terça-feira, 13 de abril de 2010

Oeiras está nomeada para as 7 Maravilhas Naturais de Portugal

... perdão, para as 7 EX-Maravilhas Naturais de Portugal, com o fantástico areal da Cruz Quebrada.

A praia da Cruz Quebrada, em Oeiras, serviu hoje de cenário à apresentação da iniciativa “7 Ex-Maravilhas Naturais de Portugal” – um projecto que pretende mostrar “o que a natureza nos deu e os portugueses estragaram”, conforme explicou ao PÚBLICO Pedro Quartin Graça, um dos responsáveis da iniciativa.
Quarteira, Sines, Rio Trancão ou Vila Franca de Xira são outros dos exemplos que os responsáveis pelo projecto já incluíram no site 7exmaravilhas.net. A partir de agora, cabe aos cidadãos incluírem outras ideias no site e votarem nos locais que consideram ser “exemplos do efeito nefasto da acção do Homem sobre o património natural”. O movimento decorre até dia 13 de Junho. Nesta data serão apresentadas as 13 ex-maravilhas que ficaram entre as finalistas. As sete vencedoras vão ser conhecidas a 7 de Setembro.
(...)
Sobre a praia escolhida para o lançamento, Rui Cunha, fotógrafo e também responsável pela iniciativa, explicou que esta praia, no passado, já foi um local de férias e que a sua degradação progressiva tem vindo a agravar-se sem nada ter sido feito. “É um caso de natureza mal transformada”, disse.
Pode votar-se nesta nossa praia mais à frente em http://7exmaravilhas.net/

5 comentários:

Anónimo disse...

Cruz Quebrada? O Isaltino deve estar fulo...O Freitinhas não pára!!!

Isabel Magalhães disse...

Podiamos incluir a praia de Algés que tinha um extenso areal onde até havia conchinhas.

Clotilde Moreira disse...

Conheci a Praia da Cruz-Quebrada em 1942. Vinhamos de Lisboa - Alcântara. Moravamos nessa altura perto da Pampulha, vinhamos de combóio e para esta praia era só descer as escadinhas. Depois acompanhei - tristemente - o seu apodrecimento e agora total abandono.
Clotilde

Anónimo disse...

«Pode votar-se nesta nossa praia mais à frente em http://7exmaravilhas.net/»

... é um bocado assim pró isaltinista, não acham?!

AFS disse...

Bolas, há anónimos mesmo assim bué perspicazes.