem ao sol e à chuva debaixo do mesmo chapéu.

Terem tropeçado os dois à porta de São Bento foi um acaso que agradou a ambos. Sócrates, depois dos disparates de Santana, recebeu o Governo nos braços. Freitas sonhou, por momentos, que com o fôlego socialista, ainda poderia chegar ao paraíso: a Belém. O líder socialista, claramente, nunca dormiu nessa almofada. Freitas foi, para Sócrates, uma flor na lapela. Até que começou a falar como se lhe tivesse dado corda a mais. Freitas, mais tarde ou mais cedo, haveria de ficar afónico. E Sócrates, desgostoso, poderia tirar a flor da lapela e colocar lá um emblema em que confie. Freitas, à solta, era um perigo para um Governo como o que existe em Portugal. Onde o princípio é todos os ministros funcionarem como um coro que só tem um maestro. Freitas desafinava. E, de vez em quando, era a terrível Castafiore do Governo. Os americanos colocavam algodão nos ouvidos cada vez que ele falava. Alguns europeus faziam o mesmo. Os australianos gostariam que ele fosse para uma plataforma petrolífera. As dores nas costas de Freitas foram uma aspirina para Sócrates e para o seu «núcleo duro». O líder do Governo pode voltar a dormir descansado. E voltar a ler o livro de Maquiavel. Para não ter dúvidas.

4 comentários:

Unknown disse...

Sempre achei muito estranho este casamento, ou será antes 'amantizar', entre o sócrates e o Freitas.

Isto de estar bem com Deus e o Diabo não é para todos...

Tem sido aliás um dos erros estratégicos do P.S. desde 74.

Sai-lhes sempre o tiro pela culatra... com prejuízos para o país, que perde coesão.

bjs,

Anónimo disse...

O Prof. Freitas do Amaral deve ser dos poucos (se não o único) político ainda vivo que diz o que pensa e no qual não se vê aquele olhar matreiro de quem não está a dizer tudo... não digam mal do homem, porque ele é que teria dado um bom Presidente da República.

Não votei nele nas presidenciais em que concorreu, votei Soares e acho que Soares também foi bom presidente, mas hoje não sei se faria o mesmo.

Espero que recupere da sua doença rapidamente e que ainda o venhamos a ter como Presidente.

Unknown disse...

vade retro...

Isabel Magalhães disse...

Há 'coisas' que nunca percebi, nem antes nem agora...!

Considero o Professor Freitas do Amaral um Homem Honesto e dei-lhe o meu voto contra Mário Soares.