quarta-feira, 31 de março de 2010

Bilhetes de Oeiras, 2010 (11)

CMO - Em 10.02.2010 o pedido de informação prévia da Quinta de Santa Sofia (Cruz-Quebrada) foi aprovado por maioria.

Votos SIM: IOMAF (4); PSD (2); PS (3); e o voto NÃO da CDU (1).

Público - Moradores da Cruz Quebrada contra projecto de urbanização do Palacete de Santa Sofia

Público - Moradores da Cruz Quebrada contra projecto de urbanização do Palacete de Santa Sofia

Movimento cívico quer deitar por terra o plano para a Quinta de Santa Sofia. Câmara de Oeiras garante só dar licença de utilização se o palacete for recuperado



Nos jardins reais vão nascer blocos de vivendas geminadas e do palácio só se diz que será recuperado, desconhecendo-se em que moldes. O pedido de informação prévia do projecto de urbanização da Quinta de Santa Sofia, na Cruz Quebrada, já foi aprovado pelo executivo camarário de Oeiras e está a gerar forte contestação junto dos moradores da zona.
O movimento cívico Amigos da Cruz Quebrada diz que o projecto é "um grave atentado" a um património do século XIX, pois irá levar à "descaracterização total do palacete e da zona história e arquitectónica envolvente". Além disso, segundo Margarida Gonçalves Novo, uma jurista que integra aquele movimento, o projecto viola o raio de protecção de 50 metros do palacete, classificado como imóvel de interesse municipal no Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras (PSPCACO).
Segundo a jurista, o projecto implicará a destruição total dos jardins e pouco diz sobre a recuperação do palacete. "Os promotores apenas dizem que será recuperado, mas, também, de que vale recuperar um edifício como este se a oito metros vão erguer um bloco de cimento", questiona.
De acordo com o gabinete da presidência da Câmara de Oeiras, o pedido de informação prévia para a futura ocupação da Quinta de Santa Sofia, que funciona como uma espécie de projecto básico de arquitectura, foi aprovado pelo executivo camarário na reunião de 10 de Fevereiro. Contudo, segundo a autarquia, qualquer projecto pressupõe a preservação e salvaguarda do património arquitectónico do município.
"Estando em causa a valorização e salvaguarda de um imóvel identificado no PSPCACO, a câmara estabeleceu como condicionante que a licença de utilização das moradias/construções novas só poderá ocorrer após a recuperação do edifício classificado", disse ao PÚBLICO o gabinete de Isaltino Morais. A autarquia esclarece ainda que o Palacete da Quinta de Santa Sofia continuará a destinar-se a usos habitacionais, "mantendo a estrutura de tipologia original conforme inicialmente projectado".
O movimento cívico Amigos da Cruz Quebrada entregou já um abaixo-assinado à câmara e chegou a estar reunido com o presidente, mas não ficou convencido. Caso a autarquia dê luz verde ao projecto, o movimento irá avançar para tribunal com um pedido de impugnação, alegando "violação do plano director municipal, entre muitos outros aspectos", diz Margarida Gonçalves Novo.

O que eles fizeram ao Guggenheim - artes - Ípsilon


O que eles fizeram ao Guggenheim - artes - Ípsilon

O Museu Guggenheim pediu a quase 200 artistas e arquitectos que reinventassem o edifício de Frank Lloyd Wright como quisessem. Mais: encorajou a loucura. Álvaro Siza e Paulo David estão entre os participantes. Os resultados podem ser vistos na exposição "Contemplating the Void".

PEC rouba poupança das famílias - Actualidade - Correio da Manhã

PEC rouba poupança das famílias - Actualidade - Correio da Manhã

Finanças: Banco de Portugal traça quadro pouco animador para o País

A imagem do país - Opinião - Correio da Manhã

A imagem do país - Opinião - Correio da Manhã

31 Março 2010 - 00h30
Cozido à portuguesa


Passos Coelho que tenha respeitinho, que o dr. Cavaco e as agências de rating zangam-se se alguém fugir da linha.


Este fim-de-semana, além de dar os parabéns a Passos Coelho pela sua vitória no PSD, o Presidente da República acrescentou que devíamos, gostássemos ou não, apoiar o PEC, pois era 'a imagem de Portugal no estrangeiro que estava em causa'. Para Cavaco, é essencial que o país se porte bem, que dê boa ideia de si, e não mostre ser um país de irresponsáveis! Como há uns anos, é outra vez a história do 'bom aluno' da Europa.

Isto é uma coisa muito portuguesa. Não deve haver país tão sensível à imagem que os outros têm de nós como Portugal. Os portugueses enfurecem-se sempre que alguém diz mal de nós, e adoram ser vistos como um país bom e bonito, cheio de qualidades, muito hospitaleiro, uma espécie de santuário do civismo e da ecologia, e ainda por cima muito cumpridor das suas obrigações. O que importa, para os portugueses, é que os outros tenham 'boa imagem' nossa, o resto é secundário.
Há muitos séculos, os romanos diziam que à mulher de César não bastava ser séria, era preciso ‘parecer’ séria, e a máxima aplica-se em todo o seu esplendor aos portugueses. Não nos preocupamos muito em ser sérios, mas preocupamo-nos muito em ‘parecer’ sérios aos olhos do exterior. Isso nunca foi tão evidente como na verdadeira angústia nacional de demarcação da Grécia. Nos últimos meses, não havia político ou economista luso que não gritasse, aos quatro ventos, que nós não éramos iguais à Grécia! Os gregos eram, obviamente, uma cambada de irresponsáveis e chupistas, enquanto nós éramos apenas umas vítimas indefesas da crise internacional. Tudo o que queríamos era evitar ‘parecer’ gregos, e diríamos o que fosse preciso para fugir desse anátema.

É aliás com enorme sofrimento que vemos as agências de rating, esses verdadeiros oráculos dos nossos dias, a descerem-nos o rating! É terrível, pois isso significa que estamos com 'má imagem' e 'não parecemos responsáveis'. É esta a angústia do Presidente. Crises? Por amor de Deus, 'sejam responsáveis, olhem a imagem de Portugal!', diz Cavaco. E pelo caminho, mata a política e obriga o novo líder do PSD a ter juizinho, não vá ele começar com ideias disparatadas.

Sermos uns meninos bem-comportados, com o bibe lavadinho, muito caladinhos que nem uns anjinhos, para ter boa nota e bom comportamento dado pelos profs de Bruxelas é pois o destino da nação. Passos Coelho que se cuide e tenha respeitinho, que o dr. Cavaco e as agências de rating zangam-se se alguém fugir da linha.


Domingos Amaral, Director da GQ

Bartoon

Faltas não vão chumbar alunos - Ensino - Correio da Manhã

Faltas não vão chumbar alunos - Ensino - Correio da Manhã

O bullying será considerado crime público, segundo anunciou ontem Isabel Alçada na Comissão de Educação da Assembleia da República. A ministra da Educação revelou também, entre outras medidas, que o pessoal não docente poderá aplicar medidas correctivas aos alunos.

terça-feira, 30 de março de 2010

O MERCADO DE ALGÉS

Desde miúda que fui habituada a comprar grande parte da alimentação nas Praças – agora chamadas de Mercados. Primeiro em Paço de Arcos e há mais de quarenta anos no Mercado de Algés. Para os chamados legumes e fruta tenho uma banca certa, sempre da mesma Família. É ali que me abasteço para as sopas dos meus netos. Deixo o saco e um rol do que quero, vou dar umas voltas, tomar um café e ler o jornal e quando regresso tudo está pronto. Quando não há a variedade do que preciso, procura-se noutras bancas e nunca houve animosidade por ser cliente doutra banca. Quando a família era maior comprava o peixe fresquinho acabado de amanhar nas várias bancas deste Mercado.



Hoje este Mercado tem poucas clientes. Mudaram-se para os supermercados, talvez. E então correm vozes que a solução serão obras de adaptação à modernidade(?) e introduzir lojas, cafés… diversificar. Não é essa a solução sentida por quem lá trabalha nem pelos clientes conscientes. Obras de manutenção sim, mas sem descaracterizar o edifício ou aumentar as suas valências para depois não acontecer o que em muitos lados está a acontecer: um número significativo de espaços vazios a degradarem-se.



O Mercado de Algés precisa apenas de uma nova acção de despertar junto dos moradores da sua envolvente e de ser amplamente divulgado junto das novas urbanizações. Muitos desconhecem o parqueamento grátis que há na antiga praça de touros que é uma mais valia para quem se desloca do Alto de Algés. E por fim: venham comprar ao Mercado de Algés.



Maria Clotilde Moreira, Algés



(Artigo publicado hoje no Jornal de Oeiras)

Pau Para Toda A Obra: PEDROSO SUSPENSO DA UNIVERSIDADE

Pau Para Toda A Obra: PEDROSO SUSPENSO DA UNIVERSIDADE

EXCLUSIVO

João Pedroso suspenso da Universidade de Coimbra e obrigado a devolver subsídios recebidos

Presidente da Junta vai passar a levar crianças à escola - Portugal - DN



Presidente da Junta vai passar a levar crianças à escola - Portugal - DN



Presidente da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada-Dafundo, Oeiras, a tempo inteiro, Paulo Freitas do Amaral decidiu ser "polivalente", e, motivado pelos poucos recursos económicos, tirou uma licença de condução para levar as crianças da sua autarquia à escola.

segunda-feira, 29 de março de 2010

PSD. Passos Coelho vai forçar o governo a negociar medidas do PEC

PSD. Passos Coelho vai forçar o governo a negociar medidas do PEC

Novo líder pediu estudo para saber se aplicação do PEC obriga a Orçamento Rectificativo ou apenas a alteração legislativa. E promete alternativas às deduções na saúde e ensino

Quinta de Santa Sofia (Cruz Quebrada)

Património arquitectónico único a conservar!



Foto 1 – Quinta de Santa Sofia (Cruz Quebrada)


A Quinta de Santa Sofia, antiga propriedade dos Condes de Tomar, é um património arquitectónico único existente na freguesia da Cruz Quebrada, sendo um dos poucos restantes de elevada importância histórica e arquitectónica e que está em risco de desaparecer caso a população não se manifeste!

O Palacete de Santa Sofia (1896) é de autoria do Arquitecto José Luíz Monteiro detentor de obra notável na região de Lisboa sendo autor de obras como a Estação do Rossio em Lisboa (1886) e o Chalet Biester em Sintra (1890) entre outras de referência arquitectónica. O Arquitecto José Luíz Monteiro, conhecido como Mestre Monteiro, esteve fortemente associado a uma tipologia construtiva da época - o Chalet.

Com mestria e baseado numa escolha estilística particular, o Arquitecto José Luíz Monteiro projectou o Palacete de Santa Sofia tornando-o numa obra única caracterizada pelo estilo neo-árabe com frisos de azulejo sobre as janelas e varandas, diversos elementos em ferro forjado e cúpulas mouriscas.

Por outro lado, os magníficos jardins da Quinta de Santa Sofia representam uma reprodução da cerca do Convento de Cristo (Tomar), que também foi propriedade dos Condes de Tomar, e complementam a beleza do Palacete em harmonia, realçando a sua arquitectura singular.

O Plano de Salvaguarda do Património Construído e Ambiental do Concelho de Oeiras identifica o Palacete de Santa Sofia como edifício representativo da tecnologia construtiva da época considerando um raio de protecção de 50 metros.

O projecto de urbanização da Quinta de Santa Sofia promovido pelos actuais proprietários e pelos promotores imobiliários CB Richard Ellis Portugal e em fase de análise pela Câmara Municipal de Oeiras constitui um grave atentado a este património, propondo a destruição dos jardins da Quinta de Santa Sofia e a total descaracterização do Palacete e da zona histórica e arquitectónica envolvente Viola tanto o raio de protecção do palacete propriamente dito, como o raio de protecção da ponte sobre o Jamor.

A título meramente exemplificativo, este projecto prevê “vivendas geminadas” em blocos de 1.200m2 cada, ao passo que o palacete tem uma área que ronda os 800m2, ou seja, apenas 2/3 da área de cada um dos 3 blocos de “vivendas” que pretendem implantar nos seus terrenos. Além desses 3 blocos, o projecto prevê ainda a construção de mais uma “moradia” de 600m2 e uma outra, mais pequena, por trás do palacete.

Esta urbanização terá ainda graves consequências no já muito congestionado tráfego da rua Sacadura Cabral, no sossego e qualidade de vida dos habitantes das ruas envolventes e não se vê como ficará assegurada a segurança contra incêndios, tendo em conta que nenhum dos acessos previstos permite a circulação de carros de bombeiros.

Como se isto não fosse suficiente, o projecto em análise na Câmara Municipal de Oeiras pouco ou nada diz sobre a recuperação do palacete. Os promotores fizeram apenas um pedido de informação prévia para os blocos de elevada volumetria que pretendem construir, tendo-se limitado a dizer que o palacete seria “recuperado”. Para bom entendedor, meia palavra basta...

A população da freguesia da Cruz Quebrada está a mobilizar-se contra este projecto catastrófico de forma a salvaguardar este património único através de abaixo-assinados e outras iniciativas e conta com o apoio de todos para se manifestarem contra mais um atentado que visa apenas defender o benefício de poucos em detrimento dos valores patrimoniais arquitectónicos e históricos que valorizam e que dignificam a freguesia.

Amigos da Cruz Quebrada



Foto 2 – Impacto do projecto na Quinta de Santa Sofia (Cruz Quebrada)


Enquadramento e nota histórica sobre o Palacete de Santa Sofia

O Palacete de Santa Sofia está localizado junto à ponte sobre o rio Jamor de construção Filipina (1608), na periferia da zona urbana da Cruz Quebrada, sendo que uma parte dos terrenos do palacete e o palacete propriamente dito estão dentro do perímetro de protecção desta ponte, bem como dentro da zona de protecção do Estádio Nacional (restrições construtivas).

O Palacete de Santa Sofia, que foi em tempos conhecido como o “Palácio Moderno”, foi implantado na Quinta da Bela Vista, que pertenceu ao Conselheiro Bartolomeu dos Mártires Dias e Sousa, pai de Sofia Dias e Sousa, que casou com o 2º Conde de Tomar - António Bernardo da Costa Cabral. Por morte do sogro, o 2º Conde de Tomar herdou esta propriedade (bem como outros imóveis de relevo, de que se destaca o Palácio dos Condes de Tomar onde funciona hoje a Hemeroteca de Lisboa).

Foi o 2º Conde de Tomar que mandou construir o actual Palacete de Santa Sofia. Enquanto aguardava a sua construção, instalou-se numa casa da Calçada do Salão, hoje Calçada Conde de Tomar, na Cruz Quebrada. Nessa época, a Cruz Quebrada era um local de vilegiatura famoso, onde famílias fidalgas e da nobreza, bem como burgueses endinheirados vinham “a banhos”. O Conde de Tomar tinha também casas que arrendava aos banhistas (entre os quais, Pinheiro Chagas), designadamente na Rua Fresca. Essa rua, hoje desaparecida, bordejava o Jamor e havia várias casas de veraneio onde hoje se situa a “raquete” do antigo terminal do eléctrico.

Foi na época do 2º Conde de Tomar que a belíssima réplica de parte da cerca do Convento de Tomar, que ainda hoje existe nos jardins do palacete, foi mandada construir por sua ordem.

A cerca do Convento de Tomar (Cerca ou Quinta dos Sete Montes) foi propriedade do 1º Conde de Tomar e dos seus herdeiros (entre eles, o 2º Conde de Tomar) durante quase um século, depois de ter sido adquirida por António Bernardo da Costa Cabral, Ministro do Reino e 1º Conde de Tomar, em 1837. Esta aquisição verificou-se no seguimento da extinção das ordens religiosas e da anexação dos bens da Ordem de Cristo à Coroa e da sua posterior venda.

A "cerca" mandada construir pelo 2º Conde de Tomar nos jardins do Palacete de Santa Sofia evoca assim a ligação histórica da sua família à cerca do Convento de Tomar.

O Palacete de Santa Sofia passou depois para a família Costa Macedo por casamento de duas filhas do 2º Conde de Tomar, primeiro da sua filha Maria Dias e Sousa da Costa Cabral com António Maria da Costa Macedo em 1898 e, na sequência da morte desta, por casamento deste com a irmã gémea da sua anterior esposa, Luísa Dias e Sousa da Costa Cabral, em 1919.

Do primeiro casamento de António da Costa Macedo nasceram 7 filhos, que deram origem aos actuais proprietários do palacete, já que do 2º casamento não houve descendência.

Duas das filhas de António da Costa Macedo doaram importante documentação do 2º Conde de Tomar e do Conselheiro Bartolomeu dos Mártires Dias e Sousa à Torre do Tombo, onde pode ser consultada.

Quanto aos terrenos da Quinta de Santa Sofia, uma parte importante foi loteada nos anos 70, para construção de prédios e moradias nas três ruas envolventes (Bento de Jesus Caraça, Sociedade Cruz Quebradense, Calçada do Conde de Tomar). Dos terrenos originais ficou cerca de 1 hectare, onde se situa o Palacete, uma construção mais antiga e os jardins com árvores centenárias, onde se encontra a réplica da cerca do Convento de Cristo.


(Comunicado à imprensa feito por moradores da Cruz Quebrada sobre a urbanização do Palacete de Santa Sofia)

domingo, 28 de março de 2010

LIGA DOS AMIGOS DO JAMOR - AMIGOS DO ESTÁDIO NACIONAL: Água dos furos contaminada

LIGA DOS AMIGOS DO JAMOR - AMIGOS DO ESTÁDIO NACIONAL: Água dos furos contaminada

O Delegado Regional de Saúde emitiu ontem uma informação destinada à população a comunicar que tinham sido detectadas falhas na desinfecção da água proveniente de dois furos localizados no Complexo Desportivo do Jamor, resultantes em grave risco para a saúde humana devido a ter sido detectada contaminação microbiológica dessa água, nomeadamente por bactérias fecais.
Por isso, proibiu a sua utilização para banhos e consumo humano até que as anomalias sejam corrigidas.
Como só parte do complexo é que é abastecida por estes furos, a proibição abrange:
1 - O estádio principal (nº 1) e os seus balneários e o café;
2 -A secção de rugby e o ginásio adjacente.
Por nós, esperamos que a origem da contaminação da água dos furos seja investigada para que se possa descobrir o que está a acontecer. Naturalmente, também esperamos que as falhas na desinfecção da água sejam corrigidas o mais depressa possível.

Parlamento sueco dá exemplo

sábado, 27 de março de 2010

Senhores jornalistas, vejam lá se aprendem | FLISCORNO

Senhores jornalistas, vejam lá se aprendem FLISCORNO

Num dia desta semana, parece-me que na segunda-feira, estava o primeiro-ministro na sua fuga por Marrocos e arredores quando a jornalista lhe pediu um comentário sobre o arranque da Comissão de Inquisição a Sócrates ao que este se saiu com a sua habitual dose de moralismo e repreensão «Estou aqui para tratar da fuga ao assunto Comissão de Inquérito por isso tenha juízo e deixe as perguntas sobre a política interna lá para o Pantanal». Eventualmente esta mensagem foi proferida com outras palavras.
Já hoje, estava o mesmo primeiro-ministro num lugar melhor frequentado, lá para as europeias bandas das couves com o mesmo nome, e sem ninguém lhe perguntar, resolve brindar-nos com o encíclico momento de hipocrisia, referindo-se ao PSD e ao seu desejo para que este partido entre nos eixos e para que apresente propostas credíveis para o que fazer com o dinheiro que nos é extorquido para compor o Orçamento de Estado. Mais palavra, menos palavra, foi por aqui.

Portanto, senhores jornalistas, aprendam. Às segundas-feiras, Sua Excelência o Primeiro-Ministro de Portugal Engenheiro José Sócrates não fala de política interna quando está no estrangeiro. Mas às sextas-feiras já o faz, desde que também esteja fora do país. Vejam lá se aprendem a colocar as questões certas nos dias certos.

Governantes com subsídio para casa - Economia - Correio da Manhã

Governantes com subsídio para casa - Economia - Correio da Manhã

Quatro ministros e nove secretários de Estado vão receber por mês 1400 euros de subsídio de alojamento para viver em Lisboa. A ajuda de custo foi concedida pelo ministro das Finanças, Teixeira dos Santos, segundo dois despachos publicados ontem em Diário da República.

A chantagem - Opinião - Correio da Manhã

A chantagem - Opinião - Correio da Manhã

27 Março 2010 - 00h30
A voz da razão

'Mudar'. ‘Ruptura’. ‘Unir’. Três palavras, três candidatos à liderança do PSD. Curiosamente, a palavra essencial é outra. ‘Chantagem’. Deve o PSD aceitar a ‘chantagem’ do PS? Ferreira Leite aceitou-a, abstendo-se na resolução sobre o PEC. Porque acreditou que o chumbo laranja atiraria o país para eleições.

Alguém devia ter explicado à dra. Ferreira Leite que essa possibilidade é parte da chantagem. Mesmo que o governo deseje, como efectivamente deseja, bater com a porta, isso não depende da vontade do eng. Sócrates. Depende da vontade do Presidente da República. E, claro, da apresentação de uma moção de censura, ou de confiança, no Parlamento. Como Cavaco não está disposto a comprometer a sua reeleição, e como o PSD não parece interessado em suicidar-se na brincadeira das moções, o PS só terá fuga se, precisamente, fugir. Uma proeza que o eleitorado não costuma premiar.

O próximo líder não precisa de mudar, romper ou unir. Precisa de devolver a ‘chantagem’ à procedência, separando as águas. Se o PS fez a cama, o PS que se deite nela. Sozinho, lentamente e até ao fim.

João Pereira Coutinho, Colunista

Pedro Passos Coelho é o novo líder do PSD - JN

Pedro Passos Coelho é o novo líder do PSD - JN




Resultados oficiais: Passos Coelho 61%; Paulo Rangel 34%; Aguiar Branco 3%; Castanheira Barros 0,2%

A expectativa da reconquista do poder vai marcar o mandato do novo líder ontem, sexta-feira, eleito. Foi essa esperança que levou Pedro Passos Coelho à vitória e será também ela que obrigará ao cerrar de fileiras internamente em torno da sua candidatura a primeiro-ministro.

sexta-feira, 26 de março de 2010

O PS é que não paga - Opinião - Correio da Manhã

O PS é que não paga - Opinião - Correio da Manhã

26 Março 2010 - 00h30
A voz da Razão

Acompanho com interesse a telenovela Inês de Medeiros. Enredo: a deputada do PS foi eleita por Lisboa; vive em Paris parte da semana; e exige que as viagens sejam pagas pela Assembleia.

A Assembleia não sabe o que fazer. O presidente da casa também não. A deputada, com assinalável candura, afirma: ‘Eu é que não as pago.’ E a frase provocou indignações públicas. Não se percebe porquê. Ao esperar que os outros carreguem com os seus encargos, Inês de Medeiros representa, de forma inultrapassável, a ética política do PS. Não admira, por isso, que o inútil PEC tenha servido ao governo para aliviar a sua própria irresponsabilidade, enviando a factura para a Oposição. Como não admira que o PSD tenha recebido a dita cuja, comprometendo-se com as ‘viagens em executiva’ que o PS pratica em Portugal desde 1995. Eu, se fosse a deputada Medeiros, aproveitava a onda e enviava para a sede laranja todos os recibos que esperam pagamento. Estou certo que a dra. Ferreira Leite, nas últimas horas do seu mandato, ainda arranja tempo para abrir a carteira e fazer um jeito à deputada.


João Pereira Coutinho, Colunista

Passos e Rangel rejeitam o PEC - Política - Correio da Manhã

Passos e Rangel rejeitam o PEC - Política - Correio da Manhã


"Até amanhã sou eu a líder'. Foi com esta frase que a ainda presidente do PSD, Manuela Ferreira Leite, respondeu ontem a vários deputados que pediam o voto contra no projecto de resolução socialista do Programa de Estabilidade e Crescimento (PEC). Horas mais tarde, o candidato a líder Passos Coelho respondia: 'Eu não ajudarei a viabilizar propostas de aumentos de impostos e portanto não me sinto vinculado a qualquer deliberação.' (...)

Concurso - Queijas vista pelos jovens

Apoio a candidatura de Pedro Passos Coelho à liderança do PSD



"Pedro Passos Coelho: das origens até hoje"

quinta-feira, 25 de março de 2010

As minhas razões - Opinião - Correio da Manhã

As minhas razões - Opinião - Correio da Manhã

25 Março 2010 - 00h30
Da Vida Real

Tem feito falta ao País que a discussão política se centre no essencial: um projecto de esperança.

Tem feito falta ao País uma oposição acutilante, crítica mas construtiva, que não caia no não pelo não, mas com alternativas.

Tem feito falta ao País que a discussão política se centre no essencial: um projecto de esperança, pois sabemos que vamos passar por momentos terríveis. A União Europeia (em particular a Alemanha) vai exigir-nos grandes restrições em nome de uma zona euro que está, também ela, posta em crise. Por isso precisamos desesperadamente de um projecto de desenvolvimento.

Amanhã realizam-se eleições para a liderança do PSD que, enquanto maior Partido da oposição, tem obrigação de apresentar ao País soluções alternativas.

Das três candidaturas à liderança do PSD existe uma da qual me considero particularmente distante, para além de não lhe conhecer um projecto global para o País: refiro-me à candidatura de Paulo Rangel. E estou distante por razões filosóficas (não me revejo na afirmação de que a ética não tem nada a ver com a política), ideológicas (não sou conservadora), políticas (não concordo com a estratégia da actual Direcção de que Paulo Rangel foi um dos mentores, com o não cumprimento dos mandatos, ou com o seu pensamento sobre o Estado) ou até circunstanciais (embora legítimo, não me parece razoável alguém não se lembrar de filiações e desfiliações recentes ou o episódio com José Pedro Aguiar Branco, com tudo o que tal implica).

E parece uma OPA ideológica do CDS sobre o PSD. Acresce que é uma candidatura ungida pela actual Direcção, de continuidade.

Da candidatura de José Pedro Aguiar Branco – por quem tenho apreço e amizade – separa-me a participação no mandato anterior com cujas linhas e deliberações essenciais não me identifiquei.

Entre as duas candidaturas a que me referi há uma fractura evidente, o que significa que não estarão em condições de unir o Partido.

É sabido – declaração de interesses – que apoio Pedro Passos Coelho à liderança do PSD. Apoio-o porque, como escrevi, há preparação, projecto(s), porque há uma política de união e também porque sou particularmente sensível à recuperação de muitas das aquisições programáticas da liderança de Luís Marques Mendes. Pedro Passos Coelho apresenta-se ao País e ao Partido com projectos concretos de revisão constitucional, de programa de Governo e de programa do Partido. São estas diferenças que, para mim, fazem a diferença. Depois, há que merecer.



Paula Teixeira da Cruz, Advogada

Concurso CMO precisamos do seu voto!

No âmbito do Programa de Educação Ambiental para as escolas, promovido pela Câmara Municipal de Oeiras, realizou-se o concurso Surpresas da Natureza.

A exposição dos trabalhos concorrentes está patente no
Centro Comercial Alegro de 17 de Março a 7 de Abril.

O vencedor deste concurso é escolhido pelo público.

A nossa participação é um SAPO decorado pela valência de creche.

A votação no Sapo deverá proceder-se através do e-mail:
dae@cm-oeiras.pt

VOTAR SAPO EXTERNATO SANTA CATARINA
1 e-mail = 1 voto

Obrigada

Ana Raquel Almeida
(Educadora)

Desmatamento

As três mentiras fundamentais do governo socialista:


- Relançar a economia e promover o emprego;

- Reforçar a competitividade, reduzir a dependência energética e o endividamento externo, valorizar as exportações, modernizar Portugal;

- Desenvolver as políticas sociais, qualificar os serviços públicos e reduzir as desigualdades.

In “Programa do Governo”



Imagem: Google

Dúvida Metódica !

Se Pedro Passos Coelho enquanto candidato a  líder do PSD, não consegue separar "o trigo do joio", tenho sérias reservas que o venha a conseguir alguma vez em outras funções. 
(Sim, pronto já sei .... eu não sou do PSD...)

quarta-feira, 24 de março de 2010

Passos é o melhor candidato do PSD a primeiro-ministro | Económico

Passos é o melhor candidato do PSD a primeiro-ministro / Económico


Sondagem da Marktest a todos os portugueses aponta o ex-líder do JSD como o mais capaz para suceder a Sócrates.

Se fossem os portugueses a escolher entre os principais candidatos a líder do PSD o que tem mais capacidade para ser assumir o cargo de primeiro-ministro Passos Coelho seria o escolhido. Com uma confortável vantagem de 12 pontos percentuais face a Paulo Rangel, o único que se aproxima do ex-líder da JSD dado que José Pedro Aguiar-Branco se fica pelos 6%. Aos olhos do eleitorado a disputa pelo lugar de Ferreira Leite está mesmo bipolarizada.

Portugal - Linha de Sintra - UDD 0450

UDD 0450 - Prestando serviço regional de caminhos-de-ferro entre Lisboa e Caldas da Rainha na Linha do Oeste, é vulgar ver estas automotoras a circular na Linha de Sintra.

UDD é a sigla de Unidade Dupla Diesel, estas automotoras sofreram modificações de modernização em 1994, e foram construídas em 1965 pela Sorefame ano em que entraram ao serviço como como a designação UDD 0400.

Alguns dos momentos da sua presença na Linha de Sintra:
http://www.webrails.tv/arquivoVideo/linhaSintra/UDD450.htm


--
Vapor no Douro 2010 - O comboio a Vapor http://bit.ly/9nNxnW vai voltar à Linha do Douro, todos os sábados de 5 de Junho até 9 de Outubro. Uma viagem no tempo entre as estações da Régua e Tua.
O programa - http://bit.ly/d2nfTD
--
Modelismo Ferroviário - Sudexpress scale models lançou um concurso de weathering nos vagões uacs. O primeiro prémio é uma Locomotiva 1400 sudexpress a data limite é 25 de Abril 2010
Mais informações - http://www.bit.ly/9Mnmyx
--
A http://www.webrails.tv/ encontra-se em servidores http://www.clustercube.com/.

Via Rui Ribeiro

Apoio à candidatura de Pedro Passos Coelho

Eu voto em Pedro Passos Coelho

PSD - eleições dia 26.3.2010

Carga fiscal portuguesa é das mais duras da Europa

Carga fiscal portuguesa é das mais duras da Europa

Subidas maiores só na Grécia e em Espanha. Aumento do peso dos impostos indirectos em Portugal é o maior da Europa.

É só Alegria! Em que outro local do planeta poderíamos ser tão felizes?

A discutir o PEC...

Pedro Mota Soares: - O Ministro das Finanças considera um crescimento económico de 0,7% como expansão. Se a nossa expansão marítima tivesse sido 0,7%, nem tinhamos chegado a Cacilhas...

ESTÁDIO NACIONAL

O Estádio Nacional está na Cruz Quebrada mas também em Linda-a-Velha.

Em Portugal haverá mas não conhecemos, uma área tão privilegiada, que reúna em tão curta distância um património e infra-estruturas ímpares.

A proximidade a um estuário e a um oceano, com uma geografia e um clima também ímpares, deveria levar todos nós a perceber que a defesa desta riqueza, deveria ser um desígnio nacional.

Existir uma Universidade, existir uma Capela do Séc. XXVIII, existir um Rio, são motivos de salvaguarda de uma paisagem, que não deve ser descaracterizada.

Não sei se conhecem ou já leram a Convenção Europeia da Paisagem. O Estado Português assumiu-a e subscreveu-a.

Tem que haver responsabilidade para assumir, respeitar e contribuir para tal compromisso.

Existe por via daquela Natureza uma Biodiversidade que deve ser preservada e enriquecida.

A águia que ainda aparece, a perdiz, o salmão e outras espécies, não podem desaparecer.

Os campos desportivos que existem, de Futebol e de Ténis são suficientes, só faltará áreas polivalentes de lazer e desportivas abertas à fruição popular como encontramos em Londres.

No rio pode existir nas suas margens “miradouros” de contemplação, lazer, leitura e de merendas, percursos pedonais e cicláveis.

A pesca e actividades náuticas poderiam ser compatibilizadas.

Por essa Europa há bons exemplos.

O que pretendemos?

Que através deste belo blog não se deixe de falar e acompanhar a iniciativa que os Amigos do Estádio Nacional “meteram” em ombros.

Portugal inteiro tem que saber, que o que pretendem fazer da Alta Segurança em Caxias ao Alto de Santa Catarina, é contrário ao interesse nacional.

Violação da RAN, da REN, PDM, Convenção Europeia da Paisagem e de outros instrumentos de ordenamento do território, talvez irão caber aos Tribunais apreciar, já que a opinião dos mais abalizados técnicos não foram levados em linha de conta até à presente data.

Por último o “encavalitar” a Nave do Jamor entre a Avenida e a Pista de Tartan (n.2), já está a “violar” aspectos vários, independentemente da utilidade que venha ter. A necessidade de construir aquela infra-estrutura teria que levar em consideração o local e os vários impactos.

Será que o desaparecimento da velha bancada era fundamental e agora não há necessidade de bancadas?

Agradecemos os contributos que possam dar a esta Causa.


Isabel Cascão


*****
NB - A capela não é do séc. XVIII, é dos anos 40. Só a lápide é que é do século XVIII.

terça-feira, 23 de março de 2010

Debate crispado entre candidatos - Política - Correio da Manhã

Debate crispado entre candidatos - Política - Correio da Manhã

José Sócrates, le Portugais ensablé - Libération

José Sócrates, le Portugais ensablé - Libération

Rien ne va plus pour le Premier ministre socialiste, dont le nom est associé à des affaires de corruption sur fond de crise économique majeure.

*****

Segundo o Expresso, o Libération (jornal diário francês liberal de esquerda) não saiu em Portugal na quinta-feira, 18 Março, devido a "problemas de impressão"…

segunda-feira, 22 de março de 2010

Ressuscitar o Via CTT: dar vida ao morto ou preparar privatização? | FLISCORNO

Ressuscitar o Via CTT: dar vida ao morto ou preparar privatização? FLISCORNO

Subida de 1% no IVA evitava cortes nos subsídios

Subida de 1% no IVA evitava cortes nos subsídios

Espanha deu o mote na subida do IVA e a UGT sugere a medida. Mas há outras: reduzir os apoios fiscais aos bancos
Quem diz aumentar o IVA (uma solução de último recurso, já que o governo prometeu não subir impostos), diz repor a "normalidade" nos benefícios fiscais concedidos ao sector financeiro nos últimos anos, combater certos tipos de fraude que existem nos apoios sociais, limitar o desperdício, sugerem vários especialistas. Estas alternativas teriam ainda outro mérito: ajudariam a pacificar as divisões no interior do governo e do Partido Socialista, entretanto noticiadas, aliviando a pressão sobre a despesa social.

domingo, 21 de março de 2010

Isabel Alçada a marcar (alguns) pontos

Ministra admite que agressões a professores possam ser crime público - TSF
A ministra da Educação, Isabel Alçada, admite que as agressões aos professores em escolas possam ser consideradas crime público, como quer a FENPROF.

A frase da tarde

43. Late afternoon thought « Correr com o vilarista !

A condição sine qua non para que se possa ser vítima de tentativa de assassinato de carácter é ter carácter.

Bilhetes de Oeiras, 2010 (10)


PSD - Segundo informação recolhida junto da candidatura de Castanheira Barros à Presidência da Comissão Política Nacional do PSD, Helder Sá, militante do PSD Oeiras e membro da Assembleia de Freguesia de Queijas, é o Mandatário Concelhio.

O AFS convida*

Caro leitor, tem Facebook? Se não tem, arranje um; não me diga que se quer tornar um infoexcluído... ou, mais importante do que isso, não me diga que não quer participar na melhor campanha política de todo o sempre.

Pode este Piaçaba ter mais apoiantes do que o Paulo Rangel?

Eu defendo o sim porque:
- É mais limpinho e asseado do que Paulo Rangel;
- Tem um ar mais saudável do que Paulo Rangel;
- Pode fazer mais pelo país do que Paulo Rangel;
- É mais inteligente do que Paulo Rangel;
- É menos irritante e retrógrado do que o Paulo Rangel;

E ainda uma razão extra oeirense:
- Fará melhor figura como mandatário da uma futura campanha de Isabel Meirelles (à administração do condomínio, obviamente).

POR ISSO, JUNTE-SE AO CLUBE DE FÃS

Portugal agradece.

*título editado às 13h42, porque na verdade é só o dono da fracção que convida ;)

Bilhetes de Oeiras, 2010 (9)

PSD - Alexandre Luz (Oeiras) e Armando Soares (Algés) aceitaram o convite para mandatários da candidatura de Pedro Passos Coelho no concelho de Oeiras.
Via sms.

Rangel, SHAME ON YOU!

Que 'rica' parelha que ele faz com a nova ministra da cultura sócratina e mais o departamento da tourada criado com os nossos impostos.
Andou o António Maria Pereira, nos idos de 70 - e tanta gente - a trabalhar pelos Direitos dos Animais para sermos agora obrigados a ler uma tal selvajaria.
Se pudesse retirava o voto que lhe dei para a Europa.

Dia Mundial da Poesia

É urgente o amor (a)


É urgente que a nuvem negra

se transforme em chuva

E que da terra seca

brotem verdes coloridos



É urgente o amor



É urgente que o arco-íris

Una terra distantes

Em países longínquos



É urgente

que as manhãs frias

aqueçam com promessas de sol

E que as tardes adormeçam

em noites silenciosas



É urgente o amor



É urgente o teu sorriso

ouvir as tuas palavras

sentir a tua mão na minha



É urgente que venhas

pois cada minuto sem ti

são séculos de separação



É apenas urgente que venha.



(a) Frase de Eugénio de Andrade

Poema de Maria Clotilde Moreira

sábado, 20 de março de 2010

Pinóquio / Calimero

José Sócrates: "Comissão de inquérito só serve para me atacar" - JN

O Presidente da Cruz Quebrada

19.3.2010





Clique para ampliar


Convenhamos que a caricatura não é das melhores, e nem com boa vontade retrata o presidente da Junta de Freguesia da Cruz Quebrada - Dafundo, um bello ragazzo de mais de 1,80 m de altura e sem problemas de alopécia; mas o que importa mesmo é o trabalho que está a ser feito na freguesia e vem resumido acima.
O que o Jornal i não diz - e eu sei de fonte fidedigna - é que Paulo Freitas do Amaral frequentou, recentemente, uma escola de condução para se habilitar à carta necessária ao transporte colectivo de crianças, com o propósito de transportar os meninos da sua freguesia.
Parafraseando o jornal, este presidente é um caso positivo, um bom exemplo para as freguesias do país.

sexta-feira, 19 de março de 2010

"Cumprir um dever cívico"


TODOS PRECISAMOS DE DORMIR

De dormir, e também de estudar, de conviver, de ir às compras, passear, tomar café, não fazer nada e ver as estrelas. E precisamos de harmonizar tudo isto com o tempo de trabalho, pois só distribuindo todas as actividades pelos dias podemos viver em plenitude. E só homens felizes poderão ter mentes esclarecidas e construir um Mundo melhor.


Ao reduzirem exponencialmente o número de trabalhadores e ao imporem horários de trabalho desumanos, desgastantes, estão a abrir as portas a trabalhadores cansados expostos a um número maior de acidentes de trabalho. Está provado que um trabalhador cansado, infeliz, e desgastado, não pode produzir mais e nem melhor.


A conclusão é fácil de enunciar: os nossos governantes não dormem o suficiente, não descansam, convivem com séquitos também mal dormidos e depois produzem leis que conduzem à infelicidade. E se começassem por descansar o suficiente, estabelecer para si e suas comitivas horários de trabalho humanos, reservar umas horas por dia para o lazer, para, então, (…) legislarem de maneira racional tendo o Homem como centro de um País mais feliz.


Maria Clotilde Moreira / Algés

(Publicado hoje no Publico nas Cartas à Directora)

Ribeira dos Barronhos - Carnaxide

Clique para ampliar
Via Jornal da Região - Oeiras / 16 a 22.3.2010

Governo vai voltar a distinguir faltas justificadas e injustificadas nas escolas - JN

Governo vai voltar a distinguir faltas justificadas e injustificadas nas escolas - JN

Freitas do Amaral: "O casamento gay é inconstitucional"

Fez um parecer que Cavaco juntou ao pedido de fiscalização da lei ao Tribunal Constitucional. "É inconstitucional", explica ao i Freitas do Amaral


O casamento entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional, ponto final. Freitas do Amaral, antigo ministro dos Negócios Estrangeiros de António Guterres, não tem dúvidas e sustenta esta sua certeza num parecer jurídico que acompanha o requerimento de fiscalização preventiva enviado há uma semana por Cavaco Silva ao Tribunal Constitucional.
Em declarações ao i, o professor de Direito garante que é muito simples: "Temos uma Constituição muito programática, que diz tudo sobre tudo, da política agrícola à dinâmica industrial, e portanto também sobre casamento, família e filiação. Quem a fez assim agora paga a factura: o casamento entre pessoas do mesmo sexo é inconstitucional." Por esta razão, Diogo Freitas do Amaral diz que o Presidente da República fez "muito bem" em remeter a lei para o Tribunal Constitucional.
Na sua opinião, a solução para este imbróglio jurídico é chamar-lhe outra coisa, menos casamento. "A proposta do PSD [que defende o nome 'união civil'] seria a única forma de legalizar a equiparação da união homossexual ao casamento, à face da letra da actual Constituição." Ou seja, apenas uma revisão constitucional permitiria que a união entre pessoas do mesmo sexo fosse qualificada como casamento.

Caso Figo. Administrador do Taguspark soube do negócio mas esqueceu-se

Caso Figo. Administrador do Taguspark soube do negócio mas esqueceu-se

Vítor Castro, administrador indicado pela câmara de Oeiras, declarou não ter conhecimento do contrato. Recuou um dia depois
Quando andam no ar suspeitas de crime, há uma reacção natural por parte de quem possa ser associado ao caso: não fui eu. Na comissão executiva do Taguspark, o administrador indicado pela Câmara de Oeiras protagonizou um episódio caricato de demarcação do caso Figo. A 24 de Fevereiro, Vítor Castro solicitou que fosse apensa à acta uma declaração assegurando nunca lhe ter sido pedida opinião sobre o contrato com o ex-futebolista Luís Figo. No dia seguinte retirou a declaração, invocando “razões de saúde” para não se recordar de ter participado na reunião em que os contratos promocionais do parque empresarial foram discutidos.
Em causa estão suspeitas de que o contrato estabelecido entre o Taguspark e a Lunastar Limited, empresa que representa Luís Figo, possa ter sido uma contrapartida pela participação do ex-futebolista na campanha de José Sócrates, nas últimas legislativas. A investigação está a ser conduzida pelo Departamento de Investigação e Acção Penal (DIAP) de Lisboa, que já deverá ter em mãos uma acta da reunião em que, a 25 de Junho de 2009, terá sido discutido e aprovado o “plano de promoção de curto prazo” do Taguspark, acta em que consta o nome dos três administradores executivos – incluindo Vítor Castro.
A 24 de Fevereiro, um dia depois de Isaltino Morais, presidente da Câmara de Oeiras, manifestar surpresa pelos valores que o contrato com Figo poderia atingir e de declarar a intenção de não o renovar, Vítor Castro pediu que fosse apensa à acta do conselho de administração uma declaração demarcando-se da iniciativa com o jogador. Na declaração, a que o i teve acesso, o administrador assegura que não assinou o contrato com Figo nem “nunca em momento algum” lhe foi pedida “opinião sobre os seus termos e o seu modelo”. Acrescenta ainda não ter participado na reunião em que foi decidido o contrato de comodato com a Dream Factory Network, escola virtual de futebol a que Figo está ligado.Logo no dia a seguir o administrador envia aos presidentes do conselho de administração e da comissão executiva um pedido – com conhecimento para Isaltino Morais – para anular a declaração da véspera. A justificação é simples: apesar de “por razões de saúde” não se recordar de ter participado em reuniões em que os contratos promocionais tenham sido discutidos, essa participação “é confirmada pelas actas da empresa”.
O i tentou perceber os motivos para as tomadas de posição contraditórias, mas Vítor Castro não respondeu às questões apresentadas. Também o presidente da Câmara de Oeiras não esclareceu se houve algum desentendimento entre este accionista e o seu representante que possa ter originado as declarações. (...)

PEC causa fractura no governo socialista de José Sócrates

PEC causa fractura no governo socialista de José Sócrates

O núcleo duro do governo dividiu-se com o Programa de Estabilidade e Crescimento. Cinco ministros têm dúvidas sobre a política seguida

Desaparecem e pronto

Opinião






00h00m

Muitas coisas desaparecem em Portugal, e não me refiro só ao sentido de decência. Refiro-me à estranha frequência com que desaparecem documentos.

Nos últimos tempos, que me lembre, desapareceram sete (!) queixas apresentadas em vão à Escola pelo professor que se atirou da Ponte 25 de Abril por não poder suportar os maus tratos de que era sistematicamente e impunemente vítima, como desapareceu a carta da família pedindo à Direcção que reflectisse sobre as agressões de alunos que terão conduzido o docente, de 51 anos, ao suicídio; também da acta da última reunião em que o professor participou desapareceram as suas queixas sobre novas agressões. Uns dias depois, o "Público" noticiava que da Câmara de Lisboa desapareceu o processo (envolvendo demolições, reconstruções e isenções de IVA) do prédio em que Sócrates comprara um andar. O próprio vendedor... desapareceu. Toda a gente sabe que o país está cheio de buracos, e não só nas contas públicas. Mas, pelos vistos, há por aí um arquivo-morto que, se um dia ressuscita, revelará mais sobre o que somos do que toda a papelada da Torre do Tombo junta.

quinta-feira, 18 de março de 2010

Bartoon

Governo recua em toda a linha com os professores

Educação

Depois das ameaças de novas manifestações, o Ministério da Educação retirou da proposta de Estatuto da Carreira Docente todas as alterações às formas de recrutamento e mobilidade

Sol

Bata com a porta!

Li no OL que Isabel Meirelles pediu a suspensão do mandato na CMO e refere que o PSD tem de acabar com a promiscuidade existente com o IOMAF.

Isabel; (permita-me que a trate assim)

Não peça a suspensão do mandato. Faça um favor a todos os munícipes que vivem no concelho e que se sentem defraudados, bata com a porta mesmo e diga tudo o que todos nós já sabemos e quem ainda não sabe, suspeita: O PS e o PSD em Oeiras desde sempre apoiaram directa ou indirectamente o Isaltino Morais. Estão-se nas tintas para a ética, transparência, dignidade e honestidade que devem presidir ao exercício das funções públicas.

O compadrio e as suspeitas de corrupção e um presidente condenado pela Justiça bastava, em qualquer país democrático, para uma condenação social violenta. Em Portugal no concelho de Oeiras reelegeram-no.

E sabe, conseguiram-no também porque o PSD/Oeiras lhe boicotou as listas, e todos tentam abafar esse escândalo, inclusive a direcção do seu próprio partido. E conseguiram-no porque o PS também lhe interessava a manutenção do "status quo". Interesses!

Usaram-na, dito muito friamente.

Eles são assim. Neste "caldinho oportunista" privaram Oeiras e os seus munícipes de um futuro e consequentemente de esperança.

Portanto, resta-lhe, se me permite esta opinião radical e directa, o bater com a porta e a denúncia pública mas incisiva e contundente desta promiscuidade. Diga-o com todas as letras com a coragem que a força da razão lhe dá.

E, se acredita que Oeiras ainda pode ser um concelho asseado (como dizia o mestre), organizemo-nos todos para uma candidatura de cidadãos independentes para varrer de vez estes oportunistas.

Não se cale! No seu grito e na sua voz conte connosco, mas sem PS ou PSD à mistura.

Mudar


Tal como antecipava, o último Congresso do PSD redundou em mais um presente para Sócrates. Não foi só a atenção mediática desviada dos problemas do País, da Governação, do PEC.

Foi ainda a vitória de Pirro da incontornavelmente agora chamada ‘Lei da rolha’. A expressão ficou, seguida de um conjunto de polémicas em seu torno, entre aqueles que a defendem e os que a esconjuram veementemente, como é o meu caso.
Seguiram-se reacções para a sua revogação. Até ao próximo Congresso electivo, após as directas, é evidente que o assunto não sai da agenda diária.

Neste Congresso nada foi conseguido: se era para discutir as alterações estatutárias, é bem verdade que não foi isso que ocupou a maioria do tempo do Congresso e o resultado não podia ser mais desastroso, num Partido habituado à Liberdade e onde o delito de opinião é profundamente recusado.

Para além disso, o que se passou foi uma tentativa falhada de entronizar o sucessor da Direcção Nacional, Paulo Rangel, que apresentou um discurso pleno de sound bytes, de ausência de soluções e a quem não faltou uma claque organizada, com muito que se lhe diga, entre os "observadores". Mau caminho.

Ao PSD impõe-se agora, perante o País, mais um trabalho, que é o de desfazer a imagem que se lhe colou, de um Partido que pretende calar os críticos e a liberdade de expressão. Como se já não fosse hercúlea a tarefa de apresentar uma alternativa para o País no estado em que se encontra (do ponto de vista económico e do ponto de vista da descredibilização quase total das instituições).

Num País onde, numa cerimónia oficial, o apresentador se engana e chama o Primeiro-Ministro por José Trocas-te – nome que lhe é dado num programa humorístico de crítica política – está tudo dito. O subconsciente a funcionar? Só que esse subconsciente vai-se tornando cada vez mais consciente e o ponto é que haja alternativa.

E queira-se ou não, a alternativa que teve a humildade de se preparar, de ouvir, de mostrar coragem, de tratar de um programa para o País, para o Partido e um projecto de Revisão Constitucional tem um nome e chama-se Pedro Passos Coelho. Sobre ele impendem muitas expectativas e também as responsabilidades que terá de assumir, sabendo das dificuldades que o esperam, o cortar cerce com as lógicas de deslumbramentos e interesses que minam o País. Já foi para além daquilo que é hábito nesta classe política. Mas há a mudar quase tudo.


Paula Teixeira da Cruz, Advogada

Suspeita aponta corrupção passiva

Caso Figo: Zeinal Bava e Henrique Granadeiro recusam envolvimento

Rui Pedro Soares, ex-administrador executivo da PT e não executivo do Taguspark, é suspeito da prática do crime de corrupção passiva no caso do contrato celebrado entre Luís Figo e o Taguspark, no início de Agosto de 2009. Ao que o CM apurou, a investigação tem recolhido indícios que apontam para uma forte suspeita: o contrato com o ex-futebolista terá tido como contrapartida o apoio a José Sócrates e ao PS na campanha eleitoral para as legislativas de 2009.

José Sócrates insulta sistematicamente os portugueses

Se há coisa que eu não sou ― definitivamente e por razões não só ideológicas como pessoais ― é marxista. Contudo, não entendo como se pode sequer defender que os Bancos não estejam sujeitos ao mesmo critério de impostos que as outras empresas. Das duas uma: ou baixam os impostos à maioria das empresas para o nível da Banca, ou obrigam os Bancos a pagar como os outros.

Outra coisa que não entendo é como se dão perdões fiscais a quem meteu o dinheiro em off-shores ao mesmo tempo que se sobrecarregam os reformados com impostos. Eu não sei como os reformados portugueses vão passar a viver com a sobrecarga de impostos que sofrem no PEC.

Por último, José Sócrates mentiu mais uma vez quando disse que não haveria aumento de impostos, e depois o seu governo ainda se ri na cara dos portugueses quando decide a introdução das portagens nas SCUTS depois de ter sido uma bandeira da eleição do vigarista em 2005.

O pior é que tudo isto é feito com o maior desprezo ― direi mesmo: nojo! ― em relação à maioria dos portugueses. Isto já não é um escândalo: é um insulto. Este governo insulta os portugueses todos os dias.

O. Braga / via Socraquistão

INIMIGO PÚBLICO - José Sócrates apresentado como engenheiro por engano

INIMIGO PÚBLICO - José Sócrates apresentado como engenheiro por engano

Só militantes do PSD podem pedir ilegalidade da ‘lei da rolha’ | Económico

Só militantes do PSD podem pedir ilegalidade da ‘lei da rolha’ Económico

Constitucionalistas dizem que norma aprovada no congresso que reforça sanção a críticos antes de actos eleitorais é inconstitucional. E sem pernas para andar.

PSD quer castigar famílias de alunos que praticam 'bullying' | Económico

PSD quer castigar famílias de alunos que praticam 'bullying' Económico

Quanto ao Estatuto do Aluno, Emídio Guerreiro disse que o PSD vai ainda propor alterações destinadas a "recuperar os valores de assiduidade, da disciplina, do rigor, da exigência e do trabalho", concluiu.

Parlamento Sueco

quarta-feira, 17 de março de 2010

Jet lag

Estive fora uns diazitos. Senti-vos a falta.

Quando aterrei na Portela, comprei todos os jornais e “abarbatei” os que eram de borla.

Então, mas o Primeiro Ministro deste “cantinho” teve a lata de aumentar os impostos a todos os que ganham mais de €500/mês, mas manter os prémios / incentivos aos gestores nomeados pelo Estado na PT e REN?

Teve a lata de programar novamente o corte ao subsídio de desemprego num país que já tem 10% da população activa sem trabalho, mas não tocou um cêntimo nos ordenados dos políticos, autarcas, boys, assessores e afins?

Teve a lata de alterar as condições de reforma dos Funcionários Públicos, mas manteve a possibilidade de os políticos se reformarem ao fim de 12 anos de actividade?

Mas será que ninguém se indigna?

Mas será que eu vivo num país cujas pessoas são tratadas por um PM como atrasadas mentais e ninguém diz nada?

Mas será que eu vivo num pais em que as pessoas são tratadas por um Governo dito socialista como se fossem objectos e ninguém diz nada?

Deitei os jornais para o lixo e fui dormir.

Calhando sofria de “jet lag”- 8 horas de viagem é muito. Amanhã vou ler atentamente o OL.

Qual é o som do fliscorno? | FLISCORNO

Qual é o som do fliscorno? FLISCORNO

Algés - 2010 - 16

UDRA


Retomo Algés - 2010 - 15. Eu já estava admirada de não haver festa de inauguração, mas pensei que a utilização deste espaço, agora tão verde e com tantas crianças a usufruírem dele, seria suficiente para sabermos que o UDRA agora está como novo.

Mas o site da CMO (aqui) dá-nos informações detalhadas sobre o dia de sábado 20 de Março.

Cortes nos gastos sociais são maior fonte de poupança até 2013

Cortes nos gastos sociais são maior fonte de poupança até 2013

Mais pobres e classes médias repartem o maior esforço da redução do défice

Administradores do Taguspark ouvidos no caso Figo

Administradores do Taguspark ouvidos no caso Figo

Investigadores ouvem nos próximos dias protagonistas da negociação do contrato de publicidade com o ex-futebolista

Passos Coelho: "Não tenho nenhum problema em dizer que este PEC não é meu"


terça-feira, 16 de março de 2010

JESUS CRISTO VOLTOU À TERRA!

Meninas... Tenham FÉ!



Via e-mail. Especialmente dedicado às senhoras do blog (colaboradoras e leitoras).

Conferência da JSD Oeiras

Jsd Oeiras Juventude de Lisboa que apoia o Dr. Pedro Passos Coelho

A primeira Conferência realizar-se-á no dia 17 de Março, quarta-feira, às 21 horas na Biblioteca Municipal de Oeiras e terá como tema “Políticas para a Juventude”.

Educação: Governo quer acabar com concursos de colocação de professores

http://noticias.sapo.pt/lusa/artigo/10811155.html

Lisboa, 16 Mar (Lusa) - O Ministério da Educação entregou aos sindicatos um projeto de lei da nova estrutura da carreira docente que prevê o fim dos concursos dos professores, quebrando o acordo com aquelas estruturas, já que este tema nunca tinha sido negociado, disseram hoje os sindicatos.

'Speaker' apresenta primeiro-ministro como José Trocas-te

Há 1 hora
Engano

Perante uma plateia de cerca de 200 pessoas reunidas no Pavilhão de Portugal para discutir a Estratégia Nacional para a Energia, o speaker apresentou o primeiro-ministro como José Trocas-te

Depois das intervenções do secretário de Estado da Energia e dos ministros do Ambiente e da Economia, durante a apresentação da Estratégia Nacional para a Energia até 2020, José Sócrates foi chamado ao palco.

Até aqui tudo bem, não fosse o equívoco do speaker de serviço, que no momento de apresentar o primeiro-ministro acabou por anunciar José Trocas-te, o já conhecido nome do boneco do programa humorístico Contra-Informação, da RTP.

A plateia presente no Pavilhão de Portugal reagiu com espanto, mas não houve qualquer rectificação ou justificação para o erro do speaker.

MP compara explicações de Vara às dadas por traficantes - Economia - DN

MP compara explicações de Vara às dadas por traficantes - Economia - DN

Procurador garante que banqueiro era uma peça-chave no esquema de Manuel Godinho

Quem ganha acima dos 500 euros por mês vai pagar mais impostos

Quem ganha acima dos 500 euros por mês vai pagar mais impostos

Congresso da Rolha - Opinião - Correio da Manhã

Congresso da Rolha - Opinião - Correio da Manhã


Quer se goste ou não, a verdade é que o PSD é, de facto, o único seguro de vida que o eng. Sócrates hoje tem.

A norma aprovada pelo PSD que institui sanções – que podem ir até à expulsão – a todos os militantes que critiquem a direcção do partido dois meses antes das eleições não é apenas um episódio absurdo que pode ser eliminado num próximo congresso de acordo com os votos piedosos expressos pelos três candidatos à liderança. Independentemente da sua hipotética revogação, a proposta aprovada pela esmagadora maioria dos delegados, perante o silêncio cúmplice dos mesmos candidatos, revela de forma cristalina o estado em que se encontra actualmente o PSD.

Que o PSD considere que a melhor forma de garantir a sua unidade e coesão é sancionar quem ouse criticar as decisões sagradas da sua direcção, transformando, pelo caminho, uma questão que devia ser política num procedimento disciplinar, é algo que o desqualifica democraticamente. A 'lei da rolha', como já é conhecida esta extraordinária norma, ao atentar contra os princípios básicos da liberdade de expressão, é própria de um partido totalitário que preza, acima de tudo, uma falsa unanimidade, arquitectada de acordo com os velhos princípios do estalinismo.

O caso ganha contornos ainda mais surrealistas quando se sabe que o PSD tem feito da 'asfixia democrática' a sua principal bandeira, presidindo, neste momento, a uma comissão parlamentar que visa saber se existe liberdade de expressão em Portugal. O facto de a drª Ferreira Leite, que é o rosto desta cruzada, achar tudo isto 'muito bem' só agrava, ainda mais, a situação. Depois de aprovar a asfixia no interior do partido, com o apoio da sua actual presidente, o PSD perdeu, como é óbvio, qualquer autoridade política para questionar o PS sobre a liberdade de expressão no país. Um partido não pode ter dois pesos e duas medidas e condenar a asfixia dos outros quando ele próprio é o primeiro a aplicá-la aos seus militantes.

Por último, a aprovação esmagadora desta proposta mostra bem o que o partido pensa sobre o seu futuro próximo e sobre os seus actuais candidatos. Ao contrário das proclamações épicas destes últimos, o PSD têm-nos na devida conta e sabe que nenhum deles tem força e autoridade para o unir o partido no essencial: daí que seja necessária uma norma estatutária para impedir a balbúrdia que, há muitos anos, se instalou no PSD. No fundo, o partido sabe que, ganhe quem ganhar, o próximo líder é, mais uma vez, um líder a abater.

Quer se goste ou não, a verdade é que o PSD é, de facto, o único seguro de vida que o engº Sócrates hoje tem.


Constança Cunha e Sá, Jornalista

A asfixia democrática - Opinião - Correio da Manhã

A asfixia democrática - Opinião - Correio da Manhã

O congresso do PSD acabou da pior maneira possível. O partido de Sá Carneiro e das liberdades revelou ontem ao País que se encontra num estado lamentável. Depois de uma boa discussão política dominada pelos ex-presidentes Marcelo Rebelo de Sousa, Marques Mendes e Santana Lopes, o congresso aprovou uma alteração estatutária que pune até à expulsão quem criticar a direcção 60 dias antes de um acto eleitoral.

Esta norma asfixiante não só mostra que o partido de Cavaco Silva perdeu a cabeça e os princípios como revela que o próximo líder será com certeza um homem fraco que não consegue resistir à mínima brisa. O PSD da liberdade de expressão, da verdade e da democracia deixou de existir ontem à tarde em Mafra. Agora é um grupo desesperado e sem Norte à procura de uma qualquer bóia que o salve da morte.


António Ribeiro Ferreira, Jornalista